quinta-feira, 5 de março de 2015

A MORTE DO PROFESSOR GILLES CISTAC, NÃO PODE CONSTITUIR UM PROVEITO POLÍTICO



Antes de mais nada quero manifestar a minha profunda e sentida condolência a família, aos amigos e colegas do Professor Gilles Cistac, baleado mortalmente por indivíduos desconhecidos em plena avenida Eduardo Mondlane, no Café ABC.É estranho que a vida de um homem que tinha muito por dar, venha terminar brutalmente, numa Avenida que sempre usou em vida no seu dia-a-dia. 
Lamento que haja pessoas especulando nas redes sociais e nas entrevistas, as causas da morte do Cistac, alegadamente por ser critico do Partido e governo no poder, não estou contra as imaginações e percepções mas elas não podem ser transformadas numa realidade enquanto a verdade não existir e a verdadeira verdade no mundo é constituída de uma substância homogenia denominada prova.
Moralmente é grave senão crime acusar um inocente enquanto ainda estiver na inocência, seja ele um individuo singular, colectivo ou institucional sem que a substância prova apareça na sua originalidade, a prova não se fabrica e não se monta pelas nossas imaginações e percepções, pelo contrário as imaginações e percepções são fictícias verdades que aparecem para enfraquecer o nosso pensamento e fragilizar a nossa mentalidade em busca da verdade.
A imaginação e percepção são fontes de uma forte intriga e não se pode julgar um sujeito acusado na base de uma imaginação e percepção, quantas vezes não nos arrependemos quando traídos mentalmente e encontramos uma prova contraria da nossa imaginação, embora sem tirar fora é lógico dizer que pensei ou imaginei que o fulano é que fez, isto porque outrora não tinha boas relações com este, por causa disso muita gente foi vitima da injustiça, julgada e condenada injustamente sem elemento prova, por isso a prova é uma justiça de uma injustiça cometida.
O comportamento, atitude e antecedentes de uma pessoa não podem constituir uma prova enquanto ela não aparecer na sua originalidade, isto é, o facto de eu ter discutido hoje com a minha esposa e amanha ser encontrado morto, na cama, numa mesa de refeições ou outro lugar em circunstâncias duvidosas, não se pode considerar prova ou causa da minha morte, outrossim pode constituir uma das matérias de investigação, até que haja o elemento prova, pelo contrario podemos discutir ideias até cair numa briga e a vizinhança perceber o fim duma relação quando na verdade somos um casal reconciliado.
O meu ponto de vista cinge-se pelas acusações que são levantadas em torno da morte do Professor Gilles Cistac, alegando que tenha ligação com a sua ultima tese em que veio publicamente defender a ideia das Regiões Autónomas propostas pela Renamo através do seu líder Afonso Dhlakhama, não quero desvirtuar das percepções de muitos intervenientes entre eles políticos e académicos que vieram falando da morte do Cistac, penso que isso não constitui prova, em vez de perdermos o tempo especulando isto e aquilo e transformando a sua morte num proveito politico, seria o momento de juntarmos as nossas forças e irmos atrás das investigações para encontrarmos uma verdade consubstanciada na base de uma prova que nos leve a chegar numa ilação verdadeira, mesmo que se use se for necessário as diversas percepções como matéria ou objecto de investigação sou favorável que se faça, se prove e se traga a tona a verdade para que a justiça seja feita.
Lembro me alguns anos atrás, a quando da morte do Jornalista e escritor Carlos Cardoso, levantou-se uma série de especulações contra o mesmo governo do dia e se não tivesse feita uma investigação criteriosa, sem limitação as imaginações e percepções que vinham fluindo logo a sua morte, teríamos uma justiça injusta, felizmente a verdade apareceu na sua originalidade e fez –se a justiça, o acusado injustamente por via de percepções sentiu-se aliviado.
No meu ponto de vista a FRELIMO não tem nada a ver com a morte do Professor Cistac, em Moçambique temos muitos críticos contra a governação da FRELIMO, pessoas que criticam frontalmente, manipulam muitas massas e mentes para contra atacar figuras do governo e do Partido mas em nenhum momento isso aconteceu, aliás politizar a morte do Gilles é apenas para ganhar interesses políticos e isso é imoral, num momento em que a família Cistac precisa de consolo, amparo e nossa solidariedade e não para escutar especulações e aproveitamentos políticos.
Se esta fosse filosofia da Frelimo não imagino quantos já estariam mortos, num período muito recente um professor universitário de nome Castelo Branco, escreveu uma carta de ofensa contra o ex Presidente da República, Armando Emilio Guebuza, mas apenas este foi notificado e ouvido em Sede próprio sem recorrer uma acção bárbara como esta que aconteceu com o Gilles, são varias vozes contra a governação da FRELIMO, mas continuo defendendo até prova encontrar que a FRELIMO é um sujeito inocente, espero que rapidamente se esclareça este caso macabro, parlem desta percepção o Professor Gilles Cistac, tinha sua vida privada que nenhum de nós pode ser capaz de conhecer na sua integra. 
Em fim, peço humildemente que deixemos as entidades judiciárias fazer o seu trabalho investigativo, vamos todos acompanhar e colaborar caso tenhamos matéria sustentável neste trabalho de investigação, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nhusi, já orientou os órgãos competentes para levar sério e célere neste assunto de crime bárbaro.

Não tenho nada de académico mas aqui está o meu ponto de vista como cidadão 
Ao Professor Gilles Cistac, desejo que descanse em Paz e peço que Allah(Deus) o criador do oculto esclareça imediatamente este assunto mesmo sabendo que a vitima não voltará mais na nossa convivência.

Chandrek Niconela 
03 De Março de 2015







Antonio Quero Paz Chandreck Niconela, nao achas que calar-se tambem faz bem? Es contraditorio neste texto. Se tu dizes que o Professor Gilles Cistac foi baleado mortalmente por indivíduos desconhecidos, como é que consegues excluir um grupo? De onde é que retiras essa certeza? Tu ja tens a prova de que um grupo nao cometeu acto macabro? Se nao tens bases e excluis um grupo, nao estas a entrar no jogo de imaginaçao?

Ali Raja É absurdo alguém fazer Pre-Juizo antes de concluir todas as investigações, até que a Senteça transite injulgado todos somos inocentes!

Chandrek Niconela Antonio Quero Paz, nao exclui a nenhum grupo, fui claro ao afirmar que se a imaginação diz que é um grupo x entao se considere como matéria de investigação, tu também podes ajudar os homens de investigaçao facultando lhe provas se bem que tens, enquanto não se provar o que se díz não se pode concluir que seja este o mandante.

Antonio Quero Paz Chandreck Niconela nao brinca com coisas serias, este assunto nao é para piadinhas, que provas eu tenho? Me viste a tirar conclusoes? Diferentemente de ti que dizes a " FRELIMO não tem nada a ver com a morte do Professor Cistac ". Eu nao posso concordar consigo e nem discordar porque nao tenho provas. Que provas tens tu para afirmar que a FRELIMO nao tem nada a ver? Se dizes que foi baleado por desconhecidos, e depois excluis pessoas nao achas que estas a ser infeliz? Desse grupo de desconhecidos nao podem fazer parte as pessoas que concluis sem investigaçao? A FRELIMO é um partido, por acaso tu controlas as acçoes do partido? Da mesma forma que uns nao podem afirmar categorigamente que foi a FRELIMO tu também nao podes afirmar que nao foi a FRELIMO, nenhum de voces tem provas, as pessoas so estao a fazer leitura dos acontecimentos.

Antonio Quero Paz Chandreck Niconela ja te colocaste a seguinte pergunta: Por que é que as pessoas que chamei no post nao comentam?

Ludio Lucas Ele nao foi baleado mortalmente, mas sim foi baleado e veio a perder a vida no hospital províncial de Maputo. Ainda é prematura a purar a veracidade do coso, do resto sao coraçoes que choram. Paz a sua Alma

Roberto Carvalho Chandrek, o silêncio vale ouro!!

Iassine Alfane k a sua alma discance em paz, e k a policia encontre estes desconhecidos por mais rapido possível.

Chandrek Niconela Meu caro Roberto Carvalho, dirias isso para os que propalam especulações, como disse o ideal seria nos solidarizar com a familia enlutada, para mim o crime nao tem Partido, nao tem raça, nao tem idade nem sexo, estaria silencio se nao tivessem interpretado assim

Gabriel Capica sinceramente concordo contigo kuando diz k este nao e momento de especular e indicar acusar certo grupo de ter praticado o tal, mais aconselharia t a ficares no silencio...

Arlindo Mendes Chandrek Niconela. diz um adagio popular: ''Nao ha bem que Dure e Mal que nao Acabe''.

Alberto Manjate Nos precisamos de eucadores Civicos, parece me que ja esquecemos as sabias licoes da historia, eu diria que qualquer pessoa que tentar deramar mais uma vez o sangue do povo, nao ha preco aplicavel, mas o que der do momento serve, nos somos uma familia mocambicana e nao queremos sobrenomes por dentro da nossa familia, os Governos Autonomos funcionam bem em regioes geograficamentes diferentes de moz em todos os contestos.

Chandrek Niconela Concordo contigo Arlindo Mendes, espero que a verdade venha nos esclarecer, estamos todos preocupados.

Suharto Mangulle Sou da frelimo,Ha pessoas que dizem(A frelimo nao tem nada a ver)eu nao posso concordar e nem discordar porque nao tenho prova,quando alguem vem a dizer que a frelimo nao tem nada a ver que provas tem?queremos a(povo) provas p ver

Nacy Katia N e hora de postar insultos..foi assassinado um ser humano como nos....pk a tdma k escreveu e um insulto.tenha compaixão a família enlutada.sejamos nobres e humanos.

Cnmutemba Mutemba E dizer que a Frelimo tem a ver qual e a prova? Isto xta vonstituir aproveitamento politico! Ate podem ser os que se simpatizam com suas ideias e ao mesmo tempo nao toleram intelectuais no seio deles, agora querem nos atirar poeira nos olhos! 
A verdade e que ninguem merece isto, cruel e barbaro! 
Que se investigue o crime para o bom nome da nossa naçao! !!
4 h · Editado · Gosto · 3

Evlina Alfredo Moçambicanos e irmãos,prą que especulações ,além do mais em vez de ficarem aí se apontando o dedo porque não pensar da seguinte maneira?que antes de ser o que ele era na sociedade será que ele não tinha vida privada?não pode ter sido por motivos pessoais?vamos com calma prą não nos magoamos a toa e amanhã descobrir que o motivo X ou y.bom dia

Jaime Manuel Chissano Muito complicado quando deixamos nossas opiniões a cerca daquilo qi pensamos, julganos mal, falam coisas qi ñ tem nada a ver, acho qi tdo mundo devia controlar suas emoções, ou si calasse em vez de ofender...

Carla Anibal Anibal E o k esta acontecer camaradas a pessoas k tao aproveitar se da situacao...

Valdemira Fernandes Descanse em paz GC.

Catarina Nhoane Triste quando um cidadão morre e as pessoas querem tirar proveito político, porquê não ajudamos em encontrar provas ou ficar mos calados para não atrapalhar a investigação

Isackson Mathira Lamento pela perda irreparável do professor Gilles cistac, mas isso não pode constituir motivo para aproveitamento político pela oposição, isso mostra claramente que a oposição em Moçambique não planos, só aparece nos pleitos eleitoras para partilhar o bolo oferecido para campanha

Cnmutemba Mutemba Muito triste mesmo! Mais triste e quando alguem que sabemos que xta sujo ate por demais do sangue dos moçambicanos aparece a querer sr fazer se de santo enquanto ate o diabo ja não o aceita! 
Paz a alma do GC

Inacio Arnaldo Arnaldo Voces falam muito.

Domingos Tomo Acusar sem provas e' punivel nos termos da lei. Vao acusando e DP de provar-se d q nao houve motivacoes politicas, havera um outro debate qdo os q hoje acusam forem levados a barra do tribunal para responderem Das suas Falsas acusacoes.

Herminio De Almeida Lipanga Super triste este acto macabro, que a justiça não tarde r nada de especulações. Paz a sua alma.

Zubayda Salimat CONTINUIDADE

Zeh Da Conceicao Cossa Com muita atencao, repito, muita atencao mesmo, li todos os comentarios, ate a sra Zubayda Salimat, e por conclusoes muito proprias, sem incitacao nem influencias, lamento dizer que o autor deste post, FOI MUITO INFELIZ.... A alma do nosso docente, esteja em paz!!!! Avancemos sem recuar!

Joaquim Joao Correia aguardemos os proximos dias..mas a certeza e' que ele foi abatido por assuntos politicos..

Salimo Omar Bachir Irmãos não podemos especular um acontecimento triste sujando imagem dos moçambicanos esperemos a verdade, mas nao disse.

Ali Raja Para mim lamento esse acto macabro que nada justifica para seu acontecimento, meus profundos sentimentos a familia enlutada, mas ainda surgi me outra duvida, será mesmo por amor a nossa Patria amada que o finado trocou a Nacionalidade Francesa País do primeiro Mundo com Moçambique, um País do terceiro Mundo que esta entre os mais pobres do universo? Ou tinha outros motivos que achou esta País como seguro! Não haverá alguém por de tras dele? Bom ninguém conhece ninguém!

Até que se prove a vercidade dos factos todas hipoteses são validas!

Dzowo Mondlane Eu nao partilho da mesma ideia contigo Zeh da Conceicao Cossa. O autor deste post foi muito inteligente e fez uma analise muito criteriosa e acertada. Cistac entra na lista das mortes ate aqui nao esclarecidas que a cada ano que passa somos brindados por palavras como estas: CONTINUAMOS A AGUARDAR PELO ESCLARECIMENTO DA MORTE DE.... A morte de Carlos Cardoso, infelizmente so condenou pacatos. Os autores morais andam a deriva. Qual infelicidade do autor deste post. A infeliz aqui e Zeh da Conceicao Cossa que devia dobrar os labios guardar o cheiro da lingua.

Zeh Da Conceicao Cossa Discordo completamente consigo Dzowo! Realmente, ha tanta morte nao esclarecida, mas o autor deste post, tenta sem nenhum sucesso, livrar um grupo de mocambicanos, o que no meu ponto de vista, esta errado, visto que NINGUEM SABE QUEM FOI O AUTOR DO CRI...Ver mais

Anelija Egness Machai Egness A quem dizia que este é o país de marabenta. Mas pensem com migo, vocês acham que o mandante deste crime vai ser encontrado? Se assim pergunto é que até ontem não haviam encontrado as pessoas que sem escrúpulos mataram o presidente Samora Machel.

Anelija Egness Machai Egness Podem até criticarem me se quiserem mas sob o ponto de vista o GILLES CISTAC foi morto por defender a existência das regiões autónomas. Mas quem não sabe disso? Porque antes do seu pronunciamento ele apenas um jurista não tão conhecido. POR ACASO TOU A MENTIR

Hernani Reis Caros ( as ), nao tapemos o sol com a peneira, pois os raios solares acabam penetrando. Basta....

Dzowo Mondlane Nao tenho a capacidade de lhe fazer ver oh Zeh da Conceicao Cossa que o post e ilustrativo. Fazer ver um cego de nascença "so e possivel" nalgumas ceitas religiosas. Dizer que devemos nos limitar em lamentar e consolar a familia enlutada isso e sim completar o desejo dos ralapios, bandidos sem escrupulos que comem vivem a nossa custa e assassinaram o professor. Qual e o problema de procuramos descobrir o autor do crime? Qual e o problema de apontar o suspeito? O Principal suspeito e todo aquele que nao esteve bem com o professor Cistac, e a FRELIMO faz parte desses. Suspeitar nao e crime.

Ginoca Orlando Me desculpem eu nao xtou contra nenhum partido ma so nao ve quem nao ker ver... A um ditado k diz nao ha males k nao se revelam... E quando ixo acontecer a mascara vai cair... So k pena da pessoa k o fara tbm vai ser eliminado do jogo. E assim a k no pais do pandza. Me desculpem...

Zeh Da Conceicao Cossa Segundo o sehor Dzowo: " O Principal suspeito e todo aquele que nao esteve bem com o professor Cistac, e a FRELIMO faz parte desses. Suspeitar nao e crime. " .... Ayayayayayaya!!!! Entao, suspeita, da Frelimo\?????, Logo, a sua opiniao contraditoria, no que concerne a opiniao do autor do post que diz o seginte:" No meu ponto de vista a FRELIMO não tem nada a ver com a morte do Professor Cistac, "!!!! Confesso que este assunto, ja esta a desgastar me, logo pela manha, e estou NO MEU MELHOR DIA DA SEMANA, "( ADORO QUARTA FEIRA). Com a sua permissao, e a dos demais, RETIRO ME!!!!!

Dzowo Mondlane Bom proveito Zeh da Conceicao Cossa!

Belito Libanio Rosse Rosse Concordo contigo, senhor Dzowo

Evly Nhamposse Cogito, logo morro.

Genosa Cuinica Cuinica Caros camaradas nao podemos ser lambe botas d partidos politicos. Andam a filosofar embelezando palavras pra pintar o seu partido a diamante n sentido d limpar a imagem, mas o povo n é cego.

Fernando Jorge Francisco Cumbana kem è dlhakama para falar de assassino e acusar os outros sem provas quando ele ë um assassino que se compara com boko haram?

Joao Victoria Picardo Cumulo...perdeu a oportunidade de ficar calado e bem caladinho sr CN...

John Manuel Chivane Caros camaradas cistac tinha sua vida privada nao ha nada de acusar o partido frelimo segundo o canal acusa a frelimo alegando frelimo de assassinos que prova essa instituição tem para acusar a frelimo

Maria Luisa Lopes Chicote As vezes o silencio pode ser mais produtivos que espalhar bujardices

Edson Macuácua-a Condeno veementemente este macabro assassinato,e espero que que os órgãos competentes investiguem e esclareçam os mais urgente possível,pata que a justiça seja feita e os culpados sejam exemplarmente punidos.





Simao Tomo Lamento o macabro e bárbaro assassinato, no entanto esperemos pela acção da justiça, que com apoio de todos irá esclarecer o caso. Agora mau é o aproveitamento politico que uns e outros vão fazendo, ao invés de nos solidarizarmo-nos com a família e demais próximos enquanto os órgãos competentes trabalham. Que a sua alma descanse em paz.

Frederico Pereira muito vago, muitas palavras em vao.


Anita Da Conceicao Oi, adorei o cpmentario logico e racipnal, badta usarem dor alheia para fins politocos. Esperemos pela justova e nao facamos prejuizo p nao atrapalharmos. Paz a alma dele

Paul Khosa 1 simles exemplo: eu mesmo xtive detido 26 meses na BO sob acuzaxao de ter partecipado num ansalto a mao armada de bens no valor 600 000 mt e o mais agravante com tantos factos antecedentes que realmente levavam qualquer 1 a pensar que eu tivesse realmente cometido o crime mas graxas ao meu patrao que acreditava em mim tendo contratado 1 advogado e o excelente trabalho feito pela 10¤ seccao do tribunal judicial e o dr Dimas fiquei ilibado e encontrados os verdadeiros criminosos.

Antonio A. S. Kawaria Chandrek Niconela, como tantos outros, sou da opinião que tivesses calado. Mas surpreende que comomentários como este abaixo citado tenhas posto um gosto: 
"Alberto Manjate "Nos precisamos de eucadores Civicos, parece me que ja esquecemos as sabias licoes da historia, eu diria que qualquer pessoa que tentar deramar mais uma vez o sangue do povo, nao ha preco aplicavel, mas o que der do momento serve, nos somos uma familia mocambicana e nao queremos sobrenomes por dentro da nossa familia, os Governos Autonomos funcionam bem em regioes geograficamentes diferentes de moz em todos os contestos."

Afonso Nassone Macaiele Venho me associar aos demais endereçando meus pêsames pela morte do professor doutor Giles Costas nenhum Homem merece morte preparada mesmo que o mesmo seja nosso inimigo pois somos irmãos em Deus e humanos, quero associar me aos que preferem deixar a polícia fazer o seu papel para sabermos quem são os autores desta vergonha

Daniel Navaia Sabias palavras camarada Chandreck.!
Tudo que disseste se encaxa na verdade que deve-se ser feita

Gostei muito do seu contributo....

Aque o presidente da AJP



Carlos Nuno Castel-Branco Senhor CN, pode esclarecer-nos quem escreveu o texto em baixo e o que quer dizer "abandonar a pacificidade" e "scanar os vírus" em relação ao tais "brancos"? Pode dizer-vos qual é a diferença entre essas expressões e a incitação à violência contra essas pessoas acusadas de crimes que não há evidência de terem cometido? Leia o texto em baixo com atenção e veja se o reconhece. 
"Ja os descobrimos, precisamos de sair da pacificidade que caracteriza os Mocambicanos, quando mais formos pacificos, o maior sera ingerencia desses tipos que se fazem de Mocambicanos quando tem as suas terras proprias, onde estao os seus progenitores, esses aparecem em Mocambique numa clara missao, interferir directamente nos assuntos nacionais, agitar uma parte do Povo para inviabilizar a governacao da FRELIMO,fragilizar o Estado e fazer Mocambique um Pais sem soberania, por favor vamos scanar estes individuos que sao virus contra Patria."

Thaulany Farias Mapsanganhe Que polícia vai investigar e trazer resultados? A polícia moçambicana? A que recebeu ordens da Frelimo pra dizer que foi um homem de raça branca que atirou? Como é que a policia sabe que foi um homem de raça branca, se a mesma nem estava lá? Vá contar essa anedota bem longe de nós, pois ninguem é distraído e néscio aqui. A verdade é certa, pois ja disse a filha do Cistac, "NÃO HAVERÁ JUSTIÇA PORQUE FOI A JUSTIÇA QUE ASSASSINOU CISTAC". A única justiça só o povo poderá fazer.
13 h · Gosto · 1

Assucena Tsure É feio apontar o dedo aos outros, isso não irá de maneira alguma trazer de volta o bem precioso que é a vida do Prof. GILLES SISTAC, deveriamos sim nos juntar a familia inlutada neste momento de dor e consternação. paz a sua alma.
11 h · Gosto · 1
Thaulany Farias Mapsanganhe FORTES INDÍCIOS DO ENVOLVIMENTO DA FRELIMO E G40 NO ASSASSINATO DO Dr CISTAC Na semana passada, Gilles Cistac anunciou que ia processar um indivíduo que, através da rede social Facebook, e com o pseudónimo "Calado Kalashnikov", qual algumas investigações feitas mostram que seu nome oficial é Manuel J. P. Sumbana (com conta também no Facebook), o acusou de ser um espião francês que obteve a nacionalidade moçambicana de forma fraudulenta e que devia ser "scanado como um vírus" na governação do partido Frelimo. O constitucionalista vinha recebendo ameaças de pessoas do partido Frelimo, mais conhecidas por G40, onde fazem parte figuras como o jurista Filimão Suaze (que por sinal endereçou pêsames à família do finado 3 horas antes da informação da sua morte pelos médicos do HCM), e que o acusavam de ser assessor jurídico da Renamo. Em resposta, Gilles Cistac apresentou uma queixa à Procuradoria Geral da República, por considerar que estava a ser vítima de intolerância política. Podem calar as vozes, mas nunca irão calar a verdade.
7 h · Editado · Gosto · 1

Carlos Nuno Castel-Branco Calado Calachinikov NÃO É Manuel J. P. Sumbana. Isso é um facto.

Manuel J. P. Sumbana Deixa-o estar, Carlos Nuno Castelo-Branco. Jà estou a lidar com este porquinho.

Deldevino Carlos Todosn vamos morrer nem mesmo este escorpiao

Manuel J. P. Sumbana O Thaulany Farias Mapsanganhe jà retirou o meu nome da sua lista. Diz que enganou-se.

Carlos Nuno Castel-Branco Quando uma pessoa reconhece que se enganou é um bom sinal, que merece aplausos. Abraços

Manuel J. P. Sumbana Sim, nem todos sâo como o Juliâo Joâo Cumbane.
4 h · Gosto · 1

Chandrek Niconela Carlos Nuno Castel-Branco, nao sou racista, condeno actos de xenofobia, nao tenho odio contra o branco , nao estou contra a entrada dos estrangeiros a Mocambique, sejam eles brancos ou negros, desde que nao venham interferir nos assuntos internos, nao venham dividir os Mocambicanos, nao venham comprometer a Paz e Unidade Nacional, eu nao conheco nenhum Mocambicano dentro ou fora do Pais, que interfere na soberania de Paises como, EUA, Portugal, Franca, Alemanha e outras potencias do mundo, mas condeno sim da forma como alguns sao bastante ingeriosos e gananciosos na soberania Mocambicana, alguns tentam ensinar democracia, quando os seus paises sao piores, financiam armas para o povo se matar entre si, isso aqui em Mocambique nao queremos, meu irmao Carlos Nuno Castel-Branco, me compreenda, ja temos a experiencia de Libia, um Pais que era muito seguro, estavel, entraram os professores da democracia, nao so desmantelaram o regime de Kadhaf, ,mas tambem acabaram com ele e todos governantes do regime, logo os mestres da democracia, foram se sem concertar a Libia, hoje instalou se uma instablidade total, meu irmao estas aqui porque o Pais esta em Paz, nao vais me enganar que no dia que isso virar poeira, vais permanecer em Mocambique, senao embarcar fora daqui e nao me levas contigo, tudo vais assistindo a distancia, a chamar nos de coitados, por isso o contributo dos estrangeiros nao pode ser de coagitacao a violencia, mais que eles eu preciso meu Pais em Paz, preciso da unidade nacional, amo bastante a minha patria que eh unico lugar do mundo onde me identifico e me orgulho, se existe um lugar onde gostaria de nascer eh Mocambique, se existe um lugar onde gostaria de viver eh Mocambique, se existe um lugar onde gostaria de morrer eh Mocambique, se existe um lugar onde gostaria de ser sepultado eh Mocambique e por ultimo se existe uma terra que eu amo eh a minha terra, minha Patria amada, sinto profundamente quando alguns querem por em causa o bom nome de Mocambique.

Sem comentários: