sábado, 21 de fevereiro de 2015

Porque sugeriram que a Proposta seja apresentada na AR quando ja decidiram?





Eu tenhio uma duvida, alguem me pode explicar?

Quando decidem, fora da AR e antes da proposta ser apresentada, que ela vai ser chumbada, nao estao a desvalorizar a AR, sendo que so ela tem competencia para discutir e decidir se deve ser chumbada?

Porque sugeriram que a Proposta seja apresentada na AR quando ja decidiram que vai ser chumbada, ainda antes de ser apresentada?

Like · 


42 people like this.
O que Dlakhama ganha com a Guerra?
Like ·  · 
  • Zefanias Augusto Namburete O que ganha o frelimo com roubo de votos?
  • Benny Matchole Khossa Zefanias Augusto Namburete, faça um post com a tua questão. Aqui podes te limitar a responder à questão que coloquei...
  • Octávio De Jesus Domingos Zefanias Augusto Namburete não seja preguiçoso. Um post de tua autoria seria bem vindo. Ainda estás nisso de destoar? Volte ao debate.
  • Ser - Huo Kkkkkkkkk, sei que nao era para dar risada, mas esse comentário-resposta foi outro nível. Ora, acredito eu que Dlhakama está pouco se lixando com o que se ganha com guerra, pois, ele teria que interiorizar o que se ganha com a Paz, coisa que eu duvido que saiba, afinal, nem sobre o modelo de gestão da tal AUTONOMIA que anda a distribuir por ai sabe. É difícil se aceitar mas a verdade é que, sem tirar mérito nem atribuir demérito a ele, DHLAKAMA É SENHOR DE GUERRA, É ESTRATEGA MILITAR. Ele esteve na guerra dos 16 anos abraçando uma causa, kkkk, mas, o que ele fez depois de 1992? Nao fez nada para se socializar como animal político, para entrar no jogo político, e continuou a se guiar como animal ferroz. É por isso que quando vai ao ringue da democracia, leva a primeira chapada e vem ao publico chorar, leva a segunda tapada, vem ao público ameaçar com aquilo que sabe fazer; para ele tudo se alcança com arma na mão, e os poucos que tentaram lhe socializar onde estão? Onde está Domingos, Davis, e outros que formam o cérebro do MDM? Expulsos, por uma e unica razão. Ele agirá anda rodeado de tipos focuzados: QUEREM OS GANHOS ADVINDOS DAS FACILIDADES de estar na Renamo. Onde estão os Renamistas do Sul para advogar sobre as Regiões Autônomas? Dhlakama anda rodeado de engraxadores profissionais.
  • Ser - Huo Mmmmmm, e eu fiz um post tão longo, porque comentário já nao é. Kkkkk
  • Benny Matchole Khossa Ser - Huo, gostei da tua abordagem e é isso que se quer trazer ideias, pontos de vista e não questionar o post, seu autor ou trazer questionamentos distanciados do post...
  • Raul Macome Junior Boa pergunta
  • Eddy Halla Madrid Lumasai Ganha balear inimigos dele kkkkkk
  • Osh Macamo Dhlakama não quer guerra.
  • Germano Milagre A resposta como p Ser - Huo não é simples ... Eu poria assim ... Pressupõe que tu achas que a Frelimo está cheia de corruptos, líderes com maus vícios etc etc Ou seja achas q a Frelimo já não é a melhor opcão para o país. Juntas-te a outros que pensam como tu e criam e estruturam um partido para substituir a Frelimo ... Se olhares as realidades de poder neste país aonde o estado e a frelimo se misturam, aonde não existe separação de poderes, aonde as forças de segurança incluindo a suposta secreta ( SISE ) trabalham efectivamente sob as ordens da frelimo, onde os media estatais trabalham com o objectivo para manter a frelimo no poder e depois quando há eleições os organismos eleitorais e as policias são usadas para garantir a vitoria ... Achas que o teu partido iria conseguir alguma vez ganhar as eleições ? Então os da frelimo disfarçados de independentes diziam-te ao ver-te revoltado. Organiza-te ( como se o problema fosse por estares desorganizado ), usa todos os meios pacíficos há tua disposição para mobilizar o povo e assim talvez consigas pressionar para que haja reformas que te possam dar esperança. Qd tentas realizar manifestações, estas ou não são autorizadas ( lembra-te q os comicios de DHL só começaram a ser permitidos sem qualquer obstáculo depois da ultima crise ) ou provocam confusões com as mesmas com vista proibir outras no futuro. O que conseguiram os madjermanes com mais de 10 anos de manifestações ? Nada ... Mas a Renamo de cada vez que pega em armas é quando consegue algumas mudanças significativas e tu começas a olhar p o teu partido e começas a perguntar-te o que poderás conseguir mudar ? Será que Dhlakama é que está certo ? Acho que a resposta a tua pergunta está aqui mano
    21 hrs · Like
  • Germano Milagre Ou então podes dizer "vou mas é olhar pelos meus interesses" ou pela tua vida e juntas-te a Frelimo e tentas safar-te o melhor que puderes sendo um insider do regime e que se lixe a grande maioria que vive miséria, que os filhos na suposta escola ainda se sentam no chão, que se precisarem de fazer um TAC tem pouco mais chances de o conseguirem fazer ( so terem acesso a um medico que lhes prescreva o TAC já é quase um privilégio ) do que eu de ir á lua fazer turismo.
    21 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Volto depois para ver se alguém interpelou oGermano Milagre.
    21 hrs · Like
  • Ser - Huo Nao sei se gostei mais do(s) comentario(s) do Germano Milagreou da rapidinha do Antonio A. S. Kawaria. Mas ok, mano Milagre, acredito eu que viu num dos pontos do que eu disse antes: NAO SE TRATA DE TIRAR MERITO OU ATRIBUIR DEMERITO À(S ACCOES DE) DHLAKAMA. Nao, isso nao sou eu a advogar, e sim, a história fará a sua parte, se ele será recordado como o Savimbi daqui, ou Mandela daqui - como ele já reivindicou das tratamento. Num dado dia, em conversa de Bar, um amigo dizia "precisamos parar de pensar que o fim do mundo é o apocalipse bíblico, pois, cada um tem o seu, no seu dia". O mesmo acontece com essa discussão, cada um tem a sua ala, seus apetites (outros preferem chamar de partido). Unica coisa que a mim interessa é a pergunta aqui colocada: O QUE DHLAKAMA (O AUTO-PROCLAMADO PAI E AMANTE DA DEMOCRACIA) GANHA COM A GUERRA. Usar a guerra como meio para alcançar algum fim, usar a matança para ter atenção ou seja o que for, nao lhe diferencia do que o mundo está hoje a viver: os Boko com os seus Harams e os Islâmicos pregadores de um Estado (sei que vai dizer "ahhhhh, esse está é louco, esses Boko e IS são isto e aquilo, e a Renamo só reivindica isto", nao, no fim são todos iguais, MATAM; a diferença está no radicalismo e propaganda com que o fazem. Eu sei que isto é de difícil compreensão, é típico do problema da SIDA, só tomamos a sua seriedade quando o luto bate a nossa porta. Tudo ok ENQUANTO A LEGITIMIDADE DE DHLAKAMA PARA MATAR CONTINUAR A TER EFEITOS NO VIZINHO, TUDO BEM, LUTA PELO BLABLABLA, MAS NO DIA QUE A BALA SE PERDER, VAMOS DIZER ONDE ESTAVA O GOVERNO PARA COMBATER ESSES BLABLABLA. Como disse, acho que o Mc Roger devia nos mandar para Angola, porque quairamos ou nao, desde que aquele primo filósofo foi para o outro canto do mundo, os manos por lá estão noutras paragens, enquanto nós vivemos uma Paz de coito interrompido.
    Mano Kawaria, podes voltar.
    15 hrs · Like
  • Germano Milagre Ser - Huo até concordo com o arranque inicial aonde mencionas o julgamento da historia ( mas com o cuidado de que mesmo a historia e muitas vezes manipulada para servir os governos do dia - por norma a distância no tempo e a evolução da sociedade aprimoram as verdades históricas ). Mas quando olho a outros países e a sua história encontro casos onde houve guerras civis por motivos justos ( Africa do Sul é um exemplo embora não houve propriamente guerra de guerrilha - foi mais uma grande vitoria da pressão internacional sistemática associada a rebelião civil interna, outro exemplo onde a guerra foi justa quanto a mim foi no Sudão aonde as populações cristãs do sul eram escravizadas pelos muçulmanos do norte, e muitos outros casos haverá p comparar ) e por motivos injustos e nem sempre ganharam os justos ( pelo menos num contexto histórico curto ), mas assim rola o mundo. Eu penso que o que é correcto, é que se criem sempre as condições para que as oposições possam operar em liberdade, justiça e liberdade ( não é a toa que é a base do republicanismo como espelhado pela revolução francesa ).
    13 hrs · Like · 1
  • Ser - Huo Germano Milagre, para nao tirar mérito ao teu comentário, que li e reli, vou ser piamente directo: os exemplos que ai colocas são bem distintos do nosso problema, que é mais umbilical (evitei dizer estomacal) que outra coisa, ou seja, a dado momento os actores políticos vão adoptando estratégias subservientes ou para chegar ao poder, ou para se manter nele. Qual foi o principal argumento de Dhakama quando começou com a história conversa de autonomização: o Centro e Norte é que tem recursos... É a isso que temos de nos atrelar na nossa luta, manipulando as pessoas com falácias de que os machanganas é que estão a governar, e esquecendo que mesmo com um PR (do Sul, já que esse é/era o principal nó de estrangulamento), era constituído por gente de todo Moçambique. O maior problema é que os mais instruídos vão colocando nas mentes dos demais que quando um makonde vai a Maputo vira machangana, quando um macua é nomeado ministro de qualquer coisa vira machangana, quando um ajaua ou masena quando é nomeado governador ou director disto ou daquilo vira machangana, e acabou. Tão simples quanto isso. Vezes penso que alguém devia pensar em mudar a capital de Maputo para qualquer outro canto, porque nao acredito que as pessoas machanganizem tanto as coisas dessa forma, que noutro dia ainda ouvi alguém a dizer esse machangana de Nyusi deve entregar poder para Dhlakama. 
    Bom final de semana mano

Iva Karina Pra dizer que eles respeitam a democracia!

José de Matos AVISO: Eu SO vou conversar sobre o tema da postagem!

Wachave Belden Pra muitos frelimistas a proposta é parar chumbar.
Mas para o PR, que foi quem recomendou que se depositasse o anteprojecto na AR, pode ser que não seja.

Jose Ying Asim querem provocar o DHL

Paulo Mário Macombo Essa foi uma das questões que tanto fiz aos meus colegas naquela semana porque fiquei sem intender o porquê de se ter investido tempo e papel naquele diálogo, sabendo que para tal deve-se observar todos os pressupostos, a começar pela revisão constitucional, algo que julgo não ser pra já.

Bruno Spencer Eu vi hoje o telejornal da manhã , onde estava essa reportagem, o Comiche apenas disse que o voto dele era "não " para a criação de regiões autônomas .onde a posteriori explicou as suas razões. Não me lembro de ter ouvido tal afirmação de que essa proposta já está chumbada. 
Mas na política ,já se sabe como funciona ..

Yassin Apatiri O Presidente da República foi victma da ambiçao de um grupo de corruptos,igoísta,malandros ipócritas ,ambiçiosos ditadores,epah me faltam palavras para desqualifacar essa gente.O PR ta ser sabotado ao mal alto nivel,ficou provado k nessa corja ele é um kid. mas nao digo.

Noor Cabir Querem criar vukuvuku só.

José de Matos Bruno Spencer, Mulembwe, Vaquina, Comiche, Paunde, Sortane e otros estao nas Provincias a fazerem campanha contra a Proposta, quando afinal a Proposta ainda nem foi apresentada na AR!

Imtiaz Vala José de Matos AGITADOR,ASSESSOR DA GUERRA.Esta todos dias nas Redes Sociais a agitar GUERRA entre irmãos Moçambicanos.

DjSerito Ossemane Imtiaz e voce nao agita? nao somos burros nem cegos pa

José de Matos Imtiaz Vala, eu tinha posto o aviso de que so vou conversar sobre o tema, tu és academico e podes contribuir aqui! EU NAO VOU RESPONDER A CANALHICES !

Mubaraca Saide Mombassa cobardia , se nao sabem fazer politica que ao menos perguntem ao povo Mocambicano se concorda ou nao e atraves de referendos .minha modesta openiao.

Bruno Spencer Exacto, o Comiche encontrava-se em Funhalouro aquando dessa entrevista.
Mas NA MINHA OPINIÃO é normal que a frelimo se esteja a precaver, do mesma maneira que a renamo tudo faz para que haja regiões autônomas. 
Política e isto mesmo, cada partido luta pelos seus interesses, muitas vezes esquecendo se dos interesses do povo.
Acho que neste aspecto de "campanha" tanto a frelimo como a renamo estão em pé de igualdade , uns querem regiões autônomas outros não.

José de Matos Ok, Bruno, mas o que eu estou a questionar é porque estao a decidir chumbar, antes de ser apresentada, e decidem fora do Parlamento? Nao mencionei campanhas!

Imtiaz Vala José de Matos cada dia estás a tornar-se o SENHOR DA GUERRA.AGITADOR...

José de Matos Imtiaz Vala, eu nao vou responder a canalhices nem a promotor do filhodaputismo!
Esta ai um tema, tu como academico tinhas obrigacao de conversar em vez de fazeres esse papel de Tiririca! nao precisas de concordar, so precisas de dar opiniao com respeito! se nao o fizeres, eu ca estarei para confrontar a tua baixaria e canalhice! GARANTIDO!

Elias Bernardo Maduna Deve-se lembrar que o Sr Comiche falou em nome dele, e creio que não disse que a Frelimo vai chumbar ou vai votar n não. Somente exprimiu sua vontades ou opinião.

DjSerito Ossemane Jose de Matos o Sr Dhlakama tambem disse no jornal Canalmoz que vai governar Mocambique do Centro/Norte a Bem ou Mal! e tudo politica! Cada um a sua maneira!

José de Matos Elias, foi mesmo em nome pessoal? Ok, posso aceitar, mas nao me parece que seja assim, ele esta integrado em Brigadas que estao a perciorrer as provincias!

Amade Chande O Jornal Noticias nos todos sabemos a quem pertence, logo nao seria um outro local se nao fosse nesse Jornal para fazer a tal provocação politica,mas algo ficara na historia perante esta situação a Renamo vai de novo ajudar-nos a fabricar novas Leis na constituição, como fez na lei eleitoral...

Azarias Reginaldo Maposse Nem devia estar a fazer essa pergunta,,,

Bruno Spencer O sr José mencionou no seu comentário anterior que vários elementos da frelimo " estão na Províncias a fazerem campanha contra a proposta..." Era esse tipo de campanha que estava a mencionar.
Quanto ao decidir chumbar a proposta foi como lhe disse, a frelimo está contra essa proposta, não é segredo nenhum, assim como a renamo exige que essa proposta seja aceite e posta em pratica.
A mim o que me parece é que a frelimo está a sensibilizar o povo para a sua causa, da mesma maneira que o presidente da renamo faz os seus comícios para multidões. Na minha opinião está e a maneira certa .
Que este assunto seja "guerreado" apenas com comícios e na AR , mostra uma maturidade de ambos os partidos em querer a paz.
Como se diz, a política é feita nas mesas e nos comícios .

Celso Samuel Tembe E ainda pergunto, como é que a FRELIMO propala a ideia de um país único e indivisivel se ela mesma não está unida...

José de Matos Serito, atençao, eu so pedi um escclarecimento e nem sequer estou a comentar sobre as opinioes! O que eu estou a questionar é se é correcto dizerem fora do Parlamento que vao chumbar uma proposta que, por sugestao de Nyusi, vai ser apresentada ao Parlamento e que ninguem conhece!! Isto é, como reprovam algo que nao conhecem?
Eu ja tinha feito referencia ao conselho da camarada Sortane para que esperemos pela prioposta!

DjSerito Ossemane Jose de Matos tambem pergunto lhe se é o Correto o Dhlakama dizer nos jornais que vai governar a bem ou a mal(isto e ameaça) sem que a proposta chegue a AR! Pau de 2 bicos?

José de Matos Serito, esse nao é o tema da postagem, certamente que muitos acham que é errado o discurso do Dhlakama! Mas eu aqui nao estou a discutir discursos, estou a questionar outra coisa, bem diferente!

Celso Samuel Tembe DjSerito Ossemane, talvez seria mais proficuo se fizesse uma publicação a fazer esse questionamento.
Está-se a levar o assunto para o lado politico partidario. Tentemos discutir isto como moçambicanos e não filiais de qualquer que seja o partido.

José de Matos Eu vou colocar a questao de outro modo: quando decidem, fora da AR e antes da proposta ser apresentada, que ela vai ser chumbada, nao estao a desvalorizar a AR, sendo que so ela tem competencia para discutir e decidir se deve ser chumbada?

Amade Chande O post devia ser exactamente assim, como o fizeste a pouco

José de Matos Amade, estamos aqui para conversar e esclarecer, eu ate posso alterar a postaegm se de algum modo estiver confusa!

Amade Chande Pois devias, para ser um debate bilateral,porque parece que foi ofensivo a alguns

Hélder Bata Da mesma maneira que DHL diz nos comicios dele, a FREL também está a preparar as suas ostes para um possivel referendo. O presidente Nyusi não disse que a proposta ia ser aprovada na AR. Não vejo mal nenhum nos dizeres de Comiche e cia. A diferença é que Dhl o faz sozinho e a Frel criou varias brigadas. Cada um vai vendendo o seu peixe e no fim, com um possivel referendo a nível nacional vamos ver qual a proposta a prevalecer.

José de Matos Hélder Bata, onde entra referndo aqui? Disseram que a proposta vai sem chumbada, ninguem mencionou referendo!

Leonor Silva pura palhaçada a nossa AR!! acomodados e comprados!! inúteis!! 

Veronica Txonada Paìs do PANDZA, è assim entra na onda, u sofrimento serà menor

Alexandrejunior Mandlate No lugar de julgar se o Matos (e nao querendo se direccionar ao tema), podem sim seguir o exemplo dos ex-trabalhadores da RDA: marchar ate a sede do jornal que dedicou se ao tema.
Mas que alguma alguma ala na frelimo esta achar que a AR e' sua marionete, isso sim e' uma verdade !

Romen Ruben Mucavele Keria ver se fosse a frelimo a surgir com essa proposta de lei


Iris Maria Monteiro Eles sabem tudo eles sabem tudo eles sabem tudo e não sabem nada!!!!

Samuel Bechel Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Merage Adamo Quem diz que vai ser chumbada não e um qualquer. Bem estudado o assunto e uma proposta que vem do gatilho e não de um estudo. Se tudo for a base do gatilho, então estamos foi......

Mateus Juma Dexem de contrubar o José de Matos porque esse post esta muito bem claro. Na minha opinião não é correcto o modo como a frelimo esta a proceder à proposta. Logo isso mostra claramente que o PR está a ser controlado e comandado . DjSerito Ossemane Agora se formos a falar do discurso do dhlakama posso dizer q é pessoal não mandou seus subordinados para discursarem, e como teve um diálogo com o PR e "se entenderam" o PR ou na voz do seu portavos devia aparecer a contestar mesmo e não a brigada da frelimo

José de Matos O grande problema é que algumas pessoas nao gostam de pensar nem questionar nada, pensam que insultando e fugindo as questoes vao resolver alguma coisa, é por isso que o nivel de debate na esfera publica é muito fraco! Amigos, estamos em democracia , somos livres!

Eu tenho mais duas reflexoes:

1 - Quem mandou as brigadas as provincias foi o Partido, que como sabemos, é dirigido por Armando Guebuza! Quem sugeriu que Dhlakama apresente proposta na AR foi o PR, Filipe Nyusi! 

2 - As brigadas da Frelimo estao nas Provincias para explicar e convencer o Povo que a proposta da Renamo nao é aceitavel! Um Partido democratico deve ouvir a opiniao das bases ou deve convencer as bases?

Merage Adamo Uma proposta não e um compromisso que vai ser aceitável, mas sim, debatido. Parece-me que os da Renamo ainda não debateram a tal proposta , ou melhor, que nos apresentem um documento "ensaio" dessa proposta para nos convencer que a ideia deles e a melhor......

Yassin Apatiri E kual seria sua ideia?

Merage Adamo Leia nas entrelinhas

José de Matos Merage Adamo, a questao aqui é porque estao a chumbar uma proposta que nao conhecem e nao foi apresentada na AR!

Mateus Juma Concordo com tigo José José de Matos. Só para acrescentar nos moçambicanos ou nos que temos uma visão das coisas ou nos que sentamos na carreira para estudar devemos parar fazer ou dar opiniões que depois nos inquietam a nós mesmos porque sabemos que está errado e só estamos a fazer o mesmo por interesses de alguém ou defesa de alguem

Merage Adamo Quem chumbou? O Parlamento? O debate das ideias e necessário. A Renamo sabe fazer os lobies nos corredores??? Então que façam a sua parte. Passar por passar a força do gatilho NÃO por favor. Que se faça a política.

Osvaldo Auziane huhummmmm

José de Matos Merage Adamo, estamos a falar de que? A Frelimo esta a dizer que esse projecto vai ser chumbado! 
Por outras palavras, ja foi chumbado antes de o conhecerem e ter sido apresentado no Parlamento!

Mateus Juma Desculpa Merage Adamo pareces um deles que gostas de ouvir e fazers o que te mandão enkanto tens opinião pessoal, parece me que já estás viciados em esplanar coisas dos bastidores. Releia o post e explorate


Merage Adamo Sr. José de Matos o que a Frelimo está a fazer e Política. Alguns Seniores não estão de acordo com a Renamo os outros concordam, há que trabalhar para que uma das alas vençam e a comunicação social e a melhor arma. Portanto nem a Frelimo nem o Parlamento decidiram qual e a posição que irão tomar.

Genito Nicolau Por favor nao queimao minha palhota d capim, ja k será vitima, façam politica com honestidad.

Antolinho André Depois duma aturada leitura dos vários comentarios dos meus compatriotas, tenho a observar o seguinte: 1. Existe uma doze de tentativa de manipulacao de informação pois eu tive a possibilidade de acompanhar a entrevista que o Dr. Comiche deu, em momento algum falou da intencao da Frelimo em chumbar o projecto como alguns compatriotas aqui se referiram. 2. Lamento o postador continuar a insistir com o tema mesmo depois destas explicacoes dando conta haver erros do jornal ou do editor. 3. Não entendo o porquê o postador procura mais se esgrimir em volta do tema mesmo vendo que se trata de uma bala que saiu pela culatra. Senhor Jose de Matos, não é correcto que se considere geral o pronunciamento dum membro. Por outro lado deve deixar que se destaque os comicíos de Dhlakama por serem semelhantes ao trabalho das brigadas espalhadas pelas provincias. Por fim é infeliz a tentativa de querer envolver o ex PR nesta análise. Me diga não estará a tentar promover agitação???

Ze Joel Eu até admito que haj debate em torno desses assuntos pois a liberdade de expressão assiste a todo o cidadão constitucionalmente, agora decidiir que se decida em foro prório que é a AR. É verdade que tem ser dentro daquela casa, mas o facto da Frelimo aparecer a se mostrar ceptica e irreceptiva quanto ao potencial anti-projecto é na verdade sintomático de uma regome democrático premitivo, é ilucidativo que não existe um verdadeiro estado de direito, não há separação de poderes e ném ha um debate político sério, mas sim tudo é politicamente orientado(Frelimo&Renamo) hai-de o deputado que ousar votar contra ou a favor desta proposta sem a anuencia do seu partido. Eis a questão da nossa pseudo democracia. Por isso eu deixo o meu recado nos sequintes termos: 

Eu & a minha família vimos apelar a contenção discursiva por parte dos derigentes políticos,académicos, profissionais da imprensa e de todos os seguimentos da sociedade em torno das questões políticas mais cândentes destes tempos. Isso evitará divisionismos no que às opiniões diz respeito e diminuirá o espectro de incertezas e tensão. As nossas contribuições devem, no meu ver e salvo melhor entendimento, contribuir para coesão e não divião(entenda-se divisão de opiniões/sentimentos), para pacificação e não ao clima proceloso, para o alcançe de consesos e não a discódria. A paz e a guerra de alguma forma dependem de todos nós.

Ze Joel Os pronuciamentos de um membro da Comissão Política e Chefe da Brigada central da Frelimo, quadro sénior Eneas Comiche, não pode ser vista como um pronuciamento de um qualquer, aliais, já tornam-se pronuciamentos de "quaisquer" aliando os outros membros séniores que actuaram no mesmo diapasão nestes ultimo dias.

José de Matos Antolinho André, eu SO vou falar sobre a postagem, ja devias saber qwue eu NUNCA discuto pessoas , so mentes pequenass discutem pessoas! Comigo tu vais so discutir o tema da postagem e nao te vou admitir que venhas com as habituais baboseiras contra mim! O tema da postagem é esse das brigadas da Frelimo e vem no jornal e em varios outros sitios que posso trazaer aqui!
Nao vou tolerar que venhas com as habituais baboseiras insinuando copisas sobre mim, nao vais por algemas ao meu pensamento! Muitos ja deram opiniao, eu nem dei opiniao, so questionei!
Estamos entendidos?
Comigo nao vais conversar nesse tom!

José de Matos "Me diga não estará a tentar promover agitação???'
Antolinho André, tenta mais uma vez essa brincadeira e eu te responderei a letra

DjSerito Ossemane eh eh eh eh

José de Matos Serito, mais uma vez , é uma vergonha o que alguns continuam a fazer neste Grupo! Este assunto, nas mais diversas formas, comentarios, conferencia de imprensa, Grupos, comunicacao social, etc., anda por todo o lado, sem problemas! Porque tem de ser problema neste Grupo? Quando vamos melhorar o nivel das conversas/ quando vamos respeitar as opinioes de todos? Isto dignifica-nos como grupo? Porque alguns insistem em por algemas nas opalavras e no pensamento? porque em 2015 continuamos com os msmos conflitos aqui que tinhamos no passado?

José de Matos DjSerito Ossemane, continuamos com a mesma postura do passado e sao sempre os mesmos que envenenam o Grupo! Quando vamos mudar?

Zulfikar Abdurremane Amur E mais um sinal para ver que quem contraria as decisoes do PR sao alguns membros do partido Frelimo e que isso demostram que nao estao interessados com a manutencao da Paz, mas com a sua ganancia de governar sem uma inclusao, sem equidade muito menos justica social.

José António Monteiro Como podem estar contra um ante-projecto que ainda não foi apresentado e não se conhecem as delegações de competências do governo central? As brincadeiras do costume!!!!!

José de Matos José António Monteiro, estas a ver o nivel de debate aqui? O nivel de intolerancia em que os habituais de sempre tentam manipular o que se posta e debate?
Coisas de vergonha!

José António Monteiro José de Matos, isto parece semelhante ao que na altura diziam: "Estamos a concentrar para defender o líder da Renamo e membro do Conselho de Estado..." No momento seguinte atacam o local onde se encontrava Dhlakama. 
Morreram muitos jovens por causa daquela brincadeira...

José de Matos Alguns que andam a agitar e a insultar nem sequer sonham as consequencias dessas posturas condenaveis, José António Monteiro, mas depois gritam e culpam todos se as coisas nao ficarem bem! Eles pensam que nao conversando sobre os assuntos e virem para aqui apenas defenderem Partidos que vao resolver algumas coisas!
Eu andei um pouco afastado deste Grupo e estou estupefacto que em 2015 a postura intolerante e malcriada de alguns continua a ser a mesma do passado!
Nem posso acreditar!

Hélder Bata Já ví que o sr José de Matos é tendecioso. Disse de um possivel referendo e não o afirnei com nenhuma certeza pois, são as leituras possiveis que se me apresentam no atual contexto. Verdades e certezas o tempo nos facultará e a Deus pertencem.

José de Matos Hélder Bata, eu ja vi que nao les nada do que eu escrevo! Onde falei de referendo? Apenas referi que ai nesse texto da imagem nao fala de referendo nenhum, nem podia falar, se vao chumbar é piorque nao vai haver referendo!
pensas que é bomito e ajuda no debate quando me chamas "tendencioso" ? Aprende a ler tuido e a conversar, ok?

José António Monteiro Referendo nas condições em que foram efectuadas as últimas eleições???????? Só pode ser mais uma brincadeira. 
É necessário até 2019 voltar a rever a Lei Eleitoral, despartidarizar o Estado, criar um sistema de controlo do acto eleitoral e contabilização dos votos, etc etc
Só assim, será possível realizar eleições e respeitar a vontade popular expressa no voto!!!!!

José António Monteiro Foram estas as conclusões da MOE-UE. Repetir qualquer acto eleitoral nestas condições é, no mínimo, falta de juízo!

José António Monteiro Temos que implementar primeiro as recomendações da UE:
A MOE UE considera as seguintes recomendações-chave para acção prioritária:
A legislação eleitoral deveria ser revista para proporcionar um sistema de contencioso eleitoral completo e claro, incluindo o mandato e procedimentos do Conselho Constitucional durante o processo de validação a fim de reforçar a certeza jurídica do processo de contencioso eleitoral. 
• Reforçar a capacidade interna operacional e logística da CNE e STAE através de mecanismos mais fortes de coordenação e comunicação entre o nível central e os níveis mais baixos dos órgãos de administração eleitoral, para atestar e garantir o pleno cumprimento na implementação do quadro legal, directivas e instruções por parte das estruturas provinciais e distritais. ( 2 As queixas da RENAMO e do MDM foram rejeitadas pelo Conselho Constitucional a 4 de Dezembro de 2014 com o fundamento de que a maioria dos acontecimentos alegados ocorreram durante o processo de votação e não haviam sinais de que reclamações haviam sido apresentadas nas mesas de assembleia de voto. O CC salientou na sua decisão o principio básico de impugnação prévia na lei moçambicana, o qual determina que reclamações devem ser apresentadas inicialmente onde a alegada irregularidade tenha ocorrido.)
• Considerar o reforço da capacidade do departamento de formação do STAE; melhorar a qualidade geral da formação oferecida aos funcionários eleitorais permanentes e ad hoc (ou seja, representantes partidários) durante o ciclo eleitoral. 
• Melhoria dos mecanismos de comunicação e coordenação entre a CNE/STAE e os partidos políticos e organizações da sociedade civil permitindo a acreditação atempada dos delegados dos partidos e observadores nacionais. 
• Desenvolver um mecanismo adequado e permanente para manter e actualizar o recenseamento eleitoral, recorrer ao registo civil e aos tribunais para permitir que o recenseamento eleitoral esteja livre de eleitores falecidos e eleitores inelegíveis. Possibilitar transferências de eleitores atempadas para que estes sejam incluídos nos principais cadernos de recenseamento das mesas de assembleia de voto. Consideração poderia ser dada à publicação de dados desagregados do recenseamento eleitoral quanto a grupos de género e faixa etária. 
• A Lei de Imprensa deverá incluir disposições regulatórias para os órgãos de radiodifusão sob um sistema de transmissão em três níveis (público, comercial e comunitário). 
• Incluir prazos legais tanto para a apresentação de casos de violações da legislação relativa à imprensa ao Conselho Superior de Comunicação Social (CSCS) como para o CSCS responder a estas reclamações. Violações eleitorais deverão ter um prazo legal mais curto. 
• Para garantir a implementação da legislação eleitoral pelos partidos políticos, é aconselhável melhorar as suas capacidades a todos os níveis oferecendo-lhes acesso a formação sobre o enquadramento legal eleitoral, e especificamente sobre o contencioso eleitoral. 
• Publicar os resultados por mesa de assembleia de voto em cada nível de apuramento, distrital e provincial. Os resultados finais oficiais deverão também incluir uma discriminação detalhada dos resultados por mesa de assembleia de voto.

Yassin Apatiri Oh sr Jose Monteiro esse tipo d xplanacao limite muito a sencibidad d alguns cibernautas! Pra proxima modere, escreveste muito!

Bento Saloy Mazuze Já está a resposta para renamo

Octávio Ramos Cardoso Palhaçada completa. Pena que o PALCO, seja Moçambique.... e os palhaços sempre a mesma merda.

Gregorio Augusto Palhaçada so???

Hélder Bata O sr José de Matos pediu para que lhe tirassem uma dúvida que tinha sobre um assunto, só que ele já tem opinião formada sobre o mesmo e não está nada interessado sobre outras opiniões, por isso não vejo a relevancia de a gente opinar diferente dele. Cadê a diversidade de ideias e opiniões? Não decidimos nada mas, podemos melhorar o debate politico na nossa sociedade.

José de Matos Hélder Bata, eu ja te alertei para te manteres SO no tema da postagem, nao estou interessado na tua opiniao sobre mim nem em outros assuntos que queres trazaer, como ja tentaste com o referendo! Eu nao dei opiniao nenhuma, a intencao era abrir um debate sobre este tema! Se nao queres ou nao tens capacidade para discutir so o tema, por favor fica na bancada!

Ainda nao respondeste a isto, Hélder Bata:

"Quando decidem, fora da AR e antes da proposta ser apresentada, que ela vai ser chumbada, nao estao a desvalorizar a AR, sendo que so ela tem competencia para discutir e decidir se deve ser chumbada? Porque sugeriram que a Proposta seja apresentada na AR quando ja decidiram que vai ser chumbada, ainda antes de ser apresentada?

Imtiaz Vala O SENHOR DA GUERRA José de Matos sempre a desfilar com insultos sobre os discordantes das suas campanhas...

Jasmin Rodrigues Fiquei perplexa Quando ouvi essa do Comiche! Desapontou....

José de Matos Imtiaz Vala, eu nao respondo a canalhices e a promotores da cultura do filhoda putismo! tu és academico, devias participar com civismo nas conversas em vez de entrares em ordinarices!

Octávio Ramos Cardoso O DEBATE POLITICO NUMA SOCIEDADE SEM MATURIDADE POLITICA.... SEGUE SEMPRE O CAMINHO DAS IDEOLOGIAS MAL PARIDAS E RECONHECIDAMENTE ULTRAPASSADAS. NÃO SE ALVOREM EM DEMOCRATAS, QUANDO USAM PALAS COMO CERTOS QUADRÚPEDES E SÓ ENXERGAM UM ÚNICO CAMINHO. AMADUREÇAM E SAIBAM PRONUNCIAR-SE. O FEUDO DE UMA PSEUDO ESQUERDA TRANSVESTIDA DE DEMOCRACIA, NÃO SERÁ CERTAMENTE O QUE MOÇAMBIQUE PRECISA.

Octávio Ramos Cardoso CERTOS SENHORES, TIPO Imtiaz Vala, DEVERIAM IR VIVER PARA A COREIA DO NORTE. LÁ, POR CERTO, SERIAM ESTRELAS CINTILANTES. ATÉ PAGO O VOO....

Hélder Bata Da mesma maneira que o Dhl afirmou, não em forum proprio que ia ser presidente da dita região autonoma de centro e sul... Iá, quando são os outros a manifestarem-se, também em comicios a sua posição, aí já é problema.

José de Matos Qual o tema desta postagem, Hélder Bata? Onde entra Dhlakama?

Timóteo Jacob Augusto Hey Jose de Matos o nome de Dlhakhama tem de entrar nessas conversas sim pork foi ele quem iniciou com a conversa de regioes autonomas, como podemos falar disso sem falar dele se ele eh o maior interessado nisso?

Timóteo Jacob Augusto Ca entre nos, eu nao quero concordar com Comiche mas, na verdade, eu tmbem acho ki mesmo se essa politica for aprovada nao vai ser assim tao facil. O facto ek a Assembleia eh composta por muita gente: contentes i descontentes..

Mussagy Cassimo Nao se pode pensar somente nas regioes onde a renamo ganhou mais sim em todas provincias..somos uma naçao unica i soberana..com as instituiçoes todas elas a funcionar ...desde o poder executivo..legislativo..judial...as eleiçoes que tevemos foram pra eleger os orgaos que estam afuncionar em pleno..se for aprovada uma lei que seja pelas provincias autonomas onde cada provincia ira eleger o seu governante e so teremos eleiçoes daque a 5anos nessa epoca vai se por em pratica a lei.....a intençao da renamo nao se vai materializar nesse quinquenio...a propria renamo sabe dessu....acredito numa naçao unica..unida..coesa..justa....acredito no sonho do Mondlane....

Imtiaz Vala Os saudosistas José de Matos e Octávio Ramos Cardoso essa vossa assessoria barata,pública,gratuita ninguém precisa.Acabou a Era das vossas agitacoes,ninguém anda distraído perante vossas incursões desesperadas e sem rumo...

Octávio Ramos Cardoso Imtiaz Vala, sei bem o que são as tuas ideologias e que professas com devoção. Infelizmente, estás completamente fora de contexto. Usas palavras sem nexo, não tens cultura nenhuma.... a não ser a merda da cassete que tens dentro dessa caixa craniana e, acima de tudo, estás completamente fora de contexto. Vê se digeres esses teus complexos e consegues ter uma postura mais evoluída. Não te intitules dono de verdades obtusas e sem fundamento. A realidade, é outra. Não vivo de saudosismos, meu caro. Sou directo e, não me refugiu em demagogia. Sabes lá do que falas.... lamento por ti. Em relação a essa TERRA, já eu fiz mais por ela, que tu e muitos como tu, poderão fazer, mesmo que vivam 100 anos. Se não sabes de que e de quem falas, melhor que te cales e te elucides. Aprender.... é gratuito, basta crer e ter vontade.
23 hrs · Like · 4

Imtiaz Vala Octávio Ramos Cardoso estás muito embutido nessas visões e argumentos sobre o mundo e as pessoas,saía do mato que estás metido e não sejas mais um José de Matos.

Jasmin Rodrigues Bem ditto! Uma coisa e Nascer sem neuronios e outra e te-Los bem atrofiados por falta de USO...
23 hrs · Like · 1

Octávio Ramos Cardoso No mato estás tu, Imtiaz Vala, e nem te dás conta disso. Mato de ideias, de cultura, de visão, de conhecimento. Cresce e aparece !!!
22 hrs · Like · 3

José de Matos O Imtiaz Vala ja nem esta no mato, ele mesmo é o proprio msto! O tipo tem formaçao academica mas nunca o vi discutir com coerencia e educaçao qualquer tema!
Imtiaz Vala, nos aqui so quisemos saber uma coisa muito simples: como é possivel a Frelimo chumbar uma proposta que nao conhece e nao foi a AR! Incomoda-te que alguem questione, nao é? Tu confias muito na impunidade da canalhice mas seras sempre confrontado!
21 hrs · Edited · Like · 4

Octávio Ramos Cardoso Formação aca quê? Académica? Faculdade de quê?
20 hrs · Like · 2

53 Views



smile emoticon Não venha um perceber outras coisas, sff


Imtiaz Vala José de Matos deixa de agitar,manipular,assessorar GUERRA nas Redes Sociais com ares de imparcial e sábio.Estás sempre na mesma tecla,reinventa te e contribua para a PAZ em Moçambique.AGITADOR...

Zulfikar Abdurremane Amur existe ou não autarquias superiores na constituição? Estamos aqui a agir como inimigos, como se a paz fosse importante para alguns e outros não. Somos moçambicanos, se alguns reclamam e porque algo não vai bem, Moçambique e feito por todos os moçambicanos e não por um punhado de moçambicanos. Se queremos manter a paz, então tem de haver consenso.
15 hrs · Like · 1

Dino Ernesto Stonquen eu creio pork moz e uni i indivizivel

14 hrs · Like · 1


Noor Cabir Na baixa hehehehehe

Antolinho André Os intervenientes devem moderar a linguagem nao necessidade de usar a linguagem da rua como "canalhice", "filho da putismo", essencialmente deve se abster o uso destes adjectivos se nos consideramos adversários e não inimigos.
13 hrs · Like · 1

José de Matos Octávio Ramos Cardoso, por incrivel que parece esse verme do Imtiaz Vala tem mesmo formacao academica, mas nao passa sde um analfabeto!

José de Matos Antolinho André, vai ali a esquina ver se esta a chover! Deves estar a pensar que ficas impune se insistes em ataques pessoais! Eu copiei varias coisas que tu tens escrito, os insultos, a uinsinuacao baixa, desde a muito tempo, as campanhas que tens feito contra mim, o modo como tens envenernado este Grupo! Continua assim e eru garanto-te que irei sempre retaliar, nao te admito faltas de respeito nem tenho medo de ti!
O meu apelo continua a ser o mesmo, Antolinho André: verm para o debate com respeito e tolerancia, estas guerrinhas nao nos dignificam como pessoas e como grupo!
12 hrs · Like · 2

Antolinho André Sejamos razoáveis. Como é possível interagir com verme,José de Matos? O Imtiaz Vala representa o Moçambique porque moçambicano ao tratá lo de verme está indirectamente chamando todo o moçambicano. Se nós somos vermes o que pretende dos moçambicanos?

José de Matos Zulfikar Abdurremane Amur, era exactamente esse tipo de debate que eu queria promover aqui,, mas os habituais sabotadores nao querem! esses debates andam em todos os sitios, TV, Grupos, etc., sem qualquer problema,, mas aqui neste Grupo nao podemos conversar!

Yassin Apatiri Ta forte isso!
12 hrs · Like · 1

José de Matos Antolinho André, o Imtiaz Vala anda ha anos em ataques pessoais contra mim, em varios sitios, com calunia e difamacao, que sao crimes em Mocambique! Ele ja fioi chamado a atencao em varios sitios, posso ate traszr a opiniao sobre ele de um dos mais conhecidos intelectuais moçambicanos! O motivo que ele me ataca é que ele pensa que eu sou inimigo!
Antolinho André, nao caias mais no ridiculo! O Imtiaz Vala nao representa Mocambique e nem representa a Frelimo, so represemta a ele proprio! Nao brinques comm coisas serias, os moçambicanos nao teem postura de insulto e intolerancia!
Antolinho André, tu vens sempre com essa conversa dos moçambicanos, queres passar a ideia de que eu nao sou moçambicano! Eu ja te repeti muitas vezes, tu vais ter de comer muita matapa para me dares qualquer licao de moçambicanidade!
O meu pedido continua de pe, Antolinho André: parem com essa postura insultuosa, vamos conversasr com reaspeito , coerencia e tolerancia< Eu nao sou inimigon de ninguem, a unica coisa que exijo é tolerancia ev respeito!
12 hrs · Edited · Like · 1

José de Matos 'deixa de agitar,manipular,assessorar GUERRA nas Redes Sociais com ares de imparcial e sábio.Estás sempre na mesma tecla,reinventa te e contribua para a PAZ em Moçambique.AGITADOR"

Antolinho André, quem escreve isto representa mesmo Moçambique? Alquem tem de aceiotar insultos? Copmo se pode discutir com pessoas com essa postura insultuiosa?

José de Matos "AGITADOR,ASSESSOR DA GUERRA.Esta todos dias nas Redes Sociais a agitar GUERRA entre irmãos Moçambicanos."

Antolinho André, calunia nao é crime? Isto representa os moçambicanos? Como lidar com estas pessoas? Aceitar o insulto?

José de Matos "Me diga não estará a tentar promover agitação???"

Antolinho André, quando escreves isso sobre mim, estas a debater alguma coisa?

José de Matos "saía do mato que estás metido e não sejas mais um José de Matos."

Antolinho André, isto dignifica alguem e é debate?

Yassin Apatiri Voces os dois sao patetas!

Jasmin Rodrigues Por onde anda o sr administrador do grupo???

José de Matos "Não te fica bem querer agitar as mentes"

Jose de Matos, tenta se encontrar e evite a agitação. Abaixo a agitação!"...See More

José de Matos Ahahahahahah, José agora é que atingiste o nível do cúmulo totalmente desorientado por não conseguir controlar as suas bobaceiras que considera interacção inteligente.

Antolinho André, pensas mesmo que isto te dignifica como pessoa e dignifica o Grupo?

José de Matos Imtiaz Vala e Antolinho André, esta conversa do Imtiaz dignifica o Grupo?

Caro José de Matos,desculpa me.Sabemos que não és moçambicano e nem possuis algo de moçambicano.Deves preocupar se com a sua pátria,na resolução dos graves problemas que estão a afectar vos.Qual a autoridade que possuis para meter se nos assuntos dos moçambicanos.Pensas que pela internet,facebook,celulares vais agitar,desestabilizar Moçambique?Engana te caro José de Matos.A sua estratégia de dividir para reinar estamos muito atentos e vamos ensinar os seus amigos do MDM a serem efectivamente democráticos. Incoerência entre o discurso e a pratica esta caindo a mascara de violência politica atrás de violência politica.Por eleições,pacificas,justas em Moçambique e Nampula estamos e vamos avançar bem firmes.Mais não disse.

Orlando Chirrinze Confesso-me decepcionado com a atitude dos membros seniores do meu partido, que desafiam publicamente as decisões do PR
11 hrs · Like · 3

José de Matos Muito obrigado pela coerencia, Orlando, outra coisa nao podia esperar de ti! Eu levantei apenas um ponto para discussao, que
Infelizmente alguns nao quiseram compreender!
Sao pessoas como o Imtiaz Vala e o Antolinho André que dao uma pessima imagem ao teu Partido!

Orlando Chirrinze Admira-me muito que o "compatriota" José de Matosainda se deixe inquietar com as coisas que certos concidadãos nossos dizem e escrevem (a seu respeito e a respeito do país). Eu tenho discordado em cerca de 80% com ele, mas nunca perdi a elegância porque o facto de eu ser membro do partido no poder não significa que eu esteja sempre certo.
Defendémos, num passado recente, que não haveria partidarização dos órgãos eleitorais, que a AR não iria obedecer às ordens saídas do CCJC e que, com ou sem a Renamo e Dhlakama, teríamos eleições em Moçambique. A realidade provou-nos o contrário. 
Agora estamos a debater o assunto das regiões autónomas e já avançamos que não vai dar em nada. Era interessante que se fizesse auscultação pública para se saber o que o povo realmente quer. Se o povo é que é o patrão, então o povo é que manda. As leis são feitas ara servirem à sociedade e quando esta tem outros anseios, as leis são adequadas a tais anseios (mudam). Se o povo assim o desejar, mudarmos a constituição e faremos a vontade do povo. A resposta do povo está no referendo.
11 hrs · Like · 2

Antolinho André José de Matos, já disseste tudo: nós moçambicanos somos "canalhas", promovemos "...cultura de filho da putismo..", enfim muitos adjectivos pejorativos nos identificaste nos seus discursos. Mas tudo isso porque nós outros não comentamos como o sr. Zulfikar Abdurremane Amur. Quer dizer aquele que tiver ideia contrária a tua fica rotulado de imediato como seu inimigo? Falei e reitero de que o teu post induz a certas pessoas como eu a agitação e isso é minha percepção não é nenhum insulto é ser real para comigo. Outrossim os posts deste autor tem o mesmo alinhamento. Por exemplo a dúvida que apresenta a razão deste tema será por desconhecimento que um projecto só pode ser chumbado na AR e nunca fora dela? Como pode duvidar homem estudado e competente? Que mensagem pretende nos transmitir com este post e ainda nos aconselha a debater com isenção, que isenção quer? Falar do mau comportamento dos brigadistas, do Partido Frelimo? E isto onde nos pode levar? Para mim isso seria assessorar os contrários da Frelimo que julgo incorrecto se queremos isenção. Outro aspecto que me corrobora é o facto do autor reagir negativamente quando entra um comentário falando da digressão do lider da renamo quando o movimento que refere está intrinsecamente ligado. Afinal o que quer?
11 hrs · Like · 1

José de Matos Antolinho André, eu nao vou perder mais um segundo com a tua manipulacao!
Nao metas outros ao barulho, eu e muitos teus camaradas conversamos bem em muitos foruns, sem problemas, nao generalizes, ate porque aqui sao poucos os que teem a tua postuira! Eu respeito muito quem me respeita!
Os meus parametros sao estes: comigo vais ter de conversar com educaçao e tolerancia! Insistes no insulto e na insinuaçao, e eu ca estarei para te responder!
Entretanto eu renovo o apelo: vem a conversa, vamos debater com seriedade, sem pedras na mao!

Bom dia e bom fim de semana!

Noor Cabir Jasmin Rodrigues no meu bolso não está!

Antolinho André Meu estimado Orlando Chirrinze, estará a andar desinformado ou apenas quer alimentar a conversa? Então te peço que procure a ideia que norteia o processo. Existe uma campanha que pretende fazer transparecer que existe um desencontro entre o PR e o Part...See More
11 hrs · Like · 1

Alexandrejunior Mandlate Ilustre O. Chiridza obrigado pela actuacao imparcial e bem assim pela fresca memoria, alias aqui vale lembrar que quando a Renamo anuncio a necessidade do dialogo (que ate hoje corre no CCIJC) a Frelimo na voz do seu entao Porta-voz E. Macuacua dizia: ...See More
11 hrs · Like · 1

Antolinho André José o respeito deve ser recíproco. Se usa a linguagem de respeito mutuo ah aí haverá debate. Deve ser debate de igual para igual com devido respeito e nao de canalhice e filho da putismo.

Orlando Chirrinze O meu problema, Cda Antolinho André, é que parece subentender-se que o partido não gostou da "solução" encontrada pelo PR (de orientar a Renamo a submeter o seu anteprojecto à AR, a casa das leis). Estamos a antecipar a decisão final é fazer juízos de valor sobre uma proposta que ainda nem está na mesa. Eu participo em todas as reuniões de alto nível do partido na minha província e no meu distrito porque faço parte dos órgãos do partido, mas confesso-me indignado. Se eu não dissesse o que sinto estaria a ser hipócrita.
11 hrs · Like · 1

José de Matos Antolinho André, eu ja me tinha despedido! Tudo o que estas a dizer é consequencia da postura de alguns, e dei-te varios exemplos da tua postura condenavel!
A proposta continua: respeito e tolerancia! 
Ponto final!

Antolinho André Está no seu direito caro Orlando Chirrinze. Eu até à principio tinha o mesmo entendimento como o teu mas depois de acompanhar com calma acabei entendendo. Se reparou a renamo quer capitalizar a anuência do PR na canalização do anteprojecto como dado te...See More
10 hrs · Like · 1

Orlando Chirrinze Nisso concordo

Orlando Chirrinze Vamos apelar aos dois partidos para se manterem calados enquanto o assunto não for discutido em sede da AR.
10 hrs · Like · 2

Isac Salvador Isso mesmo manter-se calados ate que possa ser discutido na sede mesmo positivo
10 hrs · Like · 1

Antolinho André José de Matos, vai onde quiseres está no seu direito mas impedir que eu continue a intervir é o que não gosto e nem tolero. Porque ponto final? Tu é que me conduzes? A postura condenável que te referes a meu respeito peca em não ser imparcial pois só referes a minha parte mas deixa a tua parte que originou. Falta de transparência isso. A porposta que coloca deve ser recíproca. Igualdade absoluta. Nem tu nem eu somos importantes por isso nada de insultos que nao nos levam a lado nenhum.
10 hrs · Like · 1

Antolinho André Plenamente de acordo com os manos Orlando Chirrinze eIsac Salvador. Só que isso será uma missão impossível porque consta que o Dhlakama reiniciara digressão pelas províncias onde teve maioria. Espero que nessa digressão não fale na ideia diabólica de regiões autónomas.
10 hrs · Like · 2

Isac Salvador Espero o mesmo
10 hrs · Edited · Like · 1

Alexandrejunior Mandlate Ou seja os dois gigantes movimentos politicos e historicos em celebrar a cordos que nao rspeitao (a Frelimo e Renamo), estao em degressao. So para ser imparcial o' grande Antoninho!

Antolinho André Irmao alexandre júnior, a Frelimo e Renamo nunca assinaram acordos. A renamo se recusa ter qualquer conversa com a Frelimo preferiu o governo. Por conscidencia é governo da Frelimo. Os acordos assinados entre governo e renamo não tem vinculação na Frelimo como partido.

Alexandrejunior Mandlate Ainda bem ate porque pressupoem se que o governo se uma maquina bem extensiva e com uma autoridade muito mais que ...

Alexandrejunior Mandlate Alexandre Junior e nao alexandre junior afinal e' nome proprio

Gabriel Fortuna Este e' q e' o proposito d Jose de Matos c a mente ocidentalizada quer instigar a violencia entre mocambicanos, quer q filhos desta patria fiquem dividids...enquanto isso roubam td q e' nosso....abaixo ocidentalismo em Moz e viva a uniao ds Mozs....


José de Matos Gabriel Fortuna, mas que comentario infeliz, isso nao passa de um ataque pessoal! outros souberam discutir, tu nao sabes!
Coisas de vergonha!
9 hrs · Like · 1

Jasmin Rodrigues Kkkkk sr Fortuna..e k acha K fazem os chineses aqui?? E os paquistaneses??esses Nao querem instigar...querem so explorar os nossos recursos na calada....no seu ponto de vista deve ser melhor abater (sim pois diz abaixo!) os pobres coitados sem eira nem Beira, como o Jose de Matos, k so tem um profundo senso de cidadania, Amor e paixao pelo pais mas com uma mente ocidentalizada, do que abater aqueles China's que fazem dinheiro a nossa custa e dos nossos recursos, sob a ilusao de que somos pobres, estamos em Paz e que somos um pais democratico!!!?!! E isso????! Kkkkk .... Muito engracado
9 hrs · Like · 1

DjSerito Ossemane Mas que patetice e esta? cada um pior que o outro! respeitem se para serem respeitados

Gabriel Fortuna Na sua opiniao José de Matos...melhor voltar a ler o meu comentario e compara ao teu...

José de Matos Gabriel, eu so discuto temas, nao discuto pessoas, tu queres discutir sobre mim, eu nao vou tolerar! Comigo so vais conversar, e com respeito, sobre o tema! So mentes pequenas discutem pessoas!
Comigo nao vais conversas nesse tom, nao vou tolerar!

"Este e' q e' o proposito d Jose de Matos c a mente ocidentalizada quer instigar a violencia entre mocambicanos, quer q filhos desta patria fiquem dividids...enquanto isso roubam td q e' nosso....abaixo ocidentalismo em Moz e viva a uniao ds Mozs....

Gabriel Fortuna A sua mente e' q e' mais pquena e mediocre...o seu tema e' desnecessario neste momento...pq n tras temas conciliadores...sempre procuras um culpado...os mocambicanos n precisam d culpado mas sim d solucao ds problemas...a sua inteligencia devera tender para unir n para separar...

José de Matos Gabriel, continuas a discutir sobre mim! Mente muito pequena! Nao seras tu quem me vai dizer o que devo postar! nao sei se reparaste esse tema vem no jornal e na TV!, nao foi inventado por mim! Alguns perceberam o tema e discutiram bem, porque nao fazes o mesmo?
Pela ultima vez: comigo so vais conversar sobre o tema e nao vou tolerar os teus juizos sobre mim!
9 hrs · Edited · Like · 1

Mateus Juma Já estão a irritar nos com esses vossos comentários de ataques pessoais por favor parem com isso. José de Matos és crescido põem se em baixo e para com isso .outros comentários mexem comtgo e da te comichão de responder. Por favor Responde o no pvt da pessoa

José António Monteiro Estatutos da Frelimo parecem ser inconstitucionais quando indicam que a comissão política coordena a acção do governo!
Quando e como pode um órgão de soberania do Estado - governo - que tem como chefe outro órgão de soberania - o Presidente - serem coordenados por um partido????

Mais uma carroça à frente dos bois?
9 hrs · Like · 1

José de Matos José António Monteiro, devias colocar uma postagem independente sobre este assunto!
9 hrs · Like · 1

José António Monteiro Já enviei para publicação e aguardo aprovação José de Matos

José de Matos José António Monteiro, acionaram outra vez a pre-aprovacao das postagens? Enfim ...
Imtiaz Vala, eu vou continuar a repetir: eu nao reaspondo a canalhices!
8 hrs · Like · 1

Imtiaz Vala E preciso sublinhar que o Presidente da Republica,como Chefe de Estado,Pai da nação e mais alto magistrado da Nação e o garante da Constituição .No exercício da sua magistratura esta aberto ao dialogo e te, dialogado com todas forcas políticas e da sociedade civil.E foi neste contexto de abertura que recebeu e ouviu o líder da renamo.No âmbito da governação participativa e inclusiva o Chefe do Estado tem auscultado todas as forcas vivas da sociedade as quais apresentam os seus pontos de vista sobre diversas matérias .E foi neste contexto que no encontro havido com o líder da renamo !este apresentou as suas idéias e o Chefe de Estado não assumiu nenhum compromisso,orientou sim ao líder renamo para que apresentasse as suas idéias em sede própria ,respeitando assim o principio de separação de poderes e o direito que assiste a renamo de apresentar suas propostas em sede própria ,direito que assiste a todos os cidadãos individualmente ou organizados em Partidos políticos ou organizações da sociedade civil.

A Frelimo,como qualquer Partido Político tem o direito de concordar ou não concordar com as opiniões da renamo e tal como a renamo tem o direto de apresentar as suas idéias publicamente ,a Frelimo também tem o direito constitucional de poder apresentar publicamente as suas idéias ou reagir publicamente as idéias já publicamente colocadas .

Portanto devemos saudar esta postura de simplicidade,humildade,paciência ,prudência ,inteligência,tolerância ,abertura e de dialogo do Chefe do Estado e o seu comprometimento e pragmatismo na busca de soluções que respondem as preocupações dos cidadãos com realce para a Paz e o bem estar.Devemos exaltar a disponibilidade do Chefe do Estado para ouvir idéias de diferentes sensibilidades e o seu respeito pelas atribuições e competências dos órgãos constitucionalmente instituídos. Devemos desconstruir a idéia de que há um conflito ou contradição entre o Presidente da Republica e o seu Partido. O Dlakama hoje sai de Maputo e vais as províncias .Ha também informações de que ha movimentações de homens armados da renamo,a renamo não colabora para o seu desarmamento .Devemos denunciar esta agenda de Desestabilizacao do pais e de tornar o pais ingovernável ,instalar o caos e chantagear o governo .

Andre Alfandega Falaste bem e muito bem. Assim seja

José António Monteiro Imtiaz Vala, como pode a Frelimo ser contra uma proposta que ainda não se conhece. O Chefe de Estado, Chefe do Governo e garante da constituição autorizou a Renamo a apresentar um ante-projecto na AR. Se o respeitamos devemos aguardar calmamente pois ninguém sabe o que vai aparecer.
Todos vocês respeitam muito o Chefe de Estado mas pelos vistos não confiam nas suas capacidades.
8 hrs · Edited · Like · 1

Almaydah Bakar É como a pescada...
Antes de o ser já o era...

José António Monteiro Deixem-me abrir-lhes os olhos.
Acham mesmo que o Chefe de Estado não vai acompanhar a construção do ante-projecto até para que não fuja ao acordado nas linhas gerais? Parece que eu confio mais nas capacidades de Nyusi que aqueles que votaram nele.
Já chateia esta ala militarista da Frelimo...
8 hrs · Edited · Like · 1

Zulfikar Abdurremane Amur Ja era de se esperar a contrariedade entre as decisões do PR e a Frelimo. O PR quer dialogo e paz e teve conversações com o lider da Renamo e o presidente da Frelimo manda os seus pupilos para por a população agitada dizendo que nao queremos divisao do pais. Autarquias superiores nao e divisao do pais. Afinal quem esta instigar violencia e agitação?

Merage Adamo Assembleia da República e para legislar, ou para receber ordens por força das armas? Que a Renamo apresente o seu projecto. Se não for consensual que seja chumbada. A César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Qual e o partido de oposição democrático que tem militares e armas no mundo.

José de Matos Noite Informativa 

O comentador da Noite Informativa da STV Notícias, Adelson Rafael, diz que os pronunciamentos dos membros da Comissão Política da Frelimo que contrariam os entendimentos entre o presidente da Renamo e o Chefe de Estado são precipitados e inoportunos. 

Por sua vez, Jaime Macuiane diz que as diferentes ideias dentro do partido Frelimo podem ter sido causados pela falta de consenso interno. 

Já Sheik Saíde, um dos observadores das negociações entre o governo e a Renamo no Centro de Conferências Joaquim Chissano, apela ao diálogo constante e ao respeito pelo pluralismo de ideias no país.

José de Matos Merage Adamo, qual o tema da postagem? O tema da postagem 
é que dizem que o Projecto vai ser chumbado, ainda antes de o comhecerem!

Merage Adamo O governo e a Renamo, não a Frelimo e a Renamo. E no parlamento que aprovam ou chumbam as propostas de lei(assunto do governo). A bancada e da Frelimo e não do governo. Que o partido faça a sua parte e o governo a sua. A Renamo faz os seus pronunciamentos e a Frelimo que também faça. Fim ao cabo são duas doutrinas políticas antagônica.

José de Matos Merage Adamo, ha mesmo divisao entre Governo e Partido? A bancada da Frelimo pode tomar uma decisao independente da Comissao Politica da Frelimo? Quando membros seniores da Frelimo dizem que o projecto vai ser chumbaso, antes de ser apresentado, é correcto?

Merage Adamo Isso e normal dizermos o que defendemos. Sou do Benfica, claro que Benfica vai ganhar , mas o jogo ainda não acabou. Sou livre de opinar o que tenho convicção.

José de Matos Calma ai, nao é bem assim! A bancada no Parlamento responde ao Governo ou ao Partido Frelimo?

José de Matos Merage Adamo, com que entao o Benfica de certeza que "claro que vai ganhar", antes de o jogo acabar? Isso nao é opiniao, é conviçao!

Merage Adamo A Frelimo tem estruturas e quadros pensantes próprias para debaterem para decidirem sobre a matéria. Irão fazer um comunicado sobre a sua posição com argumentos...

José de Matos Merage Adamo, a camarada Sortane, quadro serio da Frelimo, aconselhou a nao comentarem antes da decisao ser tomada no Parlamento! Entretanto, osd brigadistas, estao no terreno a dizer que a proposta vai ser chumbada, antes de ser apresentada! Como é?

Merage Adamo Quais são as convicções da Renamo ? Guerrilheiros e armas? Este partido de oposição ameaça.

José de Matos Merage, assim nao é debater, esse nao é o tema da p[ostagem! Estamos a conversar sobre um tema especifico!

Merage Adamo O sr Dlakama está no terreno a pregar missa?

Merage Adamo Sr José Matos , não fugi do tema. Aqui há causas e efeitos ou não?

José de Matos Se calhar esta, mas nos aqui, os dois, em, nome do dialogo serio, deviamios conversar SO sobre o tema, nao sobre detalhes perifericos que nao tem nada a ver com o tema!

Merage Adamo Concordo. O encontro entre nhusy e dhakalma permitiu k os deputados parassem de importunar seu presidente para tomarem posse. Serviu de escapatória para ele.

Merage Adamo Sobre o temo de regiões autónomas trata-se da vida de um povo e não de um partido. Aí vou dizer u k sr não gosta e preciso REFERENDO

José de Matos E O Presidente Nyusi sugeriu a Dhlakama que apresentasee o Projecro no Parklamento!
Entretanto, lideres da Frelimo estao a dizer que o Projecro vaio ser chumbado! Isto antes de o Projecto ser apresentado ao Parlamento!

José de Matos Merage Adamo, se o Projecto vai ser chumbado, obviamente que nao ha referendo! Ou tem outra leitura? Eu nao tenho problema de Referendo, so esto a comentar o tema da postagem, que nao fala de Referendo!

Merage Adamo A forma como nasce o projecto(ameaças, caos,etc,etc,) trata-se de um nado-morto não de um nado-vivo

Merage Adamo Fazer Política não e fácil. A Renamo tem um grande defic nesta área . A maquina(os Quadros) da Renamo são raros. Só dlakama não da.

José de Matos Merage Adamo, isso é opiniao, e a camarada Sortane alertou para evitarmos opinioes sem o Projecto ser apresentado!
O projecto tem de ser apresentado e discutido la no Parlamento!

Merage Adamo E vai ser discutido. O povo vai acompanhar os debates. Aí vamos trocar as nossas as ideias. Se a Frelimo falhar vai ser castigada, se a Renamo falhará tbem será.

José de Matos Merage Adamo, vai ser discutido como se ja foi chumbado, antes de ser conhecido?

Merage Adamo Olha o Benfica está a perder....igualzinho lá no Parlamento(campo de jogo)

Merage Adamo A Renamo não vai apresentar o projecto?

José de Matos Marage, como assim? Entao nao me garantiu que "claro, o Benfica vai ganhar" ? Ou agora vai-me dizer que o jogo ainda nao terminou?

José de Matos Que eu saiba, vai ssim apresentar o projecto a seu tempo, mas é preocupante dizerem que vai ser chumbado antes de ser apresentado! Neste momento ninguem sabe o que esta no projecto, mesmo dentro da Renamo sao poucos, penso1 Entao como pode ja ter sido chumbado?

Merage Adamo Comparando com a Frelimo que diz que vai chumbar ...claro que ainda não entrou no parlamento. Estamos a descutir ideias não os factos

José de Matos Nao entrou, sabemos, mas ja foi chumbado, é disso que estamos a falar, ou nao?

José de Matos Imtiaz Vala, repito: eu nao respondo a canalhices! Vem conversar com coerencia, ddesiste de postura de verme e conversa de latrina!

Almaydah Bakar O 'camarada' Nyusi parece-me uma pessoa bastante 'à frente' ...aberto ao dialogo , conciliador , tem demonstrado procurar ser a solução e não o problema , ao contrario de muitos 'camaradas' que são autenticas pedras na engrenagem que não permite que a maquina funcione, este caso , do projecto das Regiōes , é a demonstração clara disso!
1 hr · Like · 1

Merage Adamo Afinal a Democracia tem um poder legislativo que e parlamento. E lá que aprovam as leis. Apresentem o projecto. Mas esse projecto e a força das armas e não uma doutrina política com a sustentação de um argumento plausível. Entreguem os militares e as armas e vamos fazer política

Imtiaz Vala José de Matos que conversa você apresenta nós?Defender divisão de uma Nação recente como Moçambique?Faça parte da construção e não da destruição José de Matos.Nem por referendo nenhum Moçambicano vai votar na destruição do país isto esta mais que visível.Acorda José de Matos...

José de Matos Merage, andamos aqui as voltinhas! O projecto vai ser apresentado sim, mas nao é esse o problema, o problema é dizerem que vai ser chumbado antes de ser apresentado!

José de Matos Imtiaz, as tuas babioseiras nao me incomodam minimamente! O que estamo aqui a discutir, e tu finges que nao entendes, é que estao a dizer que o projecto vai ser reprovado antes de ser apresentado e discutido no Parlamento!
As tuas canalhices de opiniao sobre mim nao me incomodam minimamnete! Tu nao tens a minima credibilidade entre os teus camarads, eu te garanto, isso eu sei!

Merage Adamo Se o meu professor dizer que vou chumbar no exame, problema dele. Eu estou preparado para passar e vou provar isso. Eu também estou convicto que esse projecto não tem pernas para andar....e projecto de um homem não de um PAIS.

José de Matos Quem deve decidir se tem pernas para andar, é o Parlamento, nao sao os Merages e Valas desta vida! Simples! Se ja reprovaram o que nao conhecem, isso é inaceitavel em democracia!

José de Matos Imtiaz Vala, ladrar ladras tu e os da tua laia, és um porco ordinario que nao tem capacidade de dialogo! Ja te disse, eu nao perco tempo com canalhices, tu nao tens credibilidade nenhuma nem no grupo nem na Frelimo, posso provar-teb isso!

Merage Adamo São os camaradas que vão decidir sim. A maioria conta na democracia em todo mundo. A Frelimo não pode trair os Merages os Vala....
1 hr · Like · 1

Almaydah Bakar Ilustres Imtiaz Vala e Merage Adamo , voces conhecem o projecto da criação das regiōes como se pretende que venha a funcionar? ou falam empiricamente? Como podem julgar algo que desconhecem?
1 hr · Edited · Like · 1

José de Matos Ladrar ladram os canalhas e porcos ordinarios como tu,Imtiaz Vala, ainda estas na latrina! canalhhices e promotoreas do filha da putismo nao teem credibilidade!
és um mentiroso sem escrupulos, esse assunto esta em todo o lado e tu és o unico que entra na canalhice!

"Noite Informativa 

O comentador da Noite Informativa da STV Notícias, Adelson Rafael, diz que os pronunciamentos dos membros da Comissão Política da Frelimo que contrariam os entendimentos entre o presidente da Renamo e o Chefe de Estado são precipitados e inoportunos. 

Por sua vez, Jaime Macuiane diz que as diferentes ideias dentro do partido Frelimo podem ter sido causados pela falta de consenso interno. 

Já Sheik Saíde, um dos observadores das negociações entre o governo e a Renamo no Centro de Conferências Joaquim Chissano, apela ao diálogo constante e ao respeito pelo pluralismo de ideias no país. O País
1 hr · Edited · Like · 1

Merage Adamo De modo como nasceu esse projecto (ameaças) não pode ter vida e para morrer

José de Matos Canalhas e promotores do filhodaputismo nao teem a minima credibilidade, Imtiaz! Discute o tema!
1 hr · Edited · Like · 1

Imtiaz Vala Cão que ladra não morde,e provaste nos José de Matos...

Paulo Gote Imtiaz tu tens um comportamento pior que de um cao vadio se nao tens nao tens nada a fazer fica ai quieto a cocar os teus ao em vez de criar convulsoes ao grupo tu nao passas de um intriguista
54 mins · Like · 1

Jasmin Rodrigues Jose de matos...bloqueie o Vala!! A intencao a meu ver de uns e outros..e anular/ sabotar qualquer meio/canal/ discussao onde se debate assuntos politicos...ainda Nao percebeu?? Kkkk ele tira as pessoas do serio...sabota as Postagens de modo que a troca inteligente de ideias fique cancelada! Kkkkkk
54 mins · Like · 3

DjSerito Ossemane Administradores Noor Momade e Joao das Neves Por favor ponham ordem neste post! Os insultos e ofensas ja passaram do limite

Jasmin Rodrigues Joao das neves ...Cade a sua Mao firme?? Sr Noor?? Porque que e impossivel debater se ideias onde esteja envolvida a Frelimo?? E PORQUE O SR VALA AINDA NAO FOI EXPULSO DESTE GRUPOOOOO.???

José de Matos DjSerito Ossemane e Jasmin Rodrigues, a mao forte, que ha tanto tempo pedimos, é eu ser expulso e o veneno continuar!
Que seja!

José de Matos Jasmin Rodrigues, fica aqui para ver! Eu andei ausente deste Grupo, nao quiseram tirar os agitadores, sairam muitos membros outrose outros ainda estao mas nao participam! Esta ai a explicacao, o veneno continua!

Jasmin Rodrigues Que seja Jose de Matos!!! Importante e que se for expulso, o sr Vala (Nao sem como ainda Trato este senhor com tal respeito) tb tera de ser!! E estou para ver essa ACCAO!!!

José de Matos depois me dizes, Jasmin Rodrigues, eu ja nao tenho pachorra para esta pouca vergonha, e eu tenho muitos foruns serios onde conversamos todos com respeito!

Jasmin Rodrigues Mais JM motivo para achar que ser expulso do grupo so lhe sera benefico! Os Reis desta discusses Sao Mesmo Gente estupida, quadrada de pensamento e acima de Tudo despicable de valores basicos de civismo!! Mao se aprende nada destas discusses para alem de insultos, ataques pessoais...sinto me mais BURRA e menos mocambicana Cada vez k Tenho k interagiu com algumas pessoas aqui deste grupo .....
42 mins · Like · 1

Jasmin Rodrigues Sr Joao das Neves!!!???

José de Matos Sim, Jasmin Rodrigues, a minha imagem fica muito prejudicada em andar por aqui a discutir com pessoas com agendas bem claras>\! Mas eu so vim para testar a temperatura e o veredicto é que esta na mesma, nada mudou
Portanto...

Hélder Bata Já agora, o Benfica ganhou 3-1...

Merage Adamo Essa era minha convicção ...que o Benfica iria ganhar....que o projecto ganhe ou chumba no parlamento(campo de jogo político).

Almaydah Bakar Pois ganhou Helder Bata, Mais uma vez foi levado ao colo para chegar a vitoria!
28 mins · Like · 1

Merage Adamo Kkkkkkk....mas ganhou quem decide e o árbitro (cne , cc)

Merage Adamo Vamos debater, brincar, continuarmos amigos com diferentes ideias....


Almaydah Bakar Pois é amigo Merage Adamo , o que interessa é ganhar não importa como... Não Podem ser estes 'valores' que Devemos deixar como legado as futuras geraçōes!
12 mins · Like · 1

Jasmin Rodrigues Como se pode desejar que se deixe outros valores...se Nao se sabe/ conhece nenhum outro para alem deste??? As geracoes vindouras estao condenadas!!
10 mins · Like · 1

José de Matos Eu vou retirar esta postagem e bloquear o Imtiaz Vala e oAntolinho André e acba-se o problema, o que se esta a passar aqui é uma vergonha para o grupo!

Jasmin Rodrigues Sugiro k Aguarde ate Amanha....pois gostava de ver uma atitude dos administradores...sem terem k usar da DESCULPA de estarem ocupados e Nao terem visto.... Deixe por enquanto..e a Minha sugestao....pois ai teremos provas k de facto existem filhos e enteados! E urgente uma accao! Sou Tao membro qto alguns bestas aqui ....

Merage Adamo Respeitar as instituições, respeitar as regras de jogo. As armas de guerras nas mãos dos partidos de oposição isso não. A oposição faz política e não a guerra. Estes são os valores que devemos deixar como legado aos nossos trinetos, bisnetos e netos

Sem comentários: