segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A Frelimo é grande

"A Frelimo é grande!" Dizia num desses encontros, no ano passado, o Presidente Armando Emílio Guebuza!
Vale recuperar estas palavras do Presidente da Frelimo, sobretudo tendo por base o último vuku vuku no debate político que anda por aqui e noutras plataformas. É interessante ver a preocupação de quase todos os partidos da oposição sobre a vida interna da Frelimo.
Hoje todo o mundo usa a Constituição para sustentar tudo e mais alguma coisa. Como dizia o meu Chefe de Turma, o Filimao Suaze, "daqui a nada, entre o casal, ante o esquecimento da esposa em providenciar água quente para o homem lavar as mãos, este irá dizer que a atitude da esposa é inconstitucional." Vakithe mesmo!
De repente nos esquecemos que a turma que atacou o Engº Filipe Nyusi, quando pré-candidato e mesmo candidato da Frelimo, é a mesma que se desdobra em exercícios de bajulação e putativa solidariedade, perante um - de novo - putativo isolamento a que o Chefe de Estado está sendo sujeito pelo Partido. Aqui só dá para olhar! Achas o contrário, Augusto Santos?
Diz-se que a Comissão Política está a combater o Presidente da República, supostamente porque membros da Comissão Política têm estado a disseminar a mensagem do combate ao projecto de Regiões Autónomas, quando o PR acordou com Dhlakama a submissão do projecto à AR. Diz-se mais: que a Frelimo está a antecipar-se ao debate, não se conhecendo ainda o teor da proposta da Renamo!
Ora, não vejo como pode a CP combater o PR não sendo conhecido o teor do projecto da Renamo! Mas é bem verdade que em tempos Dhlakama andou pelo país disseminando o evangelho das Regiões Autónomas! Acham que a Frelimo devia ficar impávida e serena perante isso? Se a Renamo não quer e não vai apresentar o projecto de Regiões Autónomas não há como haver contradição entre a CP e o PR.
Por outro lado, sendo o PR membro da CP e, em obediência aos estatutos da Frelimo, responder perante a CP, acham que esta assunto das conversas com Dhlakama não foi abordado na CP? Alguma vez ouviram o PR dizer que discorda do que dizem os membros da CP e chefes das brigadas centrais de assistência às províncias?
Diz-se também que o PR é o Mais Alto Magistrado da Nação. Correctíssimo. Estamos a falar de um órgão de soberania. Usa-se esse argumento para dizer-se que na organização partidária o PR não pode prestar contas ao Partido! Porquê? Infelizmente, esqueceram-se de dizer que a Assembleia da República também é soberana e não deve se subordinar ao Presidente da República, também órgão de soberania. Será que querem sugerir o contrário? Aliás, foi isso que o Presidente da República transmitiu e convenceu a Afonso Dhlakama. Foi o líder da Renamo que disse que "NÓS NÃO SOMOS DONOS DO PAÍS, PELO QUE ACORDAMOS SUBMETER O PROJECTO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA!" Está aqui a ideia de deixar que o órgão soberano, AR, decida em torno do projecto a ser apresentado pela Renamo e não permitir que a Constituição seja pontapeada, como parece ser a vontade da Renamo e seus acólitos.
Os membros da CP da Frelimo estão a exercer os seus direitos políticos, rejeitando qualquer ideia de Região Autónoma! O PR está a fazer os eu papel, o de dialogar com todas as forças vivas da sociedade, incluindo a Renamo! Digam-me onde há contradição aqui! Em momento algum o Engº Nyusi disse que acordou com Dhlakama a criação de Regiões Autónomas. Aliás, pelo que se diz ai: ESSA NÃO É PRETENSÃO DA RENAMO! Não sendo pretensão da Renamo - embora disseminada pelos eu líder - o normal seria aplaudir a atitude dos membros da CP, uma vez que estão a dizer que não querem o que a Renamo oficialmente também não quer.
Acima de tudo, muitos querem falar em nome do Presidente Nyusi, outros sugerem solidariedade, mas ninguém ainda perguntou ao Presidente o que ele pensa a respeito de tudo isso. Que tal se começarmos por aí?
Aqui vai um desafio aos meus amigos Jeremias LangaJaime Langa, José Nguila, Mablinga Shikhani, entre outros: tentem uma entrevista com o Presidente da República, questionando-o, entre outros, sobre: a citada bicefalia e os supostos constrangimentos e a actuação dos membros da Comissão Política em face dos pronunciamentos de Afonso Dhlakama, relativos às Regiões Autónomas!
Até lá só irei olhar!
PS: Tenho estado a estranhar que nas aparições públicas de Afonso Dhlakama ele se veja acompanhado apenas da Chefe da Bancada da Renamo na AR, de outros membros menos renomados e até de um membro da CNE, embora indicado pela Renamo. Não tenho visto o Secretário-Geral e muito menos o solícito Porta-voz do líder nessas aparições. Para mim é mera curiosidade!
Gosto ·  · 
  • Mário Manhiça Falou e disse. Vakhite
    1 h · Gosto
  • Augusto Santos Alexandre, nguami maka, ki nguizwela dingi, eme nguitala kya (nao quero problema, ja nem falo mais, eu so olho ja).
  • Cremildo Chitará Quer dizer, um partido pode exercer a sua "actividade política", apregoando a sua vontade de regionalizar, mas outro(s) não podem porque estariam a contrariar o outro? Vakhite mesmo pa!!!
  • Éssita Sigaúque Vakhite!!
  • Cnmutemba Mutemba Mas porque ainda ligar coisa k não merece atenção? Ahaaaaaaaaa! Eu tenho um cão aqui em casa muito manhoso que só ladra quando nos vê nos os donos só para merecer nossa atenção! ...
    4 min · Gosto
  • 11 h · Editado · 
    Só para bicar
    Nos preparativos das eleições de 15 de Outubro, a Frelimo escolheu Nyusi para seu candidato. Alguns apareceram logo e disseram:"Quem é Nyusi, esse ilustre desconhecido, só está ai porque nao se podia retirar nenhuma vírgula vinda do gângster que lhe colocou, Guebuza, que quer continuar a governar mesmo fora da Ponta Vermelha".
    Poucos dias antes das eleições de 15 Outubro, alguém, se nao estou em erro, o mano Manuel Araujo, disse:
    "A Frelimo já nos facilitou tudo, a presidência é nossa, já ganhamos estas eleições, quem é Nyusi para Daviz, já estamos a formar governo..."

    O gangster e sua malta, num daqueles seus raid contestados por estar a gastar os nossos impostos a fazer turismo espacial e selvagem, veio a público e apresentou o "ilustre desconhecido" como "o meu sucessor", e que devíamos "confiar" nele.
    E a resposta nao tardou:
    "Confiar num gajo que nem conheço, vão dizer isso noutra margem".
    Vieram as eleições, e as manchetes dos tabloides de além mar diziam, copiando os daqui: "Desconhecido na presidência da Republica".

    Timtimmtimmm... O gângster entregou as pastas ao ilustre desconhecido na presidência.
    O agora PR Nyusi anunciou a sua equipa, e:
    "É um governo cheio de interesses, onde está a inclusão de que falava?"

    Bastou o PR convocar o dono das palavras autônomas, para um buffet com seus nomes gravados nas latas de Coca, e pimpampum, todo mundo começou a escutar aquela música "lavagem cerebral" ou a tomar qualquer anfetamina para cavalos. E mérito vai para quem aqui escreveu:
    "parece que a legião dos que confiam em Nyusi vão aumentando" (deve ter sido Manuel J. P. Sumbana, deve).

    No segundo round do buffet, numa jogada de mestre (para isso que é PR), Nyusi disse: "que se submeta as ideias ao Parlamento". Essas palavras parece que êxtasiaram a tantos, que preferiram entender que Nyusi disse "ok, vamos as províncias autônomas".
    A legião dos confiantes aumentouuuuuuuu ainda mais.

    Como reacção a quem sussurrou ao ouvido de DHL que "melhor desistir dessas coisas de governo de gestão, governo de unidade nacional, região autônoma, Republica Centro-Norte, e outras (des)inteligências, o melhor era Província Autónoma, afinal, se há município cidade ou vila, também podemos ter Província Municipal", começamos a forçar posts de racismo, já que aquilo foi dito por um "moçambicano nao de gema", aquele que seu sangue e consciência nao teriam problemas em amanhã mudar de nacionalidade de novo.
    A 'maquina' despachou o clã para algures e tratar de dar a sua versão das coisas, e zaz, "o gângster já está a contrariar o PR, que sabiamente esta a conduzir os destinos da nação".
    Um post no facebook e uma grande entrevista valeram tempos de antena na TV. O entrevistado, Dr Hunguana, também membro da cúpula, sinto que nao disse nada de diferente que os outros, tendo apenas se socorrido de palavras mais serenas para se expressar; aliás, a escolha de palavras foi estratagema da mama Veronica Macamo no assunto submeter o dossiêr "autônomas" à AR.
    Sereno nao o foi o respeitadíssimo Dr Comiche, que disse com todas as letras: "NEM PENSAR", e no mesmo diapasão foi o Gabriel Muthisse que bombou: "Nyusi fora da Frelimo é igual - dizem que podia ter dito é pior - que Raul, o Domingos".

    Essa era a vírgula que faltava, agora os feeds do facebook estão cheios de analistas a questionarem isso e aquilo. O que me constrange é que são os mesmos sábios que antes diziam que Nyusi sem a Frelimo nao era nada para além de desconhecido. Onde está o erro do Mutisse aqui? Já sei, vão dizer que está no timing. 
    Haammm, só quatro acepções: (1) mudamos de posicionamento e palavras tão rápido que o camaleão muda de cor; e por isso (2) que o DrElisio Macamo tem razão,tanto escreve sobre o nosso nível de debate, e é infantil negar que nosso debate é ainda tão ímpio, debatemos ocasionalismos, e nunca defrontamos uma tese. (3) Temos muito medo de dizer verdades por aqui, e crucificamos quem tem balls para dizer; ou (4) já estamos a escovar Nyusi em massa para 2019?

    Boa semana para todos nós.
    _________
    PS: dizem que o último jornal Domingo também faz uma lavagem à imagem da governadora de CD. Será que por lá também vazaram calcinhas e selfies.
    Gosto ·  · 

Sem comentários: