domingo, 25 de janeiro de 2015

Um conclave maconde no Bilene: Nyusi e os centros de poder na Frelimo

Marcelo Mosse added 2 new photos.
3 hrs · Edited · 

No passado 12 de Novembro, escrevi aqui que o então candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, estava a viver um dilema: o de se desarmar do colete de forças que lhe colocou no poder. E fiz também alguma futurologia, dizendo que “nos próximos meses, ainda vamos assistir a uma batalha campal, sempre em surdina, na Frelimo, onde os três dinossauros (Guebuza, Chipande e Chissano) vão tentar mandar em Nyusi”.
Parece que acertei em cheio, embora muitos amigos duvidassem disso, preferindo olhar para o Nyusi como alguém investido de uma autonomia em toda a plenitude. Mas à medida que os dias correm, o material empírico no terreno corrobora a minha hipótese. Primeiro, o perfil do seu Governo mostra que Guebuza mantém uma boa quota de poder (uma percentagem razoável dos seus ministros permaneceu no Governo e muitos outros foram nomeados governadores provinciais). Segundo, a confirmação desse poder bicéfalo em função do poder decisório da Comissão Política Frelimo com a devolução de duas listas de Nyusi.
E, agora, a história do conclave maconde em Bilene. Pois, as principais famílias macondes (Chipande, Lidimo, Nylabimpano e Mtumuke) reuniram-se com o Presidente Nyusi nos últimos dias naquela praia. Assunto: transmitir a Nyusi que este não era o Governo combinado e que o empresário Celso Correia não devia ter sido nomeado para aquela pasta. Porque? Porque Celso Correia “humilhou” Alberto Chipande quando assumiu a Presidência do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), onde Chipande era PCA. Isso terá acontecido em 2009, quando a Insitec (de Celso Correia e onde alegadamente Armando Guebuza tem interesses) comprou as participações do consórcio norte-americano Edlows Resources e da American Railroad Corporation para entrar na Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala, passando a deter 51% contra 49% dos CFM.
A SDNC detém as concessões do Porto de Nacala e do corredor ferroviário que liga aquela cidade ao Malawi. É um importante negócio no sector dos transportes e logística. Mas a transição de Chipande para Correia foi tão “violenta”, pois Chipande assinou a carta da sua renuncia sem saber que era isso que estava no texto e quem levou-lhe essa carta ao escritório foi Celso Correia. Por isso, a presença de Celso no Governo é um incomodo para os macondes. Agora, não sei fazer futurologia sobre como é que as coisas vão terminar. Mas o dilema de Nyusi está aí, tout court.Marcelo Mosse's photo.
Marcelo Mosse's photo.
Like ·  · Manuel J. P. SumbanaJoaquim da CostaRafael Ricardo Dias Machalela and 99 others like this.23 sharesTomo Valeriano a ser verdade, me parece bem cabekudo este dilema!3 hrs · LikeRaúl Salomão Jamisse Metade dos moçambicanos letrados sabem-lo muito bem apesar de quererem acreditar que o homem mais forte da pérola é autónomo, se o é que mantenha firme o governo que formou e veremos o que acontece amanhã, um amigo já dizia quem vai tirar o "partidao" do poder é o próprio "partidao" e assim começaram as guerras dos colossais donos do País. Hina ho duuuum ga famba gona.3 hrs · Like · 6Vicente Macuacua Com todo o respeito Marcelo Mosse não tem outra forma de abordar o assunto diferente de conclave MACONDE?3 hrs · Like · 3Marcelo Mosse Vicente Macuacua respeito a sua questão. Pode-me sugerir uma saída, embora eu não ache que tenha lá algo de pejorativo?3 hrs · Like · 13Vicente Macuacua Pode ser ala de Chipande, como tem sido com Chissano, e que não se diz Machangas (se tenho acompanhado bem).3 hrs · Like · 5Jasmin Rodrigues Valido o seu ponto Macuacua!3 hrs · Like · 2Lenon Arnaldo Era ou é previsível que nyussi no seu mandato primeiro mandato sofresse estas interferências, o contrário, ele não teria chegado a ponta vermelha.
O que pode constituir novidade, a qual aguardo com muito receio, ele se rebelar dos seus protectores e partir para uma governação livre sem compromissos. Exemplos na África Austral - Bingu wa Mubarak e penso eu o sucessor de chiluba.
O receio que eu tenho, uma vez quebrados os compromissos ora acordados, a frelimo passar a ser oposição e a oposição de facto é de direito ser o suporte do governo.3 hrs · Like · 1Marcelo Mosse A "ala" do Chipande, ja que fala em "alas" Vicente Macuacua, é muito homogenia em termos étnicos. Diferentemente das "alas" de Chissano e Guebuza. E é comum dizer que chegou "a vez dos macondes". E no Bilene estavam reunidas familias macondes.3 hrs · Edited · Like · 9Milton Vieira A ser isso verdade, nos próximos tempos iremos assistir um braço de ferro entre Elefantes e Dinosaures.3 hrs · Like · 2Jose Custodio David Vombe Quero acreditar que vao saber ultrapassar! Como tem sabido...Porque se nao vai acontecer o Jesus disse"um reino em cujos membros brincam de criar grupinhos ii contratacam se entre si corre risco de se distruir". Oh, haver vamos. Como tenho ouvido dizer.3 hrs · LikeFaruck Jussubo Daudo Todos nós sabemos qual é o desfecho. Mas há somente duas probabilidades:correia mantém a pasta ou cai daqui alguns anitos, como dizem na minha terra isto é vez vez3 hrs · LikeVicente Macuacua Tudo bem, foi apenas sugestão pois a mim disconforta o termo, olhando também para os últimos pronunciamentos de alguns líderes políticos. Boa tarde.3 hrs · Like · 5Pedro Pimenta Chipande Vs Correia ? Aceitam se apostas ..Nao ha empate possivel ...3 hrs · Like · 4Affonso Guerreiro E é assim que o futuro do país é decidido! 
3 hrs · Like · 1Emidio Guila Sobre este ponto, ainda vamos debater muito. Concordo com a denominação do conclave escolhida por Marcelo Mosse. Segundo diz ele, é só ver quem compõe as alas de cada um dos 3 colossos. Chissano, agrega várias etnias, Guebuza idem e Chipande?.... Por enquanto, fico por aqui.
3 hrs · Like · 2Nuno Luis Amone Penso que é bom que a sociedade esteja atento às élite política por que só assim se pode. Saber que tipo de gestor da coisa pública temos na perilo do indico temos
3 hrs · Edited · Like · 1Simon Machaieie Ainda vão se morder.
3 hrs · LikeVicente Macuacua Emidio Guila, não queria problematizar esta parte e desviar a essência do post. Porém, para mim ao abordar estes assuntos devemos ter uma perspectiva inclusiva e futurista também. Indo na linha do seu comentário é como se dissesses que Chissano e Guebuza são abertos e inclusivos e Chipande fechado. É essa a ideia que se pretende transmitir?
2 hrs · Edited · Like · 1Affonso Guerreiro Uau!
Que tal discutir o tema do post e, näo, nomenclaturas?
3 hrs · Like · 3Nelson Rostino Este e inicio das mundacas e isto tem o seu preco. Ele deu os primeiro passos o caminho e longo e espinhoso requer muita corrage ele nao vai poder agradar a todo num pais de muita tribo.
3 hrs · LikeNuno Luis Amone Estou com muitas pena da forma como a elite política e económica vai usa o conceito etnia para criar divisão entre os Moçambicano
2 hrs · LikeFausto Quinhas Nyusi é uma peca no tabuleiro de xadrex. Vao lhe jogar e lhe barralarem pk negocio com politica nao se entendem, como alcool e volante. Esta é a minha contribuicao
2 hrs · LikeEmidio Guila Não é isso Vicente Macuacua. Não somos nós que dissemos que Chipande está fechado. O tribalismo é um mal que urge combater, mas não abordá-lo como um elemento nocivo, é pior ainda. É um dedo na ferida que tem que passar por ela para curá-la. Já não se olha para competência. No governo de Chissano foram convidados quadros competentes para assumir cargos. No governo cessante, não determinou a competência. E no caso mencionado, qual dos mencionados representa interesses do Estado fora dos empresariais e étnicos?
2 hrs · Like · 1Emidio Guila Digo, dos mencionados quem representa interesses do Estado fora dos empresariais e étnicos?
2 hrs · Like · 1Natu Lauchande Um dirigente tem direito de se aconselhar com quem se sente mais confortavel( no caso os seus conterraneos) mas nao penso que isto deva ser associado com o tribalismo sugerido aqui. A bem da verdade o governo eh extremamente equilibrado em termos etnicos.
2 hrs · Like · 1Homer Wolf Nhysi esta' e' a precisar de constituir urgentemente o seu próprio "G-40". Um board de assessores serio e diferente: que nao bajule, mas que se antecipe aos problemas (latentes, estude-os a fundo, encontre solucoes realistas e proponha recomencoes para o futuro - propostas essas que nao tem necessariamente de o agradar, desde que - que sejam eficazes.
E um G-40... que nao tenham 40.indivuduos (muito menos gente)
2 hrs · Like · 5Marcio Fernandes wana hodzana mufu
2 hrs · Like · 1Emidio Guila Natu Lauchande, conterrâneos? O que seria de Moçambique se Eduardo Mondlane e Samora Machel assim tivessem procedido?
2 hrs · Like · 1Marcelo Mosse Natu Lauchande A discussão não é sobre tribalismos nem composição étnica do Governo. Ou tenho de reescrever o post para que fique mais claro?
2 hrs · Like · 12Emidio Guila O debate é interessante. Amanhã volto.
2 hrs · LikeAmilcar Fernando vamos ver o que se segue.....
2 hrs · LikeLélio Wendzendze Vão se morder
2 hrs · Like · 3Ana Ouana Marcelo Mosse não foi por acaso que pedi a sua amizade, sempre admirei como traz os dilemas do país da marrabenta. Muitos queiram ou não mas o na Av de Moçambique viu-se movimentos estranhos rumo creio que rumo ao Conclave no Bilene com direito a escolta.
2 hrs · Like · 5Geraldo Mandlate Tenho estima e consideracao por Marcelo Mosse pelo trabalho investigativo e informativo que tem feito a varios anos. Mas ultimamente fico decepcionado com o mesmo. Mesmo ele consegue perceber que esta a levar nos a discutir : pessoas, tribalismo, etnias, frelimo, primos, cunhados, etc que existem no governo. Isso nao interessa a ninguem a nao ser para o consumo privado dessas pessoas. Chamem nos para o debate do pais, por favor. Chega de nos fazer debater pessoas, exemplo, Chipande renunciou sem querer! O que traz de vantagem discutir isso? Vamos discutir governo de moçambique- justiça em mocambique, corrupcao, ma qualidade de ensino no sistema nacional. Exclusao dos mucambicanos em varias coisas, nao apenas de partidos. CHEGA DE DEBATER FRELIMO. Tragam assuntos do ESTADO.
2 hrs · LikeKing Vasquinho King Diz se muita coisa mas os macondes pelo menos nao sao tribalistas e este é o governo que teve maior inclusao dos segmentos jovens velhos nort sul e centro em fim nem todos cabemos aqui mas estamos representados
1 hr · Like · 1Félix Esperanca Que se mordam, desde que nao lixem o futuro dos nossos...
1 hr · LikeLélio Wendzendze Marcelo Mosse reencarnação do Saudoso C.Cardoso,respect
1 hr · Like · 1Inacio Arnaldo Arnaldo Quem nao é da Frelimo nao pode se intrometer nos nossos assuntos.
1 hr · LikeLourenco Jose E isso k m faz gostar do Marcelo Mosse. A inteligência k merece elogio e esta,e admiro o professor Carlos Nuno Castelo-branco
1 hr · Like · 1King Vasquinho King Digo mais o Termo unidade Nacional é originariamente maconde" Ujamaa" é bastante reencarnado na pele este aspecto. Infelizmente nao vejo aqui nos comentários nenhum amigo lá do planalto a comentar aqui e nos dar uma aula sobre o ujamma e umodja.
1 hr · LikeMiguel Carlos Armando Vamx tocar batuque e comer a maçaroca
1 hr · LikeRicardo Jose Jose O corredor do Norte tem muito que se diga, assim como o seu desenvolvimento pôs entrada do Correia, a estagnação foi geral, rezam as informações que essa gestão danosa do após saída do Dr.Ibrahimo no BCI também se fez sentir, o afastamento do Correia do conselho de administração do grupo bancará tem a haver com as elevadas dívidas de empréstimos contraídas pelo jovem empresário, onde o grupo português exige suas cotas em troca.
O grupo Insitec que não pagou a compra da TIM, também se encontra com problemas salariais assim como a Ceta.
Grande gestao.
1 hr · Like · 2Rogério Ba-Senga Sandro Oxay Prostitutu Kognitivo temos conversa de sobra pras próximas sentadas!
1 hr · LikeJr Chauque Epa isto vai aquecer ainda w bem
1 hr · LikeJr Chauque Poucos exageros Agostinho Isso já é inveja pá
1 hr · LikeLinette Olofsson e vai ficar em frente dos assuntos da terra!
1 hr · LikeJr Chauque Inácio Arnaldo não me faça rir pá hahahah não se meter nos vossos assunto da Frelimo, tu tens assuntos na Frelimo? Hahahha
1 hr · Like · 1Agostinho Augusto Jr Chauque, inveja?
1 hr · LikeLinette Olofsson Makondes,!!! e outras etnias? Unidade Nacional? Moçambique para Todos!
1 hr · Like · 1Adrian Magoo Marcelo Mosse, de todo jeito esse governo nunca seria consensual para um dos tres dinossauros. Isso deve-se exactamente as "cunhas" que o proprio Nyusi teve para chegar ao nivel de candidato. Eu acho podia ter acomodado Celso Correia num outro posto que nao fosse o da terra e ambiente.
Quanto ao "bonus" do titulo, acho que faz muito sentido para o conteudo do texto. Tenho visto que ha grande medo, entre nos, de falar das etnias porque todos sabemos que a nossa Unidade Nacional esta cada vez mais fragil que nunca.
1 hr · Like · 2Jonatane Simango Geraldo Mandlate, o assunto pode até incomodar muita gente, mas nós, o público temos direito a informação de carácter público, entenda-se que influência o nosso Moz. E lutas pelo controlo do poder do governo é de nosso interesse sim. Ainda bem que ha correlação de forças.
1 hr · LikeJonatane Simango Concordo com o Adrian Magoo, afinal Mocambique e multi étnico. Porque é que as pessoas tem medo de abordar o assunto.
55 mins · LikeAmilcar Machado  Ensaios e mais ensaios...
48 mins · LikeAlfredo Macuácua Os próximos tempos reservam-nos muitas surpresas...
34 mins · LikeManuel Domingos J. Cossa
26 mins · LikeFrancisco Junior ...batata bem quente para Nyusi. Isto ainda é o início. Não há futurologia possível até agora!
25 mins · LikeFrancisco De Assis Cossa Vamos assistindo ate a onde isto vai.
11 mins · LikeDomingos Inacio Ve ai apocalipse 19 na sua linha 1,2, 19 e 20 eles saberao destino do csminho da verdade.
5 mins · LikeFélix Chandamela Sem problema pk Nyusi tem 6 meses p concertar seu elenco! Ouvir ou não o k seis camaradas devem decidir! Vamos esperar, nós apenas somos o povo k lhe elegeu!
Just now · Like

Sem comentários: