domingo, 15 de março de 2015

Moçambique enfrenta desafios para atrair mais investimento externo

Moçambique


A aposta é preparar o país PARA mais investimentos.
Francisco Júnior
Em Moçambique foram aprovados no ano passado 563 projectos de investimento nacional e estrangeiro no valor de cerca de 4,6 mil milhões de dólares americanos. Em 2014 foram aprovados 518 projectos, menos 45 que em 2013. Contudo, o valor total aprovado foi superior, ou seja, atingiu cerca de 7,5 mil milhões de dólares americanos.
Investimentos externos em Moçambique enfrenta desafios - 2:54
Os países que mais investiram no ano passado foram Emirados Árabes Unidos, Maurícias, África do Sul, Portugal, China, Reino Unido, Macau, Brasil, Turquia, e Quénia.
A agência governamental responsável pela área, CPI, diz que o aumento do investimento, em 2014, justifica-se pela aprovação de muitos megaprojectos, sendo de destacar os da área da energia.
O Director-Geral do Centro de Promoção de Investimentos, Lourenço Sambo, afirma que, PARA este ano, a expectativa é alcançar investimentos na ordem dos 8 mil milhões de dólares americanos.
Nesses valores, explicou Lourenço Sambo, não estão incluídos os grandes projectos na área dos recursos naturais, como o petróleo e gás, aprovados directamente pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia. E segundo Sambo, um dos desafios, para os próximos tempos, é conseguir investimentos para a área da formação.

Sem comentários: