quinta-feira, 19 de março de 2015

O momento em que a polícia mata um doente mental

JN

 | Ontem
A família de Jason Harrison decidiu revelar um vídeo que mostra o momento em que agentes da polícia de Dallas matam o homem, à porta de casa. (Nota: o vídeo tem imagens que podem impressionar alguns leitores.)
 
A família de Jason Harrison decidiu divulgar o vídeo, na passada segunda-feira, e tornar público os momentos que antecederam os disparos fatais da polícia de Dallas, nos Estados Unidos, a 14 de junho de 2014.
As imagens foram gravadas por um dos dois agentes que responderam ao pedido de ajuda da mãe de Jason Harrison, para ajudar a controlar o homem, de 39 anos, que sofria de desordem bipolar e esquizofrenia.
Quando chegaram à casa, em Oak Cliff, foi a mãe de Harrison que surgiu à porta. Não era a primeira vez que a polícia era chamada nestas circunstâncias, segundo disseram familiares da vítima à WFAA, uma afiliada da rede de televisão ABC em Dallas.
A mulher sai de casa e diz aos agentes John Rodgers e Andrew Hutchins que o filho é "bipolar e esquizofrénico". Harrison surge logo atrás com uma chave de fendas nas mãos. Os agentes, visualizando o potencial perigo que aquele objeto poderia representar, gritam ao homem para largar a ferramenta. Harrison não cumpre a ordem policial e os dois agentes disparam sobre ele. O homem acaba por cair no chão. Foi atingido por cinco tiros. "Mataram o meu filho", ouve-se a mãe dizer, horrorizada com a cena.
"Foi a experiência mais dolorosa que já presenciei na minha vida", confessou a mãe, Shirley, à NBC. "Ficar ali impotente, ele era incapaz de se defender. Eu não o consegui ajudar. Ele foi abatido a tiro diante dos meus olhos", acrescentou.
Em outubro, a família apresentou queixa por homicídio e violação dos direitos civis contra os dois agentes, alegando que Harrison, que a família garante que não era uma pessoa violenta, não representava uma ameaça para os agentes.
Mas o procurador Chris Livingston diz que os agentes recearam pela sua vida. Matar alguém com uma chave de fendas "é muito fácil. Basta um golpe", defendeu.
Também a polícia reitera que os agentes agiram em legítima defesa. "O agente teve menos de três segundos para reagir", justificou Keith Wenzel, treinador tático das forças de segurança.
ARTIGO PARCIAL

Sem comentários: