quinta-feira, 5 de março de 2015

MENSAGEM E SIGNIFICADO


"É absurdo e uma aberração porque neste país muitos cidadãos usam o seu direito de liberdade de expressão para insultar" e caluniar a Frelimo e seus dirigentes, mas que estão ainda vivos e nunca foram alvos de ameaças de morte ou assassinados", Damião José, secretário para mobilização e propaganda da Frelimo
Os cuidados que o secretário para a mobilização e progranda da Frelimo deve ter.
Comecemos pelos exemplos
1-Eu não estudo, mas passo sempre de classe
2-Eu não submeti todos documentos requeridos para a candidatura a empreitada mas ganhei o concurso.
Significado: Eu passei de classe ou ganhei o concurso desmerecidamente. Normalmente, eu devia ter chumbado ou excluído do concurso, respectivamente.

É absurdo e uma aberração porque neste país muitos cidadãos usam o seu direito de liberdade de expressão para insultar" e caluniar a Frelimo e seus dirigentes, mas que estão ainda vivos e nunca foram alvos de ameaças de morte ou assassinados"
Significado: Continuar vivo neste país criticando a Frelimo e seus dirigentes é uma questão de tempo. Mais tarde, mais cedo, vai morrer.
Significado acessório: É uma aberração, um absurdo que pessoas que criticam a Frelimo continuem vivas.
Socorremo-nos da conjunção adversativa MAS e do advérbio AINDA para tal conclusão.
Segundo o dicionário o MAS é uma conjunção adversativa que expressa oposição ou restrição, ou causa de uma acção. A princípio, a palavra "mas" pode assumir duas condições:
1º - como conjunção coordenada sindética adversativa,indicando oposição/contraste;
2º - como contração de pronome pessoal oblíquo átono. O sentido usado nesta frase equivale ao primeiro.
Para efeitos da frase, aplica-se a primeira opção.

O "ainda" é um advérbio de tempo. 
Se os que criticam a Frelimo e seus dirigentes AINDA estão vivos, logo, é uma questão de tempo. Chegará a vez deles também.

O recado está dado ou o senhor Damião deve ter cuidado com a língua portuguesa.
PS: Fiz este exercício linguístico, apenas para mostrar como as suas palavras podem ser logicamente mal interpretadas. Não acredito nada no que interpretei. Mas neste momento de dor e luto, é importante escolher as palavras certas.
Like ·  · 
  • 157 people like this.
  • Hussene Algy Adamo Esse de tal Damiao sr Vaz nao passa de corvo em cima e uma galinha em baixo com seus pintainhos
    4 hrs · Like · 2
  • Titos Celestino Nos aqui em Nampula estamos a espera do apaniguado Damiao jose para internarmos no hospital psiquiatrico
    4 hrs · Like · 2
  • Desidério EC Chambo Você é louco Egidio Vaz, só pode ser. kikikiki
    4 hrs · Like
  • Eusebio Jose Axo q e altura de o partido a qual pertece o substituir sempre q aparece seja nas TVs ou jornal mete muita agua...
    4 hrs · Like · 1
  • Constantino Carlos Novela Dionildo Arante De Sousa Tamele o que tem a dizer sobre este seu texto?
    4 hrs · Like · 1
  • Menya Wanicela O Damião é um desastre,que ele tire proveito desta pequena aula!
    4 hrs · Like · 2
  • Gabriel Vasco Vasco Egidio Vaz, li atentamente o texto. Na verdade, ja esta' mais do que na hora para o Damiao Jose deixar de falar na imprensa, fala coisas que irritam as pessoas, nao quis ofender a ele, mas e' uma realidade. tudo que sai da boca daquele homem e' desastre so. Vamos escolher as palavras.
    4 hrs · Like · 5
  • Alfredo Muianga Outras coisas!
    4 hrs · Like
  • Mávelasse Zacarias Para o bem da propria Frelimo, acho que deviam trocar de porta-voz. Um porta-voz deve ser um bom comunicador e eu pessoalmente duvido das capacidades do Damiao Jose como comunicador das ideias da Frelimo. PS: Acho tambem que a Presidencia da Republica deve mudar de porta-voz. Aquele porta voz nao transmite confianca e seguranca. Parece coisa pequena mas a qualidade do comunicador, principalmente em tempos emotivos como esses pode ser muito util porque basicamente as pessoas interpretam simbolos e mensagens e eh isso que o deve-se assegur que as pessoas entendam atraves do porta-voz.
    4 hrs · Like · 5
  • Quivi José Faera esse nem devia ser portavoz do partido
    4 hrs · Like · 1
  • Euclides Flavio Manu Egidio Vaz, gostei do exercicio linguistico, acho que serias um bom teacher de LINGUAGEM E LEI.
    4 hrs · Edited · Like · 1
  • Zarito Mutana Paulado aquele cidadão, nunca tive tempo nem cabedal para aguentar tamanha barbaridade que sai da boca dele
    4 hrs · Like · 3
  • Marcos Timoteo Simbine Massing Jaq, mas você também continua vivo... kakakakakaaa
    4 hrs · Like · 1
  • Pio Cassicasse Dr. EV, uma questão: será que os discursos do DJ são de improviso ou são redigidos em algum rabisco?? E se são redigidos, fá-los ele próprio, ou são feitos por alguém que responda por acessor, ou escrivão qualquer??
    4 hrs · Like · 2
  • Tomas Humbe Sr.DAMIAO a magia de morder a soprar me parece k desta vez nao vai surtir efeitos.sei k nao sao todos na frelimo maus,por isso si identifiquem para salvarem o vosso glorioso partido.
    4 hrs · Like · 1
  • Bento Saloy Mazuze Na verdade ele disse intrinsecamente. E contrariou oralmente. Seja a vontade esta lactente. Só falta a acção e a acção é questão de tempo Vaz.
    3 hrs · Like · 1
  • Jose Alexandre Faia Oh Egidio Vaz , mas tu achas mesmo que esses mentecaptos autralopitecus vao entender esta tua mensagem ?? Faz favor , esta bem !!!!
    3 hrs · Like · 2
  • Jose Alexandre Faia E sinceramente eu acho que o senhor Damião deve ter cuidado com a língua portuguesa , porque neste momento de dor e luto , é importante escolher as palavras certas.
    3 hrs · Like · 6
  • Hidelcio Joaquim Guiamba Sempre que este senhor(Damiao) ,aparece na tela da minha tv, mudo de canal.
    3 hrs · Like · 2
  • Abrantes Wa Ka Mavie Meus caros, esse eh um que se tem nivel passou pagando, ele nem tem nocao da dimensao do que fala. Esse regime ainda vai acabar, nao se esquecam das primaveras!
    3 hrs · Like · 2
  • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro fumou muita tchamba( suruma) e chama orgaos informcao para nos ameacar, este foi k diabolizou Dr Cistac.regime sanguinario
    3 hrs · Like · 1
  • Hussein EL Comandante Rupava Esse meu Camarada do Partido as vezes É INFELIZ nas suas declarações.....
    3 hrs · Like · 3
  • Francisco Pacheco Chigogoro Chigogoro A frelimo mata e reza.ontem vieram com lagrimas de crocodilos
    3 hrs · Like · 3
  • Elecas António Adorei a/explicacao........ Mas ele nao falhou nao
    3 hrs · Like · 2
  • Salomao Xerinda Mano Egidio, sempre atento!
    3 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Elecas António então é verdade. É uma questão de tempo que os criticos encontrarão a morte. É isso pois não?
    3 hrs · Like · 3
  • Elecas António tambem nao ajuda morrer de axfixia. Enquanto houver espaco pra dar ideia que se de opniao pra a boa circulacao de ideias.
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • Profeta Amor Dr. Damião! Estavas muito bem na educação! Agora meter-se na puta de politica dos Dog styles da ... Só envergonhas os seus concidadãos! Volta para casa! Não és culpado, tentaste, mas não deu!!!!
    3 hrs · Like · 6
  • Nacer Choy Mais uma vez perdeu a oportunidade de ficar calado. 

    Acredito que neste momento não é o tempo de vir a imprensa se defender. O que temos que dizer é Nos como Frelimo deixamos a justiça fazer o seu w. E no momento oportuno ela pode se defender. 

    Se bem o sujeito passivo mencionado neste contexto se lembra nos prendemos um cidadão da oposição alegando incitação a violência e instigação porque um dia antes o mesmo tinha dito que o partido dele ia estender o raio de acção e aconselhava aos utentes a não usarem aquela via ou se fazerem passar por lá. Logo dia seguinte houve uma tragédia na N1 o cidadão foi detido porque o ministério público suporto da lei no tempo e no espaço. Com jurisprudência. 

    Logo o camarada deve ter muito cuidado em se pronunciar. Para o bem do partido glorioso.
    3 hrs · Edited · Like · 3
  • Euclides Da Flora os criticos vão encontar a morte. esse Damião esta revoltado porquê ainda há uma legião de criticos que encomodam o partido FRELIMO.
    3 hrs · Like · 1
  • Nilza Ndzilo Egidio Vaz, o linguista... muito bem falado como sempre... parabéns!
    3 hrs · Like · 2
  • Idrisse Saiad "Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és". Sigam todos os pronunciamentos do sr. Damião José e em sequência terão outro adágio "Burro velho não aprende línguas". que desastre de porta-voz.
    3 hrs · Like · 2
  • Zeiss Lacerda Porque será que neste país MUITOS cidadãos insultam e caluniam a FRELIMO e seus dirigentes? Transcrevendo fielmente as palavras do porta-voz do partido... Será por mera falta de sorte do partido ou os MUITOS cidadãos têm estado a manifestar sentimentos de inveja em relação a estes? Ou porque razão mesmo? Não consigo entender como um porta-voz de um partido assume pública- e corajosamente que MUITOS cidadãos os caluniam. Quem são os POUCOS que não o fazem? E como é que com POUCOS apoiantes conseguem por exemplo fazer maioria absoluta no Parlamento. Curioso isso do ponto de vista de aritmética elementar. Incoerência e infidelidade caem a luz do sol como cairia um castelo de chocolates.
    3 hrs · Edited · Like · 12
  • Henoch Jemusse O Cda Damiao Jose fala em nome dos 4 milhoes de membros (Paunde 2012) da Frelimo...alias, esses pronunciamentos se esquiparam ao Slogan:

    "...QUEM NAO E' DA FRELIMO, PROBLEMA E' DELE..."
    3 hrs · Like · 4
  • Dionildo Arante De Sousa Tamele meu caro costatino o que eu diria
    3 hrs · Like
  • Nelsoncarlos Tamele Acho q #Damiao #Jose e a frelimo sairiam a ganhar se tivessem mantido o silencio! Pois a assessoria nao esteve a altura dos objectivos da elite! Neste momento e muito perigoso p este partido mugir ou tossir! Damiao Jose so precisava falar duas palavras so, q enxer a p a boca p falar barbaridades daquele tamanho!
    2 hrs · Edited · Like · 2
  • Adelino Branquinho Ha dias quanto apareceu numa tv, a dizer que o seu partido esta profundamente chocado, talvez por ser actor, analizei o acto com olhar critico; anlizei o tom de voz e projeccao, a diccao, a expressao facial; destes itens, faltou-lhe o mais importante: conviccao na representacao, a palavra, profundamente, deve ser credivel e nao parecer credivel. Na verdade, so um bom actor `e capaz de transmitir credibilidade da sua accao para o publico que o assiste
    2 hrs · Like · 3
  • Stelio Chipasso Eu lamento e sou apartidario mas quando as coisas nao estao bem tenho que intervir, esse porta voz o dito Damião José, sinceramente vai levar o mesmo caminho que o Paúnde e digo mais , se cabeça fosse de vidro iria ver muitas botas a serem limpas com linguas de muitos.
    2 hrs · Like
  • Lourenco Jose Se calhar ele tenha dito aquilo k e verdade
    2 hrs · Like · 1
  • Jaime Mutuque Damiao Jose
    2 hrs · Like
  • Benjamim Muaprato Xeque Mate - por esta altura acredito que se ele ficasse calado ficaria mto mau e, pronunciando se, (como o fez) piorou a situacao - cada palavra sua é materia de debate.
    2 hrs · Edited · Like
  • Celso Mapsanganhe Eu já nem me surpreendo com o Damião José, a linguagem dele entra em coma quando se pronuncia publicamente.
    2 hrs · Like
  • Edmilson Dengo Só posso rir pra não chorar . . .
    2 hrs · Like
  • Abel Philip Este Damíao José é mesmo idiota, cara de pau, se a Frelimo nao mata menbro Dlhakama, muchanga, mazanga, macuiam
    2 hrs · Like
  • Jorge Fernandes Ilustre EV, atente no seguinte fenómeno: anteriormente o mesmo DJ criticou as teses do Constitucionalista Gilles Cistac, disse que as suas asserções eram falsas, chamou-o ingrato, etc. Acredito que ele nem sequer compreendia no mínimo o que disse Cistac, então como pode criticar o que Cistac dizia? É como os assassinos de Cistac, não conheciam nem tinham a consciência de quem seria Cistac: o que era importante para eles era o valor pecuniário que iriam receber pelo acto.
    2 hrs · Like · 5
  • Nelson Junior Por favor nao ataquem o Porta-voz...ele simplesmente transmite o que lhe foi autorizado de transmitir....sejam sérios ,maduros e tenham coragem de criticar os tubaroes....Mais uma vez,moçambicanos a serem ingenuos....Foquem nas raízes da arvore...e nao nos ramos dela...Pelos vistos,voces ainda nao conhecem a Frelimo.....nao eram voces que diziam que o Nuysi era diferente dos outros???....Mas,os assassinatos continuam....Uma autentica republica de bananas...
    2 hrs · Like · 1
  • Nelson Junior PS! O dito porta voz jamais,jamais e jamais pronunciar-se-à desta forma se,o "anjo" do Nyusi e a liderança da Frelimo nao estivesse de acordo....nao ataquem o porta-voz....try to see the big picture!
    1 hr · Like
  • Geraldo Silva agora percebo porque dizem que: saber pouco eh veneno...
  • Henriques Malas isto sao argumentos dum fraco quando nao aguenta a discucao parte para a violencia,nunca as ideias foram mortas.

Sem comentários: