sexta-feira, 6 de março de 2015

Dois alpinistas mumificados e gelados encontrados no pico mais alto do México

Hoje às 10:19

Dois corpos mumificados e gelados foram descobertos perto do topo do Pico de Orizaba, o ponto mais alto do México, informaram, quinta-feira, as autoridades locais. Os corpos podem ter estado sepultados no topo da montanha durante 55 anos.
 
ISRAEL ANGEL MIJANGOS/EPA
Um dos corpos mumificados e gelados que foram descobertos perto do topo do Pico de Orizaba
Uma equipa de 12 membros da Proteção Civil subiu ao pico, de 5747 metros, depois de alpinistas terem indicado, na segunda-feira, que encontraram um crânio a 310 metros do cume.
"Os alpinistas contaram que um deles caiu cerca de 100 metros, quando estava próximo do topo, e que ao tentar segurar-se cravou o machado sobre a neve. Aí estava uma cabeça e uma mão a sair do glaciar", contou o presidente da Associação de Alpinistas de Chalchicomula de Sesma, Hilario Aguilar.
Devido à densa neblina, apenas dois alpinistas conseguiram chegar ao local onde o crânio tinha sido visto. A cerca de 150 metros descobriram um segundo corpo, igualmente gelado e mumificado.
O corpo mumificado foi encontrado 5400 metros de altura, na vertente norte do vulcão, com 5630 metros de altura. É a montanha mais alta do México e a terceira mais alta da América do Norte.
"Não se trata de um corpo, são dois o tempo não nos ajudou, o nevoeiro impediu as operações", disse à AFP Juan Navarro, presidente da Câmara de Chalchicomula de Sesma, situada no sopé do Pico de Orizaba, no estado de Puebla.
As autoridades acreditam que os restos mortais são de dois mexicanos que desapareceram, juntamente com um terceiro homem, há 55 anos, durante uma avalanche.
ARTIGO PARCIAL

Sem comentários: