quinta-feira, 5 de março de 2015

A Frelimo tem razão!

Quanto às causas do assassinato do Prof. Gilles Cistac, e, ligado a isso, sobre os supostos autores morais do mesmo, a Frelimo – que, através do comunicado da sua Comissão Política, do seu porta-voz e dos seus analistas têm estado a desdobrar-se, nos últimos dias, pelos media áudio-visuais, clarificando que várias hipóteses têm que ser consideradas, e não apenas uma – me parece ter muita razão!
Só que, de entre várias hipóteses de trabalho possíveis, talvez exista a que seja de ouro, tendo em conta o contexto em que o assassinato ocorreu. Duas ‘prováveis hipóteses’ (perdoem-me a redundância): A. Cistac foi assassinado devido ao seu pensar diferente, devido à forma como, tecnicamente, procurava interpretar a Constituição da República. B. Cistac foi assassinado por um grupo de estudantes, que reprovaram na sua disciplina, no último semestre.
A ‘provável hipótese’ A, que é a de ouro, talvez tenha um peso de 90% ou mesmo de 99%, enquanto a outra, a ‘provável hipótese’ B, talvez tenha um peso de 10% ou mesmo de 1%.
Mas, que fique claro, a Frelimo tem razão! É desonesto considerar só uma hipótese. Ainda que tal seja dito por aqueles que, de todas as formas possíveis, procederam ao assassinato de carácter de Gilles Cistac, até com recurso a vergonhosos expedientes rácicos [nunca veementemente condenados por Damião José ou outro quadro da Frelimo, ou analista seu], a Frelimo tem sim razão. Só uma hipótese, não! Mas há hipóteses e hipóteses...
  • 72 people like this.
  • Juma Aiuba Obrigado por vos conhecer.
    2 hrs · 1
  • Macua KB Ericino de Salema se for o caso de vingança dos estudantes reprovados acredito que o próximo serei eu a ser assassinado
    2 hrs · 1
  • Gilberto Gomes Por mais que demore, a verdade sempre sai e sairá. A ser verdade...Sou de lamentar...E que pena da Frelimo que foi tanto vilimpendiada...Alguns até aproveitaram-se para tirar dividendos politicos em torno desse assassinato! Bem haja a verdade.
  • Rosario Fome Outros dizem "contra factos nao ha argumentos" full stop.
  • Bayano Valy em que consistia o trabalho do académico no tribunal administrativo? tinha alguns casos quentes? podemos também pegar em nossas lupas e levantarmos a hipótese de que podia estar a trabalhar em casos quentes, que incomodaram este e aqueloutro.
    2 hrs · 4
  • Rildo Rafael Bayano Valy!!! Era assessor do Tribunal Administrativo...
    2 hrs · 1
  • Zenaida Machado Falta a hipótese do meu compadre Kudumba Root na sua arte de ironizar...

    - Ele tinha disputa de terreno na Costa do Sol 


    1 hr · 5
  • Hilaire Urinkuru Ericino , o ano passado seria o único ano em que estudantes reprovaram na sua disciplina desde que ele começou a lecionar na UEM? Acho eu que devemos pensar objectivamente e não termos medo de morrer ao pensar diferente!
    1 hr · 5
  • Altino Mandlaze Há muitos que sabendo que acontecendo pois este crime muitos estaríamos focados em denegrir a Frelimo e o fariam. Não esqueçamos que isto é política. Apenas visão alcançar e manter o poder. (Só uma ideia)
  • Bayano Valy sim, Rildo. mas o que envolvia o trabalho de assessoria? que tipo de conselhos é que dava? apenas do âmbito constitucional ou era mais do que isso?
  • Boa Monjane Estudante reprovado mata professor em Mocambique? Hahahaha.
    1 hr · 3
  • Valuarda Monjane Pois claro. Hipotéses há muitas mas o que queremos é que o Governo diga o que vai fazer para encontrar os "presumíveis autores". Nós podemos especular a vontade mas cabe ao Governo encontrar a verdade e não divagar sobre nossas especulações. Outras coisas pá!
    1 hr · 5
  • 1 hr · 2
  • Yolanda Samuel Não diga palavrões Helder Carimo . Rsrsrsrsrsrs 



  • Innocent H. Ab Hilaire Urinkuru, este teu colega nao quere morer tbm. Daqui a pouco vao me dizer que o prof fazia alguns negocios mal parados ou que disputou prostututas com o Diabo e dai o seu asassinato... Se for por estudantes, talvez a hiootese C seria daqueles que tem medo de chumbar e nao so aqueles que ja chumbaram. Estes ultimos nao esperaria a abertura do novo ano lectivo para se vingar.. Tseeeee
  • Alex Paulo Dos Anjos Hipotese C: A oposição pretende ganhar protagonismo politico denegrindo a imagem do positor dirigente e encomendou uma vitima que obviamente irá causar polêmica nacional e internacional contra quem manda. Se esta hipotese for a real então os opositores estão a jogar sujo demais e provavelmente conseguirão a tão desejada aprovação pela Assembleia das anseiadas regiões autonomas de que se dizem no direito de governar. Só que ainda terá que haver referendo para o povo eleitor decidir se tais regiões passariam a autonomas ou não... Que tal?
    1 hr · Edited · 3
  • Helder Carimo Yolanda Samuel nao sao palavroes. eh um suspiro em dialeto.
  • Geraldo Obra Alegriao Outra hipótese nao menos seria poderia o bom doutor envolvido no roubo de bípedes. Como sabemos essa espécie e protegida em mocambique e por ser muito rentável só pode ser exercida por poucos eleitos. Mais uma hipótese apenas.
    1 hr · 2
  • Egidio Vaz De facto, tem razão. Precisamos d eoutras hipoteses. A B é a mais certa Ericino de Salema.
    1 hr · Edited · 2
  • Blessed Paulo Simbe tantas hipoteses...!
  • Bene Mugas Supondo que a hipotese B ( a de prata) entao nos proximos anos nao havera reprovacoes nas universidades ou nao teremos mais docentes pra leccionar.
  • Jeronimo Matsolo Mugas kikikikikiki, gosto
  • Adelino Branquinho `E isso Salema, `e importante, haver varias hipoteses, porque quanto mais, mais tempo se leva a escolher a mais logica. Claro que teem razao.
    1 hr · 3
  • Mano Du Wade É muito triste ler posts de figuras que eu muito admirava. Penso ser este um momento sério, de amparar e confortar a familia CISTAC pela sua perda e nao fazer demagogias e ou analogias sem pés e nem fundamentos.



    Penso que nao precisamos de ser académicos para emtender que a resoluçao de um crime, é complexa.

    Dificilmte entra na minha cabeça de que o móbil deste crime, tenha sido o dossiê REGIÕES AUTONÓMAS, porque este, com ou sem CISTAC, já ganhou o seu protagonismo.

    Mais uma vez, AS MINHAS MAIS SENTIDAS CONDOLENCIAS A FAMILIA CISTAC, A COMUNIDADE ACADEMICA E AOS DEFENSORES DE UM MOÇAMBIQUE MELHOR, DEMOCRÁTICO, UNO E INDIVISIVEL.
    1 hr · 1
  • Jeronimo Matsolo Manu Wade, heheeehehehe, ha que defender aos suas cores, tapar o sol com o olho isso e demais,
  • José Jaime Macuane Metodologicamente isso costuma ser apresentado assim. Hipótese principal - há relação entre as variáveis. Hipótese nula: não há relação entre as variáveis. Só precisamos testar as hipóteses com factos e argumentos para sabermos a verdade.
    1 hr · 1
  • Laercio Eder Camal Espero que tragam os verdadeiros culpados.e não tapar o sol com a peneira.
  • Mano Du Wade Nao sou nenhum perito em criminologia ou investigacoes policiais, mas acho que a nossa PIC deveria começar pelo que o Erudito GC trabalhava no Tribunal Adminiatrativo...
  • Abel Zico Mano Du Wade qual que consedera o mobil de um crime? Diga ai, estamos todos curiosos, talvez tenha uma bomba. Quando se faz uma investigacao/pesquisa usam-se possibilidades, e estas sao alistadas em ordem de importancia, das mais claras as menos claras, de modo a garantir a fiabilidade dos resultados. O mais claro que esta 'e o Dossier Regioes Autonomas. Isto pode ja ter ganho protagonismo, mas o malogrado conhecia muito bem os contornos juristicos para legalmente tornar quase indiscutiveis a sua implantacao. Sendo assim poderia ou ja tinha sido contactado pela RENAMO para dar esse suporte tecnico-juridico e mata-lo pode ter sido visto como uma solucao imediata para evitar isso. Os que ficaram podem fazer o documento, mas saber que existe um documento que explica um assunto e conhecer o assunto na integra sao duas coisas diferentes, o que podera levar a equipa da RENAMO a despender mais tempo.
  • Carlos Quembo Outra hipotese, que pode ser C: Cistac foi assassinado/ou o seu assassinato foi encomendado por alguem que queira manchar a Frelimo ou o seu governo. Este alguem sabia que, dado o contexto, o assassianto de Cistac seria cegamente atrbuido a Frelimo ou ao seu governo, como tem estado a acontecer.
    1 hr · 7
  • Manuel Mageta Taque A FRELIMO está no poder que use todos os meios possíveis para dissociar este pensamento generalizado a sua genesis, mas seria importante dizer que houve muita conscidência entre o momento em que os parágrafos da constituição criavam um lado e espaço incomodo ao poder até hoje instituído, ademais seria importante lembrar que horas depois a polícia do Governo do dia não se fez ao local do crime para uma perícia técnica momentos após o sucedido, doravante ter se pronunciado pela existência de um homem branco autor do crime o que difere dos pronunciamentos das testemunhas no local do assassinato, é caso para dizer que as crias de crocodilo se parecem com lagarto (kwalhi).
    1 hr · Edited · 1
  • Rudolfo Cossa Muito aqui vai se dizer,porem, a verdade ainda esta' por se descubrir.
    1 hr · 1
  • Moises Inocencio Machaieie Se fosse a hipótese "B" o Filípe Sitoe já teria sido há muito "extraditado" para o céu. Lecciona na mesma faculdade e não faz da sua cadeira uma passagem de nivel sem guarda...
    1 hr · 2
  • Avelino Namarrocolo Nao ha duvidas que a hipotese A eh de ouro e vale 99 por cento.... Ha hipotese d estudantes reprovados eliminarem o seu docente eh uma hipotese quase nula sem pes pra andar.
    1 hr · 1
  • Juma Aiuba Hipotese A, com 99.99%
    1 hr · 1
  • Rudolfo Cossa Hipo'tese A tem tudo esclarecedor para ser verdade.
  • Abel Zico Se a Frelimo estivesse a sentir o peso de acusacao injusta pelo crime ocorrido faria tudo perante o governo que ela dirige para clarificar. Se fosse so estudantes ou outros "machambeiros" a comete-lo nao tenho duvidas que ontem mesmo teriam sido apanhados. Ja vimos que quando se tem vontade nesse pais se faz. Em Inhambane assisti um festival da cultura jamais visto em Mocambique, com um palco onde os Rolling Stone nao teriam dificuldades nenhumas para tocar com toda sua banda, e uma organizacao invejavel, mas era altura da campanha, era festival politico. Ela propria carrega a culpa e sabe que 'e culpada, duma ou doutra forma ela 'e culpada, nem que seja como a que tenha criado espaco para aproveitamentos devido aos seus discursos nao de discutir ideias mas sim pessoas, a personalidade do Professor Gilles Cistac ja havia sido assassinada com insultos, palavroes, exprecoes racistas e xenofobas do proprio Damiao Jose. O leite ja esta derramado, tentar colher agora nao...
    52 mins · 2
  • Daniza Mathe 100% agreed!! Todos somos suspeitos até que se prove o contrário...senso comum e o "óbvio aparente" não nos levam a lado nenhum, principalmente na Política onde há muito jogo sujo e de interesses.
    24 mins · 1
  • Ze Joel A minha grande decepção ném está na incapacidade de aferir a hipótese válida. A minha grande frustação é conhecer a hipótese e ter a certeza que já mais provarei a sua factualidade. Os criminosos dominam as tecnologias e montaram todos os esquemas que imediatamente fragilizam a pouca capacidade institucional investigativa. No dia do crime, não houve barulho de tiros, não se viu cor né marca de carros não se sabe que armas os meliante usaram, não se sabem se são armas provenientes do arsenal do do estado,...do crime não se sabe quase que nada..so sabemos que o homen foi morto.
    11 mins · 1
  • Soraia Rabio Dizia eu,melhor é lutar cntra o vento.nunca aceitarmos q o vento nos leve onde ele ker.pois ao cair nos ferimos mal.nos asseguremos em paredes,ramos e pilares fortes;kdo o vento passar,ai sim.mostraremos o kto somos fortes e inocentes.n deixemos as pessoas de conclusoes futurologicas sem base nos atingir.
  • Nhecuta Phambany Khossa Ericino de Salema, na investigação criminal uma hipótese com 1% pode vir mostrar-se a mais acertada. Já houve casos nos EUA de indivíduos condenados a morte e quase a serem executados, mas veio se saber que afinal eram inocentes. Vamos com calma. A investigação esta em curso.
  • Nhecuta Phambany Khossa Ericino de Salema, mais ainda, ha que colocar outras hipóteses na investigação. Não vou partilhar consigo no FB. Talvez em privado.

    • Carlos Jonaasse Sobre a teoria das hipoteses, a estatistica basica ensina-nos que hipotese estatistico- e uma afirmacao ou suposicao sobre o valor de um parametro populacional, ou sobre a natureza da distribuicao de probabilidade de uma variavel e que precisa ser testada para-se tomar uma decisao estatistica.Dois erros podem ser cometidos em testes estatisticos:1.Rejeitar a hipotese quando ela e de facto verdadeira 2.Aceitar uma hipotese quando ela e de facto falsa.Ora, nao incluir outras hipoteses seria um erro, mesmo com o nivel confianca em relacao a hipotese A elevada!Devo lembrar que 0.01 e um numero, portanto,em termos de probabilidades de acontecimento tudo e possivel!
    • Aristides Mario Patrici Buraimo O Abel Zico tem muita razao, quando o assunto interresa a elite tudo acontece com menos ou poucas falhas, lembram dos Jogos Africanos?!!??? Houve vontade politica eles aconteceram apesar de ter colocado o nosso pais na rota do desporto Africano, estou a dar exemplos ainda, lembram do protesto do pessoal da saude, para melhoriade horas etraordinarias e aumento salarial nao houve vontade politica e foram adquirir Barcos de pesca para uma Empresa que estaa a ser Constituida atropelando a propria Constituicao.Damiao Jose se fosse um Academico, nao como Prof. Gilles Cistac faria como fazem grandes figuras de inegavel reconhecimento publico, que calam a boca mesmo quando tem oportunidade de falar, Damiao ainda nao descobriu que para esta Geracao nao da Viragem, a Geracao dos que estao a ser mortos pelas palavras dele, ele nao vale nada, ele o Damiao Jose
      3 mins · 1
  • Galileu & Cistac
    Em 1633, Galileu Galilei teve, pelo menos, a oportunidade de ser julgado. 382 anos depois, Gilles Cistac nao teve esse privilegio.
    Viva o pensar diferente!

    • 123 people like this.
    • Claudio Nunes Viva.... Nao a duvidas k foram eles k mataram.....
    • Noe Nhantumbo Um interessante ponto de vista...matar a palavra prenhe de verdade tem sido historicamente recorrente mas comprovadamente errado...
      21 hrs · 3
    • Madinna Mohamad Okay... Madinna Mohamad contradiz o Claudio Nunes a favor do Salomao Massangaie...entao, entao Claudio Nunes matou Madinna Mohamad. Nao k esteja a defender mas pa mim esse caso e dakeles k eu digo " A OCASIAO FAZ O LANDRAO ". Vamos analisar pf. RIP Gilles, pelas familias enlutadas choro...
    • Germano Milagre Bem visto em tão poucas palavras tanto foi dito ... Vou partilhar Ericino
    • Canuma S. Canuma Eu gostaria de perceber o porquê?
      18 hrs · 1
    • Imagine Arts VIVAAAA!
    • Abiute Carlota Muane O mal das revoluções e esse, há sempre sacrificados! Será que vale a pena?
      9 hrs · 1
    • Mateus Francisco Navaia Tudo começa com Jesus Cristo (n.e)! R.I.P!
      8 hrs · 1
    • Evaristo Tembe A Frelimo acabou com um grande homem.Calaram a boca de Guiles Cistac, mais nao calaram a boca do povo.A Frelimo sabe k o povo vai agora se unir e lhes tirarem do puder.Eu pode tirar uma foto da Net com a imagem do grande Catedratico por Excia e deixei no meu quarto. Estou a homenagear este grande homem. Cistac o KING OFF KING...
    • Ericino de Salema Exacto, Canuma S. Canuma!
    • Maxime Stanley nao sei si o povo podera fazer algo , o gouverno ten uma tela que emglobe policia , juizes, cize , e ladroes na ordens deles , cada homen que faz para mudança e calado nesse pais entao nao acredito en revolucoes arabes ou africanas , so pressao international pode fazer algo porque quem manda e o dinheiro , e quem da o dinheiro e os estrangeiros e investidores ...... Monsieur CISTAC foi uma victima colateral da guerra o poder entre renamo e frelimo e todos nos sabemos que diamantes , petrol, gaz e otras coisas sao o inicio de muita inveja entre eles e nao vai acabar , o pais ja tive uns 20 anos de guerra civil mas acredito que isso pode accontecer daqui pouco .....axo nao ha esperanças
    • Sarmento Abel Sande Eu presto homenagem ao Professor Doutor Gilles Cistac pelos seus ensinamentos,pois tenho em casa dois livros de sua autoria(Manual de Direito das Autarquias Locais/2001 e do Direito do Processo Contencioso Administrativo/2010,se e que e este o titulo correcto),bem como o livro do Mestre Eduardo Chiziane(2011),prefaciado pelo Professor Cistac,ainda que neste semestre poderia lancar duas obras,segundo a cavaqueira que mantive com ele em 2014,quando esteve em Macau. ATE SEMPRE PROFESSOR DOUTOR GILLES CISTAC(1961-2015)!
    • Elface Albino Tembe Penso ŝue dessa vez esses gajos foram infelizes, nao estao a imaginar a dimensao da situacao ŝue eles provocaram!
    • Lourenço do Rosário e o assassinato de Gilles Cistac
      “O meu partido (Frelimo) devia ter parado com o ódio racista que se incentivou contra o Professor [Gilles Cistac]. Há, moralmente, uma relação de causa-efeito entre os comentários negativos feitos por analistas políticos afectos à Frelimo e a morte de Cistac...o jurista terá sido assassinado devido aos seus posicionamentos públicos”, In O País de 6 de Março de 2015, pág. 9.
      • 113 people like this.
      • El Patriota Espero que também não o calem!
      • José Jaime Macuane Pelo menos alguém de bom senso para reconhecer que as relações que estão a ser feitas não são tão espúrias e absurdas assim como se diz. Nem que não seja como partido, a Frelimo sempre geriu este Estado e foi actor central na construção do actual sistema político, social e económico e as intricadas ligações de interesses que movem o nosso país, seja em que direcção for. Por isso, de qualquer forma acabaria sendo responsabilizada, nem que seja pela incapacidade do Estado de evitar as mortes violentas de figuras críticas e os crimes hediondos como os sequestros, todos eles sem explicação convincente.
      • Osvaldo Jocitala A "hipótese de ouro" do Mano Ericino de Salema, progressivamente vai-se validando!
      • Danilo da Silva A que chancelaria estará o Dr. Lourenço ligado? Será também um espião? 
      • Chacate Joaquim José Jaime Macuane, congratulation, a omissão é pacivel de responsabilização em todas vertentes.
      • Ismael Chutumia Pertinente questionar, Com que moral aqueles comentadores residentes nos orgãos de comunicação social publicos falam sobre esta morte macabra?
      • King Vasquinho King A verdade é como o Caju sempre cai de podridão "in Juiz Paulino /CCC " Caso Carlos Cardoso
      • Charman Della Vedova De facto, a hipotese dourada de Ericino de Salema vai se consolidando.
      • Parpinto Filipe Nhampimbe Sempre que vejo comentadores que recusam a "hipótese dourada" acompanhada de apelos para que se deixe a justiça trabalhar sem pressão a questão que me ocorre é: Será mesmo por convicção ou a defender uma causa! E não sei o que é pior.
      • Osvaldo Moz Me parece q "os bons" estao qebrando o silencio.
      • Armando Nenane ...na intangibilidade de quem sabe, mas vai assistindo...
      • Nhecuta Phambany Khossa Ericino de Salema, o melhor que o Prof Lourenço do Rosário podia fazer e colaborar com a policia. Parece que ele tem informação útil. Não entendo como e que uma personalidade como o Prof Rosário fez tal comentário e acusação, sem apresentar provas. Notar que a Politécnica também forma juristas, alguns ligados a área de investigação criminal. Seria bom que os consultasse antes de acusar, sem provas.
      • Ascensao Chauchane Este comportamento que o Professor Lourenco do Rosario teve chama se liberdde de expressao esta consagrado na nossa constituicao! Para ele apresentar aquilo que e o seu posicionamento nao precisa consultar algum jurista, ele fe-lo com toda analise possivel! Parabens Professor Lourenco do Rosario e finalmente falou a voz da razao e continue sempre assim pautando por boas praticas e estando sempre ao lado da verdade!!!!
      • Armando Nenane Ha comentadores que tendem a ser cada vez mais juizes em causa propria. Mesmo Jose Socrates continua em prisao preventiva por haver fortes indicios...alguns comentadores ja deviam estar dentro!
      • Yussuf Adam Nhancuta Phambeny Khossa ...o Lourenco do Rosario nao disse que tinha provas... Disse o odio racista do partido dele /ou de algus membros / criou o ambiente para o assassinato.... Nao vale a pena por sal nas feridas das pessoas por favor...
        23 hrs · 7
      • Ezra Chambal Nhampoca Ericino de Salema, Tua hipotese A esta subindo, agora com 99,9%!
        23 hrs · 2
      • Ezra Chambal Nhampoca Isso mesmo, professor Yussuf Adam, alguns comentadores deviam reler o extrato da entrevista do prof Lourenço de Rosário.
        23 hrs · 1
      • Nhecuta Phambany Khossa Caro Prof. Adam, o post refere ao ódio racista causado pela Frelimo, citando o Prof Rosário. Onde esta a prova de tal ódio racista? O Prof Rosário pode o provar? Se for chamado a justiça poderá facultar elementos de prova? E mais, faz menção a causa - efeito, ou seja, o tal ódio racista com a morte do Prof Cistac. Onde esta a prova?
      • Carlos Mauricio Caro Nhecuta P Khossa faça uma leitura criteriosa e cautelosa do paragrafo “O meu partido (Frelimo) devia ter parado com o ódio racista que se incentivou contra o Professor [Gilles Cistac]....." e depois refaça o teu questionamento ao prof Yussuf Adam, please!
        20 hrs · 1
      • Nhecuta Phambany Khossa Carlos Maurício, leia com cuidado e usando critérios científicos o alcance das declarações do Prof. Rosário. Analise para onde ele quer chegar. A tal causa - efeito.
      • Nhecuta Phambany Khossa E mais, todos estamos tristes e consternados com o bárbaro assassinato do Prof Cistac. Contudo, não podemos admitir que sejam feitas insinuações da colagem do acto com determinadas pessoas ou organizações. A investigação esta a trabalhar e quando tiver resultados ira os apresentar em sede própria.
      • Carlos Mauricio Eu já cheguei a essa leitura há muito tempo, não que ache que o prof. Lourenco do Rosario esteja certo, mas de que há indicios fortes que a tese seja valida, isso sim. Mas isso so o tempo e a aturada investigação é que dirá. É isso que eu queria realçar. O Prof. Lourenco do Rosario, sabe, eu sei e o próprio Nhecuta sabe, que se o PARTIDÃO quisesse que o ódio e os comentarios perniciosos que os seus membros profiriam em volta da pessoa e das ideias do Prof Cistac, nos preveligiados canais de comunicação publicos (ou melhor dito do partido), isso não teria acontecido e agora estariamos a nos entreter com outras pistas e hipoteses não esta que foi nos ensaiada com muita antecipação.
      • Hercilio Waka Chinguvo Pelo que eu percebi,o "partido- ele referi a toda organização" essa que devia ter parado com ódio racista ....ou comentário negtivos que alguns analistas políticos afectos ao partido faziam......bom fim de semana
        8 hrs · 1
      • Hercilio Waka Chinguvo Não apontou o dedo ao partido frelimo,mas sim alguns elementos dessa organização...
        8 hrs · 1

Sem comentários: