sexta-feira, 6 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher


Sempre que se chega ao dia 8 de Março, celebra-se em muitos quadrantes o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia fala-se acerca dos direitos da mulher, e condena-se os que não observam os seus direitos.
Infelizmente, hoje a situação em que a mulher no Mundo em geral, e particularmente no chamado Primeiro Mundo vive, é bastante deplorável.
Agora o nosso Mundo enfrenta uma nova ameaça: a onda de ódio contra a mulher, vulgarmente conhecida por violência doméstica.
Um estudo do Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social e Assuntos Humanos, revela-nos um número alarmante de casos de violência doméstica, com especial incidência contra a mulher, de divórcios, de raptos, para além de uma quase absoluta inobservância dos Direitos da Mulher.
Toda a estrutura familiar está em colapso, as ruas tornaram-se locais de actividades devassas, os restaurantes e parques tornaram-se centros de aventuras com aparência romântica, mas que escondem actos promíscuos e imorais.
A mulher muçulmana deve conhecer o seu papel na sociedade. Ela deve auto-preservar-se, não se deixando reduzir a mero objecto sensual para a satisfação de desejos animalescos de homens perversos.
O debate sobre o estatuto da mulher na sociedade não é um assunto novo. O Isslam concedeu à mulher direitos e privilégios que nenhuma outra religião ou sistema constitucional alguma vez concedeu. Atribuiu-lhe grande valor social, liberdade e conforto, como podemos ver, a título de exemplo:
Como Mãe:
O Profeta Muhammad, (S.A.W.) disse: “O Paraíso está debaixo dos pés das mães”. (Al-Bukhari)
Como Esposa:
O Profeta (S.A.W.) disse: “O Mundo todo é para o homem uma comodidade perecível, mas a melhor comodidade do Mundo é uma esposa piedosa”. (Musslim)
E disse: “O melhor de entre vós é o que melhor trata a sua esposa”. (At-Tirmizi)
Como Filha ou Irmã:
O Profeta Muhammad (S.A.W.) disse: “Quem cuida de três filhas (ou o mesmo número de irmãs), educa-as e mostra misericórdia para com elas, até Deus torná-las auto-suficientes através do casamento, Ele tornará obrigatório para essa pessoa a entrada no Paraíso”. Alguém perguntou: “Que tal se forem duas filhas ou duas irmãs, será que receberá a mesma recompensa”? O Profeta respondeu: “Sim”!
Como viúva ou divorciada:
O Profeta Muhammad (S.A.W.) disse: “Não quereis que vos indique a caridade mais virtuosa? É a do dinheiro despendido com a filha desprovida de qualquer recurso que lhe permita sobreviver condignamente senão o dinheiro do pai, filha essa que volta à casa paterna por ter sido divorciada ou por ter enviuvado”. (Ibn Majah)
Os direitos da mulher como mãe:
Alguém perguntou ao Profeta: “Quem merece o meu melhor tratamento”? O Profeta respondeu: “A tua mãe”! Ele voltou a perguntar: “A seguir”? O Profeta respondeu: “A tua mãe”! O homem perguntou novamente: “E a seguir”? O Profeta voltou a dar a mesma resposta: “A tua mãe”! Pela quarta vez, o homem perguntou quem se seguia, o Profeta respondeu: “O teu pai”.
Portanto, as três medalhas – Ouro, Prata e Bronze – foram atribuídas à mãe, cabendo ao pai apenas o prémio de participação.
O Profeta proibiu terminantemente a agressão ou o insulto às esposas, ordenando-nos que as alimentemos e vistamos de forma honrosa, sempre que comemos e compramos roupa para nós.
As mulheres são nossas parceiras no processo de criação. Deus diz no Al-Qur’án, Cap. 49, Vers. 13:
“Ó gente! Certamente, Nós criamo-vos (a todos vós) de um macho e de uma fêmea, e dividimo-vos em vários povos e tribos, para que vos pudésseis identificar uns aos outros (e não para vos desprezardes uns aos outros). Na verdade, o mais nobre de entre vós, perante Deus, é o mais piedoso de entre vós. Sem dúvida, Deus sabe e está bem informado de todas as coisas”.

Sem comentários: