segunda-feira, 23 de março de 2015

A corrida para a reunião do Comité Central da Frelimo já começou.


14 hrs · 
No Hospital Geral da Polana Caniço
Doente morre por falta de assistência imediata (‪#‎canalmoz‬)

Na origem está a falta de aparelho de medir tensão arterial
Maputo (Canalmoz) – Uma jovem de nome Nádia Fabião Hoguane, de 26 anos de idade, residente no Bairro Polana Caniço “B”, na cidade de Maputo, morreu no passado dia 5 de Março nas imediações do Hospital Geral da Polana Caniço.
Segundo contaram ao “Canalmoz” os familiares que testemunharam a tragédia, Nádia Hoguane saiu de casa naquele dia por volta das 7.00 horas, para ir ao Hospital Geral Polana Caniço.
“Na noite do dia anterior, ela teve vertigens e caiu aqui dentro de casa. Recuperou e dormiu. No dia seguinte, acordou e foi ao hospital, para ir medir a tensão. Quando lá chegou, foi mandada para uma farmácia privada medir a tensão arterial”, narra uma das tias.
Quando Nádia Fabião Hoguane se dirigia para a referida farmácia, não aguentou, e perdeu a vida entre o hospital e a farmácia, quando eram 9.00 horas.
Pensando que era desmaio, a família ainda levou a paciente para o Hospital Geral de Mavalane, onde tentaram reanimá-la, mas já era tarde.
Nádia era estudante do 1.º ano no Instituto de Transportes e Comunicações, no curso de Contabilidade.

O que diz a directora do hospital

A directora do Hospital Geral Polana Caniço, Hélia Mananze, disse que ouviu falar do caso, mas que, como dirigente, não “pode agir na base de conversas de corredores”.
“É difícil eu provar este caso. Se as pessoas tivessem aparecido aqui para nos informar que foram mandados para medir tensão fora do hospital a partir do gabinete xis, aí teria sido fácil eu agir imediatamente e procurar saber porque é que o colega agiu assim, mas neste momento eu não posso.”
Só mais tarde a directora admitiu que na sua instituição há falta de aparelhos para medir a tensão arterial.
“Podemos não ter aparelhos para cada gabinete. O ideal era que cada técnico tivesse um aparelho”, disse. (Cláudio Saúte)



Simao Mario Mondlane É incrível k se diga que num hospital geral daquela envergadura haja falta de aparelhos para medir impertensão arteriar .mas há quem a cada dia aparece nos enchendo de discusos falaciosos exíguos so para nos ludibriar de desenvolvimento que so beneficia a menoria na cúpla governativa neocolonial preocupada em suprir sua insaciável opulência á custa dos 24 milhões de habitantes.subscrevo.
Like · Reply · 4 · 11 hrs

Tomas Humbe Sinceramente adimensao do hospital geral da polana canico nao ter aparelho de medir tensao arterial isso e o cumulo e lastimavel, tudo ti mandam na farmacia ou nas crinica afinal o que ta acontecer com hospitas publicos? As instituicoes do estado estao nu fundo do posso gente!!
Like · Reply · 3 · 13 hrs

Manuel Juma Este ja foi um dos melhors hospital quando tava nas maos da comperacao espanhor mal k passaram pr a gerencia d mocambicano virou a pior hospital,,sinceiramente pha ate quando
Like · Reply · 2 · 13 hrs

Abu Momade Acabaremos morrendo por falta d dinheiro.E alguns profissionais d saude d hoje em dia nao têm vocaçao para tal.Pra além d nao terem vocaçao nem respeitam o juramento k fazem.
Like · Reply · 2 · 10 hrs

Domingos Sande Zacarias É lamentavel e muito triste: Todo o mundo está corrompido por um fenómeno chamado dinheiro. Eu a conselho as pessoas a confiar em Deus, porque está bem escrito: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá: e quem vive e crê em mim não morrerá eternamente: disse Jesus.João 11.25-26: O tempo em que nós estamos a caminhar é um tempo de angústia: Disse o profeta Daniel 12.1,4,10 todo mundo está em busca de sabedoria para ganhar mais dinheiro: e os ímpios continuarão ímpios sem amor, nem vão se arrependerem dos seus pecados. Mt 24.10 Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros. Não há tempo para confiar no homem, mas sim há tempo para confiar em Deus. Meus sentimentos para a familía.
Like · Reply · 2 · 10 hrs

Marta Januário Licuco Nao e de admirar eu ja fui num centro de saude ca em Pemba e tive mesma resposta, liguei para SDSMAS, venho uma brigada com aparelho, segundo eles haviam distribuido ha um mes a todos centros. Para o cumulo o centro tem maternidade.
Noutro dia fui no outro centro, me mandaram para o BS provincial, tambem nao tinha, tive que ligar para o director clinico, tendo ele ligado para o da enfermagem k veio com aparelho. Segundo o que ouvi, desaparecem apos a distribuiçao nos sectores. 
Conclusao: nao ha responsabilizaçao e qdo se procede a troca de turnos nao ha entrega documental do equipamento, em particular aparelhos de mediçao de tensao arterial.
Imagine, uma maternidade sem aparelho de medir tensao! Como sao avaliadas as parturientes? 
Sao coisas deste pais! Ja se foi uma vida.
Like · Reply · 2 · 4 hrs

Tomas Humbe Por isso as regioes autonomas e o imperativo nacional ,talves havera concorrencia quem fara melhor na sua governacao,teremos em 2019 um presidente educado e para servir o povo e nao aos seus bolsos.""presidente nyusi afinal o povo nao e patrao"??
Like · Reply · 1 · 11 hrs



Idalino Uache Este eo pais dos 2 presidentes k governam e simultaneo, o Guebuza de um lado eo Nyusi do outro como e k as coisas vao funcionar? Tragikk
Like · Reply · 1 · 12 hrs

Luis Mate Vai ser sempre assim, quando temos um governo em que a saude e nao e' prioridade
Like · Reply · 1 · 9 hrs



Gamarras Aleixo A falta de aparelho de T.A. é geral anível dos nossos hospitais.

Em algumas vezes qndo tem aparelho não tem pilhas....See More

Cláudio Vilanculos Vilanculos Tou a xpera d decisão d General Afonso Dlhakama, porra..........

Cláudio Vilanculos Vilanculos Governo d puto nyusi. o patrão xta a morrer por disleixo d enfermeiros corruptos

Custodio Bernardo Siceramente eu penso que devemos chamar mao a palmatoria neste caso, estamos no sec XXI onde a modernidade das maquinas e tecnologias revelam maior serenidade para o atendimento e outros adjectivos que facilite o tempo de vida na terra. Os medicos precisam rever os seus principios.

Dito Mazivila Nao é por mal,mas a situaxao de saude publica em moz é gravissimo,motivos: funxionarios desmotivados

Caetano Morais Do Hospital de referência para o pior de todos.....!

Amos Madjiruane Já começaram a levarem aparelhos dos hospitais pra farmácias... Isso só podia ser na governação de Nyuse
Like · Reply · 1 · 13 hrs

Carlos Cardoso Acto triste e condenavel , quem nao tem a sua vida fica nas maos de diabo!

Menax Silva Essa gente e mto inegligente,

Menax Silva Nao me espanto, cheguei as 0h no hospotal central mto mal, mandaram pha fazer analises, fui fazer, a medica so voltou pha me atender as 6h da manha, eu ali com dores insuportaveis, tive k chorar pha uma servente poder ir chamar a ela, nossos hopitais vao de mal a pior,

Araújo Mathe a enfermeira que mandou a vitima deve ter um coracao de pedra.

Fauzio Confiança É lamentável e triste mas Infelizmente essa é a realidade do nosso sistema Nacional de Saúde na verdade há muito k ser feito pra k o povo moçambicano tenha uma assistência médica digna. Falo com Conhecimento da causa!

Edy Manuel E muito lastimavel. So fala-se de desemvolvimento mais nao nota.

Joaquim Armando Sambo Era so o k me faltava...

جمعت ابن موس Os desfavorecidos é que morrem que nem galinhas neste país. O problema da falta do aparelho de medição da pressão arterial ñ é só desse hospital mas sim de todos os hospitais do Rovuma ao Maputo do Zumbo ao Indico . A dias um amigo disse que nasceu numa maternidade algures neste país à mais de trinta anos e o mesmo continua intacto. As parturientes perdem vida ou mesmo os seus bebês porque não há condições nem materiais muito menos técnicos para um atendimento digno. Será isto uma prova de desenvolvimento?

Armindo Maconha Este facto nos Hospitais è frequente na semana passada eu estava mal com malaria, mais o enfermeiro abandonou a bicha uma hora sem dar nenhuma satisfação. Graças a meus amigos que me levaram pra Clinica São Lucas!

Graciano De Fatima Basilio Trist isto genty

Mahlolwana Mabjaia Daqui a mais alguns dias teremos que ir directamente a farmácia para cuidar da nossa saúde.

Mamade Abdurremane Mamade Pena. Que alma da vitima descanse em paz.. Mas isso nao e nada no hospital central da beira acontece o pior que isso. A morte no hospital e estatistico. Mas conheco medico que trabalham la Quando doentes preferem morrer em casa do que se internar neste hospital. A verdade e que todos morremos incluindo os medicos

Domingos Sande Zacarias O silêncio de um governante, é sinómimo de ser feiteceiro

Domingos Sande Zacarias Estamos todos mortos, porque ninguém se preocupa com aqueles que padecem e morre.

Alfredo Felix Adei Falar oque?logo na capital imaginem deste lado do centro e norte como vivemos?se ai vivem assim e aqui?


Benn Lissane Triste isso irresponsaveis

Luis Muripa esse hospital tem muitos problemas. A direcçao da cidade que encontre o real motivo.
Like · Reply · 1 hr

Josué De Jehoshua Goveia Ixo é lamentavel...exes trabalhadores xtao fracaçando o job.
Like · Reply · 1 · 3 hrs

Edú Sanculane O enfermeiro é um ser humano,tem necessidades basicas,voces imaginam uma pessoa que faz 24h a trabalhar no hospital que não tem copa e casa de banho,que qualidade de serviços vai prestar?problema não é enfermeiro.

Marisa Tavira Ibrahimo isso nao e desculpa, eu faço turnos de 24, 48 e 72 hors, nem sempre e trabalhar, tens algumas horas de descanso, para comer, cagar e mijar, e a maior parte dos aparelhos de tensao sao oferecidos, pelos laboratorios e quem vende equipamento medico-quirurgico, assim que roubou para beneficio proprio?

Simao Mario Mondlane Digo impertensão arterial

Estevao Cruz Nao acredito!! por... Entao gastam milhoes para ... e nao teem dinheiro para comprar um aparelho que nao lhes deve custar 500mt.Por certo eh relaxo de quem la manda.
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Maria Madeira k triste
Like · Reply · 1 hr

Like · Reply · 1 hr

Manuel Jose Sem o diretor tevem razao.

Estevao Miguel Mavinga Meus comentaristas vamos procurar falar coisas que tem sentido nao so escrever porque sabe .Mesmo se fosse vc no lugar do Nyusi sera k ja poderia ter visitado todas as instituicoes publicas em 2 meses? Procurem entender antes de falarem prk nao e' Nyusi k desviou os aparelhos sao enfermeiros k culpa ele tem? E prk n culpar oo ministro da saude? E os directores provincial e distrital respetivamente? Inveja na pedra n ira nos valer.

Edú Sanculane Sr voce acho não é moçambicano!
Like · 1 · 5 hrs

Marisa Tavira Ibrahimo se desviou o enfermeiro, o que e que faz o supervisor do turno? o que e que faz o supervisor de enfermagem 24hr? tem que dar queixa e procurar quem foi o trabalhador que roubou, e dai dar parte ao director e este ao ministerio de saude. que para isso ha ministeriode saude, deixe o presidente fora disto, nao sou da frelimo, nem da renamo, nem do mdm, mas sejao coerentes,que os presidentes tem equipas para todos estes ministerios, ja que ele nao abarca tudo


Lizele Isaque Isaque O aparenho tem mais esta a variodo este dias.mais brevemente vai entrar enfocionamento

Marisa Tavira Ibrahimo facil de arranjar, qualquer bom enfermeiro consegue arranjar isso, ou entao o serviço de manutençao de material


14 hrs · 


Na província de Gaza
Jovem de 18 anos viola bebé de dezoito meses de idade (‪#‎canalmoz‬)

O acusado praticou violação sexual anal com um menor de apenas 18 meses


Maputo (Canalmoz) – Um jovem de nome Nelson Chaúque está detido nas celas da Polícia no Xai-Xai, acusado de violar um menor de apenas 18 meses de idade.
Segundo o porta-voz do comando provincial da PRM, Jeremias Langa, o crime aconteceu no Bairro “3” da cidade do Chókwè. Sobre Nelson Chaúque, vizinho e sem nenhuma relação familiar com os pais da vítima, pesa a acusação de ter violado um menor de sexo masculino por penetração anal, aproveitando-se da ausência dos pais.
Segundo a Polícia, os ferimentos causados no ânus da criança são greves e foram confirmados pelo hospital local. A indignação é generalizada no Bairro “3”.
Segundo o porta-voz da PRM em Gaza, houve um outro crime de violação na província. No Xai-Xai, foi detido Naftal Machava, de 24 anos de idade, depois de ter violado uma menor, de 12 anos de idade, causando ferimentos graves, que obrigaram a intervenção médica, a qual comprovou a penetração.
Um outro jovem, de 19 anos de idade, foi detido na passada sexta-feira na cidade do Xai-Xai, na posse de 26 embalagens de plástico contendo suruma, que disse ter adquirido na cidade de Maputo para o seu consumo, uma versão que a Polícia diz que é para desviar a Polícia das pistas da origem da droga, que se supõe ser mesmo na própria cidade do Xai-Xai. A Polícia nega que fosse exclusivamente para consumo próprio. Quando foi detido, o jovem afirmou que ia a uma discoteca. (Bernardo Álvaro)




34 people like this.

Tomas Humbe Gente jesus ta voltar.
Like · Reply · 2 · 13 hrs

Marisa Tavira Ibrahimo e porque Jesus, nao protejeu este bebe, se esta em caminho, Tomas Humbe? deixe-se de monsergas relegiosas, cada um tem a religiao, que sai-lhe da berguilha


Beth Cavaji Deviam comecar a castrar esses homens que cometem o crime de violacao, mesmo sendo contra a lei
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Menax Silva Psicopatas, tao cheios em mocambique, uns nao merecem viver,
Like · Reply · 1 · 5 hrs

Olguinha Munguambe Imundos esses. Nesses momentos que entende os linchamentos na ngondolandia
Like · Reply · 1 · 6 hrs

Sergio Sitoe matem esse filho da p
Like · Reply · 1 · 11 hrs

Vicente Martinho Si um dia o governo bunir um deles ao publico todos esses malucos vao deixar praticar esses actos so publicar n jornal so nao pasta chega gente
Like · Reply · 1 · 11 hrs

Joao Jordao Jota Porcaria pah
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Paulo Manuel Simango Hummmmmm ta forte isso

Cláudio Vilanculos Vilanculos Criança d 18meses? Jesus xta a caminho mesmo.



Custodio Bernardo Sinceramente isto nao da pra aceitar. Com tantas opcoes ele dissidiu procurar uma Criança indefesa e violentou, vamos ajudar esse fulano a ter etica e como psicologo podemos ajuda-lo a sair deste transtorno Sexual.

Marisa Tavira Ibrahimo ajudar???em que planeta vive voce? e quem ajuda o bebe? e se o bebe morre por culpa de desgarros intestinais?, eu violava esse mal nascido com o pau do pilao, ate chegar a garganta dele, ajude o bebe e nao a esse diabo,

Leksleong Carlos Esses podem estar a mentir...

Leksleong Carlos com tanta cona avulsa e mulheres carentes por ai, esse da cortar com lamina nos testículos pouco pouco até .....

Squaly Cheluma Estes jovens pah

Luis Mate O mundo esta' ficar estranho.

André Bobiane Chissico Grande piada isso.

Graciano De Fatima Basilio Kkkkkkkkk lamento


Manuel Manuel Pinto Ahtaka si isso e verdade devia ter pena de morte

Alfredo Felix Adei Muito crime oque se passa mesmo?desprego oque?

Aderito Varela Ese verme nao vale nada,mas com tantas mulheres em todo canto de moçambique,para ir provocar criança de 18 meses!ese jove é um bicho orivel sem coraçao!...

Manuel Simate E resultados de consumo de drogas

Dercio Chiluvane Esses malogrados sera que pensa antes de praticar o assunto

Ofece Deniasse Chania Se fosse k esses crimes aconteceram ak em sofala principalmente em Muxungue, ja teriam dito k sao Matsanga! Em todo canto d pais ha criminosos, ai xtá a prova.
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Bernardino Macome Antonio Ja viu?? mete politica num assunto meramente social. Que le disse que apenas em sofala aconteciam crimes?

Josué De Jehoshua Goveia Exe idiota ta tentando matrecar a polícia...

Anselmo Manhique Manhique Sinceramente....

Estevao Miguel Mavinga Mas que desgracados com tantas arrependidas,vuivas e divorciadas prk fazem isso esses deveriam ser justicadas pelo povo usando pneu,gasolina e fosforo prk nas celas ate comem a custo zero

Estevao Miguel Mavinga Mas que desgracasdos com tantas arrependidas,vuivas e divorciadas prk fazem isso esses deveriam ser justicadas pelo povo usando pneu,gasolina e fosforo prk nas celas ate comem a custo zero

Thiago Sabe Sem dúvidas cigarro é o que terá induzido esse jovem a practicar esse acto triste,merece uma medida drastica para servir de exemplo.

Ofice Rofino Desgracado mental

Marisa Tavira Ibrahimo Governo tem que implantar a PENA DE MORTE, para: violadores, assassinos, como se faz em muitos paises, e so mandar um para a cadeira electrica e acabou-se o problema

Lizele Isaque Isaque E uma noticias insulta.e este bem ainda gosa boa saude?

Fred Altino Matusse pessoas nao estam bem sabe



14 hrs · 

14 hrs · 


Canal de Opinião

Vladimir decidiu visitar Maputo? (‪#‎canalmoz‬)

A ver vamos…

Beira (Canalmoz) – Será um contra-relógio ou uma maratona sangrenta? A corrida para a reunião do Comité Central da Frelimo já começou.
Em jogo está toda a estabilidade de Moçambique, e ninguém tem a certeza de quais serão as decisões desta reunião fundamental.
Mas em termos práticos e simples, há que dizer que a soma dos interesses financeiros dos adversários num mesmo partido político se vão unir em defesa dos seus quinhões particulares.
Existe a percepção de que para eles não importa se eclodirá mais uma guerra, desde que as suas contas continuem a crescer.
Da política moçambicana muito se poderia dizer, mas, infelizmente, a soma dos erros que se cometem todos os dias não deixa espaço para que se espere algo de sábio, clarividente e sensato.
Há um jogo evidente de posições, que aumentam a cada dia que passa.
O país e os moçambicanos anseiam pelo desanuviamento concreto e real, mas os interesses em jogo empurram tudo para a confrontação.
Por causa dos recursos que se sentem ameaçados pela proposta de autonomização de províncias, há quem pense que vale a pena uma última guerra para resolver os diferendos.
Muito já se falou sobre a guerra pelos recursos, e, por causa dos recursos, o país caminha para ela de maneira invisível, mas real.
Desdobramentos militares, rearmamento, recrutamento de mancebos, declarações belicistas e contradeclarações enchem os noticiários, sem que se vislumbre aquela sensatez básica num país empobrecido por políticas estomacais.
A derrapagem para a guerra faz-se em dois tempos e manifesta a relutância dos actores políticos entrarem e estarem de acordo de que o percalço na construção de um Moçambique com uma democracia credível é possível, é superável.
Que ninguém se deixe enganar quanto às causas da intolerância. O açambarcamento das possibilidades concretas de criação de riqueza por um número reduzido de pessoas coloca a maioria em posição de indigência.
As explicações habituais de que a riqueza não se distribui são inaceitáveis, pois quem as utiliza enriquece sem trabalho visível. Os seus filhos enriquecem sem justa causa.
O cancro do “‘empoderamento’ económico negro” produz todos os dias úlceras de enriquecimento ilícito.
De uma Independência bem recebida e aplaudida, os detentores do poder têm sido incapazes de estruturar um Estado de Direito e democrático.
Convenhamos que é verdade que Moçambique se transformou numa bandalheira governativa em que se limpa o lixo quando há visita presidencial.
A montagem de um quadro institucional moderno com tudo o que recomendam as escolas de administração pública e governamental não tem trazido as soluções necessárias e desejáveis porque o tecido social está minado com vírus político-sociais.
Agora que aparecem analistas internacionais vaticinando estarem criadas as condições para o deflagrar de mais uma guerra, não se sente acções proactivas por parte dos interlocutores moçambicanos numa perspectiva de impedir que tal aconteça.
Testemunha-se todos os dias uma arrogância “legalista e constitucional” que resiste à mais pequena análise.
Uma maioria carente do mais básico, sem segurança alimentar, sem dignidade, constitui um extraordinário campo para recrutamento de soldados para engrossarem as fileiras das forças governamentais e da guerrilha.
A retórica com que se alimenta os meios de comunicação social é típica de quem não quer soluções pacíficas. Multiplicam-se intervenientes e aumenta de maneira clara a qualidade dos “disparos” de artilharia. Como os analistas arregimentados para a “media” nacional já perderam protagonismo e relevância, foram contratados de emergência novos intervenientes. Gente de peso e de algum gabarito, conferido pela sua participação indubitável nos esforços empreendidos para a construção da nação, aparece pronta a oferecer opiniões e perspectivas aparentemente diferentes, mas que, no fim, pouco alteram o conteúdo do discurso dos “duros”.
É a aliança dos que agora detêm o capital, antes abominado.
A elite libertadora engalfinhou-se e degenerou-se. Meteu as “mãos entre as pernas”, e agora não consegue vislumbrar saídas.
Quando se pensava que a aproximação a novas fontes de financiamento seria a solução para resolver as precariedades do país e dos seus cidadãos, chocam com a possibilidade de eclosão de uma guerra com contornos novos e imprevisíveis.
Num autêntico referendo popular, milhões de pessoas mostram que estão cansadas de um regime erigido na fraude, e isso obviamente que assusta certos quadrantes.
Há ainda tempo, espaço e oportunidade de concertação a favor da paz.
Mas tem de haver seriedade nos campos negociais que se multiplicam. Encontros ao mais alto nível são desejáveis e necessários, mas os interlocutores têm de ter mandato pleno para tomar decisões sem terem que esperar por “eminências pardas” encobertas por estatutos partidários.
Separar o Estado dos partidos políticos tornou-se uma urgência nacional.
Se de um lado existe aceitação e conformismo quanto ao homologado pelo Conselho Constitucional, do outro lado não se vê vontade de ceder de forma a oferecer à outra parte algo de valor.
Triste, mas verdade, que Moçambique “caminha em cima da faca”. Qualquer descuido ou insensatez pode fazer descarrilar o comboio político nacional.
E quando isso acontecer será tarde para lamentações.
Nunca foi tão verdade que “mais vale prevenir do que remediar”.
Discernir que um poder apoiado na corrupção é cancerígeno dispensa óculos. (Noé Nhantumbo)




44 people like this.


Norberto Fernando eu tenho a certeza de qui mais doqui nos humanos fazermos oqui pensamos agora há provas induvidaveis de estarmos a cumprir as profecias de jesus no livro de mateus capítulo 24 kuando disse q nos últimos dias haverá homens insensatos sem amor ao próximo...See More
Like · Reply · 6 · 12 hrs

Tomas Humbe Vale pena dizr k estamos na parte incerta com um futuro incerto.
Like · Reply · 3 · 13 hrs

Vicente Martinho Concordo contigo Norberto Fernando alguns pensam k so eles mas deus disse o mundo nao E do homem apenas somos passageiros
Like · Reply · 1 · 12 hrs

Raziel Dos Anjos Pedro o profeta samora ja havia dito o ambicioso e capaz de tdo
Like · Reply · 1 · 5 hrs

Jose Manuel O cancro da frelimo já não tem mais nada para o povo chega

Tales Mileto Vivendo nas incertezas ate dia k eles acharem melhor.

Idalino Uache Abaixa 2 presidentes k xtao governando em simultaneo em moz....

Tarcísio Azevedo "As explicações habituais de que a riqueza não se distribui são inaceitáveis, pois quem as utiliza enriquece sem trabalho visível. Os seus filhos enriquecem sem justa causa".

Mj Bande O filho de Wade ex. Presidente de Senegal acaba de ser condenado 20 anitos de prisao por enriquecimento ilicito, atencao!...


Franchelone Appollo Granz Retórica dos meios de comunicação é oque se assiste na rádio Índico que sataniza a oposição e esquece que quem ouve a rádio tem uma visão crítica

Coronel Juvenal Muthombene Falaste bonito norberto

Vasco Timane gebuza eque faz isto

Kota Ualla Se o comentador fosse da aspirada classe média, ou média baixa não estaria na mesma situação de defesa dos QUINHOES?!

Nelson P Balata Nelson Nao qeremx mx guerra em moz. Qeremx paz,. Atem agora shuro por causa do meu pai q moreu atravez d guerra.

Lucas Manuel Joaquim Joaquim bom trabalho conta nhantumbo a frelimo precisa mesmo de um puxao de orelha porqui ta fora do limite

Carlos Patricio Força Noé.


Amarildo Lapoule Se nao temos a capacidade e decernimento para resolver pacifica e sabiamente os nossos problemas,o futuro sera apolcaliptico!






14 hrs · 


Adriano Maleiane diz que previsão de crescimento para 2014 falhou (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, diz que a avaliação preliminar do desempenho do crescimento e da inflação em 2014 aponta para 7% e 2,56%, respectivamente, em vez das previsões de 8% e 5,6%.
Segundo o titular da pasta da Economia e Finanças, para este ano o Governo está obrigado a redobrar esforços em termos financeiros para fazer face às calamidades naturais que afectam as zonas centro e norte do país.
A afirmação foi feita no decurso do seminário nacional sobre despesas públicas, que se realizou na quinta e na sexta-feira na cidade da Matola.
Adriano Maleiane referiu que a ocorrência de cheias e inundações – que está a afectar milhares de pessoas, causando perda de vidas humanas e provocando danos patrimoniais avultados – vai obrigar a um esforço redobrado do Governo no realojamento da população afectada, na criação de condições básicas de subsistência e na rápida reposição das infra-estruturas estratégicas para o retorno à vida normal. (Raimundo Moiane)




15 people like this.

Vicente Martinho Porque e nunca dizem k vamos reduzir o salario dos Ministros e PCA para ajudar o povo
Like · Reply ·

Sem comentários: