domingo, 8 de março de 2015

"A nossa sede está ocupada pela polícia", disse Fernando Mazanga, em 8 de Março de 2012 (Recordando)

Dois mortos, vários feridos ligeiros e 33 homens da Renamo detidos é o último balanço dos confrontos em Nampula
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Redação  em 08 Março 2012 (Actualizado em 09 Março 2012)
A calma regressou nesta sexta-feira a cidade de Nampula, capital da província com o mesmo nome, depois dos confrontos de quinta-feira envolvendo agentes da lei e ordem e ex-guerrilheiros da Renamo que estavam aquartelados na sede do maior partido da oposição em Moçambique.
Até ao final da manhã de hoje o nosso repórter confirmou duas vítimas mortais - um agente da Força de Intervenção Rápida (FIR) e um dos homens da Renamo. Não foi possível verificar os alegados sete agentes da FIR mortos referidos pelo comandante da guarda pessoal de Afonso Dlakhama.
Existe um número não especificado de feridos ligeiros e 35 ex-guerrilheiros da Renamo estão detidos no comando da PRM em Nampula.
O Assalto a sede da Renamo
Segundo o nosso repórter em Nampula, a Polícia da República de Moçambique (PRM), apoiada por agentes FIR e do Grupo deOperações Especiais (GOE), tomou de assalto a sede política da Renamo, depois de nas primeira horas da Quinta-feira, na altura em que os agentes da Polícia que faziam a troca de turnos, terem sido provocados violentamente pelos antigos guerrilheiros da Renamo.
A polícia respondeu e seguiu-se a troca de tiros, reforço de agentes da lei e ordem na zona - o nosso repórter estima em cerca de 100 agentes entre PRM, FIR e GOE - que culminou com o assalto a sede que servia de quartel destes homens da Renamo.
A polícia usou também disparou gás lacrimogénio para o refúgio dos antigos guerrilheiros da Renamo tendo estes saindo em debandada do local. Há indicação de vários haverem-se escondido em residências e outros locais do bairro de Muatala, por sinal um dos mais populosos da cidade de Nampula, e outros terão se refugiado na residência do líder do partido, Afonso Dlakhama, que situa-se na rua das Flores a poucos quarteirões de distância.

Dlakhama mandou não disparar
O nosso repórter falou com quatro ex-guerrilheiros da Renamo, detidos agora no comando da PRM em Nampula, e apurou que todos foram chamados pelo líder do partido, Afonso Dlakhama, com a promessa de solução definitiva para a sua desmobilização - segundo eles foram desmobilizados depois do acordo de paz mas não receberam nada - e ainda um possível compensação monetária pelos anos de serviços prestados. Os detidos revelaram que durante a sua permanência na cidade capital norte de Moçambique recebiam um subsídio do partido.
Um dos detidos confirmou as indicações de que alguns dos ex-guerrilheiros que permanecem desde Outubro na sede do partido, na rua dos Sem Medo, terão perdido a vida mas não precisou quantos nem as circunstâncias das alegadas mortes.
No entanto os detidos confirmaram a permanência do cidadão Emane Puantua, na sede do partido, mas afirmaram que ele gozava de alguma liberdade e existem ordens claras do líder do partido para o manterem bem alimentado e limpo.
Ainda segundo estes ex-guerrilheiros, ora detidos, Afonso Dlakhama sempre proibiu os seus homens de dispararem sob qualquer pretexto, daí não entenderem os confrontos de hoje.
Informações de última hora indicam que Afonsa Dlakhama já não está na sua residência oficial em Nampula, na rua das Flores. Não se sabe do seu paradeiro.
Entretanto as várias forças da lei e ordem bloquearam todos os acesso à rua das Flores, onde se situa a casa do líder da Renamo, e onde terão se refugiados os restantes homens do partido que fugiram da sua sede política, tomada de assalto esta manhã pela PRM.
Mais do que um morto na FIR
No início da tarde desta Quinta-feira o partido Renamo chamou os jornalistas em Nampula, para um instância hoteleira, onde informou que o líder do partido trocou mensagem telefónicas com o Presidente da República, Armando Emílio Guebuza. Segundo o Comandante das forças da Renamo, Simão Buti, o Presidente Guebuza enviou uma mensagem a Afonso Dlakhama pedindo desculpas pelo assalto das forças polícias à sede da Renamo e pediu ao líder para "apaziguar os seus homens e não responderem (à forças da lei e ordem)".
Ainda segundo Buti, o líder da Renamo quis sabes do Presidente da República quem deu ordem de ataque e pediu umencontro pessoal entre os dois. Segundo a fonte um pouco por todo o país os membros e simpatizantes da Renamo querem "rebentar" mas Dlakhama recusou-se a retaliar e tranquilizou a todos afirmando que aguarda uma resposta de Armando Guebuza sobre o encontro que propôs.
Entretanto o Comandante da guarda da Renamo referiu que dos confrontos desta manhã resultaram sete mortos nas fileiras da FIR e não apenas um como foi referido pela PRM. Segundo Buti, do lado dos seus homens apenas dois ficaram feridos.
O nosso repórter em Nampula dirigiu-se ao Hospital provincial para apurar o número real de mortos e de feridos mas todo opessoal médico tem instruções superior para não proferirem declarações relacionadas com os feridos e/ou mortos nos confrontos de hoje. Contudo o nosso repórter conseguiu saber que há mais do que um morto.
Noite tensa
Pouco depois da 18h10 o nosso repórter afirma que foram ouvidos dois tiros, aparentemente de uma arma do tipo AK 47, provenientes da residência de Afonso Dlakhama onde estarão os restantes ex-guerrilheiros da Renamo que esta manhã fugiram da sede do partido, que foi tomada de assalto pela polícia.
No local, na rua das Flores, o nosso repórter descreveu a existência de um grande aparato policial, quase de guerra, doiscarros blindados, três carrinhas Toyota ranger e mais de 50 homens fortemente armados entre agentes da PRM, FIR e GOE.
Às 21h23 o nosso jornalista foi detido durante 30 minutos por agentes do GOE enquanto procurava averiguar a situação tensa que se vivia na rua da Flores.

MOÇAMBIQUE

Nampula foi palco de confrontos entre polícia e ex-militares da Renamo

Em Nampula o dia começou hoje (08.03) com um tiroteio entre as Forças de Intervenção Rápida e antigos guerrilheiros da Renamo. Dados oficiais indicam que um polícia morreu e três outras pessoas ficaram feridas.
Cidade de Nampula
Cidade de Nampula
A cidade de Nampula (norte de Moçambique) acordou sobressaltada nesta quinta-feira (08.03), quando um intenso tiroteio envolveu a Força de Intervenção Rápida (FIR), e os antigos guerrilheiros da Renamo. Até esta quinta-feira, estes homens estavam acantonados na sede politica do partido de Afonso Dlhakama, líder do maior partido de oposição em Moçambique.
Segundo a polícia moçambicana, os confrontos aconteceram no início do manhã, por volta das 05:00, quando efetuava a rendição da sua força. Segundo João Dina, da polícia, "a viatura que transportava as forças especiais foi atacada de forma violenta pelos guardas do líder da Renamo. Nós respondemos, o que acabou criando uma situação de pânico no seios da população."
E a calma parece estar a voltar à cidade de Nampula, onde a polícia reporta a morte de um oficial e ferimentos de três pessoas, sendo dois deles antigos guerrilheiros da Renamo e também um polícia.
A movimentada capital do norte, como é conhecida, retomou a sua rotina por volta do meio-dia desta quinta-feira (08.03), mas continua a tensão no bairro de Muatala, onde se localiza a sede política da Renamo.
Afonso Dhlakama, líder da Renamo. Este partido exige o cumprimento do Acordo Geral de Paz de 1992
Afonso Dhlakama, líder da Renamo. Este partido exige o cumprimento do Acordo Geral de Paz de 1992
A versão da Renamo
secretário geral deste partido reagiu a este confronto numa conferência de imprensa em Maputo, a capital moçambicana. Ossufo Momade contou a versão da Renamo: "A Renamo comunica aos moçambicanos e à comunidade internacional que nesta quinta-feira a FIR, vinda de Maputo e Pemba, atacou e ocupou a delegação política que hospedava os desmobilizados da luta pela democracia."
Relativamente ao número de vítimas, os dados da Renamo não coincidem com os apresentados pela polícia. Ossufo Momade relata: "O ataque dos desmobilizados provocou sete baixas nas FIR, incluindo o respetivo comandante. Do nosso lado há dois feridos e um número não especificado de detidos."

Filipe Chimoio Paúnde, Secretário-geral da Frelimo, o partido que governa Moçambique desde a sua independência em 1975, reiterou a sua chegada a Nampula esta quinta-feira (08.03), a importância da preservação da paz no país. Este membro do governo é de opinião que estavam em perigo a vida de dezenas de moçambicanos e por isso acrescentou: "Condeno as pessoas que orientaram os desmobilizados a instalarem-se na delegação da Renamo sem nada fazerem. Quando muito a colocarem em perigo a sua própria vida."

Autor: Ezequiel Mavota (Maputo)
Edição: Nádia Issufo/Renate Krieger

MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO

ÁUDIOS E VÍDEOS RELACIONADOS

Polícia ocupou sede de ex-guerrilheiros da Renamo em Nampula

08/03/2012
A polícia moçambicana ocupou, esta quinta-feira, a sede da Renamo em Nampula, norte do país, onde desde dezembro estravam albergados centenas de ex-guerrilheiros, confirmou à agência Lusa um porta-voz do maior partido da oposição em Moçambique.
"A nossa sede está ocupada pela polícia", disse Fernando Mazanga, remetendo outras declarações para uma conferência de imprensaque a Renamo realiza hoje em Maputo às 11 horas (9 horas em Portugal continental).
ação policial que, segundo a Rádio Moçambique, terá provocado dois feridos, um dos quais polícia, resultante de trocas de tiros com os membros da Renamo, iniciou-se de madrugada, após semanas de impasse em Nampula.
Segundo fontes contactadas pela Lusa na chamada "capital donorte", os elementos da Renamo debandaram da sua sede, na Rua dos Sem Medo, e refugiaram-se junto da residência do líder do partido, Afonso Dhlakama, na Rua das Flores, a centenas de metros de distância.
Os ex-guerrilheiros estavam ali concentrados desde dezembro doano passado, chamados por Dhlakama para lhes dar conta da preparação de manifestações nacionais "para correr com a Felimo do poder", que nunca se realizaram.

MOÇAMBIQUE

Agente ferido em troca de tiros entre polícia e ex-guerrilheiros da Renamo em Nampula

  

Um agente da polícia moçambicana ficou ferido durante a troca de tiros hoje entre as autoridades policiais e os ex-guerrilheiros da Renamo concentrados na sede deste partido da oposição em Nampula, no norte de Moçambique.
Em declarações hoje à Lusa, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, denunciou um suposto "ataque" à sede do partido pelas forças policiais moçambicanas, mas, entrevistado pela Rádio Moçambique, o porta-voz da polícia em Nampula, João Dina, assinalou que houve apenas troca de tiros entre as duas partes, resultante das "provocações" dos ex-guerrilheiros da principal força da oposição do país.
Na sequência dos disparos, "um polícia foi atingido e váriaspessoas ficaram feridas, durante a confusão que durou cerca de 40 minutos", relatou o coordenador do Fórum das Confissões Religiosas de Nampula, Issufo Ossufo, em contacto telefónico com a Lusa, a partir da cidade de Nampula, no norte de Mocambique.
"Aquilo metia medo", referiu Issufo Ossufo, que é igualmente secretário-executivo da Confraria Muçulmana Cadria Bandad em Nampula.
João Dina apelou à população residente na Rua dos Sem Medo, no bairro de Muatala, onde se localiza a sede Renamo, para nãosair de casa até novas ordens das autoridades policiais.
Em declarações à rádio pública moçambicana, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula disse que a polícia está a fazer o patrulhamento pela cidade, tendo já "detido 20 pessoas e recuperado pelo menos cinco armas do tipo AKM pertencentes aos ex-guerrilheiros da Renamo".
De acordo com João Dina, os disparos começaram às 05:30, após um contigente da polícia ter sido "provocado" pelos militantes do então movimento Resistência Nacional de Moçambique, quando fazia a habitual vigia à Rua dos Sem Medo.
"A confusão começou quando a polícia estava a tentar disciplinar o trânsito. Os homens da Renamo ficam na estrada e recusaram-se [a obedecer as ordens da polícia], que começou a disparar e eles responderam", disse, no entanto, à Lusa o coordenador do Fórum das Confissões Religiosas de Nampula.
Desde finais do ano passado, um grupo de antigos guerrilheiros da Renamo, alguns dos quais armados, está a viver na sede em Nampula do principal partido de oposição moçambicano, no norte do país, alegadamente para proteger as manifestações que ameaça realizar contra o que considera uma governação antidemocrática da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder.
Na terça-feira, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, disse aos jornalistas, em Maputo, que a presença dos desmobilizados da Renamo em Nampula, nas suas instalações, "é assunto exclusivo da Renamo".
Fernando Mazanga avisou que o seu partido vai retaliar contra um eventual ataque da polícia às instalações da delegação do partido, acusando o Governo de estar a preparar uma ação contra os ex-guerrilheiros, alguns dos quais armados.
Artigo Parcial

Sem comentários: