quarta-feira, 18 de março de 2015

Mandlakazi clama por paz duradoira


Quarta, 18 Março 2015
OS residentes do Bairro da Liberdade, na periferia da vila municipal de Mandlakazi, em Gaza, pediram há dias à governadora Stella Pinto Zeca para que o Governo prossiga com as suas iniciativas visando a busca de uma paz efectiva, por forma a permitir que as populações possam trabalhar livremente para o seu sustento e em prol do desenvolvimento do país.
A governadora cumpria assim em Mandlakazi mais uma etapa do seu périplo pela província, depois de ter trabalhado sucessivamente nos distritos nortenhos de Gaza, nomeadamente em Massangena, Chicualacuala e Mabalane, no âmbito da governação aberta e inclusiva.
Conforme escreve Abdul Sicandar, nosso colaborador em Mandlakazi, durante a reunião popular no Bairro da Liberdade a governante falou na ocasião da necessidade de todos extractos da sociedade se juntarem ao Governo, cada um dando o melhor de si, para que em conjunto se possa caminhar para uma paz efectiva e duradoira.
“Temos um inimigo comum, a pobreza, devemos lutar contra esse mal trabalhando de forma árdua, em várias frentes, praticando a agricultura, garantindo a educação e crescimento são dos nossos filhos”, disse.
Os populares falaram igualmente de outras preocupações que as apoquentam, nomeadamente a necessidade de uma estrada asfaltada até Nwadjahane, terra-natal de Eduardo Chivambo Mondlane, arquitecto da unidade nacional, e fundador da Frente de Libertação de Moçambique, (Frelimo).
Trata-se de uma rodovia com uma extensão de cerca de 20 quilómetros.
Por outro lado, a implantação de uma instituição de Ensino Superior público, exclusão no processo de pagamento de pensões aos desmobilizados de guerra, longas distâncias percorridas por alguns alunos para terem acesso a uma escola secundária, foram outras inquietações colocadas à chefe do Executivo de Gaza, nesta sua primeira digressão em serviço para aquela região da província.
Refira-se que nesta deslocação a Mandlakazi a governadora procedeu ainda à inauguração das instalações do IPAJ, um acto que considerou na altura de motivo de orgulho, por ser uma oportunidade de aproximação da assistência jurídica gratuita aos cidadãos economicamente carenciados.
A governante apelou na ocasião a uma postura responsável por parte da instituição, cujos funcionários foram aliás advertidos para não se envolverem em eventuais cobranças ilícitas durante a prestação daqueles serviços de assistência jurídica.
Para um melhor conhecimento público sobre o papel do IPAJ, Stella Pinto Zeca apelou para a sua massiva divulgação às comunidades.
Gosto ·  · 
  • Latino Mc Latino Mandlakazi, é uma das regiões de Gaza mais afectadas pela guerra dos 16 anos, de desestabilização ou civil se quisermos e ainda se recente disto, quem pisao solo daquele distrito pode até hoje contemplar edifícios destruiidos, ruínas verdadeiras marcas de balas de AK47, daí que os residentes tem na ponta da língua a palavra #PAZ.muitas famílias e infraestruturas destruídas,.A vila mostra um grande atraso sob ponto de vista de crescimento e desenvolvimento económico, é muito pobre. Mas acreditamos que com o trabalho do novo executivo as coisas poderão mudar.
    6 h · Gosto · 4
  • Filimao Suaze tambem acredito. deve ser por isso e tantas outras que ha uma maxima em gaza segundo a qual TITAFA TINGA FUMANGA(vao morrer sem terem governado), numa clara alusao a um cetrto agrupamento militar que fustigou de balas aquela zona e respectivos cidadaos e que de vez em quando tem aparecido por ali a pedir votos. coisa estranha. mas estamos aqui mesmo e na mesma. sempre atentos.
    3 h · Gosto · 4
  • Domingos Gundana Latino, 23 anos depois do fim da guerra, Mandlakaze, continua com tantos vestigios da mesma guerra? Entao quanto tempo ainda precisa para sair dessa? Se 23 anos nao fora suficientes para reconstruir ou trazer outro cenario que contrarie o espectro guerra, hui acho que precisara de 50 anos. Do mesmo jeito que estamos ja com 40 anos de nossa governacao e nao temos nenhuma cidade que nos orgulhamos ter feito. Todos somos pela Paz e de Paz buscamos a Paz todos os dias, mas tambem, devemos fazer o impossivel para justificar a nossa Paz.
    2 h · Gosto
  • Filimao Suaze aquele que perturbou ha 23 anos, ainda perturba, de algum modo. ja nao mata ali mas mata noutros sitios do mesmo pais. ha pouco tempo fe-lo. o desenvolvimento planifica-se como um todo e pode repercurtir-se de forma mais lenta num ponto do pais do que noutro. ha-de, certamente, desenvolver-se tambem aquela zona, se o perturbador deixar de perturbar e deixar que se possa pensar o pais como um todo.
    2 h · Gosto · 1
  • Cibell Miandica Gastao Tu vais conseguir mulher...força mulher

Sem comentários: