quarta-feira, 4 de março de 2015

Aproveitamento político indevido de um crime hediondo


3 h · 

Representantes de partidos políticos e pessoas singulares desavindas com o partido no poder—a Frelimo—já estão por ai dizendo que o assassinato do Professor Gilles Cistac foi encomendado por «radicais» deste partido. O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, até já disse que se vai vingar da morte do Cistac. Só não disse como, nem para quê e porquê.
A plataforma usada para fazer este aproveitamento político indevido da morte do Professor Cistac são os órgãos de comunicação social não participados pelo Estado moçambicano. E é interessante notar que os jornalistas destes órgãos não apenas reportam amiúde o que é dito nas hostes da oposição, como também fazem interpretações do que se diz de forma tendenciosa, para a dar a entender que os tais «radicais» do partido no poder são, liminarmente, os autores morais deste crime hediondo. É interessante também notar que os órgãos de comunicação social participados pelo Estado—e, por isso, considerados públicos (e.g. RM, TVM e as publicações da sociedade 'notícias')—são criticados por não se deixarem usar como plataforma para o aproveitamento político indevido da morte do Professor Cistac.

Neste estado de coisas, as seguintes perguntas não se calam:

1. Por que tanta pressa em associar a morte do Professor Cistac «radicias da Frelimo»?

2. O que se pretende esconder com esta busca precipitada dos autores deste crime?

3. E por que não se pode pensar, também liminarmente, que a morte do Professor Cistac pode ter sido orquestrada pela oposição, para implicar o partido no poder com vista a obter ganhos políticos?

Quanto a mim, o aproveitamento político que se faz do assassinato bárbaro e covarde do Professor Gilles Cistac constitui uma denúncia de que este crime foi pode ter sido orquestrado por aqueles que se apreçam a fazer acusações. Imputar a culpa da morte do Professor Cistac ao partido no poder—a Frelimo—parece que fazia parte do esquema de quem orquestrou o plano. Quem não se lembra que um "líder político" disse, recentemente, num comício popular, que a próxima guerra em Moçambique iria ter como campo de batalha as cidades, a começar por Maputo. Tal como assim dito, agora começa a parecer que o tal "líder político" se estava a referir a actos de terrorismo urbano como o recente assassinato do Professor Cistac.

Estou ciente de que esta minha intervenção pode ser julgada inoportuna por muitas pessoas, por várias razões. Porém, julgo que quem quer que seja que encontrar motivos para julgar esta intervenção como inoportuna, pelas razões que quiser evocar, deveria encontrar, igualmente, razões para julgar inoportuna a associação precipitada entre o assassinato do Professor Cistac e as suas declarações em torno da tensão política que se instalou no país após as eleições de 15 de Outubro de 2014, com a Renamo e o seu líder reivindicando a partilha indevida do poder, depois da sua derrota eleitoral. Ou seja, se a morte do Professor Cistac tiver sido por razões políticas, quem estaria mais interessado nela não é o partido no poder, mas sim os que de forma precipitada associam esta morte com os «radicais da Frelimo». A meu ver, a forma como o discurso com o qual se faz esta associação é articulado fornece pistas de investigação que as autoridades competentes podem explorar para o esclarecimento rápido deste crime macabro.

Perdoai-me por não pensar igual que muitos e por não conseguir consentir o silêncio como a reacção mais adequada, sobretudo enquanto os outros se julgam no direito de dizerem o que pensam, até ao ponto de fazerem acusações baratas e infundadas. Expressar-me como estou fazendo aqui é a maneira que eu encontro para exprimir a minha indignação e protestar contra o assassinato bárbaro e covarde do Professor Cistac. Espero bem que as autoridades investiguem minuciosamente este crime e encontrem os seus autores morais e materiais para os entregar à justiça, a breve trecho.

Agora, para não fique sem o dizer, para vós que aportais neste 'mural' e ledes e comentais os meus escritos e me rotulais como «defensor da Frelimo», sabeis que eu NÃO sou «defensor da Frelimo». Defendo, isso sim, o mesmo IDEAL de Estado e de sociedade que a Frelimo defende. Esta é a razão pela qual, afinal, milito na Frelimo. Porém, quando me pronuncio na esfera pública nunca o faço em representação de ninguém, tampouco da Frelimo, porquanto não estou investido de autoridade legítima para tal. Se alguma vez pareceu assim a alguém, há-de ser por uma de duas razões: (i) ou erro de expressão da minha parte, que é da minha responsabilidade, ou (ii) erro de interpretação da parte de quem me lê, que é da sua inteira responsabilidade. Por isso, excursai-vos de questionar-me sobre se me julgo «defensor da Frelimo mais do que quem» ou se me julgo «mais da Frelimo do que quem» e de me chamardes nomes "bonitos", tais como «lambe-botas» ou «escovista». Insistir na prática de me chamar estes nomes ou de me questionar se «amo» mais a Frelimo do que outrem, prática esta que vem caracterizando as pessoas que se opõem à minha forma de pensar (ainda não me importam os seus motivos), só denuncia que essas pessoas são exactamente o que elas me chamam; e o facto de se incomodarem comigo denuncia que elas me julgam seu adversário. Para essas pessoas devo dizer: relaxai e vamos todos repudiar a criminalidade e a politiquice na nossa sociedade!

Eu sou por um país onde a política se faz com 'fair play'. Não se deve (se bem que até se pode) permitir o sacrifício de cidadãos escolhidos a dedo para a obtenção de vantagens políticas ou quaisquer outras. Isso é deveras hediondo! Quem faz isso não merece confiança do povo para o governar. Tenho fé que os autores morais e materiais do crime que vitimou o Professor Cistac serão capturados e a justiça será feita.



Tommy Do Lapis Acreditas que a Justica viciada que n0s temos neste pais vai dar bons resultados??? Senhor, o povo sabe quem matou aquele senhor...
3 h · Gosto · 1

Jr Chauque Pirou de vez, escreveu Mto com mta coisa junta e não disse nada.o seu idol já apagou a página no FB , como serão feitos os elogios?
3 h · Gosto · 1

Abilio Lazaro Mandlate Não sei quais foram as motivações, os executores e muito menos os mandantes do crime mas acho que este é um daqueles casos que pode acabar sem ser esclarecido. Por uma razão: já se produziram culpados do assassinato do professor Cistac e qualquer investigação que não arrole os "já conhecidos mandantes" será descredibilizada pela convicção generalizada de que foi a FRELIMO e associados (AIM, NOTICIAS, TVM e RM) que encomendaram o crime. Que seja feita a Justiça! Descanse em paz Professor Doutor Cistac!

Wango Khensani Maculetane Sinceramente, acho que não precisa ser ou não militante Da Frelimo para perceber que isso é um golpe baixo, será mesmo que a Frelimo querendo matar o académico iria avisar antes? Porque é que esse líder diz que irá vingar-se? Devíamos pensar antes a quem beneficia a morte do Sistac, e parece que já identificou-se o líder desse partido que nem consigo escrever El nombre.

Xavier Jorge Uamba Respostas: 1- o Damião porta voz da frelimo ja tinha prometido que o prf Cistac devia desaparecer do mundo; 2- Justiça inoperante monopartidarizado, a poliçia apenas vai trazer inocentes pois é isso que sabe fazer; 3- dificilmente desassociar esse assunto com a frelimo devido a posição que a frelimo mostrou antes de lhe assassinar. podem hje comemorar mas fiquem saber que vem ai a bomba.
3 h · Editado · Gosto · 2

Alexandre Zerinho Muito bem colocado e seria mesmo bom que os amigos entendessem grande parte deste texto. Estamos cientes do crime e sabemos que o Prof. Cistac foi baleado e posteriormente perdeu a vida. O que não sabemos sao as reais motivaçoes e as circunstancias em que decorreu o acto. Seria bom que fossemos cautelosos considerando diferentes hipoteses e nao limitarmo nos em apontar dedos sem nenhuma base clara.
2 h · Gosto · 3

Chande Puna A tentar tapar o sol com a peneira. Por muitos manuais e horas de escrita que faça não conseguirá fazer com que o povo se manifeste como se está a manifestar. Se as pessoas acham que foi uma encomenda de dentro da fretino, o dono do post não tem como provar ao contrario por isso...deixe o povo pensar como quiser. Assusta não assusta?
2 h · Gosto · 2

Raúl Salomão Jamisse Mano Julião sou obrigado a apresentar o meu pensamento com relação a este assunto que já faz correr muita tinta e não se faz patavina para esclarecê-lo, isto porque até os procedimentos elementares da polícia criminal foram ignorados...ex: isolar a área de crime para proteger as possíveis provas, falta de arrolamento dos presentes no local na hora do crime para testemunharem /prestarem declarações úteis ao esclarecimento do mesmo (se é que foi feito à revelia do público já que é segredo de justiça). O facto de se associar os radicais da Frelimo no caso é simples meu caro: É O ÓBVIO. Que se vire a polícia e outros órgãos de justiça para provar que o geral está redondamente enganado e equivocado. Já que se trata do mesmo partido com um modelo de governação voltado para o bem do povo, aproveita me informar os autores Morais da morte do Cardoso, Orlando José, Juiz Silica , Siba Siba e Danger Man....mas deixa mano respeito a tua posição que é de alguém que pensa diferente e não se deixa bater pelo óbvio.
2 h · Gosto · 3

Joao Jone Chicote No exercicio da nossa reflexao, o nosso partido nao pode ser o limite.
2 h · Gosto · 2

Joao Jone Chicote Resposta 2: nunca foram encontrados os assassinos de Silica e Siba Siba Macuacua, para alem dos autores morais do Carlos Cardoso.
2 h · Gosto · 3

Joao Jone Chicote Os medias privados sao imparciais e Sempre estao no local dos factos, juntamente com os representantes dos partidos politicos. Os publicos? Nunca estao. Desde ja, convida-lo pra fazer parte da marcha de homenagem ao Prof Cistac, sabado, 7 horas e 30 com partida no local do crime.
2 h · Gosto · 2

Abilio Lazaro Mandlate #Joao_Jone_Chicote, interessante colocação no seu segundo comentário: "... nunca foram encontrados os assassinos de Silica e Siba Siba Macuacua, para além dos autores morais do Carlos Cardoso". Os assassinos não são encontrados, entre várias razões, porque "já sabemos quem são", mesmo antes do crime ser investigado. O que acontece é que as investigações estarão "contaminadas" pela necessidade de provar que foi Fulano ou Beltrano quem mandou assassinar, deixando de lado a investigação do crime para determinar os culpados.
2 h · Editado · Gosto · 1

Joao Jone Chicote Resposta 3. O passado da-nos experiencia. Todos os assassinatos sao imputados ao partido no poder e este caso nao pode ser excepcao. (Primeira pista pra investigacao).
2 h · Gosto · 1

Affonso Guerreiro Concordo com este texto, em parte.
O bom senso manda levantar todas as hipóteses relacionadas a este acontecimento porque existem várias, de facto.
Mas o #Cumbane peca quando alerta para isso, entretanto faz o mesmo quando näo arola as probabilidades mais gritantes e foca-se apenas na oposiçäo e vai mais longe:
Aventa a possibilidade de esta morte estar associada ao que chama de "terrorismo urbano" com relaçäo ao que Dhlakama disse sobre começar um conflito por Maputo. Por favor!

Eu também duvido muito que a FRELIMO tenha dedo nisto efectivamente, mas sejamos sérios e responsáveis - da mesma forma que näo se pode, à priori, apontar o dedo à FRELIMO, näo apontemos aos outros, ora!
2 h · Gosto · 1

Joao Jone Chicote Resposta1. Sao os radicais deste partido que tem interesses economicos nas provincias disputadas entre a Renamo e o Governo. Se presumir-mos a Renamo como dirigente dessas provincias pode quebrar a estrurura instalada e criar dificuldades desta elite na exploracao dos recursos ai existente. Gosto de dizer que o actual chefe de Estado ainda eh inocente.
2 h · Gosto · 1

Rmano El Bambino Não vai se vingar, vai vingar a morte do Prof. Cistac... Aproveitamento é isto que está neste post!!!
1 h · Gosto · 1

Oswaldo Menezes A PGR JÁ IDENTIFICOU AS DENUNCIAS FEITAS PELO DR. CISTAC?

Jorge Fernandes Julião joão Cumbane, você foi um dos principais intelectuais a indicarem o Constitucionalista Cistac como inimigo a abater. A Frelimo de Guebuza, que já se encontrava em campanha contra Nyusi inclusive, executou (contratou e pagou) a assassinos a soldo para matarem. A sua consciência não pesa o mínimo? Releia o que você escreveu (além de ser membro importante da Frelimo, você procura mostrar serviço), o ódio pelo Professor Cistac que transborda das suas crônicas (as de antes do atentado, depois você destilava tristeza e, de repente, o Professor Cistac já não era tudo aquilo que antes atribuia, e até o admirava). Seja homem e pare com a sua luta a todo o custo para subir na Frelimo (quer ser Ministro). Se subir, deve ser por mérito e não por sujar pessoas (como fez ao Cistac).
1 h · Gosto · 5

Oswaldo Menezes ULTIMA HORA... CONSELHO DE MINISTROS CRIA NOVO MINISTÉRIO... O DA VERGONHA. SÃO CANDIDATOS A CHEFIA TODOS SEM VERGONHA... O MAIOR SEM VERGONHA SERA INDIGITADO... ENVIEM CV
1 h · Gosto · 1

Carlitos Manuel O autor deste post merece ser condecorado. Unico inteligente... o resto sao uns nabos a apontar uns coitados inocentes. Espero q arrangem uma vaga como ministro para ele.

Nelsoncarlos Tamele Qual e o nivel de qualidade q o nosso sistema de justica ostenta p podermos acreditar num processo transparente, autonomo n investigacao? Se realmente houve uma mao externa neste hediondo crime ligada ao regime, pensamos nos ou acreditamos num processo limpo na investigacao? Ao menos se a nossa justica fosse funcional e q podia se exigir os resultados transparentes.

Julio Bernardo Magenge Magenge Eu até tenho medo de colocar o meu ponto de vista em relação ao sucedido. Lamentável!

Armando Tomas Fernando Fernando Juliao pirou devez .e pena nao faz parte da minha familia se nao obrigava te internar

Sem comentários: