sábado, 28 de fevereiro de 2015

A mais interessante nomeação de Filipe Nyusi

TVM nomeado Presidente do CSCS: a mais interessante nomeação de Filipe Nyusi!
Já tive a oportunidade de endereçar, ao colega e companheiro Tomas Vieira Mario (TVM), por outros meios tecnológicos, as minhas felicitações pela nomeação, pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi, ao cargo de Presidente do Conselho Superior de Comunicacão Social (CSCS). Reitero, aqui, as minhas felicitações, ilustre TVM. Muitos sucessos!
Entretanto, enquanto cidadão e activista dos media acho esta uma nomeação interessante. Arrisco-me, ate, a dizer que para mim eh talvez a mais interessante nomeação de Filipe Nyusi.
Mas porque? Simples: TVM, de competência inquestionável, não acredita na relevância do CSCS tal como ele se acha arquitectado e configurado neste momento. Tera aceitado a oferta para ‘estar la apenas’ ou para mudar profundamente o órgão? Prefiro esperar para ver.
Veja, a seguir, o que TVM pensa do CSCS, órgão do qual ele eh agora Presidente:
“Nos termos da Constituição de 2004, o CSCS denota sujeição a um forte controlo politico, através de uma maior representação do Parlamento, em relação a própria comunicação social, o que torna o órgão fortemente dependente do Presidente da Republica e do partido maioritário no Parlamento. Assim, dos 11 membros do órgão, sete são indicados por confiança politica e apenas três são provenientes da imprensa. Por outro lado, o CSCS não inclui qualquer representação da sociedade civil. Tudo visto, em vez do CSCS se manter como esta, sem quaisquer funções claras nem poder, nem relevância dentro do sector, e limitando-se a ‘dar pareceres’, com altos custos ao erário publico, ele deveria ser transformado num órgão regulador no verdadeiro sentido da palavra, devendo, para tanto, ser dotado de poderes efectivos de regulação e fiscalização, e com ‘dentes’que tornem efectivas as suas deliberações. Tal implica que seja um órgão constituído de modo que garanta a sua protecção de quaisquer interferências, quer de natureza política, quer de natureza financeira. Resumidamente, o CSCS deveria ser uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, com natureza de entidade administrativa independente, exercendo os necessários poderes de regulação e de supervisão”, VEIRA MARIO, Tomas; 2012; Guia de Reforma das Politicas e Legislação da Comunicação Social em Moçambique; Pags. 38 e 39; FES: Maputo
GFG
Gosto ·  · 
  • Cremildo Nhalungo Esperemos para ver, o tempo eh a melhor resposta para todas estas inquietações. Parabéns ao nomeado.
    1 h · Gosto
  • Antonio Zacarias Ahhh, e agora? Quid juris!
    1 h · Gosto · 1
  • Zenaida Machado Não vejo drama nenhum aqui... O TVM aceitou o desafio de transformar o CSCS numa "pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, com natureza de entidade administrativa independente, exercendo os necessários poderes de regulação e de supervisão"
    1 h · Gosto · 6
  • Ericino de Salema Exacto, Zenaida Machado. Drama nao há, claro. Se já há "garantias" de ter aceite a nomeação para o que dizes, que eh o que ele pensa, melhor nao haveria. Isto faz da nomeação, a meu ver, interessante, e nao dramática!
    1 h · Gosto · 5
  • Zenaida Machado Nao me lembro de ter visto o PR a dizer que gosta do CSCS assim como esta... Suponho que nao gosta ou entao teria deixado la, a anterior figura ou alguem parecido. Tambem nao creio que o TVM que ja recusou muitos outros cargos, tenha aceite este sem deixar claro a sua posicao. Todos os processos de nomeacoes sao antecedidos de encontros entre o nomeado e o nomeador em que se discute exactamente o que se pretende com a nomeacao. Quem nao estiver satisfeito com os termos do contrato, abstem-se de assina-lo. Esta eh a primeira vez que o CSCS vai ter alguem que todos nos sabemos exactamnete o que pensa que deve melhorar ou mudar neste orgao. Se o TVM contrariar as suas posicoes de 2012 quando publicou o trecho por ti mencionado, tera que explicar a quem leu, os motivos... Bom trabalho para ele...e boa sorte - Vai precisar de muita...Ha gente ali que ja tem fungos nas cadeiras.
    1 h · Editado · Gosto · 9
  • Jaime Guambe Bom saber que foi nomeado para essa missão.Muito bom mesmo!Parabéns TVM.
    58 min · Gosto · 1
  • Bitone Viage Todos acredito que devemos congratular a nomeação do TVM emprestando a abreviatura do ericimo Ericino de Salema, claro que durante tempo talvez ate então seja um orgão cuja a sua composição seja por confiança politica pois a postura do TVM tem sidl notoria a nivel das suas posições, mas o desafio que somos colocados não é relação ao passado dessa orgão mas sim ao presente e o futuro do mesmo. Pois o que todos nós esperamos é a questão frisada pela zeinada Zenaida Machado a transformação do orgão numa pesso colectiva do direito coletivo e que os principios da administração pública sejam notorios sobretudo a transparencia no tratamento de certas informanções... ao ilustre TVm, meus parabens...
    56 min · Gosto · 1
  • Manuel Carlos Nhanala Parabens ao TVM. Merece a confiaca do PR. Espero muito dele no CSCS. Que ponha em pratica as suas teses. Grande teste.
    53 min · Gosto · 1
  • Remane Abudo O tempo é juízes. Boa sorte TVM.
  • King Vasquinho King TVM é o tipo certo naquele lugar porque ja nao vive de benesses de jornaleiro barato é um tipo inconformado com a área que ele ajudou a erguer das cinzas. Eu sei como o puder aliena as mentes e esperei o mesmo do meu Professor Ngunga mas nada pariu. Vamos lá esperar de facto o Eng. Nhusy está a cumprir com a inclusão prometida. 
    Lembram se dos jovens Petersburgo e do Arsénio eles também andavam inconformados com as suas áreas um com o desemprego e outro com as reportagens da classe eram ambiciosos e clamavam apoio. Hoje o Nhusy chamou a eles e deu lhes as pastas de Emprego e de Imprensa Presidêncial. E agoram estão ai os Ovos e que façam omoletes o TVM também tem que deixar autoflagelar se e por a carroçaria a andar com os bois. O Nhusy nem olha para as cores do cidadão. A minha atleta Anita também está nesta Inclusao, reclama fraqueza no Desporto? Toma esta Pasta queremos resultados.
  • Ben Hur Cavelane Obrigado Ericino de Salema pelo refresh. Felicitar ao TVM pela nomeacao.
  • Joanguete Celestino Pela estrutura governativa do CSCS TVM terá muitos desafios de imprimir mudanças consideráveis como defende nos seus ideais. Ou ajoelha-se diante da forca do poder ou arrisca-se a auto silencio como os outros que perfilaram pelo GABINFO e outros órgãos do Estado. Espero do TVM uma maior intervenção neste momento de transição do sistema analógico para o digital da televisão e Radio.
    13 min · Editado · Gosto · 2
  • Borges Nhamirre Ha-de notar que o "problema" do Tomás Vieira Mário é, talvez, de que as suas opiniões são publicamente conhecidas. 
    Haverá tantos outros nomeados que não apreciam positivamente as instituições que agora representam.
    Porquê aceitar representar uma insti
    tuição com a qual não se simpatiza? 
    Respostas possíveis há várias: pra ter a oportunidade real de mudar a instituição; para não deixar o barco passar; etc, etc!

    Parabéns ao TVM. Que não mora à SEKELEKANI e a Civilinfo.
    19 min · Editado · Gosto · 5
  • King Vasquinho King Bitone Viage a abreviatura é dele mesmo e foi usado pelo nosso ilustre Carlos Cardoso na famosa reportagem de TVM entra na TVM indicando a nomeação deste para o PCA da Televisão pública.
    5 min · Gosto · 1
  • Bitone Viage Muito obrigado meu caeo King Vasquinho King pelo dado é acresmo..
    1 min · Gosto
  • Início  Sociedade  Sociedade  Tomás Vieira Mário é o novo presidente do Conselho Superior da Comunicação Social

    Tomás Vieira Mário é o novo presidente do Conselho Superior da Comunicação Social

    Comunicação
    O presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou hoje o jornalista Tomás Vieira Mário para o cargo de presidente do Conselho Superior da Comunicação Social.
    Autor de várias obras que versam sobre comunicação social e direito, Tomás Vieira Mário foi um dos jornalistas que cobriu a assinatura do Acordo Geral de Paz, em Roma, tendo ainda dirigido o MISA – Moçambique. Até a sua nomeação era comentador do programa Pontos de Vista, transmitido pela Stv.
    Além de Tomás Viera Mário, Filipe Nyusi indicou Henriques Bongece para o cargo de vice-ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas. Bongece era até a sua noemação primeiro secretário do partido Frelimo em Sofala.

Sem comentários: