terça-feira, 24 de março de 2015

Líder da Renamo compara-se a Nelson Mandela

Afonso Dhalakama, Presidente da Resistência Nacional Moçambicana
MOÇAMBIQUE

13:21 - 23-03-2015

Afonso Dhalakama, Presidente da Resistência Nacional Moçambicana, afirmou ser o «Nelson Mandela de Moçambique», sublinhando ainda que fez tudo pelo seu povo.

«Já dei tudo ao meu povo, desde 1977, não é só Mandela da África do Sul, há mais ‘Mandelas’, que é o Dhlakama de Moçambique», disse o líder do principal partido da oposição num encontro com estudantes e académicos na cidade de Tete, no centro do país.

Afonso Dhalakama teceu ainda várias críticas ao partido que está no poder, Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), realçando que foi insultado e humilhado.

«Querem que África continue atrasada? Querem que os europeus, americanos, continuem a dizer que o africano continua atrasado em tudo?», questionou o presidente da Renamo em tom de ataque à Frelimo.

Afonso Dhlakama compara-se a Nelson Mandela
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Lusa  em 24 Março 2015
Afonso Dhlakama, Presidente do partido Renamo, comparou-se no domingo ao histórico líder sul-africano Nelson Mandela, reivindicando que deu tudo pelo seu povo. "Já dei tudo ao meu povo, desde 1977, não é só Mandela da Africa do Sul, há mais ´Mandelas`, que é o Dhlakama de Moçambique", afirmou o líder da Renamo, num encontro com estudantes e académicos na cidade de Tete.
O presidente do principal partido da oposição declarou ainda que consentiu sacrifícios pela instauração da democracia em Moçambique, sublinhando que foi insultado e humilhado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.
"Querem que África continue atrasada? querem que os europeus, americanos, continuem a dizer que o africano continua atrasado em tudo?", questionou Afonso Dhlakama desafiando a audiência a "despertar".
Afonso Dhlakama realiza um périplo por Moçambique PARA explicar os fundamentos do projeto de lei de criação de províncias autónomas, submetido na semana passada pelo seu partido, que pretende com o diploma governar em seis províncias do centro e norte do país. Dhlakama ameaça governar pela força caso a Frelimo, que tem a maioria na Assembleia da República de Moçambique, chumbe a proposta, que o partido Renamo considera como a única saída para a crise política gerada pela recusa do movimento em aceitar a derrota nas eleições gerais de 15 de outubro.
Nos últimos dias, o partido Renamo e o Governo têm trocado acusações sobre movimentações de homens armados do movimento e do exército, lançando receios de uma nova confrontação militar, como a que ocorreu assolou entre 2013 e 2014, provocando um número indeterminado de mortos e feridos.

Para comparar-se ao presidente Mandela teria que ficar 27 anos na cadeia-diria Julius Malema. A diferença poderá residir no facto de ele o "rider" ter que ir a cadeia pelas atrocidades que cometeu contra o povo moçambicano, enquanto que o carismático Mandela ficou preso defendendo a maioria dos sul-africanos.
  • Braimo Bush Afinal quem cometeu atrocidade mesmo? Alias, quem esta a cometer atrocidade em mocambique? Lider da renamo ou voces?
    12 h · Gosto · 1
  • Amarildo Cumbane a heroicidade de nelson mandela eh extremamente questionavel segundo varios intelectuais,academicos e criticos da conspiracao... enquanto que o lider da renamo eh simplismente incoparavellllllllllllllllllllll,
    11 h · Gosto
  • Marcos Licuambe Acredite!
    E so questao de tempo...

    11 h · Gosto · 2
  • Amarildo Cumbane abencoado eh o individou que se abstem de falar pra nos poupar da evidencia de que nao tem nada pra dizer(escritos de jhorje eliot)...
    10 h · Gosto
  • Amarildo Cumbane respeito a tua opiniao caro brigido porem aconselhote a fazer uma minuciosa busca sobre a historia da RSA e a tragetoria das liderancas do ANC vera que estou certo...
    10 h · Gosto · 1
  • Brigido Muhosse ... Esse velhinho é um demente. Só falta comparar se à Jesus Cristo ou ao profeta Mahomé !... A tradição diz que quem incendia uma casa elouquece automaticamente, e esse Velho queimou milhares de casas e matou muita gente. Não teve nenhum tratamento depois da guerra e o resultado é este. "A phuntile", se não andasse com segurança os seus verdadeiros amigos si é que os tem ja teriam lhe mandado internar. É um louco perigoso
    10 h · Gosto · 1
  • Amarildo Cumbane a frelimo nao matou???
    10 h · Gosto
  • Brigido Muhosse Cresceu aonde amigo?!
    10 h · Gosto
  • Amarildo Cumbane a frelimo ocultou muito informacao inerente e guerra dos 16 anos.. sofremos uma lavagem cerebral sem precedentes ,os frelimistas sao os maiores sanguinaris porem reescreveram a historia e fizeram nos acreditar que o DHL eh o vilao...trata se de uma figura incotornavel no cenario politico nacional que dedicou a vida toda pra libertar esta povo ,prova disto fora a democracia que nos trouxe a qual esta ser asfixiada pelo partido no poder que mata pra que esta ja mais se firme ...
    10 h · Gosto · 1
  • Amarildo Cumbane sou de maputo irmao
    10 h · Gosto
  • Ali Raja Esse bandido esta piorando cada dia!
    9 h · Gosto
  • Ali Raja Ele compara-se com pessoas vivas! Kkkkkkkkkkkkk!
    9 h · Gosto
  • Amarildo Cumbane bandidos sao os individous os quais te estao a governar amigo raja ....
    9 h · Gosto
  • Brigido Muhosse Ok, aí o país começa. Talvez mudes de ideias qd fores a sair de Maputo pra o Moçambique real e conviveres com as marcas da guerra k o Dlhakama ainda vangloria-se de ter provocado. O povo ainda recente-se das barbaridades k esses senhores cometeram. A Frelimo defendeu o povo e continua o fazendo. A Frelimo trouxe a paz e continua pacientimente lutando pela sua preservação. A frelimo reconstroi o k a renamo destruiu. A frelimo nunca quiz a guerra nâo por temer perder a própria guerra mas por temer os efeitos da guerra... Prestemos atenção aos discursos e perceberemos de k lado stá o belicísmo e a vontade de destruir: nos discursos da renamo e seu líder.
    9 h · Gosto · 1
  • Ali Raja Eu ja vi 3 regimes de Governação, assisti 4 guerras nesse País dai que conheço efectivamente quem é bandido armado!
    9 h · Gosto · 1
  • Helena Mulungo Lindas e perigosas
    9 h · Gosto · 1
  • Ali Raja Esta País não precisa mas de refugiados nos centros urbanos!
    9 h · Gosto
  • Brigido Muhosse Não deixa de ser uma sugestão Mr. Cumbane, mas ja prestaste atenção a minha foto de perfil. Coloquei de proposito aquela imagem de obras. Tem alí 2 obras escritas por Mandela. Sabia k Mandela ja recebeu o prémio nóbel de pàz? Sem falar de Desmond Tutu, tambem sul Africano negro, activista da luta anti-apartheid?
    9 h · Gosto
  • Ali Raja Onde esta o papel de Pai da Democracia?
    9 h · Gosto
  • Não tem cabedal para se comparar a Mandela. Tem que comer muita "farinha" para chegar ao nível de Mandela.

    Afonso Dhalakama, Presidente da Resistência Nacional Moçambicana, afirmou ser o «Nelson Mandela de Moçambique», sublinhando ainda que fez tudo pelo...
    ABOLA.PT

Sem comentários: