terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Vou Formar o meu Governo do Centro e Norte

Afonso Dhlakama em declaracoes a STV: 
Vou Formar o meu Governo do Centro e Norte, Nao vai haver Guerra mas Se Brincarem vao levar Porrada?
Entao o termo "Porrada" é ou nao Ameaca de Guerra?
Conselho nacional da Renamo em Caia
Dhlakama anuncia encontro entre Renamo e Governo (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) - O líder da Renamo, Afonso Dhlakama anunciou esta terça-feira, no final do Conselho Nacional daquele partido alargado aos deputados eleitos para a Assembleia da República e para as Assembleias provinciais, que poderá estar para breve uma reunião entre uma delegação da Renamo e do Governo, na qual será debatida a questão do “Governo de Gestão”, há muito por si proposto como forma de ultrapassar a crise pós eleitoral. A Renamo acusa a Frelimo de ter orquestrado juntamente com os órgãos eleitorais uma mega fraude que transformou Nyusi e a Frelimo em vencedores das eleições de 15 de Outubro passado. Até hoje, os órgãos eleitorais não foram capazes de apresentar os editais com os quais foram feitos os cálculos para a vitória de Filipe Nyusi. Existe apenas um CD em áudio da leitura oficial dos resultados. E mais nada.
Em reunião ordinária no distrito de Caia esta terça-feira, o líder da Renamo Afonso Dhlakama disse à imprensa que o seu partido continua a “bater o pé” na questão do Governo de Gestão como única saída para a crise pós eleitoral. Dhlakama disse que tal proposta será levada à mesa de negociações a acontecerem “brevemente num local que pode ser Quelimane ou Caia”. O líder da Renamo disse que o seu partido quer que seja o próprio Governo da Frelimo a decidir se aceita ou não o Governo de Gestão. Mas caso a Frelimo se recuse, Dhlakama disse que a Renamo vai avançar com a ideia da criação da República do Centro de Norte que passa pela autonomia regional daqueles pontos e vai nomear os seus dirigentes que irão governar paralelamente com a Frelimo.
“Vamos continuar a exigir o Governo de Gestão. Caso a Frelimo se recuse então avançamos com a autonomia regional que não inconstitucional. Vamos nomear os nossos dirigentes”. (Redação)
Like · 
  • 65 people like this.
  • Antolinho André Perdoem este sr nao conhece outra linguagem k não seja de guerra. Deve comer a guerreiro.
  • Amade Chande kkkk, porrada como assim
  • Assif Bique Esse cota ja deu o que tinha a dar. È bom ele por se calado pq so fala....
  • DjSerito Ossemane Amade Chande ele falou eu ouvi bem
  • Artur Jose Luis Falou sim eu também ouvi bem 



  • Imtiaz Vala Porrada para ele eh ser Democrático e Pacífico!Inversão de valores!
  • Filipe Andrade tb ouvi as declaracoes dele ontem no jornal da tarde....esse senhor n regula bem...as palavras dele vinham c raiva e em tons d ameaca...
  • DjSerito Ossemane queremos PAZ
  • Antolinho André TPI onde está escondido? Só querem intervir depois deste múmia ter desgraçado mais pessoas inocentes? Socorroooooo. Um bandido a solto.
  • Euclides Flavio Muita subjectividade.... Vocês não sabem o que significa levar porada?
  • Bélia Mucumbe Queremos PAZZZZZZZ
  • Assif Bique Ele que va acabar o resto do tempo da vida dele em SANTUGIRA. Va dar purada la os cabritos dele
  • Velemo Massingue Wa hlanya Dhlakama
  • Luis Sousa Foi hoje isso Serito ?!
  • Egidio Matsinhe Ta maluco esse
  • Lina Enos Muchanga Muchanga Isso e ameca sim. Porrada a quem? Essa porrada e para o povo gente. Chega de morte de inocentes. Eles se zangam e vingam se matando o povo e depois querem que este mesmo povo vote neles. Politicos de meia tigela estamos cansados.....
  • DjSerito Ossemane Sim Luis Sousa foi hoje 19.01.2015 no jornal das 13h na STV
  • Fernando Costa Eu sou daqueles que acha que ele não é doido coisa nenhuma. É um senhor da guerra, escuda-se nessa retórica de que diz uma coisa hoje e outra amanha e por isso não é levado a sério mas ainda tem milhares de apoiantes e por certo um exército de soldados. Mais. Quando ele ameaça normalmente cumpre.


    Por isso as minhas preocupações aumentam a cada dia que passa..
  • Luis Munguambe Estamos mal. Este pais ainda esta doente, não nos deixemos emocionar com novo Presidente, novo Governo. E acho que do geito que isto está, só depois de uma guerra sangrenta é que pode-se chegar a uma solução, algo que não desejamos. Em todo mundo quando tem que se fazer mudanças/ revoluções politicas infelizmente é antecedido por derramamento de sangue de inocentes. Ou a frelimo vai ser arrancado o poder por vias de gueRra ou Morre Dlhakama. O povo é que vai sofrer.
  • Filipe Andrade è verdade Sr Fernando Costa .ele è um senhor da guerra e è isso q nao me deixa confortavel...pelo contrario...o medo instala se...os comicios dele ficam sempre abarrotados d gente q parece seguir as ideias dele, ou por analfabetismo e ignorancia ou talvez por medo das accoes dele q sao sempre sangrentas...
  • Fernando Costa Luis Munguambe tu acreditas mesmo que é necessária uma guerra sangrenta, para resolver os problemas de Moçambique? 


    Sabes, é que eu leio o teu comentário e fico assustado com essa conclusão. Ao contrário de ti eu acho que tudo se resolve, falando e negociando. ..
  • Gilberto Jonathan Chirindza Coisas do meu país , quando um ladrão rouba todos ficam caladinhos, mas quando o ofendido abre a boca os caladinhos abrem a boca .....
  • Tchutchu Vieira O homem esta perder controlo de si mesmo,hoje diz uma coisa amanha outra
  • Luis Munguambe Filipe Não concordo quando dizes que gente que lhe segue é ignorantes e analfabetos, para alem de estar a ofender seus compatriotas. Aquela gente o segue porque se identificam com os seus discursos Não podemos lhe tirar esse mérito. Seguir lhe por medo?? também não acho. Você também podia lhe seguir. Ate porque episódios de gente que segue partidos por medo são do outro lado, onde ate ameacas de morte Há, mas não vou continuar com esse assunto.
  • Luis Munguambe Fernamdo Costa desde quando é que se esta a negociar e nada. Não podemos negar essa realidade, politica funciona com sangue de inocentes amigos. para independência foi preciso derramar_se sangue, Para Democracia foi preciso derramar-de sangue, Para aprovar-se uma simples lei que recentemente a renamo exigia derramou-se sangue no centro do pais e ainda é assunto em andamento. Eu digo isso não porque é o que desejo, longe de mim. As gerações passadas tiveram que derramar sangue para libertar esta terra para nos hoje em dia. Nos tambem teremos que derramar sangue para libertar esta terra para as gerações vindouras.
  • Filipe Andrade a gente entende se falando Sr Luis...o Dhlakama n sabe fazer isso...ele gosta d intimidar...a gente respeita a opiniao dos outros mas n è obrigado a concordar...ta no seu direito d n concordar cmg..mas n chamei d analfabetos ou ignorantes a ninguem, nao afirmei...pus 3 hiposteses q a meu ver sao as unicas q arranjo pra q sigam um homem q ate pouco tempo andou a matar gente...e è essa homem q diz "Nyussi ja formou governo mas aki ele n vai governar"


    tem problemas sèrios akele senhor...
  • Luis Munguambe A verdade é que o pais esta doente. É verdade que agente se entende falando, ok, mas depende também da seriedade que demonstramos quando estamos na mesa a falar. Vejamos só #Filipe: Se realmente querem por este pais a andar na inclusão, onde toda gente tem oportunidade independentemente da cor partidária. Justifica-se formar um Governo onde nem se quer um membro de um partido da oposição consta? Consegues ver que essa maneira de governar é perigosa? Não é n este momento de incertezas que o pais atravessa por causa das tais negociacoes que se podia acarinhar os outros partidos colocando seus membros no governo? Oque perdem fazendo isso? So porque querem comer sozinhos? Mas veja nos é que sofremos com isso, porque quando começam a lutar matam a nos.
  • Samyr Iqbal O povo apoia a renamo pk o governo tem medo de publicar os editais originais, se governo nao teme ke publica os editais originais em jornais assim o povo vai ler e saber quem tem razao kem nao tem. Se a renamo TEM FORCAS e porque o povo esta lhe apoira, pk a nao publicacao dos editais , da razao a renamo de proclamar vitoria. Quem teme esconde a verdade, quem nao teme fala abertamente
  • Samyr Iqbal Promessa do nyusi teriam homens de outros partidos no seu governo ONDE ESTAM? Kem e ministro de outro partido no governo de nyusi?


  • Magazine CRV

    há 40 minutos
    Moçambique | Imbróglio Eleições gerais 2014
    NYUSI TOMA POSSE, FORMA SEU GOVERNO
    E... DHLAKAMA PROMETE REAGIR EM UMA SEMANA
    -Líder da Renamo, num comício em Tete 

    ----- >> Terça-feira (20) poderão ser divulgados os nomes dos membros do Governo da “República do Centro e Norte de Moçambique” e "fixarmos a data em que vamos empossar o presidente da nova República, e este, por sua vez, formar o seu Governo e marcar a data da investidura dos membros desse executivo”, afirmou o porta-voz do presidente da Renamo

    Beira (Magazine CRV) -- Super sabido que a Renamo não aceita os resultados do pleito eleitoral de Outubro último, não reconhecendo o Governo empossado e exigindo um governo de gestão. Caso esta proposta não seja acolhida pela Frelimo, Afonso Dhlakama prometeu este sábado, num comício em Tete, centro do país, reagir numa semana. Enquanto isso, sem algum sinal "constrangedor", Filipe Nyusi foi empossado presidente da Republica, formou o seu Governo cujos membros tomam posse hoje.

    Portanto, é na maior "calma do mundo" que Dhlakama prossegue com a sua pressão sobre o Governo da Frelimo, passeando "a sua classe" num desafio aberto e sem "papas na língua". Diga-se, de forma contundente apela ao dialogo ainda possível. 

    De seguida, alguns excertos do comício orientado pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama no Sábado (17 -dia em que o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou o novo Governo), em Tete:

    -"Já que Nyusi tomou posse (como Presidente de Moçambique) pensam que o Dhlakama vai recuar? Nunca! Quem vai recuar é a própria Frelimo".

    -"Quem tomou posse foi um presidente da Frelimo", para liderar "um governo composto por ladrões e não um governo vindo da vontade do povo".

    -"Eu não vou ajoelhar-me à Frelimo porque não fui eu que roubei votos, mas os ladrões e comunistas da Frelimo é que se vão ajoelhar a mim, porque vou responder-lhes dentro de uma semana, caso eles continuem a brincar com o povo". 

    -"O povo está comigo, e, se quisermos, podemos tomar este país, mas não é isso que eu pretendo. A Renamo não quer mais voltar à guerra".

    -"Nenhum Presidente neste país pode competir com o Dhlakama, o que a Frelimo está a fazer é uma brincadeira e desta vez nós vamos reagir porque o povo está connosco".

    O porta-voz da Renamo anunciou à imprensa a realização de uma reunião, na terça-feira (20), em Caia, província de Sofala, de Dhlakama com os principais quadros do partido, incluindo os 89 deputados que faltaram à cerimónia de posse da Assembleia da República no dia 9 de Janeiro, para discutir a estratégia do partido, que passa pela criação de uma república autónoma do centro e norte de Moçambique. (Redacção)
  • Jovane Simango vai dar porada em que contexto .
  • Ana Filipa Havia de ser um de nós a dizer uma coisa dessas e queria ver se havia lugar para tanta paciência e aceitação....
  • Tamz Ayob Keremos paz asim a populacao em sofala ta en panico movimento nas lojas pararam ok nao soubemos uk sera u k significa a porada do sr dzakama kual e a culpa k o povo tem com isso pessoas inocentes vao morrer.os oportunistas vao s aproveitar nisso tudo.vamos rezar k eles se entendem e nos vivermos na paz.
  • Heerculano Sive Pior de tudo é ainda existe alguns de nos que apoiam a palhaçada deste homem, não sei se tem noção do que a guerra faz.Aliás quem irá sofrer é o povo e o povo somos nós que sem noção aplaudimos a bala que vem em nossa direção.
  • Jordao José prevejo misseis Hell Fire pipocando este ano,porrada só...nao acho!
  • Carlos Hugo Duarte Desta vez alguem vai jorar sangue,esses aplausos k andam a dar aquele madlala naö vaö terminar bem.
  • Odete Marques Santos ele sta desesperado coitado kr tanto govrnar k n sabe como.sr. president cmo n pods dar uma pasta da lh uma carteira
  • Luis Pires Façam com esse deliquente o que fizeram com o Savimbe..........
  • Antolinho André Luis Pires meu irmão quem o voluntário para executar este plano maravilhoso. Assim não estaríamos a viver sempre com incerteza. Gostaria de poder me procupar só em ver meus filhos a estudar e enfrentar a vida sem obstáculos. Preocupar me em brincar com meu netinho com esperança duma vida melhor. Agora este imbecil nos remete aos planos extras.
  • Júdasse Armando Banze Não é, é metáfora como quem quer dizer que vai repudiar pk não tá certo
  • Flavia Manuel Churane Este senhor e contraditorio, claramente mostra que nao esta preparado para nos governar.Ele nao sebe ou faz-se de nao saber.Hoje diz isto ,dia seguinte diz aquilo, contradiz-se a si proprio se esquecendo que esta lidando com gente que pensa e que vai a escola para aprender,entender e saber.......
  • Iris Maria Monteiro Cota tem razão vocês só sovando rua do meu pais malandros!!!
  • Vasco Botelho Acho que o Afonso Dhlakama não anda a tomar os seus medicamentos, só pode ser isso, afinal de contas quem no seu perfeito juizo faz afirmações como estas?
  • M Gallo Gallo Frelimo & Renamo nós o povo queremos PAZ...
  • Carlos Hugo Duarte E mais nada M Gallo! O resto,fica pra eles.
  • Manuel Veloso Velox Afrelimo é muito xperto não conxidera ox da oposixão tmx por exemplo a renamo ganhou 5 provincias. Pelomenx esses vces deviam ser da renamo
  • Bbig Balas Quem pede recebe na medida do possivel
  • Assif Bique E so por ele mostrar que nao esta bom ele e o elenco dele è que deviam levar uma purrada bem boa....
  • Daude Amade Ele vai fazer como para organizar a sua governacao?Vai invadir os palacios governamentais e ocupar as instalacoes e o governo de nyusi ficara a olhar por medo de "levar porrada"....que homem corajoso!
  • Jovane Simango talvez o nhusy quiz dar algumas pastas a oposicao mas tal como negaram tomar posse nas assembleia da republica e provincias respectivamente quem sabe se iam de igual modo negar ocupar esses tais cargos sugeridos para serem entregue a oposicao.
    22 hrs · Edited · Like · 2
  • Sandoka Tómas he le le le le tio dlakama pah outras coisas quem. madou os seus lideres nao aparecerem na assembleia da republica...outras coisas pah ele e que vai apanhar a tal purrada bem dada mesmo shiiiiiiiiiiiiii
    18 hrs · Like · 2
  • DjSerito Ossemane Impossível Dhlakama concretizar o seu plano sem derramamento de sangue! Ele está ir longe demais e Nyusi não se limitará a assistir
    18 hrs · Like · 2
  • Afonso Madeira Esse e um maluco safado sem cultura
    15 hrs · Like · 1
  • Aurélio Armando Matavele Ja começo a fartar me dos pronunciamentos deste madala, o que é bom para ele mesmo é Guerra!
    15 hrs · Like · 1
  • Samyr Iqbal Nyusi falhou na sua primeira intervencao, amostrou ke tudo ke prometeu nao cumprira nada,nada, isso e o lema da continuidade. Mt facilmente nyusi podia por O Djakam se plavras , bastace convidar RAUL DOMINGO para um dos misterio, Convidar DAVID SIMANGO para um misterio, convidar outras figuras da oposicao Assim O POVO DARIA VOTO DE CONFIANCA AO NYUSI E A POPULACAO AUTOMATICAMENTE IRIA DEIXAR O DJAKAMA SOZINHO NOS SEUS COMICIOS, so que como e continuidade o povo ka nao aguenta e nao quer.
    14 hrs · Like
  • Vera Winnie E ameaça sim
    14 hrs · Like · 1
  • Aurélio Armando Matavele Tretas se nem os cargos que tem por direito assumiram...
    14 hrs · Like · 2
  • Vera Winnie Ele já não está bem,e disse k irá atacar a capital maputo.....e com essas ameaças e p nos lhe darmos créditos
    14 hrs · Like · 2
  • Zainul Amena Nao esta ver bem com oculos escuros,por isso nao sabe onde anda ou quer andar....palhaco
    14 hrs · Like · 3
  • Filipe Andrade Nyussi è Presidente, nao tem q escolher ministros d outros partidos politicos pra agradar...nao nao nao...q ideia errada è essa??? tem q escolher pessoas capacitadas e com kem ele se sinta avontade em trabalhar durante o seu mandato...
    13 hrs · Like · 3
  • 13 hrs · Like · 1
  • Yazid Issufo É guerra Dj Serito DjSerito Ossemane
    13 hrs · Like
  • M Gallo Gallo epha as ultimas eleiçoes foram marcadas por situaçoed bastante suspeitas,ha uma grande franja do povo que nao comcorda com estas eleiçoes,sendo assim a minha opiniao aFrelimo e a Renamo devem a bem do povo e da paz chegar a um acordo,se esse acordo passa por nomear membros da Renamo porque nao?a paz é mais importante que todos os partidos juntos....
    13 hrs · Edited · Like
  • Mario Eduardo Lithuri A Renamo ja mandou o seu cheque as vitimas de Chitima? Das Cheias? Fungala Masso povo ou seja abram a vista neste momento de muita dor eh vemos quem sao os verdadeiros amigos prestem atencao
    12 hrs · Like · 2
  • M Gallo Gallo solidariedade nao é dar dinheiro...epha
    12 hrs · Like · 1
  • Sergio Nhambe Ho Maario Eduardo Lithuri, Achas tu que na situacao em que se encontra essa populacao e para um partido do calibre da frelimo, no poder a pelo menos 40 anos, 160.000 e um donativo a se ter em conta? desculpe-la pa, moedinhas lancadas num pratinho numa cerimonia funebra?
    12 hrs · Like · 2
  • Samyr Iqbal O governo inda esta espera de orcamento para ajudar o povo, mas os seus salarios e festa ke estam a ser feito nao precisao de orcamento do estado pk? Uk a frelimo enviou se nao condolencias . Eu nao vi nada nas tv a amostrar ke a frelimo esta no terreno, podiam ate fazer como fizeram publicidade da campanha.
    12 hrs · Like · 2
  • Daude Amade E possivel invadir, ocupar uma instalacao e governar uma provincia por um Partido guerrilheiro sem derramamento de sangue do povo?Preparemo-nos para morrer caso isto se concretize...
    9 hrs · Like · 1
  • Daude Amade Quantos povos mocambicanos temos?Temos povo mocambicano da Renamo e povo mocambicano da Frelimo,do MDM,dos Verdes,etc?Quando se diz que o povo quer a Renamo estao tambem incluidos aqueles que votaram em branco e aqueles que nao votaram(maioria)?
    9 hrs · Edited · Like · 2
  • Mahamad Hanif Mussa Aqui estão em jogo interesses, poderes econômicos. A política usam-na para esse fim. Tanto um como outro sabem o jogo que estão a fazer. E para a Renamo é desta ou nunca. Então de se esperar que esta vá até as últimas consequências já que nada tem perder. E a Frelimo está ciente. Cabe às partes evitar o pior.
    9 hrs · Like · 2
  • Euclides Flavio Mas parece que os nossos governantes gostam mais da política que das suas mulheres...
    9 hrs · Like
  • Samuel Cardoso Culaco Ele falou bem, vão levar purada. Quem sentir esse é que vai levar porrada,. Quem leva porrada é porque provocou!
    9 hrs · Like
  • Antolinho André Ninguém está em condições de dar porrada a alguém e ficar impune. Se Dhlakama quer porrada ah vai ter e da pesada. Será que nao assistiu a cerimónia da tomada de posse? Ah o estado está preparado para dar uma boa porrada este cidadão indisciplina e malcriado.
    5 hrs · Like
  • Gilberto Jonathan Chirindza Antolinho André esses k estas a te referir durante os 16 anos de guerra e os 18 meses de conflito por onde andaram
    5 hrs · Like · 1
  • Aurélio Armando Matavele Nessa altura Mocambique como um estado nao devia por ai uns 6 migs, lembro me que ate os comandos eram Zimbabwenos, os vulgos boinas vermelhas e os vi a desfilar nao sei se vieram ca a convite, vi fuzileiros e outras especialidades, espero que do outro lado também tenham tido alguns avanços, mas não queremos guerra mas sim a Paz, apenas nao podemos viver refens de um partido, parece me que os Angolanos resolveram os problemas de raiz e nos continuamos pendentes!
    4 hrs · Like

Sem comentários: