domingo, 22 de fevereiro de 2015

Democráticos "Natos" Amnésicos

Democráticos "Natos" Amnésicos
Temos em Moçambique gente competentemente conhecida como democrata, com opiniões que valem o seu peso em ouro, defensores da legalidade e da ordem constitucional, mas que hoje estão doutro lado da barricada com todos os morteiros e bazucas.

Estranhamente eles estão a combater as suas mais enraizadas crenças e posições, o que me soa estranhíssimo.
Vamoláver:
1. Eles defendem que o Presidente da República teve um entendimento com DHL para que o projecto das regiões autónomas use o Parlamento como auto estrada, e passe dali sem portagem.
- Esta visão é completamente antidemocrática e insconstitucional, ferindo gravemente a separação de poderes amplamente por eles defendida, e que vem patente no artigo 134 da CRM.
2. Dizem que o Presidente da República deve tomar as rédeas do Partido, e assim juntar o Partido e o Estado num órgao só.
- Este aspecto é antidemocrático, pois visa juntar assuntos do Estado e de uma organização não estatal, o que força quase quinze milhoes de moçambicanos a serem membros de um partido sem a sua vontade, coisa que anteontem nem queriam ouvir falar.
A pergunta de Um milhão de interrogações é a seguinte:
O que há por detrás desta defesa à inconstitucionalidade que sempre foi combatida pelos mesmos?
A minha resposta: Hummmmm...
PS: Agora já se cita os posts e comentários do facebook nos jornais da noite. O bem escrever deve ser uma constante, e devemos evitar o "xixismo" com todo o vigor.
Gosto ·  · 
  • Muhamad Yassine Até vão falar do sapo no telejornal
    30 min · Gosto · 3
  • Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakaka... Numa de: Muhamad Yassine postou o sapo a dizer, passamos a citar, "não é da minha conta".
  • Elidio Cuco Quem disse que o Presidente da Republica deve tomar as redeas do partido e assim juntar o partido e o Estado num orgoa so? entao quando Guebuza era Chefe de Estado e ao mesmo tempo Presidente do partido o Estado e Frelimo era mesmo orgao so?
  • Américo Matavele Não, não era, mano. Então porquê tanto forcing para que o PR tome as rédeas do partido? Não é melhor um PR com toda a atenção virada aos assuntos do Estado?
  • Nkuyengany Produções wêni mano Américo vhata-ku-kôma wêni!
    17 min · Gosto · 1
  • Elidio Cuco Na minha opiniao ainda ha muita gente na freli que nao esta preparada para conviver e respeitar esta situacao de dois polos do poder.

  • Homer Wolf Voce esta' e' de conversa fiada!... 
    Sabes que nada disso que estas dizer (nem o 1, nem o 2), foi colocado objectivamente assim, por quem quer que seja, com a intencao que estas aqui a tentar forcar...
    11 min · Gosto · 1
  • Homer Wolf E qual e' o probelma de se citar post e comentarios do Facebook? Malta Nyusi e "Frel para todos" e sei la' mais quem nao se expressam e comunicam publicamente nas redes sociais?... Eh pra nao lhes levarmos a serio afinal?
    7 min · Editado · Gosto · 1
  • Américo Matavele Homer, estás aqui em Moçambique? Acompanhas o debate público? Parece que não. Sobre as redes sociais, não disse que não se pode citar, só chamei atenção para uma erudição na escrita.
  • Se Filipe Nyusi é presidente de TODOS nós mocambicanos, por que é que acham alguns compatriotas, que ele deve ser também presidente do Partido Frelimo, formação politica de que fazem parte ALGUNS mocambicanos? Atençao que uma coisa é ser membro do partido e seus orgaos, outra bem diferente é ser presidente do partido. Lembro me de um debate recente em que as pessoas que hoje defendem que o PR deve também dirigir o Partido, falavam de alegado conflito de papeis chegando a dizer que nao se percebia quando é que o antigo presidente agia como chefe de estado e como dirigente partidario. Estamos em crise de prioridades de temas para debate.
    Gosto ·  · 
    • Hercilio Waka Chinguvo Acho interessante o tema....eu como um dos compatriota defendo que o cota guebas deve entregar as pastas do partio o PR,para evitar essas falhas do sistema que se verificam no nosso grandioso partido..bom domingo
      3 h · Gosto · 1
    • Lazaro Mauricio Bamo Entao a questao é Armando Guebuza deixar a lideranca do Partido?
      3 h · Gosto
    • Hercilio Waka Chinguvo Seria melhor Lazaro Mauricio Bamo ...desconheço o estatudo do partido,mas acho que se a coisa continuar assim teremos dois electrões posetivos no mesmo campo...oque pode será fatal
      3 h · Gosto
    • Chande Puna Quando Guebuza sucedeu a Joaquim Chissano porque exigiu que lhe fosse atribuida a Presidencia do Partido Frelimo? Sim, no meu ver ver deve abandonar a cadeira do Partido, reformas precisam se!
      3 h · Editado · Gosto
    • Lazaro Mauricio Bamo Chande Puna qual era a posição de Guebuza dentro do partido antes de ser eleito candidato a presidente e depois presidente?
      3 h · Gosto
    • Chande Puna Tu sabes qual era a posição dele antes de se tornar PR e qual foi após tornar se PR
      3 h · Gosto
    • Lazaro Mauricio Bamo Hercilio Waka Chinguvo porque acha que havera esse clima? Afinal nao diziam que Nyusi era delfim de Guebuza?
      3 h · Gosto
    • Lazaro Mauricio Bamo Chande Puna eu acho que as pessoas querem dizer algo diferente do que estao a dizer.
      3 h · Gosto
    • Lazaro Mauricio Bamo Entao sejam claros e deixem de nos entreter.
      3 h · Editado · Gosto
    • Hercilio Waka Chinguvo Se é delfim isso para mim é novidade...conheço nyusi já tive oportunidade de estar perto/com ele...ele sempre teve ideias próprias, o jovem presidente quer trabalhar!! mas me parece que alguns dos nossos velhos camradas que o descanso significa não ter pão em casa....teem de barrar o seu o seu legado."o povo é o meu patrão""
      2 h · Gosto
    • Lazaro Mauricio Bamo Hercilio Waka Chinguvo quantas versoes ja ouviu sobre a relacao Guebuza e Nyusi ?
      2 h · Gosto
    • Dinis Chembene Eu estou aqui a matar-me de rir. Não sei quem realmente tem medo de mudanças, se aqueles que defendem que o PR deve assumir igualmente a chefia do partido mantendo a "tradição" ou aqueles que tem medo de experimentar um país com dois polos de poder! Sendo a Frelimo soberana que seja ela a decidir sobre o seu futuro...
      2 h · Gosto · 1
    • Lazaro Mauricio Bamo Dinis Chembene também acho que sim.
      2 h · Gosto
    • Dinis Chembene A bem pouco tempo os mesmos chamavam o então pre-candidato da Frelimo de fauna acompanhante e hoje exigem que seja o lioder da Frelimo, quer dizer auns meses era um Zé Ninguem e agora já esta completamente capacitado...
      2 h · Gosto · 1
    • Hercilio Waka Chinguvo Vou sair porque amanha vou la em ribaue ver a minha machamba.....Bamo nem todos os membros do partido partilham da mesma ideia respeito isso,eu como membro...alio me aos que desejam que o PR assume também a presidência do partido...
      2 h · Gosto
    • Lazaro Mauricio Bamo Dinis Chembene por isso eu disse que desconfiava deste debate. Hercilio Waka Chinguvo que se esclareca bem este ponto.
      2 h · Gosto
    • Américo Matavele Ta biwa, leti. São amnésicos, mano. Kikikikikikikikikikikiki... Como canta mano Mingosh. "A nhama ya nguluvhe a nidi, mas murhu wakone na kwevha- Carne de porco não como, mas o molho eu tomo". Kikikikikikikikikiki...
      2 h · Gosto · 1
    • Homer Wolf Parece que hoje houve reuniao de concertacao: todo mundo na mesmice...

      PS:Se os estatutos do partido nao fossem tao absurdamente claros quanto a "quem e' que manda no Estado", entre PR e PP, ninguem aqui estaria preocupado com a raia da presidencia de partido algum... daaahaaaa!
      1 h · Gosto · 1

Sem comentários: