terça-feira, 3 de março de 2015

Gilles Cistak: uma vítima da elite decadente





55 mins · Edited · 

Gilles Cistak: uma vítima da elite decadente
O crime contra Gilles Cistak não foi um acto isolado do odio rácico. Foi mais um ataque da elite decadente do nosso Estado contra todos aqueles que pensavam que Moçambique já estava a entrar para a puberdade da sua democracia. Foi um golpe contra todos os que, durante estes últimos anos, tem pensado o Estado de forma diferente daqueles que tentam impingir-nos o pensamento único, uma herança que o novo regime parecia disposta a enterrar. Há dias, houve quem escrevesse que estávamos a sair da luz para o túnel. Eu pensava que aquele era um dito exagerado. Mas não! 
O crime contra Cistak mostra que há quem nos queira mesmo la no fundo do túnel, formatados para não pensar, não falar nem dizer e, sobretudo, não interpretar a sociedade em que vivemos, desnudarmos os seus nos de estrangulamento; as suas mentiras embrulhadas em papel couché como verdades para consumo obrigatório; formatados para, de olhos vendados, não vermos o sangue que jorra de suas viaturas de luxo e pinta seu palacetes erguidos do nosso esforço colectivo.
Mas, então, quem matou Cistak? Foi a elite decadente do nosso Estado, já disse. O móbil e’ o mesmo que levou Carlos Cardoso e Siba-Siba. Como aqueles dois mártires da moçambicanidade, Cistak foi assassinado porque ultrapassou a linha: ele desvendou as possibilidades da redução dos poderes de que essas elites gozam sobre o Estado, os quais incluem o saque e a partilha dos seus recursos para usufruto pessoal. Cardoso e Siba-Siba estavam também desvendando as identidades dos abutres, colocando seus poderes em risco, quando foram barbaramente assassinados. Cistak não inventou nada, apenas interpretou para todos o texto da nossa lei fundamental. O crime que lhe tirou a vida foi, por isso, e também, um crime do poder politico. Não foi o crime do odio rácico. X



179 people like this.


Carlos Nuno Castel-Branco Aos que querem enterrar o pensamento livre e independente, vai um aviso - o pensamento é uma semente. Aos outros, vai outro aviso - é necessário e urgente que façamos alguma coisa pelo nosso país, antes que cheguemos ao ponto de já não termos país pelo qual possamos fazer alguma coisa.
54 mins · Like · 43

João Correia Mendes Nem daqui a 500 anos!!! Foi e será sempre assim.
50 mins · Like · 2

Carlos Mauricio Partilho na plenitude dessa opinião embora com reservas quanto ao verdadeiro mobil deste crime. o tempo como sempre não vai se encarregar de desvendar nada apenas de nos induzir a uma amnésia colectiva. foi assim com Siba-Siba, com Cardoso, com Machel e tantos outros....
50 mins · Like · 3

Carlos Nuno Castel-Branco Vamos encher o país e cada casa e cada família com flores, flores aromáticas e coloridas, cheias de sol e esperança, flores que regaremos e de que cuidaremos, flores que vão arrancar e destruir as ervas daninhas que envenenam o solo pátrio, flores que vão alimentar o solo onde nos construímos todos os dias. E ninguém vai conseguir cortar essas flores todas, e cada flor que for cortada deixará as suas cores e aromas como memória colectiva e como estímulo. Vamos ser flores que não murchamos. A Luta Continua!
49 mins · Like · 22

Helio Filemone Inguane Que a moçambicanidade nao seja sequestrada e mui menos estrangulada.
49 mins · Like · 1

Francis Manuel Pelos vistos querem algemar as palavras, simplesmente por ter feito uma interpretação diferente, desapaixonada e quiçá realista da constituição.Abaixo a intolerância
48 mins · Like · 1

Hussein EL Comandante Rupava De Vergonha em Vergonha fingimos que Construímos a Nação.,...
46 mins · Like · 2

Júlio Tavares Alfredo Intimidação é o acto de fazer com que outros façam o que alguém quer, através do medo. A intimidação é a resultante do desajuste da compulsão competitiva normal de dominância inter-relacional, geralmente vista em animais, mas que é mais completamente modulada por forças sociais em seres humanos.Wikipedia.

Antonio Pereira Um grande homem desde País, foi barbaramente assssinado porque a ganância daqueles que detinham o poder, não querem à força largar o poleiro. Uma das formas de lhe prestar homenagem e de mostrar aos seus assassinos que estão bem identificados, que o povo não está com eles e que ao matarem quem defende a liberdade de expressão e o que é um Estado de Direito, estão a hipotecar o seu próprio futuro. BURROS ASSASSINOS! Hoje estamos de luto por Moçambique. Estamos de luto porque um Professor Universitário disse na passada semana que há uma lacuna na Constituição da República e alguém ligado ao poder não gostou. Não gostou e PUM, PUM, resolveu as coisas à bala! A verdade é que há quem insista em querer manter o povo na era das trevas, sob a ameaça do medo e da ignorância. A LUTA CONTINUA!
45 mins · Like · 1

Amélia Vaquina De acordo

Amancio Sergio Senderriane Estam querendo silenciar as boas bocas, evitar que n se escreva o melhor.....em fim, é desolador.
44 mins · Like · 1

Zulficar Mahomed Nem consigo redigir algo que possa refletir o meu sentir.
Bem haja, Mestre.
42 mins · Like · 1

DjSerito Ossemane E isto que chamamos mocambique Independente e um estado de Direito? Estamos a Recuar 35 atras Sem liberdade nenhuma

Ana Cristina Cristina Dimene A todos quantos tiveram a coragem de "FALAR" do que não vai bem neste pais e que por isso foram silenciados,vai a minha homenagem!
41 mins · Like · 2

Nelson Bucar Enfim será que vale a pena exprimir o pensamento?? 
Descanse e m paz!
40 mins · Like · 1

Joao Bruno Craveirinha Enquanto nos mocambicanos nao perdermos o medo e sairmos a rua e protestar contra a injustica e repressao como o povo do Burkina Faso fez ha pouco tempo... continuaremos a ver destes hediondos actos. Temos que dizer basta e mostrar que nao temos medo em paz mas com acao concreta. Nao podemos permitir que sejam poucos a dar cara. Temos de ser todos independemente ou nao de filiacoes partidarias. Mocambique em Primeiro Lugar!
34 mins · Edited · Like · 15

DjSerito Ossemane Bem falado Joao Craveirinha! Somos todos covardes e nos escondemos nas redes sociais
35 mins · Like · 6

Eddy Marchal Sochangana A luta comtinua!
Jesuis #CISTAC
Não tenho medo da vossa bala,

Celso Cossa Liberdade de expressão não morre com Cistac,

Yolanda Samuel Não tem receio de escrever textos deste caro Marcelo Mosse?

Yolanda Samuel Gosto da sua coragem.

Aderito Bie E com muita tristeza e dor. A verdade abriu-lhe a cova do cemiterio. Quem devolve este pais? Sao vossas balas? Este governo nao muda mesmo, e por isso que se muda e so na continuidade. E sempre a mesma coisa.

Rafael Ricardo Dias Machalela Na defesa do debate aberto e do pluralismo de opiniões, declarara Voltaire: "Não concordo com o que dizes; mas estou disposto a defender com a minha própria vida o teu direito de o dizeres".
29 mins · Like · 4

Miro Candrinho Cara Yolanda ! E isso que eles querem : receio de falar !
26 mins · Like · 1

Mário Paiva UM CRIME HEDIONDO MM QUE MERECE A NOSSA MAIS VEEMENTE REPULSA! VIVA A DEMOCRACIA!

Kwhezi Sitoe tenho!

Paulo Chaúque Vamos fazer, vamos fazer... O quê? Quando? como?


Abel Pinto Chixssone Continuaremos lutando.
21 mins · Like · 1

Manuel Mageta Taque Que não fiquemos pelo Facebook, façamos algo para mostrar estes que tem medo de pensar diferente que não estamos com medo e nem vamos nos curvar por meio de acções e atitudes. A luta contínua.

Maria Margarida Chaves Marques Eu posso ser ingénua, mas quero acreditar que ainda há alguma luz no fundo do túnel. E é porque esta luz começa a aparecer que acontecem agora crimes cobardes, brutais e hediondos como este.
17 mins · Like · 1

Anna Maria Gentili O presidente o que faz, esta calado? E os outros responsaveis istitucionais e politicos?

Nelo Rosario BREVEMENTE O DISCURSO DA POLICIA: "Tudo esta a ser feito para apurar a veracidade e oportunamente iremos nos pronunciar" Epah, parece que o Estado democrático e de direito não convem a algumas pessoas e que a vontade de um Estado de Natureza se exalta!
13 mins · Like · 1

Jorge João Secretario Quem se mete nos ASSUNTOS DO ESTADO acaba assim, mas não é solução

Joao Bruno Craveirinha Policia...quem nos garante que nao foram policias que balearam Gilles Cistac? esta mais do que provado o seu envolvimento nas actividades criminosas e principalmente a sua actuacao enquanto policia politica ao servico do partido Frelimo.
9 mins · Like · 1

Eddy Marchal Sochangana Mas será k aquele homem merecia ser crucificado daquela forma brutal, óh Deus dê um descanso em paz àquele vosso servo k lhe foi negado mais um tempo na terra dos homems, eu ñ consigo me comformar até agora!

Alexandre Barroso Rafael Penso que se devia fazer uma marcha de repúdio!!!! Temos que deixar de mostrar apenas o nosso descontentamento apenas nas redes sociais...é tempo de dizer basta! Basta de ser hipócrita!!!! O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons -Martin Luther King.
6 mins · Like · 1

Nelio Raul Joao Conseguiram por às algemas nas palavras, quem mais irá interpretar a constituição do jeito que o prof Cistac, sem medo ,mas com uma demonstração científica, paz a sua alma....






2 h · 


Declaração à Imprensa: Assassinato de Gilles Cistac


Os Estados Unidos condenam veementemente o violento assassinato do Professor Catedrático Moçambicano Gilles Cistac perpetrado hoje. Os nossos pensamentos e orações estão com a sua família. Como Constitucionalista e Professor ensinou gerações de estudantes de direito, contribuindo desta forma para o desenvolvimento democrático de Moçambique. Apelamos ao Governo de Moçambique para que conduza uma investigação exaustiva e transparente e assegure que os responsáveis por este crime hediondo compareçam perante a justiça. Como salientado pelos líderes Moçambicanos, é crucial que todos os cidadãos, organizações, partidos e vozes possam exercer plenamente o seu direito constitucional a se expressarem e de se fazerem ouvir à medida que Moçambicanos de diversas proveniências se juntam na construção de um futuro são, inclusivo e próspero para todos.


Maputo, 3 de Março de 2015.

EMBAIXADA DOS EUA - SERVIÇOS DE IMPRENSA - Prédio JAT 1231 -5° andar -Maputo -Tel: 21 35 5406 – Fax: 21 32 9256 -Email: MaputoIRC@state.gov -Homepage:.maputo.usembassy.gov





Wane Núman Governo de mocambique conduzir uma investigacao exaustiva??contra si mesmo??So posso rir BWAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA...


Astrogildo Antonio Salvador Que criminoso já se denunciou? Se os mandantes deste crime é o próprio governo em vertude das declarações acerca do caso de regiões autónomas e a tomada de posse dos deputados da RENAMO. Peguem esses governantes para o tribunal penal internacional pois estão violando os direitos humanos bem como os direitos de liberdade de impressa.

Parmenides Luis Luso =EU SOU GILLES CISTAC=
Em Memória das Verdades Cistacneanos:

O que faz Moçambique ser Moçambique são incertezas políticas, bandidagem no seio de alguns políticos, Políticos criminosos, Corruptos e ditadores políticos e mais.Moçambique é sinal de sugera democrática, descargas das aporias políticas. POLÍTICOS IRREFLECTIDOS, POLÍTICOS MILITARES que tudo tende á arma, tudo á força. Radicalismo na política e uso de irracionalidade, política macabra.Onde está a razão?
Desta forma
Gilles Cistac morreu pela verdade e como outros morreram e eu pensando em largar a Pedagogia que me encontroa escrever e memória de PhD. Cistac. 

Onde está a liberdade de Expressão em Moçambique? A boa vontade autonoma de Existencia, de imaginação, a liberdade de pensamento. MOÇAMBIQUE BANDEIRA DE SANGUE, DE LUTO. Moçambicanos vão morrer em nome da liberdade de expressão para libertar os povos. 
Moçambique loja que mais custa a liberdade de expressão e de Pensamento.
Oh!PhD.CISTAC, Deus está contigo, os Filósofos vão escrever.
Lágrimas.


Bitone Viage Todos nos como animais politicos somos suspeitos desse assassinato. .


Gosto · Responder · 2 · 1 h





Bone Waka Mazuze Não da pra aceitar.
....Moçambique surgi et ambula


Gosto · Responder · 2 · 1 h










Nordine Insa Nordine Enquanto o homem mais rico d moçambique nao o derubarem ele sempre ira fazer e desfazer ira sempre mandar matar os seus desafectos pork ele nao aceita criticas achasse ser dono d moz. Espero um dia ouvir k esse senhor esta a contas do tribunal penal internaciol se for na cadeia levem - 0 em guantanamo.


Gosto · Responder · 2 · 1 h




Fausto Quinhas Ate podem pegar os atiradores, agora os mandantes isso nunca. Triste e revoltavel estavsituacao.


Gosto · Responder · 1 · 1 h




Rodrigues Munguambe Munguambe Sera q todos assasinatos sao da autoria do governo.? Nao so escrever por emoçao deixem os peritos da materia trabalharem.


Nicolau Xavier Da Barca Muito triste. Um país assim uma grande vergonha.







Antonio A Alves Na verdade acredito que este governo corrupto e fraudolento esta por traz da morte do professor, ele tinha expressado verdade a respeito das regioes autonomas eu de acordo com Daklama.











Juma De Alzira Paulo paz a sua alma











Leonel Josine Josine Sinais de revolucao no pais.. Morte de herois vivos











Amiro Cardoso Paz a sua alma











Isaias Adelino Joao Joao talvez porque o mocambique dos mocambicanos quer soberania plena.











John Gaspar Políticos,
A cada dia mostram a sua parte desprezivel,
Não sei se existem políticos altruitas, pois quem envereda por esse caminho, quem cruza seus interesses a morte a ele vai ter...
E já agora vamos brincar de encontrar culpados e qdo os encontrarem vejam bem se não será mais um bode espiatório pronto a pagar por culpa de outrém...











Osvaldo Ossufo Momade sera um filme de comedia um assassino sie investigando











Paulo Alberto Tomás Só teoria. Nada de prática. Esse governo vai até onde? Que é de Moçambique sabe!
















Nelson H Ribeiro foi morto por defender averdade pois que averdade doi mais deve ser dita ..paz a sua alma PAPA






















Francisco Tiago Mabilia Nkuluma Nao digo nada, a sua alma discansa em paz.











Elizabeth Purificação Vai apanhar a onde essas pessoas?











Fungai Tique Isso da pena pa











Alberto Da Silva Os mandatario do crime sao os SISE.











Alberto Da Silva Bandidagen no seio da frelimo.agende da sinaspe.






















Aderito Bie Eu tambem gostaria que houvesse uma investigação exaustiva sobre o caso e que os responsáveis fossem julgados, mas se eu disse que o próprio governo e que assassinou?......se eu dissesse.











Latia Yuny Latia os mandatário do crime e' próprio governo, matam mas a verdade ficou


Gosto · Responder · 1 · 1 h









Justiça?
Esquecem











Jorge Tome Armando Deus o tenha .











Edmilson Celestino Gonçalves Mandlate Descanse em Paz professor!




1 min · Gosto · 1










O governo moçambicano exige uma punição exemplar para os autores do assassinato do professor catedrático e constitucionalista Gilles Cistac, ocorrido na manhã de hoje, na cidade de Maputo.
Cistac foi baleado por um grupo de quatro indivíduos, ainda a monte. O finado foi levado ainda com vida para o Hospital Central do Maputo (HCM), onde viria a morrer em consequência dos ferimentos sofridos.
Reagindo a notícia, o governo, reunido hoje em mais uma sessão do Conselho de Ministros, considerou o baleamento de Cistac de um acto macabro e condena veementemente os seus autores.
Segundo António Gaspar, conselheiro do Presidente para assuntos políticos e comunicação, que falava em conferência de imprensa, “o governo instruiu ao Ministério do Interior para continuar as perseguições com vista a neutralizar e capturar os autores deste acto”.
Cistac é um cidadão de origem francesa. Ele vivia e trabalhava em Moçambique desde 1993. Ele trabalhou como assessor de vários ministros - incluindo Aguiar Mazula, quando dirigia o Ministério da Administração Estatal e mais tarde o Ministério da Defesa Nacional no governo do antigo Presidente da República, Joaquim Chissano. Mais tarde, Ele foi assessor do antigo ministro do Turismo, Fernando Sumbana, do Tribunal Administrativo e da Assembleia da Republica.


5 hrs · Edited · 
BREAKING NEWS!
MORREU GILLES CISTAC — with Liga Juvenil Renamo and 6 others.

Like · · Share


155 people like this.


Joao Lucas Baronet Estaá nas maos de Deus, Paz a sua Alma
5 hrs · Like · 1

Jeronimo Mungoi Que Pena! Esperava qu resistisse!

Placido Sozinho ;-(;-(;-(

Tales Mileto Pais doente... Meu deus

Zulficar Mahomed Que seja o inicio da Revolução.
Algures estarão a abrir champanhe.
5 hrs · Edited · Like · 1

Filipe John Moyane Paz a sua alma

Maria Luisa Fernandes Almeida RIP. Mais um martir

Nilza Batista Quando isso vai parar?Quando?


Chris Mzamu RIP. Esse foi um heroi de verdade...
5 hrs · Like · 2


Ismael Luis Francisco Muito triste e a frelixo so com AK47 para tbem ser Morta.

Flavio Santos Matsimbe Paz a sua alma.

Agaisse Ibraimo Que a sua alma descanse em paz.

Armando Tomas Fernando Fernando Os criadores de patos estao a tomar chapanhe por satisfacao .paz a sua alma
5 hrs · Like · 2


Alberto Joaquim Que pena.sem palavras

Moises Ernesto lamentavel.RIP

Domingos Jose Mugaduia Triste acontecimento vais em paz Gilles;

Muchuquetane Guenjere ishh, tou muito chocado.

Delmar Gonçalves Muito triste!

Sikela Chambe Quando a CONTRADIÇÃO é bastante ANTAGÓNICA e INSOLÚVEL, só a GUERRA nos traz a PAZ!!!

José António Monteiro Bandalheira!!!!! RIP

Altino Macauze Macauze Esses covardes

Marco Daud R.I.P


Teixeira Teté da Silva Estou muito magoado com esta noticia. As pessoas que fizeram isso merecem a morte por fuzilamento.
5 hrs · Like · 2

Jonas Albino Tanque muito triste para o pais que se chama Mocambique pra onde e k vamos.

Stenio Semente Cambuma ta mau isso! R.I.P Cistac.


Manuel Brito Q a alma do malogrado descanse em PAZ e minhas sentidas condolencias a familia,amigos e todos Moz !



Fernando Seda R.I.P. Sentidas Condelencias a familia

Meck Jose Esse e o Moçambique onde eu nasce e hoje sai todu orgulho que tinha por te Moçambique. Descançe em paz doutor GILLES CISTAC


Salimo Luis Alguem vai pagar por isso em mocambique ja nao a exprencao de liberdade

Nadia Colimao Rip. Estou Sem palavras, perante a sujidade desses gajos.

Jonas Valane Elias Paz a sua alma Professor catedrático Gilles Cistac. Este é o país em que vivemos, o silêncio da Voz desse grande homem, levantará muitas vozes para pra expor os seus ideais! 
5 hrs · Like · 1


Fernando Seda O pais tinha que ser dividido mesmo antes das eleicoes. R.I.P
5 hrs · Like · 1

Osvaldo Ossumane Amade Meus sentimentos.

Braga Araujo Triste!

Joao Junior Moz, Moz, Moz... pork?


Muchuquetane Guenjere Que o marechal decrete a Guerra, porque sinceramente, a frelimo jamais aceitara sair em paz, apenas com um AK47. Morte lamentavel.
5 hrs · Like · 2


Alfredo Jose Faltam palavras! Descanse em paz Dr!




Abdul Jabaru cobardes como sempre.....

Evalenia Brunner ele já estava fora do perigo, isso significa k mataram lh dentro do hospital
5 hrs · Like · 4


Muchuquetane Guenjere Por favor, nos salvem desse bando de criminosos e cobardes.
5 hrs · Like · 1

Abdul Jabaru sr presidente destitua o comandante geral da policia
5 hrs · Like · 2

Domingos Jose Mugaduia O regime manda balear o constitucionalista Gilles
5 hrs · Like · 3



Santos Waite Gopane fernando nao esta autolizado

Coutynho Jossamo Ufff.Rip....o teu legado fikou...

Abdul Jabaru eles sempre falam com armas

Raul Domingos Chocante, RIP

Atanasio Lourenco Souzinho R.I.P GILLES CISTAC

Abdul Jabaru sanguinarios dementes
5 hrs · Like · 1

Ivan Chihale A Renamo só fala com as armas. RIP Prof.Dr.Gilles Cistac

Yash Sacicant Paz a alma !

Samito Css Af Mais um silêncio no país do pandza

Tales Mileto Obrigado por mi despertar No artigo 273 no numero 4
5 hrs · Like · 2

Latia Yuny Latia morreu o homem mas ficou a verdade
5 hrs · Like · 4

Benjamim Jose Morreu ja?? Pela causa Nacional..!!!

Araújo Johane Tomás sentimental mas muito triste mesmo

5 hrs · Like · 1

Jamal Machane Moçambigue està mal.
5 hrs · Like · 1

Rogério Monteiro Que barbaridade! Matar um homem que tinha tanto por ensinar no nosso País?!
4 hrs · Like · 5


Onesio Mocumbi So tens paz quando ficas no silencio.
4 hrs · Like · 1

Mahomed Hanif Gafur sem cometario so lamentar e desejar a familia muita força nesta hora

Telma Olivia Chinionga Hummmmmm pais do pandza socorro....

Unay Cambuma Os culpados disto sao aqueles que andam a aconselhar o marechal a trilhar por vias diplomaticas. Desde Setembro do ano passado que insistem com diplomacias que nao trazem nenhum resultado pratico. Talvez os que aconselham isso tem boa vida, enquanto os revolucionarios arriscam as suas vidas e muitos ainda estao nas matas. Sao os mesmos que aconselham o lider a fazer viagens perigosas para Maputo com serios riscos para a sua seguranca. Porque é que deixou se niassa e cabo delgado de fora? Como isso foi possivel? Porque nao nos consultam quando querem fazer as coisas? Tem superioridade militar mas aceita ser humilhada pela frelimo. Tem coisas que acontecem na renamo que eu nao compreendo sinceramente. A renamo ja teria resolvido isto ha muito mas tem sempre alguem que atrapalha o marechal. Talvez sao sofisticados agentes do sise. Estou muito aborrecido.
4 hrs · Edited · Like · 9

Maria Ines Maguaje Maguaje esses suidas no tem conciencia

Mwambanso Fisi Mulipire Todo isso curpado é o Presidente eleito Afonso Dhlakama. O qué ele esta a esperar? Nos tudos vamos acabar como o Cistac porque estamos a favor do partido Renamo e Afonso Dhlakama. Precisamos de reacção do Presidente. Fora com os acordos. RIP Gilles Cistac. Voçe é o héroi. Moçambique perdeu muito com a sua viagem de regresso.
4 hrs · Like · 3

Matos Viola Mataram homem.regime
4 hrs · Like · 1

Camilo Timoteo A gente ja sabe : A FRELIMO É QUE FEZ!
4 hrs · Like · 4

Avelino Namarrocolo Triste e lamentavel.

Abel De Araújo "Dizem que o país é independente porque alguem lutou. Dia seguinte posso acordar mais nada se mudou (eu sou) Do País do Pandza,País do Pandza,País do Pandza (eu sou) Do País do Pandza,País do Pandza,País do Paandzaaa"- Slim nigga 



Teles Encarnacao Descanse em Paz

Maulana Domingos Maulana Por favor amigos, coloquem algemas nas palavras. Este pais nao e' como voces pensam.

Branca Flor quando a verdade poe em risco o regime,este nao faz mais nada senao silenciar ...meu Deus,quem sera a proxima vitima?
4 hrs · Like · 2

Isack Pilonthy Alela A Frelimo é Frelimo é que faz, a Frelimo é que fez.
4 hrs · Like · 2

José António Monteiro Bandalhos, vermes os que cometeram este crime! RIP Grande Cistac!
4 hrs · Like · 2

Mahomed Hanif Gafur depois ainda tem gente que apoia este regime pouca vergonha adiantar morte de alguem so por ganacia.vamos meter uma coisa nas nosas cabecas duras que a morte e a coisa mas certa na vida cedo ou tarde o caminho e o mesmo.para mi nao ha justica nenhuma que se faça por uma morte
4 hrs · Like · 2

Lourindo Madeira Junior Qual ê a função da Comunidade Internacional afinal

Tomas Humbe Para criar inimigo nao e necessario declarar guerra, basta dizer o que pensa. Aqui esta o toque para k a renamo nao entre as armas.
4 hrs · Like · 3

Simon Mashaba Ou! Meu Deus! porquem eu for Mocambicano?

Virgilio Rodrigo Elila Gilio So tenho a dizer k a Frelimo acaba de morrer,.....so isso.
4 hrs · Like · 1

Antonio Mutoua Nao tenho palavras e muito menos o que dizer....acreditar que este nao e o fim, mas um principio de uma historia. Nunca calar uma Voz que saiu, porque muitos ouviram e vao usar....ele foi, mas ficaram pessoas que o ouviram

Dalila Charfudine Cruz Grande Perda !!!

Anastancio Guta Paz a sua alma

Antonio Mutoua Quem perdeu e a juventude que tanto ele ia dando a sabedoria e os mocambicanos tambem. Nao se pode falar de perda, porque nao tem nome

Eliane E. de Oliveira o mais trsite é saber q ficaram ali a fotografar e a publicar no facebook, em vez de verificar se estava vivo, o HCM está a 2 minutos dali...

Augusto Manuel Ya este eh Mocambique dod mocambicanos assassinos "ALGUNS" um punhado...
4 hrs · Like · 1

Pensador Livre Nao eh obra do gubz nao?

Ismael C. Gocaldas Rip mano Cistac.

Magid Amad Ossol paz a sua alma. mas isso nao vai ficar assim.

Ali Juhute Com ou sem boko haram os assassinos da humanidade sempre irão existir.

El Bambino este país é uma lástima os culpados já sabemos quem são

4 hrs · Like · 1

Tony Dos Santos Ussene Xtou trist e mt revoltoso, mais uma vez um homem d bem lhe tiraram a vida, ate dizem k a presidencia reagiu. Reagiu ok? Ou festejam, num xtado d direito iso nao pod acontecer , se cistac como constitucionalista abriu a visao ao povo moz, kerems nosa liberdad a nao xtar refens d um punhado, chega mas tenho fe k um dia esa frente d coruptos chegara ao fim. Halla a tods pesoas d boa fe , k a alma d gilles discansem em paz,...
4 hrs · Like · 1



Lucinda Veronica Cuamba Que Deus conceda t um eterno descanso. Os bons sao os primeiros a alcancar a Deus

Celia Mazive Este pais xta mal.

Andre Dos Mahala Rest in peace, the great man

Teixeira Teté da Silva Muito desumano este acto. R.IP

Abel Charamba paz a sua alma


Saimon Ynhasena Ynhasena frelimo nao tem vergonha mesmo?
4 hrs · Like · 1

Narciso Luis Nataniel isto esta do mal ao pior. paz sua alma

Regalado Onofre R.I.P ,PAZ A SUA ALMA
4 hrs · Like · 1

Telis Oman R .I .P

Wiliam Jaime O mal nao paga cm o mal, mas deve se consciencializar as pexoas para k nao volto a praticar ixo porque é muito mal.

Tino Madeira Pena dest pais ele nos despertou atençao a muita coisa.

Edson Piloro Tas mal mesmo neste pais.


Domingos Rodrigues A justiça seja aplicada.que Deus dalhe a paz em nome de todos Mz que luta pela paz amen.


Jose Cuamba paz a sua alma

Araujo Antonio Araujo Grande Barbaridade, crueldade autentica. Paz a sua alma

Isack Pilonthy Alela Nessas "regiões autonomas" ha-de se pagar tudo isso.


Lemos Chale Cestic, que a tua alma descanse em paz. Que a barbaridade tenha dias contados.


Marcos Trigo Paz a sua alma


Jose Jossai este mocambiqu e nosso . 
Porque nao respeitamos a vida dos outros.
3 hrs · Like · 1

Nito Americano V.excl sr president da republic d Moc... aqui xta formado um espiral da morte comandad por grands dirigents do partido n poder nomeadament partido frelimo ond subentend-se q a grand enterece em grangiar sua classe matando eliminando todos q tiver opiniao opostas a frelimo quer dizer pork putin mandou matar o defensor da causa justa menuts depois frelimo manda matar e acaba d asfixiciar uma opinio d povo axa mesm q podemos construir um estado d direito. nest termos em q seguimos?

Helton Mandlate Tdx nos sabemos k foi a frelimo k fez e ainda e a frelimo k faz. Paz a sua alma 

#os fortes intenderam

Sipo Mtambo EISH......my condolences....eish..


Cacilda Florêncio Paz a sua alma.

Systeve Omar que deus o tenha

Januario Magalhaes A história irá julgar esses assassinos, até sempre professor Gilles Cistac
3 hrs · Like · 2


Zenha João Tomás paz a sua alma.

Barnabe Capece Triste notícia. Paz a sua alma

Baltazar Mutimba Esta é maneira q os camaradas acharam para calar a boca das pessoas q falão a verdde. Que vergonha.
3 hrs · Like · 1

Alvaro Frank Poyo paz a sua alma DR.


Cebola Dos Cebolas Cebola lamento a vergonha dos dirigentes sem classe...

Sandura Ambrosio Isto é inacreditável, eliminar uma opinião, seja justa ou não o que for é muito lamentável, para aquilo que achamos como Democracia neste País ainda estamos muito longe. Eu lamento bastante na morte do grande homem.

Armindo Jose Jaime Zelito A frelimo vai pagar por isso


Vicente Williamo Paz a Sua Alma

Jorge João Secretario É SOLUÇÃO???

Dias Cardoso Tuchu Paz a sua alma!!!

Marcos Trigo Nunca vao calar o povo

Imtiaz Satar Paz a sua Alma

Armindo Jose Jaime Zelito Ja mais o povo si calara

3 hrs · Like · 1

Abel Albazino de Almeida A Democracia está de luto...
3 hrs · Like · 1

Arauto Da Nova Lamento bastante pela situacao! Mocambicanos! Vamos nos unir pela liberdade e pela paz! Isso nao pode continuar! Temos que apoir o Marchal Dhlakama

Lucas Mindo PAZ A SUA ALMA

Lina Da Silva Pelas Costas....atitude de traidores, fracos e sem poder de diàlogo frontal... é esta democracia pela qual cantamos hinos de confiança??! É nesta democracia sanguinolenta que se molda o ser humano?! Meu Deus?! É assim que termina um homem,pai de família,formador de mentes...de bruços no chão e crivado de balas PELAS COSTAS???!
3 hrs · Like · 1

Fungai Tique E muito tristeza isto paaaaaaa
3 hrs · Like · 1

Yolanda Da Costa Guebuza tem haver com isso
3 hrs · Like · 3

Lb Lb Triste mas é assim que a mae Africa sempre vai sofrer se nós os filhos que amamos a ela nao fizermos nada. R.I.P Dr.
3 hrs · Like · 1

Jorge Sebas isso foi uma encomenda de que está contra a liberdade da expresão,
3 hrs · Like · 1

Raul Novinte Sinceramente! Que tipo de coisas são estas? Até quando vamos viver com medo? .........Não podemos opinar, não podemos questionar, não podemos falar? O que é que se passa? Então , uma coisa deve ser feita de uma vez para sempre!... Dquei a pouco são os deputados a morrerem....
3 hrs · Like · 2

Domigas Luciano Cudiua Quem mandou matar è Frelimo( Gueba) nao adianta eles fazere-se de sentimental pork subemos k sao vçes os protagonista disso.
3 hrs · Like · 1

Jorge Sebas ajustiça q seja feita como a do carlos cardoso. isso é triste e vergonhoso,
3 hrs · Like · 2

Raul Novinte Claro que é a Frelimo. Não há dúvida disso. Resta saber quem da Frelimo , o mandante. frelimo é um partido de assassino desde a muito tempo
3 hrs · Like · 2

Afonso Dyto Antonio paz a sua alma
3 hrs · Like · 1

Raul Novinte Pensam que nós outros vamos calar a boca e deixar o povo a sofrer. Então matem toda gente ......
3 hrs · Like · 1

Santos Waite Gopane meus amigos evite de acusar pessoas
2 hrs · Like · 1

Santos Waite Gopane Vamos esperar a nossa policia, vamos confiar na nossa policia esta trabalhar no assunto.

Alexandre Teixeira Maldito o homem q confia no homem igual...
2 hrs · Like · 2

Gilder Anibal R.I.P. 
Agora, Ja Esta evidente, QUEM SAO OS SANGUINARIOS E HIPNOTIZADOS PELO PODER [...]!
2 hrs · Like · 2

Santos Waite Gopane alexandre sera k vc nao confia da nossa policia?
2 hrs · Like · 2

2 hrs · Like · 1

Ali Juhute EU SOU CISTAC.
2 hrs · Like · 2

Isac Santana Santana ok pensa fara dpois d fatalidad?

Boymen Junior esta se mal mano
2 hrs · Like · 1

Isac Santana Santana lamentavel. k pena......!!!
2 hrs · Like · 1

Zulfo Abdul Magide Sem dúvida. Estão seguindo os russos

Ernesto Zembro Oi nao sabia essa!! e logo o timing!!!!!!!!!!!
2 hrs · Like · 1

Valdemiro Bambo Eu nao confiu nem um pouco da nossa policia cheio d corruptos
2 hrs · Like · 2

Yolanda Da Costa Da Frelimo

Raul Novinte Meus irmãos avitem de acusar pessoas. (Santos Waite Gopane) disse. Eu ti pergunto Gopane, será que o Gilles Cistac foi morto pelos cachoros e não pessoas? O Gilles Cistac não foi morto por pessoas? Quem você pensa estaria interessado em matar o Gilles Cistac? E porque agora que depois de ele ter sugerido que as regiões autonomas não seria um caso inconstituicional, ele é morto a tiro? Quem não gostava dos seus argumentos? Frelimo! Frelimo matou Gilles Cistac. Seja ele Frelimo da cabeça, da cauda ou do meio, mas é a Frelimo que matou Guilles Cistac isso é a logica das coisas e nada menos ou mais podemos imaginar!............
1 hr · Edited · Like · 6

Naraikel Uatara Uatara #Raul vc juntou bem os cácos estas d parabens
2 hrs · Like · 1

Nelio Guetsi Paz a sua alma

Adriano Alberto Massiriva So frebotas k tem este comportameto basta defender outro partido contra vc,então como vamos viver com medo?

Násio Mangue Se o cérebro mal funciona, o hipócrita usa força.
2 hrs · Like · 1

Delfina Nhanca Em que mundo estamos?com tanta violencia.

Queran Esmael Meu Deus, mais que coisa é essa!, na nossa patria um academico nao pode ter a sua opinião! paz a sua alma
2 hrs · Like · 2

Carlitos Bia Vai se beber agua com sal.

Alice Zandamela Sera qe havia necessidade de tanta brutalidade?

Lb Lb Nao ha nada sem fim. Os mortos pelo regime deixaram familias, amigos e seguidores que um dia farao a justiça final.

Aurelio Mucipo Mataram cistac!Nao vao aguentar com o que vos espera.R.I.P
1 hr · Like · 2



Antonio Amelia Silvia cuitado. dele k mal teria feito to cidadao emquanto vivo tem direito da liberdade da expressao. acham k morto terei mais pur isso saibam k o k ele falou p kem penca nao falou mal paz a sua alma

Momade Carlos Coisa feia entao isso quer dizer as pessoas Nao podem aparecer em televisao a opinarem

Ana Maria Balate paz essa alma
1 hr · Like · 1

Maria Ines Maguaje Maguaje sera os animais ki fizeram issu perderam a conciencia?
1 hr · Like · 1

David Victor Meu Deus,porque a frelimo faz isso.
1 hr · Like · 2

Lito Maya Ha moz so dizem k ha liberdad d xprexao mas tdo n paxa duma mentira abriu a boka leva chumbo
1 hr · Like · 1

Van Exel Sumáriamente, o governo da frelimo deve se explicar
1 hr · Edited · Like · 3

Fateh Yadav Very bad day to his family really i am for for his family
1 hr · Like · 2

Jaime Charra Malditos Frelixos...Freliporcos...acham que assim resolveram o problema? "CISTACK a sua obra sera inesquecivel por toda patria Mocambicana e que tarde ou cedo Deus ira julgar os protagonistas segundo as suas obras.Que a sua alma descanse em paz e que Deus lhe proteja para sempre".
1 hr · Like · 2

Sufito Manuel Nao simplis isto simto muito
1 hr · Like · 1

Pedro Taremba Cuitadinho do homesnho!
Q alma dele discansa em paz!
1 hr · Like · 1

Jaime Charra I realy believe in you Mr.Fateh Yadav,this is stranger behaviour for those people without heart.
1 hr · Like · 1

Manteguinha Barzilai Laito Por favor senhores deixem o POVO NO PODER.
1 hr · Like · 3

Paulo Rapaz Cobardes e vandalos quando mal podem enfrentar a sabedoria e a racionalidade optam pela destruiçao do que lhes parece FORTE emprestando a sensaçao de perigosos. Perigo que a vaca leiteira (moz) pariu com patrocinio dos (des)observadores e seus fundos ocidentais.
Evidencia de Moz sequestrado cujo resgate requer aplicaçao de todos excluidos. A patria agora é que chama por nos para desfazermo-nos da MAFIA em construçao. 
Definitivamente, nao a novos donos de NOS.
O agente g40 de cara de bebado continuo se envergonhara pela inveja e odio a sabedoria do Gilles, que nao podia simular?! 
Bestas do inferno!!
54 mins · Like · 1

Dario Manuel Que descansa em paz a sua alma professor , tu eis o verdadeiro heroi tal ,Carlos cardoso .
46 mins · Like · 1

Manuel Chataica Fombe K Deus o tenha
39 mins · Like · 1


36 mins · Like · 1

Paulo Besteleve Besteleve Paulo NHUSSY deve se demitir
33 mins · Like · 2

Sergio Pireque Só podem ser eles
28 mins · Like · 1

Francisco Artainha paz a sua alma
27 mins · Like · 1

José Albano Bulaunde Issu é uma vergonha.
27 mins · Like · 1

Chico Malamule sao bandos de carascos sanguinareos que assassinam sem pestenejarem. prova inequivoco de limitar liberdade de expressao.
22 mins · Like · 1

Octávio Ramos Cardoso Essa cambada da Frelimo, não dá, nem nunca dará explicações. Ditadores, usurpadores, criminosos, traidores e ladrões, são assim mesmo. Estão à espera de quê? Triste Moçambique e triste povo. Paz à alma deste homem, que seja respeitado morto, já que não foi em vida.

Amisse Ali Aiuba Os autores vao pagar tanto na terra como no ceu

Paulo Rapaz O grupo de bandidos devem estar agora reunido rebuscando o portugues para constar na mensagem de condolencias, mafiosamente dinamico, muito envolvido, "bastante chocado" e comovido. Nojentos cobardes.

Pedro Francisco E' doloroso e macabro essa atitude paz a sua alma
8 mins · Like
PALAVRA DE ORDEM:
Anular o acordo Dlhakama-Nyusi e dividir o pais. Niassa e Cabo Delgado nao podem estar nas maos de um governo de criminosos e assassinos.
Outra alternativa e o marechal exigir que se faca um referendo em Niassa, Cabo Delgado e Inhambane, para o povo decidir com quem quer ser dirigido. A Renamo tem que ouvir a voz do povo, ninguem mais quer saber da frelimo a nao ser um punhado de gente tribalista.
Há que nao confiar muito no Nyusi, ele pode estar a usar as tacticas cobardes do Chissano. Esta gente nao presta. Se o Nyusi fosse sincero e honesto, ja teria acabado com os g40, ele ainda permite que toda imprensa seja hostil a Renamo, portanto, ele é cumplice do crime. É um patinho fingido.
Like · · Share


59 people like this.


Erasmo Manuel Apoiado
5 hrs · Like · 2

Loure Cuanda Não vejo isso como uma solução para resolver os problemas que existem em Moçambique. Não estou de acordo em como estão a acontecer pela parte do governo.

Titos Filipe David Simango Bem vindos esses palavras do grande unay cambuma tem k deixar maputo e gaza como bastioes dos ladroes assassinos comonistas etc...etc...
5 hrs · Like · 2


Jamal Machane Everdade doctor Unay Cambuma.

Fato Albino Simplesmente,adivisao de moz,seria melhore para opovo e afrelimo se reflitirem.

Armando Tomas Fernando Fernando A frelimo e criminoso isso nao resta duvida .

Chaibo Arthur Aqui e so dividir o pais a forca

Tomas Humbe E tem k ser urgente.

Cristone Finiasse Joanquinho O Dhlakama tem que tomar dec,isa'o agora nao esperar no parlamento pra aprovar o povo esta a espera de decisao

Benjamim Jose A frelimo sempre opteve por sangue frio.. Desde a sua formacao em Dar es salam..

Fato Albino Proprio os frelimista tem medo de ir acadeia mais deve ha ver arevluçao , ate propria ascravatura conciguimos lhe libertar colonialismo derobamos e afrelimo vai ser tirado aforça para nunca mais vai governar este pais.

Maria Ines Maguaje Maguaje amigo unay e nos do maputo como fikaremos penxa nos outros somos todos irmaos#

Maria Ines Maguaje Maguaje irmaos muita calma nas emoçoes Deus e pai!

Joäo Jone a frelimo nunca deixou de matar ....ela (frelimo ) tá usar usar uma tática d juntar a renamo e , depois começar a matar um por um até moz .tornar angola 2.é melhor dividir o país enquanto é cedo ,isso d pronvicias autônomas ñ vai acabar com matança .a frelimo deve ser combatido até na ponta .
4 hrs · Like · 2

Alfiado Ernesto Arnaldo Mano unay sera q o marxal vai agir sbre xte caso?
4 hrs · Like · 1

Elias Jecinau Nhamandala Mano, estamos atrasar. O marechal deve ordenar alguma ofensiva.

Manuel Moises Americo A nação foi capturada...
3 hrs · Like · 1

Ali Alberto Vahaly Se não se acautelar, Moçambique poderá ser futuro cemitério da DEMOCRACIA E DEMOCRATAS. CISTAC um académico morto só porque confessou a verdade ao pobre povo. Felizmente suas palavras serão repassadas à outras gerações.

Americo Maingue Joao Tafa Cuidad academicos com vossas palavras atensao
2 hrs · Like · 1

Mussa Selemane Paizano Paizano Mano unay eu nao sei esse grupo g40 pode me xplicar,por favor

Americo Maingue Joao Tafa A um proverbio qu dz o peixe vive e more pela sua boca cuide

Arauto Da Nova O povo meus irmaos! O povo esta a sofrer! Um trauma para a nacao! Um medo total para mocambique! Um luto parao os academicos! Perante esta triste situacao que causa terror, desespero nas familias, surge entao dentro de mim: Qual é futur d mocambique do mocambicanos?

Arauto Da Nova A nacao foi sequestrada!!

Fato Albino Este regime tem segredo que os moz. Nao pode saber

Joao Williamo Tivane SamoraMichel avia dito ki guebuza e assacino e vai vender a patria , e uki esta acontecer

Fato Albino Falamos da policia, do comandante,do proprio gepato etc,etc,

Wayne Neves Napoleao Vidigal O marechal t , parar de fumar comício e agir.ja ,não tempo para falar mais,e gajos t , ser eliminado . o Samora já havia dito k gueto era ambicioso e perigoso ao mesmo tempo . O povo português cansou será k eles n vê isso?esse pa deve ser mudado . eu n confio n nyusi . tas a fazer ele sabe de tudo.

Twobobo Alberto Mauride Cachimgue fida puta desses frelimistas pha, kota dlakama estas a demorar cm governo autonomo.vem oque acontece quadros estam a acabar com g40

Sem comentários: