domingo, 15 de março de 2015

Duplo atentado contra igrejas no Paquistão faz pelo menos 14 mortos


por LusaHoje1 comentário


Duas mulheres cristãs choram os familiares mortos no atentadoFotografia © REUTERS/Mohsin Raza


As explosões foram ouvidas no fim da manhã quando muitos cristãos assistiam à missa de domingo num bairro predominantemente cristão de Lahore.


Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas hoje num duplo atentado em duas igrejas num bairro cristão em Lahore, a segunda cidade do Paquistão, anunciaram as autoridades. O ataque perpetrado por dois bombistas suicidas já foi reivindicado pelos talibãs.

As explosões foram ouvidas no fim da manhã quando muitos cristãos assistiam à missa de domingo em duas igrejas localizadas a cerca de meio quilómetro de distância, no bairro de Youhanabad, em Lahore, a capital da província do Pendjab no leste do país, segundo testemunhas. Os atentados enfureceram a população que linchou mais dois militantes suspeitos.

"Recebemos 14 corpos e 70 feridos", disse à AFP Mohammad Saeed Sohbin, médico responsável do Hospital Geral, situado nas proximidades, acrescentando que estes números não incluem os alegados militantes.

Num e-mail enviado à AFP, um porta-voz do Movimento Talibã do Paquistão (Tehreek-e-Taliban Pakistan/TTP), Ehsanullah Ehsan, reivindicou os "atentados suicidas" contra uma igreja em Lahore.

Os talibãs paquistaneses multiplicaram-se desde 2007, quando começaram a ter como alvos as forças de segurança do país, que acusam de apoiar a guerra norte-americana "contra o terror", e as minorias religiosas do Paquistão.

Em setembro de 2013, uma fação talibã também reivindicou um atentado similar à saída de uma igreja, depois de uma missa de domingo, em Peshawar (nordeste do país).

Aquele ataque, o mais mortal da história do Paquistão contra a minoria cristã, que representa 2% da população do país, que fez mais de 80 mortos.

Também hoje, duas pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas na sequência da explosão de uma bomba num mercado lotado na maior cidade do Paquistão, Carachi, informou hoje a polícia paquistanesa.
Artigo Parcial

Sem comentários: