sexta-feira, 27 de março de 2015

Comunicação do Camarada Presidente da FRELIMO, Armando Emílio Guebuza

Comunicação do Camarada Presidente da FRELIMO, Armando Emílio Guebuza, por ocasião da cerimónia de abertura da IV Sessão Ordinária do Comité Central da FRELIMO
Camarada Secretário-Geral;
Camarada Presidente Honorário da FRELIMO;
Camarada Presidente da República;
Camaradas Membros da Comissão Política;
Camaradas Membros do Secretariado do Comité Central;
Camaradas Membros do Comité Central;
Caros Camaradas.

Gostaríamos de começar por reiterar o nosso sentimento de compaixão e pesar para com as vítimas das diferentes calamidades que têm estado a assolar o nosso Moçambique. Ao mesmo tempo, congratulamo-nos com o caudal de solidariedade de Moçambicano para Moçambicano que, em catadupa, tem estado a chegar aos necessitados, quer em forma de conforto, quer em forma de bens diversos. A esta solidariedade nacional junta-se a solidariedade de outros povos e pessoas de bem que muito a agradecemos e continuamos a encorajá-la. 
Em memória das vítimas dessas calamidades e das vítimas da tragédia de Chitima pedimos a todos que observemos um minuto de silêncio.

Caros camaradas, 
O Comité Central da nossa gloriosa FRELIMO, na sua Primeira Sessão Extra-ordinária, de 12 a 13 de Maio último, mandatou-nos para ganhar as eleições de 15 de Outubro passado. Camaradas, assumimos esse compromisso e cumprimos com a missão que nos foi confiada:
A vitória da FRELIMO está aqui! 
A vitória do nosso Candidato, o Camarada Filipe Jacinto Nyusi, está aqui!

Esta é uma vitória que foi construída por todos nós, membros da FRELIMO, de cartão e de coração:
É a vitória daquele que colava panfletos ou promovia a imagem

da FRELIMO e do seu Candidato;
É a vitória daquele que compôs canções, participou nos nossos eventos ou garantiu a logística da nossa campanha;
É a vitória daquele que produziu documentação ou participou em debates ou integrou uma brigada. 
É a vitória desses milhões de anónimos, nas zonas rurais, nos subúrbios e nos centros urbanos, no País e no estrangeiro;

É a vitória da FRELIMO e do seu Candidato e da sua capacidade de articularem a mensagem de Unidade Nacional, da Paz e do Progresso.
Todos estes que votaram na FRELIMO e no seu Candidato transmitiram-nos a mensagem de que mudar por mudar não! Mudar para mudar a sua vida, do seu Partido e da Nação Moçambicana para o melhor, sim! Esta é a expectativa criada. 
Congratulamo-nos com a forma como a nossa gloriosa FRELIMO, a nossa Bancada e o nosso Governo têm sabido responder a esta expectativa, não se distraindo da sua missão principal nesta fase histórica.

Caros Camaradas, 
A nossa cinquentenária FRELIMO sabe, porque inserida no seu seio, que a expectativa do nosso Povo é o Futuro Melhor. Por isso, a nossa expectativa, ao produzirmos mudanças, é assegurar que o nosso Povo, nas zonas rurais, suburbanas e urbanas continue a ter razões para depositar a sua confiança em nós. 
Mudar, como partido, para que o eleitorado, a partir dos nossos membros de cartão e de coração, não tenha de mudar é um desafio constante para partidos de inserção popular como o nosso, esta visionária FRELIMO. O eleitor não deposita o seu voto de forma automática para apenas mostrar que sabe como funciona a democracia ou como exerce o seu direito cívico.

Não é pelo facto de a democracia conter, implicitamente, a possibilidade de alternância que o eleitor deve votar em obediência a essa implicação. Não é a alternância em si que dá vitalidade à democracia.
É, isso sim, a sua possibilidade. 
Essa possibilidade dá o devido poder e soberania ao eleitorado, ao mesmo tempo que estimula os partidos políticos para, constantemente, elevarem o seu desempenho e níveis de inserção popular. É neste espírito que a FRELIMO:
se funda e evolui;
age e reage.

Não é para menos que ela é popularmente conhecida como a Força da Mudança.
A sua visão sobre Moçambique e os princípios e valores que nos definem, como Partido, são firmes e inalienáveis, desde 25 de Junho de 1962. São compromissos não-negociáveis que também servem de bússola ética e política para todos nós, membros. A nossa visionária FRELIMO não dá ao maravilhoso Povo Moçambicano razões para ele mudar porque a nossa já cinquentenária FRELIMO, ela própria, chama a si a tarefa de operar mudanças. Enquanto assim for, o nosso Povo muito especial, não sentirá a necessidade de perverter o sentido da democracia, mudando apenas por mudar.
Por experiência, o nosso Povo confirma, de eleição em eleição, que não quer mudar só por mudar, porque sabe que só com a sua FRELIMO, a nossa FRELIMO é que é possível mudar para mudar para o melhor, mantendo-se na rota do Futuro Melhor.
Só com a sua FRELIMO é que isso é possível porque só a nossa FRELIMO, através da democracia interna, tem a capacidade de se renovar mantendo as grandes linhas de continuidade. 
A FRELIMO renova-se para encontrar respostas para os desafios que a conjuntura de cada momento levanta, respostas essas que não podem, em nenhum momento, pôr em causa a nossa visão de Moçambique e os princípios e os valores que nos norteiam e nos enformam como organização política.

Caros Camaradas,
A FRELIMO saiu mais coesa e reforçada do seu processo democrático interno de Março de 2014 e das eleições de 15 de Outubro passado. Preocupa-nos, todavia, a postura e comportamento de alguns camaradas, que, publicamente engendram acções que concorrem para perturbar o normal funcionamento dos órgãos e das instituições e para gerar divisões e confusão no nosso seio. 
Recordemo-nos, por outro lado, caros camaradas, que hoje, como ontem, quando os nossos adversários nos elogiam é porque descobriram ou porque pressentem que estamos no caminho errado, pois eles não nos querem e nunca vão-nos querer por bem:
Não querem uma FRELIMO forte, omnipresente e popular;
Não querem ver o seu Governo forte e a implementar, com celeridade e impacto, o nosso manifesto eleitoral;
Não querem ver o nosso Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, forte, firme, dando o seu melhor na direcção do Estado porque sabem que isso beneficia não só a ele como à nossa gloriosa FRELIMO.
Os nossos adversários batalham, dia e noite, para que o seu sonho seja materializado.

Cabe a nós, hoje como ontem, batalharmos, sempre unidos, coesos e firmes, para que esse seu sonho se transforme em pesadelo. 
A nossa FRELIMO e os seus membros de cartão e de coração são disso capazes, garantindo que todos nós, moçambicanos, sintamo-nos donos desta Pátria de Heróis, una e indivisível, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo. 
Tenhamos sempre presente que os nossos membros e o nosso Povo em geral sabem o que querem. 
Por isso, votaram não para mudar por mudar mas, isso sim, para mudar para mudar as suas vidas, a vida da FRELIMO e do nosso Moçambique para o melhor, escolhendo a nossa organização política e o seu carismático Candidato, Filipe Jacinto Nyusi.
Caros Camaradas,
Nós, visionária FRELIMO, somos a Força da Mudança! 
Nós, FRELIMO, com o Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, vamos continuar a construir o Futuro Melhor para o nosso Povo. 
Nós, coesa FRELIMO, com o Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, somos a mudança na continuidade, a mudança na renovação da confiança popular. 
Povo Moçambicano unido do Rovuma ao Maputo hoye!
Unidade Nacional hoye!
FRELIMO, a Força da Mudança hoye!
Glorioso e coeso Partido FRELIMO hoye!
Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República o hoye!

Muito obrigado, caros Camaradas, pela vossa atenção.

Sem comentários: