sábado, 21 de março de 2015

Dhlakama apoiante dos "radicais" da Frelimo?


A Renamo já submeteu, aa AR, através da sua bancada, o Ante-Projecto de Lei das Autarquias Provinciais, na esteira do que o seu líder, Afonso Dhlakama, acordou no ultimo encontro que manteve com o PR, Filipe Nyusi. A denominação do documento nao eh o que talvez se esperasse - 'Regioes Autonomas' -, naturalmente por alguma razão, o que nao constitui, porem, leit motiv destas notas.

A alguns dias da reunião do CC da Frelimo, afigura-se-me no mínimo estranho que Dhlakama esteja a proferir discursos cada vez mais extremos, o que iraa, me parece, fortalecer a ala dos "radicais" da Frelimo, nomeadamente a dos que acham que Nyusi nao deve "abrir mao" ao líder da oposição. Talvez sem se aperceber, com o seu extremismo discursivo Dhlakama estaa a transformar-se no maior apoiante dos "radicais", com o que Nyusi poderá ter cada vez menos espaco de manobra nas hostes partidárias.

Agora que a Renamo já submeteu o Ante-Projecto atras referido, acho eu que Dhlakama deveria se ater na apresentação didactica do mesmo, privilegiando aspectos como seu enquadramento constitucional, impacto na arquitectura administrativa actual, questões econômicas, relacionamento com demais órgãos do Estado e do poder local, etc., no que atee poderia contar com os préstimos de quadros do seu partido por áreas de relevância e/ou de especialização.
Aos que apoiam uma politica de extremismo discursivo, nao poucas vezes fonte de contradições e de ausência de substancia, o meu profundo respeito, embora nao apoie!
GFG '15..
Like · 
  • 70 people like this.
  • Clayton Johnam Condordo plenamente
  • Abel Zico Concordo, esses discursos explosivos e intimidatorios em nada vai ajudar, 'e apenas a busca de um populismo barato....Tenho vezes sem conta dito que "me parece que Dlhakama tem medo de governar", e afugentar essa possibilidade 'e uma forma tactica de evitar carregar o sacudum da responsabilidade governativa...
  • Euler Gente De Mocuba Mas ele tem outra alternativa para 'conversar' e fazer chegar a mensagem, tendo em conta o comportamento dos radicais? Arrisco dizer que Dhlakama agora só ficou com ÀS, já lhe acabaram as cartas todas, se falha esta jogada será efectivamente contestado pelos seus ...
  • Jorge Jone De acordo. Bem visto.
  • Albano Macie Comentario a medida. Parabens!
  • Gilberto Gomes Assino: Nota 20! Eu tenho dito, vezes sem contas, que Dhlakama não sabe o que fala, o que faz e o que quer... Para ele tudo é um improviso... Ele se deixa levar... Dhlakama nunca governou e nem o conceito Governar não existe no seu Inside. Iniciou com Regiões autónomas e por desconhecimento foi abaixo... Aproveitou a boleia do Malogrado Cistac, e do homem da mediacoop e companhia, e copiou o Conceito Autarquias Provinciais. O Projecto submetido á AR tem em vista sim a Aprovação de uma lei que crie Municípios de nível provincial, não em co-relação as eleições do dia 15/10/2014, mas sim para as próximas que existirem. No tocante a eleições passadas a Renamo perdeu e tem que aceitar a derrota. A Renamo teve seus fiscais em todos órgaôs eleitorais, e se houve fraude ou roubo foi ante o olhar desses. E é a esses que deveriam exigir as suas cabeças. A Renamo já teve 5 Municipios e não conseguiu manter nenhum, chama-se a isso de: INCAPACIDADE!
  • Abdullah Abou-Shakur Dhlakama deveria se ater na apresentação didactica do mesmo,
  • Arca Mariza Nota 20 dr salema pelo comentario .
  • Muhamad Yassine aqui falta um conteudo político que se traduz nos discursos do Lider. ele sabe sim o que diz e porque o diz neste momento
  • Jorge Jone Gilberto Gomes não é por aí que devemos ver as coisas. Fraude nunca pode ser por culpa da vítima que não vigiou bem. Até porque, tendo realmente havido fraude, o maior preocupado devia ser o povo que vota. É um facto, que os órgãos eleitorais moçambicanos não conseguiram organizar um processo que fosse isento de suspeitas, não porque não podiam mas porque não mediram as consequências de um acto eleitoral opaco. Assistimos todos a guerra dos editais. As instituições do Estado é que falharam, portanto, todos nós. Agora há que contribuirmos com soluções e não com a culpabilização de uma das partes. É possível uma solução moçambicana e vamos buscá-la.
  • Augusto Gildo Buanaissa Ericino de Salema há aqui um aspecto que não considerou. Depois da conversa Nyusi - Dhlakama, a RENAMO e o seu líder já tinham parado de se movimnetar em discursos. Foram os radicais da frelimo que reavivaram às voltas e aos discursos de Dlhakama. No entanto a frelimo através dos órgãos de informação vem sempre dar a conhecer, não obstante o entendimento entre o Nyusi e Dlhakama, estes reprovam seja qual for a iniciativa da Renamo, independente da sua legitimidade, praticidade e ou até constitucionalidade em benefício do povo. Basta ser da Renamo para ser reprovado.
    Oque você faria no lugar de Dlhakama, que não seja corresponder ao braço de ferro?
    Durante todo o processo eleitoral último, a Renamo pautou pelo seguimento da lei e de um discurso pacificador e a frelimo e seu governo nada fizeram, se não atropelar a lei.
    Oque garante que se a Renamo e seu líder pautarem por discursos mais pacíficos a frelimos não somente vai andar em manobras dilatórias nos próximos 5 anos?
    É necessário que os políticos saibam onde perdem e onde ganham é saber capitalizar isso, mas que seja para um bem comum da nação Moçambicana.
    Eu não concordo com o seu post.
  • Gilberto Gomes Jone, és o 1o académico que eu conheça nessa década, e nesse século. Íntegro, imparcial e isento de écos. Todos deveriam seguir o teu exemplo. Mais não o disse!
  • Ericino de Salema Augusto Gildo Buanaissa, eh bom que, enquanto cidadãos, tenhamos opiniões diferentes e/ou divergentes! Uma perguntas: nao achas que Dhlakama deveria ter "ignorado" a "provocação"?
  • Jorge Jone Acho que não sou tudo isto Gilberto Gomes mas obrigado pelo elogio.
  • Augusto Gildo Buanaissa Ericino de Salema, Não se trata de ignorar provocações, trata-se de criar condições para que os outros abram ouvidos e as mentes para procurar um caminho certo e justo. Contra a justiça e o que é certo só temos inimigos que sejam verdadeiramente bandidos.
    A Frelimo está a todo vapor tentar provar que nada, vindo da Renamo seja proveitoso por isso nem sequer é digno de análise, merecendo já um julgamento, mesmo antes da ideia nascer.
    A Renamo já disse que vai aceitar discussões técnicas sobre o documento mas a frelimo não quer saber senão reprovar.
    Como você acha que se deve posicionar a Renamo?
    A forma encontrada de obrigar a frelimo a usar a cabeça e trazer contraproposta ou críticas técnicas pode ter sido essa. E de momento essa pode ter sido a melhor forma encontrada pela Renamo. Se nós como bons cidadãos temos ideias diferentes e que achamos melhores, talvez deveríamos apresentar a Renamo e ao seu líder e aproveitar agora que ele está a dar espaço aos acadêmicos com vista a fortificar seus quadros e contribuições pensantes.
    A Renamo iria aceitar, nossas boas contribuições, acho eu.
  • Gilberto Gomes Um homem sensato e pacato deveria, sim, ter ignorado a provocação. Dhlakama deveria considerar e respeitar ao Nyusi e não a Frelimo. Um homem humano nunca paga o mal pelo mal. E seria muito elegante da parte do Macacho ignorar. Quem provoca não é Nyusi, são os que ainda não achei o nome exácto para os atribuir.
  • Charman Della Vedova De facto temos que ver a lógica da renamo e do seu líder, eh partido que vem da guerra e deve endurecer o discurso e exibir musculatura militar para as suas reivindicações serem escutadas.
  • Carlos Mairoce O argumento e' va'lido, mas conhecendo a Frelimo, esta nunca iria aceitar aprovar o projecto mesmo se Dhlakama estivesse calado. A estrategia da Renamo agora e' clara mostrar a sua musculatura e me parece que a Frelimo ja percebeu a mensagem e tudo indica que os dois grupos ja movimentam pessoas e material belico.
  • Gilberto Gomes De nada Jone. A gente se cruza. Facebook é o local sin quan non onde a nação político-académica se reencontra...
  • Manuel Mageta Taque Quem é capaz de receber bofetada num dos lados do rosto e ainda entregar o outro no sentido de que pode bofetar este lado também? Pelo que me prove essa é doutrina religiosa, mas não aplicável na razão do ser humano.
  • Julião Ferrão Grande texto meu amigo GFG 15. O Dlhakas não só devia estar a explicar o seu projecto como deveria deposita - lo nas academias e grupos da sociedade civil para que o produto final responda aos anseios de um verdadeiro estado democrático, e não seja apenas mais uma solução umbilical de pouca dura tal como foi com a lei eleitoral. 
    Outrossim o líder popular deveria assumir publicamente que está é a última carta que tem na manga e que uma vez aprovada, jamais irá ameaçar a Paz dos Moçambicanos. GFG
  • Lionel Magul Esse kota, esta sem argumentos...
  • Geraldo Obra Alegriao Depois do encontro com Nhusy Dlakama calou-se. E qual foi a resposta dos Radicais?
  • Ismael Chutumia Dlakhama aparenta não acreditar no Poder do Nyusi, situação que o leva a enveredar pelo endurecimento dos seus pronunciamentos públicos, que concerteza levarão, sem dúvida, a manutenção da actual direcção do Partido no Poder, por uma questão de prudência.
  • Julião Ferrão Geraldo Obra Alegriao esses radicais tal como nós emitiram a sua opinião e toda a sociedade contestou, inclusive membros seniores da própria organização. Todas as opiniões devem ser respeitadas. Não devemos desatar aos tiros porque alguém pensa diferente.
  • Geraldo Obra Alegriao Penso que seria muita ingenuidade por parte do Dlakama estar a tentar neste momento amolecer o coracao dos radicais. Ha muitos interesses em jogo. E nao espero que a Frelimo ao aprovar o faca de coracao derretido. Para entender melhor recuemos um ano, So um ano. Veja onde estavam os radicais e onde estava Dlakama no dia 21/03/14 caro Julio Ferrao.
  • Nordito Nehru Dhlakama é um gestor de expectativas e ele faz o discurso que o povo quer ouvir. Se ele estivesse numa sala de conferências a crítica seria válida...
  • Geraldo Obra Alegriao Entre perder aneis ou dedos. O resto e discurso....
  • Oswaldo Menezes Como Moçambicano, depois de acompanhar vários conflitos entre o governo e a renamo, na parcialidade dos orgãos de informação, completamente dominada não pelo governo mas pelo partido que detem o poder, é dificil ter uma negociação imparcial. Note-se que a Renamo poucas vezes fala do governo mas sim na frelimo. Espero pela PAZ
    22 hrs · Like · 1
  • Adelson Rafael Amigo Muhamad Yassine, embora haja razões para o "extremar" dos discurso de DHL, julgo que ele deve conter as palavras, pois esta andar em terreno movediço!
    22 hrs · Like · 3
  • Muhamad Yassine isso depende da estratégia que se esta usar amigo Adelson Rafael, depende muito disso tambem. existe processos de negociação que evoluem em funcao das pedras que o outro apresenta
    22 hrs · Like · 3
  • Muhamad Yassine eu sou ate suspeito de comentar este assunto, pois corro o risco de nao perceber o alcance do mesmo ou....
    22 hrs · Like
  • Luís Loforte Convenhamos, Ericino de Salema, achas que o Dhlakama tem condição intelectual para desenvolver o seu discurso de forma "...didáctica (...), privilegiando aspectos como [o] seu enquadramento constitucional, impacto na arquitectura administrativa actual, questões económicas, relacionamento com [os] demais órgãos do Estado e do poder local, etc."? Tal como em Roma, em 92, Dhlakama não se farta de dar tiros nos próprios pés, fugindo dos que lhe podem ajudar, ou quando deles não se desfaz. Na verdade, o que eu acho é que ele não tem projecto algum; ouve aqui umas coisas, ouve ali outras, mas quando se apercebe que algo lhe exige o uso do intelecto ele foge e propõe outras coisas que ouviu acolá. Ora, se depositou uma proposta em sede própria, qualquer que seja a opinião que nutra sobre esse lugar, o que lhe custa esperar até que a mesma seja discutida e dirimida? Como pode ele prometer uma população carente de tudo, sem horizontes imediatos, que daí a dias irá voltar para com ela "indigitar o Presidente [da região autónoma]"? Isso é uma tremenda irresponsabilidade, qualquer que seja o ângulo em que queiramos encarar o problema. Sinceramente, temo que este país nunca mais descole!
    21 hrs · Like · 3
  • Ismael Chutumia A primeira vez que vi Dlhakama proferir discursos com alguma coerência e sem belicismo a mistura foi durante a campanha eleitoral, demostrou ser capaz disso. Portanto se hoje recorre a retórica que nos habituou no passado, certamente que deverá existir razões para tal.
    19 hrs · Edited · Like · 2
  • Aziza Throne Engraçado!!!!! O Dlakama tem que esperar!!! Nao é didáctico, Nao tem discurso, Devia esperar qie o CC acontecesse etc etc. Bem que a Frelimo nao devia ter morto Cistac, CC e tantos outros. A Fir nem devia existir. Quem sao os radicais da Frelimo? De pés de barro e que aprovam uma lei eleitoral qdo se sentem apertados? Deixm de dar conselhos ao Dlk e aos seus seguidores pá. A Frelimo nos 22 anos de paz matou muitos opositores e até desarmados. Motepuez....
    20 hrs · Like · 5
  • Oswaldo Menezes Nunca iremos aceitar o Sr. AD, porquê? Mesmo a viver oprimidos. Que discurso tem a frelimo até hoje. Mais espertos fazem as coisas por de tras. Vergonhoso. Só a oposição deve cumprir a CR?
    19 hrs · Edited · Like
  • Adelino Branquinho Lembro-me que em 1975 quando conquistamos a Independencia, tambem nao tinhamos condicoes de dar continuidade ao aparato governativo montado pelo colonialismo Portugues; cada coisa no seu tempo, `e o curso do tempo! Ora, todos sabemos, que o mundo, `e guiado por revolucoes, penso que a camada intelectual, sabe disso; portanto, deixemos de ser hipocritas. Quer queiramos ou nao, estamos num processo de transformacao de um Pais para uma Nacao. Agora estarmos a menospresar a capacidade de alguem que dirigiu uma guerra de 16 anos com todas as consequencias nefastas, e essa mesma pessoa, ter demonstrado a capacidade de controlar animos de seus seguidores mandando parar de imediato qualquer hostilidade; Por favor senhores, sejamos coerentes nos nossos pensamentes. Quando aparecem pessoas com reconhecida competencia a afirmar que o problema nao `e de Y, quando aparecem pessoas de reconhecida competencia, a afirmarem; que chegou a hora de se criar maior independencia economica e decisorias para as provincias, eu cidadao honesto nao vejo isso como devisao, mas como progresso para a criacao de uma Nacao uno, indivisivel e forte, para enfrentar os desafios da globalizacao.
    17 hrs · Like · 6
  • Estevao Zefanias Chauque falando em portumbike e analfo,a maioria analfa nesse caso,eleccoes presidenciais e gerais,15 de outubro,2014,como o voto,seja dele,rico,leao,mocambicano,heroi,dono do mundo tem o mesmo valor que o meu,anafa(beto),vale 1(um voto),entao como em moz a maioria nós(alfas) ele ganhou,nao nyussi,acho que a troca de lugar seria muito bom,eu ficaria feliz,nao queremos a sua vida,por ela é saco( shitbag),queremos fazer aquilo que finge que gostaria fazer por nós,mas nao consegue porque es merda e por aquilo aqui,ai e por ai....merda.
    13 hrs · Like
  • Aziza Throne Adelino Branquinho. Só uma correcção. Não se deve seguir o pensamento de que deve-se seguir o Dlk pq dirigiu uma guerra de 16 anos. Em primeiro lugar pq é que essa guerra existiu. A frelimo nunca foi santa e disso essses defensores .Sao os mesmos que tentam esquecer-se que a Frelimo reprimiu o povo, colocando em "campos de reeducação"perfeirtos matadouros. Eles escaparam e estao felizes e dao graças à Frelimo de nao os ter atirado aos leoes em Unango ou milange. São os mesmos individuos que até acham que o dlk deveria ser morto aqui em Maputo em Nampula, ou satungira. Sao os mesmos que acham que tanto faz, o CC, Siba Siba e Cistac foram mortos sim, mas a frelimo nao me matou. O Dlk nao deixa em paz. Estou bem com as FIR desde q nao me magoe. Sao os mesmos que que apesar de a Frelimo ter cometido fraudes sucessivas e descaradas para se manter no poder e contra a vontade de outros moçambicanos ainda consideram o Nyussi um presidente honrado. E pq esses mesmos individuos nao tem a coragem de dizer que até o coitado do Comiche andou em cmicios de moscas a propalar o nao voto de uma proposta que ainda nem tinha lido? Vamos lá reflectir pá
    9 hrs · Like
  • Geraldo Obra Alegriao Sempre a condicao intelectual de Dlakama e chamada. E onde estao os que tem boa condicoes intelectuais. Principalmente quando temos intelectuais numa andropausa precocemente induzida. Na sua humildade Dlakama tem pedido aos intlectuais para descomprometidamente abracarem o processo. Agora temo que essas imgens so aparecam no meu televisor
    8 hrs · Like
  • Luís Loforte O que um povo e uma nação precisam é de um discurso coerente e de esperança, sem o qual tudo fica em suspense; num ambiente destes, ninguém investe, tudo é precário e tudo se inibe, a arte, a cultura e as mentes se atrofiam. É isto o que está a acontecer em Moçambique, entendamos de vez isto, amigos. O Dhlakama tem de lutar com a cabeça e não com o coração, não pode reunir multidões e dizer que daqui a dias volta para "convosco nomearmos os presidentes, os governadores, os administradores", isto é criar vãs expectativas em pessoas. Numa sociedade, não há nada pior como alimentar ilusões nas pessoas. É que todos naquelas multidões pensam que podem ser dirigentes...
    6 hrs · Like
  • Luís Loforte Caro amigo Branquinho, concordo contigo quando dizes que "[...] em 1975 quando conquistamos a Independência, também não tínhamos condições de dar continuidade ao aparato governativo montado pelo colonialismo Português." Mas isso não pode ser um mito, Branquinho. Quarenta anos depois, acho que tivemos tempo mais do que suficiente para aprendermos que quando fazemos propostas devemos aguardar pela sua discussão e decisão, e não levantar uma espada sobre a cabeça de quem as vai discutir. E isto é válido quer para a Frelimo, quer para a Renamo, mas não só.
    6 hrs · Like
  • Geraldo Obra Alegriao Dlakama no palco. Grande participacao por parte dos populares. Julgo que os comicios duram mais do que os 3 minutos que as televisoes nos dao para assistir. As televisoes querem vender e por isso procuram a parte que mais lhes interessa de todo o comicio. Onde estao as transmissoes totais dos comicios para melhor contextualizarmos o discurso? E sera que a mensagem do Dlakama e mesmo para o povo ou tem outro destinatario?
    6 hrs · Like · 1
  • Ericino de Salema Amigas e amigos, vamos nos expressar sem transpor os parâmetros do mínimo aceitável, em termos de trato. Discordarmos uns dos outros nao eh necessariamente mau num Estado de Direito Democrático. 
    Quanto ao nosso sistema politico: há muito que expus ser no mínimo problemático termos assembléias provinciais eleitas, mas com governadores. Quando o fiz, em 2006, em artigo que co-autorei com Gil Lauriciano e que foi publicado num livro sobre eleicoes na Africa Austral, a questão das "regiões autônomas"/"províncias autônomas"/"autarquias provinciais" ainda nem era assunto na esfera publica. 
    Mas o facto de gostar desse tipo de arquitectura nao me deve tornar nem fanático de Dhlakama ou da Renamo nem "escova" de Nyusi ou da Frelimo. Nem do Ferroviário do Maputo, meu clube, consigo "morrer de amores". 
    Voltando aa essência do post: reitero que Dhlakama pode estar, com o seu extremismo discursivo, a disparar para cima e para baixo, sem atingir o alvo. E, com isso, pode ser que a chamada "ala dura" da Frelimo, a que eh aversa ao dialogo, aa "partilha do poder", se ache mais reforçada, com o que se vera atee com poder de "bloquear Nyusi". Estaa eh uma opiniao, e nao uma "sentença irrecorrivel", porque transitada em julgado!
    4 hrs · Edited · Like · 3
  • Mahamad Hanif Mussa Ca por mim o Nyusi ja esta "bloqueado" .
    5 hrs · Like
  • Luís Loforte Ericino, com algum esforço até posso admitir que Dhlakama "[...] pode estar, com o seu extremismo discursivo, a disparar para cima e para baixo, sem atingir o alvo.". Só que o problema não é, propriamente, o alvo, mas aquele a populaça que absorve os seus inflamados e irresponsáveis discursos, criando-lhe expectativas que ele sabe serem intangíveis, pelo menos na forma e fórmula que ele apregoa. Ele quer que seja esta populaça a atingir o alvo, não ele, que ele só está para tirar dividendos políticos.
    5 hrs · Like
  • Luís Loforte Se calhar ele sabe que alguém desbloqueará a situação por ele, ninguém chega a estes patamares sem linhas de força a apoiá-lo. Foi assim com Mondlane, com Machel, com Chissano, com Guebuza e também será assim com ...Nyusi. Os jogos do poder giram à volta disto!
    5 hrs · Like · 1
  • Hermes Sueia Luís Loforte.......mais do que discursos coerentes e de esperança, a Nação precisa de práticas coerentes e de esperança. O desenvolvimento não se faz com discursos mas com a prática do discurso. Não basta discursar ou prometer esperança. É preciso passar do discurso para a prática. Prática é o que está a faltar, gerando uma espiral de desencantos e desilusões.
    4 hrs · Like
  • Luís Loforte Sem dúvida, Hermes, só que o contraponto da falta de prática do discurso não pode ser a incoerência, a mudança de direcção a todo o momento, sob o risco de não sabermos o que é que realmente se pretende. Mudança de direcção porque quando Dhlakama colhe alguma simpatia nas pessoas, principalmente quando notam que ele se presta a acabar com a tal falta de discurso coerente, no dia seguinte ele pula para um outro ramo. De tão confusos são os seus posicionamentos que na prática só ele os apregoa, todos os seus quadros estão silenciosos, limitando-se a observar, impotentes, os movimentos de um homem que às vezes parece um boi em loja de cristais.
    3 hrs · Like · 1

Sem comentários: