segunda-feira, 23 de março de 2015

As investidas da contra inteligência contra o empresário Alpega – Fernando Vumby


11111 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)
Alemanha - Com este texto prendendo mostrar que no país Angola , não existe nada que não seja uma farsa pois ate mesmo já naquela altura (1975/76/77) os operativos encontravam sempre grandes cortinas de ferro na hora em que tinham que desmantelar algumas redes suspeitas de envolvimento no  trafico de quase tudo e que tinham suportes muito mais forte do que as capacidades dos serviços secreto.
Fonte: Club-k.net
Mais esta  ainda não é  com certeza   a  confissão  mais inédita  feita  sobre  missões operativas   elaboradas  pelos serviços secretoangolano ,  neste caso pela Contra Inteligência Miliatr , porque o suspeito era militar e tratava-se do cidadão  de nome " Ambrósio " vulgarmente conhecido por Alpega.
O rolo é enorme de casos que se contados em pormenores e levados em consideração todos os detalhes  que obedeceram certas missões operativas especialmente da Contra InteligenciaMilitar angolana , quem sabe daria num grande e verdadeiro filme  de sucesso ,  mais a intenção não é essa.

Alpega tinha vindo do exercito português e depois que foi enquadrado nas FAPLAS como instrutor militar muito cedo se tornou num dos angolanos mais famosos e poderosos como empresário ao criar a tão famosa empresa ( Gelados Alpega ) na avenida Brasil num edifício  que antes dos confrontos em Luanda  tinha sido uma  espécie de delegação central da FNLA.
Além da fama que ganhou como empresário e pessoa com fortes e grandes ligações na altura  nas estruturas  politicas e militares do regime no poder Alpega era conhecido  também como um dos angolanos com mais mulheres , amantes , namoradas e um data de filhos que talvez  nem ele mesmo  deve  saber a quantidade  exacta.
Eu conheci umas poucas e algumas ate PARA a idade dele poderia se considerar um escândalo , mais  num país onde odinheiro  raramente não fala mais alto do que a moral , tudo era visto e continuará a ser visto  como dentro da normalidade  enquanto alguns vampiros constituírem o poder em Angola.
Numa  das minhas investidas na caça de dados em conversa com uma jovem tão linda e bem aplicada nos estudos  de quem se dizia  na altura estar gravida  do  Alpega   deu para confirmar que era mesmo o dinheiro que ele utilizava como armadilha para prender as miúdas que já ambicionavam vida luxuosa , ter roupas exclusivas , carteiras fora de série , sapatos de marca e se melhor nunca vistos no país e poderem viajar de quando em vez para  Portugal , o que já era  para muitas jovens visto como  coisa de outro mundo.
È importante que se diga e para bem da verdade histórica das aventuras de Alpega , que o mesmo nunca teve dificuldades em manter algumas destas miúdas no ponto mais  alto das vidas  fantasiadas e ilusórias com os dinheiros que ele movimentava.
Nunca é demais  realçar aqui , que como operativo militar conheci muito bem a vida do Alpega , pois no Grafanil para além de ter tido o meu gabinete de trabalho entre o dele que era adjunto de Dimuka na altura  como comandante de sector , os meus informantes eram pessoas da sua confiança e ele sem experiência operativa nunca   podia imaginar que estava sendo espionado pelos seus próprios  amigos.
Ainda me recordo como se fosse hoje de um encontro inesperado para ele  , quando tentava estacionar o seu mini morris cor de vinho na Vila Alice entre a casa do  Manuel Faria e Nito Alves onde o mesmo tinha uma vivenda , ao aparecer-lhe  pela frente , quando minutos antes me tinha visto a entrar para a unidade militar o Grafanil , ai fiquei com a sensação de que ele desconfiava que algo estaria a ser montado  contra ele.
Como nunca tinha sido da sua relação o momento me tinha  aconselhado  a elaborar uma estratégia eficaz para colher todo tipo de dados que me interessavam sem que para tal fosse necessariamente preciso  um contacto com o mesmo o que acabou por funcionar perfeitamente.
Tive mais ligações aos seus irmãos grande referencia  era o Nelito Caminho Longo  ( das motorizadas e grande bangão ) , assim como uma jovem magrita que não estou certo se era irmã prima ou sobrinha que na altura namorava com o Zeca Bengo , que depois se tornou no marido da famosa branquinha ambos figuras conhecidas no Sambizanga nos tempos da outra senhora ou seja do colono branco.
A MISSÃO OPERATIVA & ALGUNS DETALHES
Foi  uma missão que não deixou  de ser tão perigosa como todas outras em que  na maioria dos casos os envolvidos estão quase sempre  armados  como militares que são ,tanto os agentes  assim como  os suspeitos   de traficantes de  quase tudo .
Foi daquelas missões operativas onde  o equilibrio  ( corpo & mente ) ou seja o  saber controlar a respiração foi a chave do sucesso de uma operação que no fim  não teve pernas PARA andar porque os entraves se posicionavam de plantão nalguns gabinetes , e foi ai  onde  me apercebi que existia  uma conexão grande ou seja verdadeiros gangs de traficantes de diamantes fardados  com grandes influencias junto do poder local e enterligados uns com os outros  já naquela altura.
Alguém teve que pernoitar uma noite por baixa de uma cama num apartamento onde  os traficantes geralmente se encontravam para avaliarem a mercadoria e traçarem a tragetória dos  negócios  e curioso já  se fazia em Portugal  , Brasil ou na África do Sul já naquela altura   mesmo quando o país sofria a sua primeira e grande invasão por parte dos sul africanos .
Esta acção como disse , consistiu no controle dos movimentos respiratório , pois o que tinha passado a noite debaixo da cama do suspeito á mínima falha que cometesse poderia custar-lhe a vida e estragar todo um plano bem elaborado  pelos poucos bons operativos da Contra Inteligencia Militar que Angola teve naquela altura .
Manos não me  perguntem  onde andava  o Garcia hoje conhecido por (  Miala ) pois naquela altura nem ele sonhava  que alguma vez  daria num   dos homens mais fortes do país  que foi ,  ate antes de lhe  estragarem a festa  por aqueles que ele  controlava  e se esqueceu que  também o controlavam.
Miala é um produto dos anos ( 80 )  mais isto pouco importa para aquilo que me propus escrever hoje e agora.
Manos vos garanto que nunca se tinha dado grande importancia  as técnicas de respiração como naquela operação onde nós estávamos seguros de que acabaríamos por desmantelar uma das grandes redes de traficantes de diamantes que já existia em Angola naquela altura.
Existiam várias redes  entre elas o grupo dos manos Filipe e João que chegaram á ser os donos do restaurante Pequim no Zé Pirão , o kapingano , Xina da Onda , o famoso  Zwela  um mulato que deu show em Luanda com o seu carro exclusivo  ( Trans América ) e de quem se dizia que fumava liamba em notas de 100.000 Escudos e que seu dinheiro raramente não o transportava na bagagem do carro.
Foi o carro mais bonito que alguma vez tinha visto ao longo dos anos 1975 / 76 / 77  rolando pelas ruas de  Luanda
Havia ainda o grupo do  Beto do bairro  Neves Bendinha  , Joazinho Cordeiro ,  Nga  Kumona e curioso com excessão  do Zwela  creio que era  de  Caxito mais que cresceu em Luanda a maioria dos kanguistas que citei eram naturais de Malanje.
Ainda não existiam as tecnologias modernas e sofisticadas de espionagem pois o país tinha acabado de nascer como Republica Popular de Angola
Com este texto também quer provar  que não  é verdade o que se diz , que todos os operativos da secreta angolana  primeiro prendiam  para arrancar confissões  interessantes aos  detidos  através do ponta-pé ou do soco na cara e depois é que investigavam .
Pelo menos antes dos acontecimentos do 27de Maio de 1977 e  deste tempo em que estive activo que falo , a Contra Inteligencia  Militar já levava o seu trabalho muito á sério , claro não quero com isto dizer que tudo que brilhava lá dentro  fosse  ouro.
Nada disto manos a maka é que pouco ou quase nada se conhece de missões operativas em que estiveram envolvidos elementos da Contra Inteligencia Militar angolana  que trabalhavam diferente da tenebrosa DISA ..
Eu  nunca jurei  esconder segredos de um Estado que se tornou tão criminoso como poucos em pleno século XXI , ao ponto de se confundir manifestações populares consagradas numa constituição mesmo  sendo essa   uma simples farsa , com o fazer-se justiça por mãos próprias . 
E  se vivemos a globalização e tempos modernos porque temos que continuar agarrados  á toda essa espécie de crimes silenciados e grande  treta  que alguns lacaios  consideram de segredo do Estado PARA manterem cada vez mais os tantos crimes ocultos   ????
Voltarei com a ( II ) parte  brevemente.  Obrigado pela atenção e bom fim de semana para todos
Fórum Livre Opinião & Justiça

Sem comentários: