terça-feira, 24 de março de 2015

Cabo Verde: Cultura como filosofia de Governo

…A propósito do tema “Cultura” que se tinha na agenda para ser debatido na sessão plenária de hoje na Assembleia Nacional e que não aconteceu, partilho um breve texto “Cultura como filosofia de Governo”…
…A cultura premeia todas as ações da sociedade e, por consequência, todos os programas de governo. Cultura é comportamento, se manifesta nas mínimas relações do cotidiano, é postura frente ao mundo. A auto-organização do povo para compras comunitárias, ou organização de cooperativas, é cultura; sua conformidade em enfrentar filas, maus cheiros, desrespeitos, humilhações é cultura; sua resistência, seu modo de encarar as adversidades é cultura; sua luta, individual ou coletiva, é cultura. Pela cultura superamos nossas realizações e reformas…
…A proposta de desafio à classe trabalhadora e à sociedade civil deste país deve vir através da reflexão crítica de suas próprias demandas; redefinindo símbolos, idéias, valores e comportamentos; definindo um projeto de nação. Pela cultura a sociedade se afirma – de forma consciente ou não – como passiva, reivindicativa ou participativa. Com a cultura uma nação se supera no refazer da solidariedade, no direito à apropriação de sua memória e como conhecimento da importância do seu papel transformador…
…Assim sendo, cabe desenvolver programas de conhecimento e descoberta da cidade, das regiões e do país (turismo social); realizar eventos de lazer, cultura e exportes que promovam a paz e o congraçamento entre cidadãos. Vale lembrar que a violência urbana tem inúmeras matrizes; uma delas é a ausência de lazer, de perspectivas para “passar o tempo”, cultivar a mente. Nos bairros pobres das grandes cidades nem áreas verdes há; quando muito um “raspadão” – campo precário, sem grama –, para jogar futebol nos finais de semana. E mesmo assim um espaço de lazer apenas para homens, do mesmo modo que os bares. Às crianças, mulheres e aos idosos sobra televisão e as ruas, quando muito; aos jovens nem isso. A eles sobra a falta de perspectivas…
…Cultura como filosofia de governo gera renda, é social, amplia os horizontes. Por isso mesmo, devemos estar abertos a importar e exportar culturas. Este é o motor da mudança: pelo intercâmbio e a troca nos desenvolvemos. A cultura integra ações, dá sentido às realizações e reformas dos governos. Ela é o fio condutor que une o direito à saúde, ao transporte, à moradia, à escola, ao trabalho, à cidadania. Com a cultura, e só com ela, conduziremos nossa sociedade à igualitária democracia, recolocando os cidadãos no caminho da emancipação humana…
…Em resumo: um programa de Governo pautado no princípio da cidadania cultural administra a cultura de forma integrada, sistêmica. Reconhece no patrimônio histórico e cultural a base para toda a sua ação, preservando todos os bens que se constituem em referências fundamentais para a afirmação e construção de nossas identidades. Forma consciências; oferece alternativas e amplia o repertório cultural do povo. Informa, democratiza o conhecimento, respeita as diferenças. Convida as pessoas a reflectirem sobre sua realidade. Cria. Transforma…

Sem comentários: