sexta-feira, 13 de março de 2015

A Frelimo matou Gilles Cistac - escrito por Mahadulane

SELO: A Frelimo matou Gilles Cistac - escrito por Mahadulane
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vozes - @Hora da Verdade
Escrito por Redação  em 12 Março 2015
A morte de qualquer ser humano deve indignar a sociedade, sobretudo se tal não resulta de causas naturais. Até os nossosanimais de estimação quando são atropelados ou mortos na via pública provocam remorsos nas nossas mentes. Mesmo quando os perigosos cadastrados são abatidos durante a troca de tiros com a Polícia, a sociedade indigna-se e defende o direito à vida, sendo o uso da arma de fogo o último recurso em caso de iminente perigo.
A morte de uma pessoa da dimensão do Professor Gilles Cistac, pela forma como ocorreu, levanta várias questões sobre o país que queremos construir. O móbil do crime é, unicamente, o seu posicionamento em relação à pretensão da Renamo de apresentação do anteprojecto de criação das “regiões autónomas” nas províncias que diz ter ganho nas últimas eleições gerais. Os pronunciamentos que giraram à volta da sua opinião e todo o aparato político criado fazem crer que a sua morte tem, claramente, motivações políticas.
Há dias acompanhámos um caso semelhante na Rússia. Mas a Rússia não é um bom exemplo de democracia e nós somos uma referência nessa matéria em África. Estamos a correr um sério risco de regredir. Já foi um jornalista, um economista e, hoje, é um jurista cujo reconhecimento pelo seu trabalho é inquestionável.
O sistema colonial português não permitia que os moçambicanos estudassem exactamente PARA não entenderem as leis, os seus direitos e as suas liberdades. A Frelimo libertou a terra e os homens, instituiu a democracia e o pluralismo de ideias, incentivou o diálogo, a crítica e a autocrítica com vista a garantir que os cidadãos gozem dos seus direitos consagrados na Constituição. Curiosamente, nos últimos anos, a mesma Frelimo mandou alguns dos seus membros para encherem os espaços de debate nos órgãos públicos de comunicação social para diabolizarem o pensamento diferente.
A Frelimo é autora moral do assassinato do Professor Cistac, pese embora isso não signifique que seja mandante. Foi a Frelimo que reagiu mal à interpretação do texto constitucional por parte do malogrado e foi a mesma Frelimo que despachou as suas brigadas centrais PARA as províncias e distritos a fim de apregoar que a autonomia reivindicada pela Renamo significava a divisão do país.
Foi a Frelimo que permitiu que os seus membros internautas fizessem graves acusações ao renomado académico, o que pode ter causado sentimentos de ódio e de radicalismo a que mais tarde assistimos. Em nenhum momento a Frelimo repreendeu os seus membros por causa dos posicionamentos que tomavam na Imprensa e nas redes sociais.
Foi a Frelimo, enquanto partido dirigente do Governo que administra o Estado, que negligenciou a queixa-crime que o finado apresentou à Procuradoria- Geral da República (PGR) por não ter criado condições para a sua segurança e integridade física, mesmo depois de ter apresentado evidências de estar a ser ameaçado.
Foi a Frelimo que se manteve calada perante o clamor de toda a sociedade moçambicana pelo sucedido. Vimos académicos, jornalistas, dirigentes dos partidos políticos da oposição, juristas e demais cidadãos a solidarizarem-se com a família de Cistac e a repudiarem o crime macabro. Mas a Frelimo manteve-se distante. O único membro proeminente da Frelimo que esteve no Hospital Central de Maputo (HCM) é o Doutor Teodoro Waty. Porém, este esteve como jurista e não em representação ou a mando do seu partido. Nem o secretário-geral do partido, que visitava o distrito de Marracuene, se pronunciou a respeito do assassinato. Se ele o fez, a Imprensa omitiu.
É a Frelimo cujo Governo ainda não anunciou a criação de uma comissão específica, que integre técnicos da Polícia deInvestigação Criminal (PIC), PGR e outros especialistas, para investigar este crime hediondo. É a mesma Frelimo cujo Governo não decretou luto nacional pelo sucedido.
A morte de Cistac põe a nu a distância existente entre o discurso de inclusão e a prática de discriminação. A sociedade está revoltada. Os autores morais e materiais estão cabisbaixos e envergonhados. O mensageiro foi eliminado, mas a mensagem continua e vai vincar.
Mahadulane


Gosto ·  ·  · 1478960
147 pessoas gostam disto.



Samuel Chamil Mateus a vida de ser humano Nao tem cor meu amigo, deixa racismo de lado

Leila Gafur Da Silva Triste ver que tanto analfabeto neste país, Mateus pls respeita a pessoa era branca sim, mas fazia mais que muito preto não faz pelo teu país, e morreu por ele, acima de tudo respeito camarada!!!!

Jerson José Jbo tnho Orgulho das suas palavras.!!!!


Mateus Bonifacio Sitoe Moçambicano, lambendo bota do branco. Quantos moçambicanos morrem por ai? Quem escreve textos pra repudiar como este coitado jornalista? A colonizaçao em Africa nao pode terminar, enquanto existirem essa gente que lambe até as fezes do branco.

Marino Gomes No dia k a frelimo d apertar os colhoes quero ver se vais defender esse gajos

Devis Gimo Esse branco que falas dele sem mínimo de respeito, não era moçambicano? Quantos pretos iguais a si este branco formou. É vergonhoso quando há gente que pensa assim, que fomenta racismo, aplaude a morte por fanatismo partidário como se fosse uma religião.

Osvaldo Joaquim Osvaldo Joaquim Voce nao é mocambicano ainda tas a ferar com corno da frelimo.

Edson Pedro etica e civismo..nao é por que tem direito a liberdad d expressão tas n direito d falar bujarda...seu nabo...pensa escreva analiza e comenta..ouviu? Bicha

José Ganhane Pk vo6 exigem que ele faça o que vo6 não fazem? Vo6 o estão chamando nomes nada bonitos, mas estão o criticando por ter feito o mesmo, coerência?

Zulficar Mahomed Que comentario mais reles...desprezível.
Gosto · 1 · 14 h

Dito Joaquim Massuanganhe Mateus, tens muita razao!
Esse cara era Francês mas nao representava o seu País. Por quê?


Virgilio Chirindza Da pra ver q voce de Ciencia nao entende nada no dia em q despertar sera tarde. Pra alem da vida d um cidadao chora se pelo conhecimento q ele transmitia seja ele de q naturalidade ou raca, for. Nao vou t chamar d analfabeto pork nem esse adjectiv te merece


Kassitho Focas Se o crime é politico a renamo tem mais a ganhar com a barbarica morte do Prof.
Veja esse cenário,a renamo mata o Prof. e diz que foi a Frelimo pra levar gente como o ilustre a disinformar a nação,venha com factos,o resto é bulls#&t

Osvaldo Joaquim Osvaldo Joaquim È triste o que voce escreveu.


Kassitho Focas Coitados dos que comentam sem serem construtivos,tentem elevar-se um pouco ,ou aranjem um banco para serem visto,ntssss.


Nyckson Adamo Mr Mateus xtou contiko tanta Gente k perderam a vida em MUCHUNKUE nink reclamou. Serak eles nao eram Mxambicanos? Ou nao tinham familia?....... Ou nao houve reclamaxoex pork la murriam negrox ! Eu nao xou raxixta max ha coixax k pioram

Vania Buque Tens que melhorar a escrita

Alcídio Alexandre Chivangue Que língua e essa ?

Brighton Joseph Wilton Moyana kkk,rendi por mais que n percebi nada

Edson Pedro escrever bem que é bom nada..comentar merda que é errado sabe e como sabe..bicho
Gosto · 1 · 19 h

Delmar Bazima Vania,não vai melhorar a escrita porque a certas pessoas que precistem a não quererem saber o que é certo.
Gosto · 1 · 15 h

Felix Alexandre Raposo Os que tombaram em muxungue pergunta quem os mandava neste caso era o Nyusi e o Guebaz.
Gosto · 1 · 14 h




Emmanuel Massycame Este texto é muito convecente, na boa! Assim a verdade vai chegando aos poucos...

José Ganhane Peter Botha disse tudo, o branco é que é povo de Deus. Meu pai uma vez contou-me uma sena que aconteceu aqui na capital, um negro andando descalço viu um branco andando descalço e disse "coitado do branco está andar descalço". Acordem pretos

Candidoalbino Albino esa....! poukos percebem

PPrince Gabriel Mateus Sitoe, desculpe mas o senhor deve pelomenos cultivar suas palavras antes de as partilhar. Primeiro investigue e entenda quem foi o Cistac e dai tenta investigar suas obras desd 1993 ate a data da sua morte, dali ja pode postar algo deste. Perdao mas nao rendi com seu pronunciamento.

Deco Chauque Elias O senhor k dis k frelimo matou Gil devia colaborar com a policia pork tem provo disso talves ia ajudar muitas pessoas s nao aceitar colaborar merese a cadeia pork ta acusar afrilimo

Emmanuel Massycame você tem problemas d compreensão? Todos nós ininclusive com a própria FRELIMO sabemos k foi a FRELIMO k matou Gilles Cistac verbalmente, Kando diz_se verbalmente refere_se uma morte em desvalorização verbal na sociedade. Todos nós sabemos k isso a FRELIMO fez... Como a FRELIMO pode chamar alguem d engrato, a mesma pessoa k ajudou a própria FRELIMO desd 1992. Até então existe provas em todas televisões k a FRELIMO matou_lhe verbalmente com palavras, não fisicamente com jestos ou acções físicas. Intendeu agora?

Juma Sualehe Alado Senhor Deco mordeu a isca né? vai te doer mais, se pensa que os teus panhonhos da frelimo andam a matar e nós não vamos descobrir, estás muito enganado, estamos no século 21, século que nem os patos sabem quem lhes rouba da copeira.

Emmanuel Massycame Nem peixe sáb k lhes tira a vida no Mar, por isso Kando cm o homem a vir, o peixe foge logo...

Alcídio Alexandre Chivangue Mateus és uma vergonha para Moz ...... Em pleno século 21 nos obrigas a conviver com racismo inveja e ódio de um outro ser humano só por ele ser de pigmentação diferente ! Mateus ser preto , branco ou rosa não muda nada todos somos iguais.... Muitos negos como dizes morem sim nesse exato momento morreu 1 ou 2 mas não executados por fazer o seu trabalho .....como o professor Gilles Cistac

Victor Magalhaes Vale melhor sabermos analisar as coisa.isto de acusar sem provas podera' alguem ser condenado.por calunia e difamaco.quem disse e quem pode provar k cistac foi morto pela frelimo??so falam pra serem vistos.panacas.

Maximiano Henriques Macou Fidalgo Nao ha kem ja lambeu bota de cistac mais discentes negros sao vastos e pk nao ha racismo ai? Mateus just control your "BOCA"

Jacob Massenga Simango Nao havera' + verdade que essa:

Amade Severino Aide Dsculpa pexoal mas ha muitos mocambicanos k sao asassinados diariamente prk n s fala? Xega cm essa coisa d flcdo cistac era uma vez e acabou a historia.

Leksleong Carlos A liberdade de expressão em moçambique não existe, aliás a liberdade de expressão está no facebook, no facebook cada um fala, posta, compartilha, curti, comenta o que quiser...aqui ninguém tem medo, cada um desabafa o que quiser, se forem para nos seguir não vão conseguir, eles no podem nos seguir no Twiter e Instragam..

Prudencio Durão voces Dos jornais, escritores e a midia tambem sao criminosos e ássacinos, quantos Dos nossos irmaos, pais, avos e criancas sao mortos voces noticiao uma vez e calao? porque nao falao das vitimas do paiol que ate hoje nao tem afecto nem assistencia? agora tudo que é jornal tem que estar a falar de alguem que nem mocambicano é enquanto ha muitos irmaos nossos a morrer e desalojar-se porcausa das cheias, deixenos em paz senhores! paz

Arish Marshal Ninguem sabe da verdade . na verdade

Nelson Nhachale Pessoal,voces escrevem e pensam mais que EU. Eu nao tenho comentario

Demêtrio Português Munguambe manos será que a FRELIMO eque mato ? quantas pessoas morem por ay quantas pessoas morem a kema roupa como ele e so dizem n telejornal e acabo ele e uma pessoa qualquer um mes a falar dele e quem morreu la na luta nem fala se dele . mahe da nisapa

Nyckson Adamo Mr Mateus xtou contiko tanta gente k murreram em SATUNGIRA nenk reclamou

Ventura Aníbal Zandamela Ele mereceu aquilo se fazia de fogueiro sem ter sangue mocambicano hi karhalile hi swi kolonhe.
Gosto · Responder · 1 · 22 h

Nando Conceicao Existem comentarios racicos aqui que provocam nojo

Álvaro Xerinda Vergonha isso

Emmanuel Massycame Eu estou espera de verdades...

Melito Drizzy Fondo Esse Mateus Bonifacio Sitoe Tsk é Triste o que cérebro dele manda escrever

Alcídio Alexandre Chivangue Esse e preconceituoso


Esdras Daúce Jr. Eu não duvido!

Helio Da Ordem E muito triste tentar apagar as opinioes de 1ser Humano atraves das balas, deverias haver outra forma, ele pode ter sido apagado mas as suas palavras ficaram guardadas pra sempre

Mateus Bonifacio Sitoe Melhor que a vida do ser humano nao tem preço. Porquê nao repudiar a morte de tantos outros individuos moçambicanos á queima roupa.

Ditinho Bertolino Mateus, esqueçamos a cor da pele e vamos tentar ver assim...Quando um homem perde uma perna, um braço, um dedo ou vários dedos, ele continua vivo, quando se perde parte do cérebro, ele perde a noção de tudo, torna-se um morto vivo. Assim é a sociedade que mata seus pensantes intelectuais.

Ditinho Bertolino ´Sem dúvida alguma. A Frelimo ainda governa pelas mãos de Armando Guebusa. Esperamos que o novo presidente consiga ser independente desse tentáculo malévolo a sociedade e faça de Moçambique um país democrático. É o que o povo anseia. Independente de raça, cor da pele ou credo religioso. TODOS por um Moçambique MELHOR.

Rodolfo Rogerio Epa tem coisas q n sabia

Ahmid Cossa Näo há força capaz de calar a voz da verdade, pois, por mais que entimidaçoës seja perpetradas o tempo vos julgará..

Mujaji Duvani M Quem tem duvidas? Kem nao sabe k a frelixo matou Gilles? Quem? Mas quem? Mas quem duvida disso? Quem..,

João Eusébio Tão tão tão tão tão tão fácil atirar culpas e julgar então?

Aurélio Almeida Manhicane Samuel tem sim, quando Silica morreu disseram que estava envolvido em esquemas. Agora q e Cistac ja sabem quem foi o assassino. Vcs nasceram c mentalidade de escravo.

Vasco Augusto estou indignado, nacionais inocentes morreram em muxungue, chitima e cheias na zambezia, pessoas a ser escorracadas das suas terras por empresas de fora e ninguem fala nada... Esqueceram

Ricardo Carlos Macuacua Carlos Esses bandos de assassinos devem ser julgados pelos seus crimes. A França que interaja directamente pelo seu filho.

El Magnífico Chihale Se houver provas de que a Frelimo matou Cistac porque não são apresentadas em fóruns próprios do que andar a desinformar as pessoas e criar agitação. venha com provas e factos e não suposições.

Dagama Vasco Seda Sô por ter opinado a favor de tio Dhlakas a Frel é que matou?haaaaa

João Baptista Quive É a vez deles d serem assacinados tambem, cadé Mondlhane, Samora etc? Cuidado

Álvaro Cândido Guedes Aqui no Facebook há pessoas que plantão prencoceito, querem e gostam de guerra... Este não é o tempo de pensar em fazer mal a alguém so prk na sua terra o meu irmão sofre... Quem faz ajustes de conta, vingança é bandido. O Pf Gilles Cistac não pode ser avaliado pela sua raça, religião ou qualquer outra coisa, ele deve ser avaliado pela sua coragem e sua boa vontade de querer cultivar a verdade e a paz. PRESTEM BEM ATENÇÃO NOS COMENTÁRIOS, AQUÍ PODE ESTAR PRESENTE OS INIMIGOS DA VERDADE E DA PAZ. Bom dia Irmãos

RtBendzane Pecador Inocente K fazer é pais de pandza

Constantino Antonio Evitem comentar, cuidado o proximo tiro ser vosso, mais, nao disse.

O-Maioritário Hebenezardo Bernardo Encheu barriga, ta falar mal da frelimo

Jonas Muleia Vamus a escola irmãos!

Jonas Muleia Vamus à escola pessoal! Nunca é tarde pra estudar! Mesmo o gilles que a sua morte stä em questao hoje é porque estudou muito! Vamuj a carteira irmaos primeiro depois viremos comentar a morte de cistac!

Rochaldo Willar Novelly Passei para ver comentários e dizer ao#Mahundane que ele eh um #Cistac

Mussunduya Dom Mocambicano nao presta quand é um mocambicano k é assansinado niguem faz marxa. Nb:kem marxou pra CARDOSO? Levanta a mao. Nb: Vamos ter o mesmo tratamento para com todos.

Edson Pedro este nao era moçambicano?


Mussunduya Dom Voces tem provas k foi a freli k matou. Isto é poltica. Nb: TODA POLTICA É SUJA. A renamo ou Mdm podm ser eles tambem a kerem sujar o nome da freli. É O K PENSO

Luysa Maibeque Fernando Nao se julga o livro pela capa, paremos um pouco para analisar: qual é o beneficio que a Frelimo tem com a morte do pfr. Cistac??? Vejamos que a oposição é que sai em vantagem, é ou nao é?? A nao ser que algem teria coragem um dia de matar o propio filho pa ficar do intiado, esta na cara que tudo issu era uma cilada...

Nando's Tila's É triste isto

Muemede Bacar Vocs nao tem razao, provem isso e entregue as autoridads pra julgar. Pork andarem a brincar com morte d alguem? Para vocs em expetaculo? Ate os jornalistas fomentam essas brincaderas pork? E isso k chamam de liberdade d expressao? Tenham empatia.

Josefo Tomás Mateus "seja cauteloso nos seus pronuciamentos pois ninguem tem direito a tirar vida de outro"

Alexandre Costa Pinto O q tem a cor da pele a ver com isso????

Abibo Sabio Gá provas?

Jacob Massenga Simango Paiz em Independencia 100 PAZ

Eurico Nhassengo Que racismo oh samuel chamil?

Félex José Enoque Nhantumbo Ouvi dizer como doi!

Dane Rosario Saide Frelimo como faz merdas criar merda depois comeca dizer e renamo k faz isso

Pedro Gabriel Só Deus sabe quem matou o professor e o criminoso sempre serà penalizado cedo ou tarde


Stélio António Mutolo Ja basta de impunidade. ''O mensageiro foi eliminado, mas a mensagem continua e vai vincar.'' Paz@
Gosto · Responder · 1 · 12 h

Etelvina Vina Mateus,até posso concordar contigo. Veja só. Qdo um preto corre,é prk é um ladrão. Qdo um branco corre,é prk esta a fazer exercício...

Egas Albino Nhantende Não tenho muito para muitos, mas tenho a afirmar que o bem dos povos está comprometido, e facilmente muitos sem pensar confiam as coisas na primeira vista assim como na primeira ideia em suma vivemos nas "deduçõs" nao assumimos que nem sempre o qui parece é. Eu temos que ser criticos por nós mesmos antes que seja o proximo a criticar. Nada vale para trocar com a vida de ninguem e nada merece que no futuro compromete a vida das gerções

Valdimar Antonio Estou na linha de pensamento do autor do texto. Tambem suspeito que o Pensador foi morto por gente pertencente ao partidao!

Valdimar Antonio TIREM O RACISMO DO NOSSO MEIO! Nao queremos embaixadores do racismo aqui! Racistas Fora!

Pedro Gouveia Pascoal Paipe Meus srs n m xamrm de dscontent mas como mocambicano eu axo isso uma barbaridade... pk so se preocupam de gent komo essa sera os mocambicanos k morreram em muxumgue n sao pessoas???
Gosto · Responder · 1 · 17 h

Ventura Aníbal Zandamela A conscidencia nao incrimina o facto de ele ter apoiada a criacao das zonas autonomas e ter tido a morte justo neste momento nao quer dizer que o governo e responsavel

Osvaldo Macksen Grande texto parabens

Raul Jose Semete Kufa kayn'wani,ku ta vuka yn'wani ndota.Acho que haverá outros k vaõ trabalhar ou mais que o Gill

Marito Jonas Mabjaia Sr.Deco Chauque Elias . O senhor esta siente da tragenridade que tem acontecido nesses ultimos anos. Tu nao tens autonomia de lhe privar a expresao do Irmao que esta a dar um ponto de vista. Olha meu sonhor A lei existes pra nossos os pobres mas pra os Goveradores (nates), o facto de ser #Edil do povo com isso nao estao pra me mandar na minha vida.

Costa Mabuiangue Mateus o lambe bota me parece seres tu,ele nos abriu a mente e n nos colonizou...

Acacio Salvador Mateus te considero inocente, nao queria comentar algo diferente do dito mas apelar lhe para ter capacidade de analise nos teus comentarios antes. Apesar do jornalista ter escrito basta a nos analisarmos e questionarmos ao mesmo se ele tem provas dessa morte aos que esta acusando e nada de falar de branco, negro,caneco... Fica tao feio e te vimos como um botito a lamber tambem a ala que so voce conhece...

Yuran Bernardo Se nao fr entao prove o cntrario. Franca mostre k exist justica d verdad, e n ao palhaxada cmo tms visto e czos d sekestros

Elisio Henriques Pondja nao e preciso microscopico p ver kem mandou apagar o gaju.exemplo:criticar um ladrao e sem uma semana ti roubarem ou t apagarem,damm e triste o regime k ta a vigorar em mz,ond ta o sibasiba,carlos cardoso e o Doct.cistac,kem sera o proximo por falar a verdad ou por se exprexar.sorry se falei d mais.

Benildo Maycon Bié Patetas... coitado do malogrado Ele nem sabe que vocês andam a fazer comentarios banais muito menos jornalismo de vergonha, agora digam me,se um de vocês morder o saco(morte )quem irá fazer comentarios sobre a vossa morte???? Muito de vocês reclamam de fome e falta de emprego, mas cara sem vergonha andam a marchar como formigas, esse tempo que vocês andaram a gastar em marchar não seria suficiente para fazer bagias e acabar Com a pobreza?
Gosto · Responder · 1 · 14 h

Virgilio Chirindza Hiii o Nyckson Adamo para alem de nao ter a sua propria ideia escreve muito mal. Essa maneira de escrever esconde palavras que nao sabes como se escrevem. kkkkkkk

Samuel Maramba Johane Deixa de racismo.afinal negros brancos o k saõ?

Jorge DX Roldão falar verdd não é pecado, diz a biblia: saberão a verdade e a verdade vos libertarão. A morte d alguém sempre deve ter uma explicação, e quem executou o homem ta calado e otros a brexarem-se com palavras, será k não sabem ou tão contra a verdade ou é medo e pra ser dito bom menino!

Lourinho Viano Padeira Humm,varios comentarios,outros conveicentes outros inconveicente.mas na verdade nos nao podemos defender aninguem,porque isso foi muito doliroso pessoal.a pessoas que estao afalar: como ele era branco por isso t precupam tanto comentar!as pessoa sente agonia desse professor,reflete bm brows

Raul Jose Semete Frelimo naõ matou Gilles .bandidos sim!

Fernando Alvaro Fernando Ca ficaram varios comentarios mas aki vai o meu... O Dr ora morto foi grand homem, isso nao da para negar. Alguem diz por exemplo: o pecado passa a sr pecado depois de ser visto algum a pratcr agora acusar alguem, isso nao eh nosso servç, cabe autoridades competentes apurarem verdade q nos precisamos.

Milton Holanda Esse Mateus nao passa de um tolo k nunca vai perceber a politica.

Carlos Neto Francisco isso nao é novidade para ningue. Eu nem me dei o trabalho de ficar xpamtado.

Ilidio Samuel Arrone Forte, muito forte.

Shelton Sr Coiso Muzila Mateus e' um mankanko e lambe bota dos coruptos da frelimo


Noberdino Antonio Sucute Palavras bem acertadas...

2 comentários:

Orlando Chirrinze disse...

"A Frelimo é autora moral do assassinato do Professor Cistac, pese embora isso não signifique que seja mandante(...). Foi a Frelimo que permitiu que os seus membros internautas fizessem graves acusações ao renomado académico, o que pode ter causado sentimentos de ódio e de radicalismo a que mais tarde assistimos".

A nossa miopia analítica, derivada do fraco preparo académico e das ideologias que nos foram incutidas durante luas a fio não nos permite interpretar as palavras no seu sentido lato. Lamentável...

yanmaneee disse...

nmd
vapormax
michael kors outlet
supreme
yeezy
michael kors outlet online
fila disruptor
jordan 6
michael kors outlet online
yeezy boost