sexta-feira, 20 de março de 2015

O que é que a Renamo está a propor exactamente? A divisão territorial entre Nyusi e Dhlakama?




Segundo o Boletim editado por Joseph Hanlon, a proposta de autonomia das províncias sugere que Afonso Dhlakama nomeie a liderança das províncias onde ele teve mais votos. Em 2019 haverá eleições tendo em conta a lei de autonomia dessas províncias.
Minhas perguntas:
* Porque é que a proposta insiste em ter em conta os resultados das eleições de Outubro quando nesse escrutínio as pessoas votaram no âmbito de uma lei que não prevê autonomia das províncias? 
* Existirá algum outro caso no mundo em que a autonomia de regiões foi decidida com base na popularidade de um indivíduo e não de um grupo? Se existir, alguém pode trazer esses modelo para análise e discussão? 
*Se o Dhlakama morrer antes de 2019 - quando termina o mandato pela Renamo sugerido - qual será a sustentação lógica dos governos por ele escolhidos - "Estamos aqui porque o nosso falecido líder teve mais votos"?
* Esta proposta foi apresentada pelo partido Renamo ao parlamento do qual Afonso Dhlakama não faz parte. Estará a Renamo a admitir que o Dhlakama é a Renamo? Até que ponto essa estratégia pode ser bem sucedida?
* O que é que a Renamo está a propor exactamente? Autonomia das províncias e a possibilidade dos seus residentes escolherem as suas lideranças ou a divisão territorial entre Nyusi e Dhlakama?




120 people like this.


Mano Du Wade Pertinente questão ZM. Mas caricato ainda é o facto de o Dlhakama reivindicar a si, o direito de nomeação. Pelo que sei os candidatos a PR e os deputados, são representados por grupos de individuos, neste caso colectividade politica.

Hortencio Lopes Tudo indica que trata-se de uma divisao territorial entre Nyussi e Dhlakama, onde cada um nomeia os seus nos locais onde foi mais votado.

Dino Foi Já concorre a "melhor post do ano".

Haji Jose 1. Falam de seis Províncias Autárquicas, mas se esqueceram que a RENAMO só tem maioria, em Sofala, Tete, e Zambezia. 2 Dizem que metades das receitas vindas dos Mega projetos ficam nas respetivas Províncias, mas pergunto: E como ficam as Províncias que não tem grandes recursos? Ficam condenados a se manterem Pobres porque não tem grandes fontes de receitas? O resto já foi dito mas tendo eu a certeza de que vai ser chumbada esta proposta, estou ansioso em ver a forca que a RENAMO vai usar para Governar a forca.

Gito Katawala Ask em! 


Numa outra ocasião perguntei o que é mais importante a paz ou constitucionalidade do poder político vigente?

Dércio Ernesto As respostas a estas perguntas serão dadas a partir do dia 31 de Março, contudo, o ponto numero 3 me parece que a resposta do mesmo pode ser encontrado em um dos artigos do projecto de lei que fala da duração dos mandatos dos Conselhos Provinciais. E mais, porque razão deveria Dhlakama fazer parte do Parlamento para que a proposta fosse apresentada?
Agora, confesso que lendo o projecto em mãos, começo a ver algumas coisas que a mim me inquietam quanto a sua concretização, vejo ali muito mar sem água.

Justino Balas Dlakama devia ser o primeiro a levar chamboco na praça pública.

Ilidio Acucena M Caso essa proposta srja aprovada pela assembleia da república o que será feito dos governos municipais por nós eleitos?

Mávelasse Zacarias Eu vou comentar sobre a primeira pergunta . E o meu comentario eh simples: Dhlakhama tem que "produzir" algo para aquela populacao. E tem de ser algo tangivel porque o contrario eh a sua "morte politica". E eu acho que Dhlakhama sabe disso.

Víctor Bulande Questões pertinentes! E a Renamo esquece-se (não sei se o faz propositadamente) do princípio da não retroatividade da lei. A ser aprovada a sua proposta só poderá ter efeitos a partir de 2019 porque nas eleições de 15 de Outubro não estava em jogo nenhuma autarquia provincial.

Mebanze Joao Em relação as perguntas colocadas e mais concretamente na segunda pergunta eu faço a seguinte questão . Existirá um outro caso no mundo em k um governo democraticamente eleito negociou "fora do parlamento" com um partido da oposição tendo essas negociações resultado em leis k só foram para ao parlamento para tomar receber carimbo e assinaturas ? S existir algum exemplo agradecia k m dessem o nome do tal país .

Mano Du Wade Pra quem quiser, eu tenho o anteprojecto da Renamo submetiso ao parlamento. 


Basta mandarem os vossos emails e envio.



MOZMASSOKO.COM|BY SANSÃO MACHAVA

Salomao Massangaie Acho que ele pensa que e imortal.

Dinis Chembene Temo que se por alguma razão esta lei for aprovada anulando as regras de jogo das eleições de Outubro passado estará a se abrir um precedente com consequencias inimaginaveis, todos estarão permitidos a marcar golos em fora de jogo e isso é perigoso para a democracia e para o estado de direito.

Bernardo Zeca Mauta José Óscar Monteiro foi claro . Não falou da nomeação de governadores, administradores pela oposição, não confundam os poder político e administrativo. Querermos sim ter políticas que dem sustentabilidade ao desenvolvimento. Não ameaças intimidação divisão do país a custa da força para governar . Esperemos para ver .

Gulumba D. Mutemba A Renamo só está a fazer uma provocaçao,o que pretende concretamente é governar o país,porque merece,ganhou as eleçoes. Nao podemos esquecer da genese desse bang bang. As eleçoes foram frauduluntes,só nao se pode repetir por nada pode mudar,enquanto os...See More

Herculano Coroado É mesmo impressionante o "frelimismo" que denuncia a análise da Zenaida Machado. Qual é o problema com a autonomia? Apenas porque os nativos, os autótones vão realmente ganhar poder num quadro especial e longe da influência do criolismo e estrangeirismo que amarram a sociedade Moçambicana desde o tempo colonial? A partilha de poder é sempre bem vinda. Ajuda a estabelecer limites, checks and balances nos poderes públicos dos estados, desenvolve as localidades e combate a corrupção endémica neste continente. É uma boa proposta. Bem haja.

Zenaida Machado Herculano Coroado Qual é a parte do meu post que diz que eu tenho problemas com a autonomia? e qual é a parte dele que é "analise" - a que você leu ou a que presumiu?

Herculano Coroado Não disse que a Zenaida Machado disse. Disse que a sua observação denuncia... Pode até ser de forma não deliberada, mas fiquei com a sensação que se quer negar a possibilidade de se avançar para uma autonomia na base da proposta da Renamo. Acho que se o Moçambique quiser ser muito ambicioso, não deve ignorar a proposta da Renamo. Poderá melhor democratizar o país e torna-lo mais forte e coeso, permitindo uma melhor distribuição da riqueza do país. Ninguém deve ter o poder absoluto e as autáquicas seriam mais reforçadas. Não é uma questão da Frelimo poder ser pode eterno, por ter herdado a estrutura do poder coloniam que nunca quiz deixar de mandar nem de dar lugar aos outros, não. Moçambique deve ser uma sociedade mais equilibrada com o poder repartido com todos. Muitos em África iriam seguir o exemplo.

Zenaida Machado Não perca o seu precioso tempo a tentar adivinhar o que está no coração da autora do post, caro Herculano. Limite - se a le-lo e a responder às questões de forma pragmática. As perguntas são claras...e as suas respostas irão contribuir para o debate. As minhas preferências partidárias não são da sua conta, eu nunca as revelei... e mesmo que tivesse revelado, não retirariam a legitimidade das perguntas. Concentre-se no post... Esse, e apenas esse, é que é objecto de discussão aqui...

Elsa Do Rego O povo ou os eleitores nao previam o maior fraude na historia da humanidade .

Lindo A. Mondlane bravo zenaida. Pertinentes perguntas.. .

Elsa Do Rego Ilidio os gov municipais por vos eleitos terao q submeter a direcao da renamo tal como a Renamo e os outros partidos politicos vem se submetendo a presente direcao

Abdul Karim acho que estamos a fazer o job, ao colocar esses pontos aZenaida Machado nos permite ver alguns aspectos que devem ser considerados, no entanto gostaria de ter a opniao da Zenaida e dos demais comentadores, para: 1- entao qual seria mesmo uma solucao ideal ? 2- Nao-Autonomia as provincias ? 3- avançar pra autonomia via novas eleicoes ? 4- o periodo transitorio entre a possível autonomia das provincias via novas eleicoes seria sob que condicoes ( se considerarmos que a ideia inicial de governo de gestao - foi chumbada pelos fazedores da opiniao publica ) ? 5- regressar a guerra ( uma vez que a Renamo nao considera eleicoes passadas como Livres, Justas e Transparentes - e nao existem editais comprovativos - apenas decisao da CC em funcao 'a relaorio audio da CNE ) ?

Herculano Coroado Eu não preciso de estar em Moçambique para saber que as eleições não foram justas, livres e transparentes. O desafio é evitar o cenário passado e reforçar a partilha de poder não por decretos, mas pela expressão eleitoral e popular. Moçambique não pode ficar amarrada à herança colonial. A Frelimo foi uma resposta antidemocratica às aspirações de independência real dos moçambicanos como foram as aspirações dos colonos portugueses que nunca queseram partilhar ou deixar o poder e Moçambique às mãos dos moçambicanos. Os portugueses fizeram tudo com o concurso dos seus colaboracionistas. Muitos deles vieram de outras partes de Àfrica e delubriaram os moçambicanos e hoje com grande influência na elite amarram os sonhos e ambições de independência real para os moçambicanos. Todo esse lenga-lenga aqui é só para dizer que os autorones não podem ter acesso ao poder e ponto final. Tem que se encontrar saída. Porque, o poder deve ser partilhado e pertencer a todos os moçambicanos, não somente à Frelimo e aos seus amigos e comadres.

José Francisco Narciso O Dhlakama se vê empurrado por uma força invisível a olho nu. Nem ele mesmo sabe o que está predicando, essa força força desconhecida mais que intuimos todos ou quase todos os Moçambicanos de bem, lhe está empurrando até ao suicídio, que não estaria nada mal para o bem de Moçambique e dos Moçambicanos.

Gil Mandlate Caso a Renamo queira mesmo estar no trono, ela deve se reoganizar, se possivel com nova direccao coesa. E caso tambèm exista um septicismo quanto as proximas eleicoes submeta agora um anti-projeto da criação dos estados federados ou, provincias autónomas. Nb: Para eleicoes de 2019. Nao è a palhaçada que agora propoe. Porque se questionar, mesmo nas provincias onde a renamo ganhou a margem è menor. Quem disse aquele que votou na Frelimo e Mdm vai aceitar ser governado pela renamo?

Titos Cau Questoes pertinentes mana Zenaida Machado. O pais vai perder tempo e dinheiro discutindo um documento sem fundamentacao e mal elaborado. O unico argumento que a renamo confia e a chantagem e ameacas de novo conflito armado. Com democratas do tipo Dhlakama e Renamo eish.... meu povo.

Henoch Jemusse 1. O que a Renamo pretende no concreto? R: Autarquias Provincias.
2. O que a Frelimo pretende no concreto? Chumbar o ante-projecto porque pode nao ganhar caso haja eleicao das autarquias provinciais.
3. O que o povo quer? Ser bem representado na base da Economia de Bem Estar, e usufruir a Paz no seu verdadeiro sentido, o resto sao mesquices da politica.

Domingos Gundana Zenaida Machado, uma das coisas que lhe aconselho se assim entender nos dias que correm e para o seu bem e da liberdade de expressao, nos actuais momentos de convivencia perigosa no territorio mocambicano. NAO PENSE NA MORTE DOS ACTORES POLITICOS E DEINDIVIDUOS COM IDEIAS DIVERGENTES, NAO FALE DE SE ELE MORRER. Pois todos sabemos que estamos vivos e o fim sera a morte, mas nao mensione isso. Vimos e ainda estamos a viver a dor de mais um alguem que lhe foi tirado a vida por pensar diferente. Queremos paz e desejamos longa vida a todos, independentemente do pensar diferente, as Leis sao feitas por homens e para servi-los, portanto tudo o que nao nos for util sera sempre objecto de revisao. Nao tenha medo de comecar, ninguem busca fazer filho pensado no medo de nascer bebe com alguma deformacao, mas se assim aparecer nao vamos interromper aquela vida, lutamos pela segunda tentativa quem sabe Deus te dara diferente e quem sabe aquele filho com alguma dificencia te dara muitas alegrias. Vamos autonomizar sim, em 2019, vamos eleger sim, por enquanto e para o nosso bem, vamos implementar nas condicoes em que estamos, pois so temos duas escolhas, Paz ou Conflito. E por mim, vale qualquer preco a PAz do que a zero custo o Conflito.

Inacio Arnaldo Arnaldo Nao haverá nada de regioes autonomas.

Inacio Arnaldo Arnaldo Zeinada Machado, Certissima.

Poeta Levianno independentemente de as propostas da renamo terem fundamento ou nao, quem abre espaço para este derfile de propostas é a propria frelimo quando nao procura ser transparente ao ponto de deixar lacunas eleitorais,


se a hipotese de Gilles cistac ter sido morto por pensar diferente for verdadeira, entao as propostas de Dhlakhama e renamo algum fundamento tem e os 
seus adversarios politico aperceberam-se disso a muito tempo e vao destruindo tudo q pode garantir vida a esta proposta

Abdul Remane Ibraimo Bom debate,este anti-projecto,o partido dos camaradas vai chumbar,sendo assim,o que vai acontecer,de novo a guerra?ainda bem,que os camaradas tera um encontro pra semana na escola do partido na matola.Vejo guerra,de volta so.Se a AR aprovar,o que vai acontecer com os governadores que estao la,a Renamo esta preparada?paz paz paz.

Geraldo Mandlate Café de manha virtual
Zenaida Machado ,’Porque é que a proposta insiste em ter em conta os resultados das eleições de Outubro quando nesse escrutínio as pessoas votaram no âmbito de uma lei que não prevê autonomia das províncias? ‘
Eu: Memoria curta!? Já se esqueceu que os resultados das eleições foram falsos? Que ninguém apresentou provas (editais) que comprovam o vencedor? Esta é uma solução pacífica. Não acha?
Zenaida Machado, ‘ Existirá algum outro caso no mundo em que a autonomia de regiões foi decidida com base na popularidade de um indivíduo e não de um grupo? Se existir, alguém pode trazer esses modelo para análise e discussão?’
Eu: Mas existe outro exemplo no mundo que alguém ganha eleições por votos sem ser popular mesmo no seu partido, o tal candidato ‘desconhecido’ pelos pares, de forma JUSTA, TRANSPARENTE, E LIVRE? Peço exemplo. Se não tiver resposta, então reformule a sua pergunta.
Zenaida Machado, ‘Se o Dhlakama morrer antes de 2019 - quando termina o mandato pela Renamo sugerido - qual será a sustentação lógica dos governos por ele escolhidos - "Estamos aqui porque o nosso falecido líder teve mais votos"?
Eu: Definitivamente não refletiu para fazer esta pergunta. Melhor, não é pergunta que se faca. Quem é que não vai morrer? Ninguém faz plano de morte. Não entendo como a amigq conseguir chegar a este pensamento.
Zenaida Machado,” Esta proposta foi apresentada pelo partido Renamo ao parlamento do qual Afonso Dhlakama não faz parte. Estará a Renamo a admitir que o Dhlakama é a Renamo? Até que ponto essa estratégia pode ser bem sucedida?’
Eu: Mas amiga! Que absurdo! Quer entender o quê? Estas a dizer que o líder da renamo devia ele mesmo apresentar o ante-progeto? Afinal o líder não representa interesses da sua organização ? Não sabe que há muita genta a trabalhar para que a senhora veja e ouça o líder a fazer o seu trabalho politico?
Zenaida Machado,” O que é que a Renamo está a propor exactamente? Autonomia das províncias e a possibilidade dos seus residentes escolherem as suas lideranças ou a divisão territorial entre Nyusi e Dhlakama?’
Eu: Bom, finalmente faz perguntas razoáveis. Mostra que não entende nada do que a renamo pretende e quer perceber. A renamo é um partido politico. Assim reivindica o poder. Renamo quer governar. O partido Frelimo não ganhou de forma LIVRE, JUSTA E TRANSPARENTE, nas ultimas eleições. Isso é publico. Mas como controla os órgãos do estado( ex STAE, CNE, CC, PRM, FADM, EDM, RM, TVM, etc) oficialmente esta no poder. A divisão entre Nyusi e Dhlakama não vai acontecer. JÁ ACONTECEU. Só não vê que não entende nada de POLITICA , POPULARIDADE e LEGITIMIDADE.

Claudinet Ismael Bruno Conrado Mas, em que democracia e' que ele acredita, quando quer ter um quartel General onde os soldados andam com uniformes diferentes, ou seja dois uniformes!!??? Sose for mesmo uma democracia mesmo onde cada SOLDADO faz o que quer e, nao disciplina. Quando quer poe calcas de bombazine ou ...zina. ou entao poe aquele kimon ou veste tipo tchaka zulu ou aquela roupa da mesquita, ou sei la...

El Patriota Tudo isso teria sido evitado se fossemos um pouquinho mais humildes e organizássemos processos eleitorais sérios e limpinhos. Essa mania de nos acharmos melhores do que os outros, ou seja, mais moçambicanos que os outros ainda vai nos levar ao abismo.

Eduardo Chichava Pessoalmente, não sou contra a autonomia. O que "não me entra" e no meio do jogo pretendermos alterar as suas leis. Isso não! No dia 15 de Outubro fui votar pelo presidente, deputados e membros das assembleias provinciais.

Elsa Do Rego El Patriota concordo plenamente c o teu primeiro paragrafo ...o segundo paragrapho e so suposicao nao havera abismo nenhum...Mz esta sempre a subir .
Se viveres o trauma q os servicos de migracoes nas outras partes do mundo concedem aos emigrantes ...veras o valor da nacionalidade ....e o valor primordi da mozambicanodade.

Jaime Joao Baptista Maya Para ti Zenaida, a Renamo é um individuo ou grupo?

Antonio Martins Todo mundo só fala das províncias autónomas mas ninguém se lembra de dizer CNE onde estão os editais? Isso ninguém fala tudo em sillêncio sendo ela a causadora deste conflito todo e de tudo o que virá a acontecer. Onde estão os editais?

Thaulany Farias Mapsanganhe Zenaida Machado, eis as respostas: 1- É pelo facto dos resultados terem sido fraudulentados. A sra tem memória curta? Será? 2- Existirá algum outro caso no mundo em que o número de votos dum canditado é superior ao dos eleitores inscritos, que chefe das operações do STAE vicia editais, que bolentins de voto vem pre-assinalados a favor do vencedor, e não repõe-se a legalidade? Se existir, traga-o para análise e discussão. 3- Esta pergunta é típica de alguém sem noção, ou melhor, é típica dos tolos. 4- Procure informar-se melhor ou aprender sobre liderança e actividades dum grupo de pessoas. 5- Esta é a pergunta que devia fazer antes de escrever e exibir tamanha ignorância e tolice patente no seu post, pois a regra manda que devemos pensar (analisar) antes de agir, mas a sra fez o contrário, típico de gente tola ou sem noção:"colocar a caroça em frente do burro". VIVA A PAZ, NÃO A GUERRA.

Zenaida Machado Geraldo Mandlate Então está a ddizer que o Dhlakama quer autonomia nas províncias onde teve mais votos em eleições falsas? É isso?

Eduardo Chichava Srs, custa responderem às questões sem insultos?

Zenaida Machado Thaulany Farias Mapsanganhe Acho melhor ir procurar a definição de tolo. Tolo não se distância muito de alguém que diz que é Cistac, é pela Paz e mesmo assim não consegue responder perguntas tão simples sem recorrer a insultos...

Cofe Emanuel Vilanculos DLHAKAMA QUER PODER

Teixeira Teté da Silva As eleiçoes do passado dia 15 de Outubro não foram justas. Eu digo sim as regioes autonomas

Geraldo Mandlate Zenaida, Tens outra solucao melhor? ou fica apenas o beneficiado da fraude sozinho no podere organizar outra fraude de 2019?

Pedro Tiago Para que Moçambique se torne um Estado federado ou adopte outro modelo semelhante, terá de haver uma consulta pública, provavelmente, que resultaria na alteração da Constituição. A RENAMo dará melhor contributo à nação se preparar esse documento para que o Parlamento proceda conforme a Lei. Nas últimas eleições votamos um Presidente da República, deputados para AR e APs. Dhlakama que se empenhe para as próximas eleições ou é um indivíduo inútil para esta sociedade.

Nito Ivo A resposta a estas questões é bastante simples: Não existe preocupação com as pessoas, há sim vontade partilhar (o que seria para o povo) com a Frelimo. É luta pelo dinheiro e poder, é querer explorar ainda mais o povo! A Renamo e seu Lider nunca se preocuparam com o preço das coisas quando a factura é paga pelo povo. Aquela maquina gripada chamada CNE/STAE gastou tanto dinheiro e não funcionou. Hoje Dlhakama quer um espaço oficial para roubar. Isso é normal porque a Frelimo assim procede, acomoda os seus para em primeiro se beneficiarem!

Thaulany Farias Mapsanganhe Zenaida Machado, tolo é um individuo sem discernimento, sem amor altruista. A verdade nunca foi e jamais será insulto. Aí jaze a falta de discernimento, em confundir verdade com insulto. Se a verdade te incomoda e parece insulto, mude de atitude.

Geraldo Mandlate Zeinada, qual seria a solucao quando ha fraude nas eleicoes? É normal outros partidos nao serem permitidos fazer trabalho polito em algumas provincia , como Gaza? Pode me dizer o que aconteceu com a aquela sr. de STAE de Baira encontrada em flagrante a falsificar resultados? JA FOI JULGADA? O pior que provincias autarquicas é justamente o que EU E TU nao queremos: guerra.

Zenaida Machado As minhas perguntas continuam:
* Como foi que o Dhlakama/Renamo concluiu que nas províncias onde ele obteve mais votos, as pessoas querem autonomia? Foi feito um estudo? Citem-no! Foi feito um referendo? As pessoas sabem o que é autonomia? 
* Supondo que um possível referendo resulte numa estrondosa maioria a pedir autonomia... Existe um documento official que explica: Que tipo de autonomia querem? Que tipo de poderes querem? Que partido querem a liderar essa área autónoma? 
* E se aqueles que votaram no Dhlakama por exemplo, depois de perceberem o significado de autonomia? preferirem uma liderança do MDM ou dos Verdes?
* Nas eleições gerais, votaram pouco mais de 10% dos moçambicanos. Aos outros moçambicanos já foi perguntado o que querem e como querem?

Zenaida Machado Este post não é sobre "fraude". Este post é sobre uma proposta de autonomia que a Renamo apresentou ao parlamento. Ou você está a sugerir que a Renamo quer autonomia das províncias porque houve fraude? Eu pensei que fosse porque essa é a solução para uma melhor de distribuição de riqueza, de poderes e pelo fortalecimento das instituições do estado.

Cofe Emanuel Vilanculos Zenaida Machado é pk houve FRAUDE, não sabia disso???

Alves Talala ""Este post é sobre uma proposta de autonomia que a Renamo apresentou ao parlamento", cara Zenaida Machado como eh que a Renamo aparece com a proposta das autarquias provincias?





Geraldo Mandlate Zenaida ja me conveceu. Tem dificuldade de ligar assuntos. É CURIOSO que ate hoje nem um comicio de vulto de agradecer os votos o 'vencedor' ainda nao conseguiu realizar. Talvez nao vai. Sabes por qué Zenaida? Tudo tem suas ORIGENS. Tudo tem explicacao. As evidencias estao aí.'Este post não é sobre "fraude" ESTA TUA PERGUNTA NAO FALA DE ELEICOES DE 15 DE OUTUBRO E QUE O VENCEDOR É SUSPEITO? "Porque é que a proposta insiste em ter em conta os resultados das eleições de Outubro quando nesse escrutínio as pessoas votaram no âmbito de uma lei que não prevê autonomia das províncias? e a resposta dessa sua pergunta é JUSTAMENTE O QUE NAO QUERES FALAR: FRAUDE.

Thaulany Farias Mapsanganhe Zenaida Machado, procure ler o ante-projecto que a Renamo submeteu na AR, pois tem lá todas respostas das perguntas de te aponquentam. Olha, terei que questionar a sua profissão. Que jornalista é você que não empenha-se em ter dados profundos de factos da actualidade. Deve ser um daqueles que diz Michael Jackson morreu a tiros e Luck Dube morreu de malária, como diz o grande musico Moçambicano Ziqo. Vá a busca de dados factuais sra jornalista Zenaida Machado.

Paul Fauvet Cofe Emanuel Vilanculos - o disco rachado de "fraude! fraude!" nao responda as perguntas de Zenaida. Vou acrescentar mais uma - se a autonomia das provincias e' tao importante, porque nao foi mencionada por Dhlakama durante a campagna eleitoral? No manifesto eleitoral da Renamo nao ha absolutamente nada sobre provincias autonomas ou autarquias provinciais. Nada! Aparece agora so porque a Frelimo rejeitou as tentativas de Dhlakama de impor uma governo de coligacao (que ele chamou "governo de gestao"). E' uma tentativa de Dhlakama de fazer um golpe de estado com capa de legalidade.

Doca Manhiça Percebo que muitos aqui tem o coracão muito pequeno.Zenaida Machado, sabe criar debates e é através deles que muitos de nós vai perceber muito do que nao percebe. Acompanhei os comentarios e pude perceber que muitos só estao a olhar para os seus umbigos, mas esquecem que ao levantar a cabeça irão levar uma cabeçada bem forte. Considero-me leiga sobre alguns assuntos mas, este merece especial atençao porque pode decidir a vida de cada um de nós e na hora dob"vamos ver" já nao gaverá culpados mas sim "sofridos".

Thaulany Farias Mapsanganhe Paul Fauvet, não seja jornalista de meia tigela homie! Será que o sr esqueceu-se da fraude totalmente visível que levou um candidato ao poder? Será que o senhor tem memória curta ou sofre de aminésia? Haja bom senso caro Paul Fauvet.

Doca Manhiça Thaulany Farias Mapsanganhe, prova com A+B o que estás a dizer. Apenas isso.

Paul Fauvet Sr Thaulany Faria Mapsanganhe, o post de Zenaida nao e' sobre o alegado fraude. Mas, se voce insista - a lei eleitoral foi re-escrita para absorver todas as exigencias da Renamo (e do MDM). Quando foi aprovado na Assembleia de Republica em Fevereiro do ano passado, a Renamo disse que agora a fraude seria impossivel. A Renamo estava presente em massa na maquina eleitoral. Renamo tinha direito de nomear um membro de cada mesa de voto (e havia mais de 17,000), bem como um delegado da lista efectiva e um suplente em cada mesa. Renamo estava presente em toos os STAEs e todas as comissoes eleitorais (Distrito, provincia e central). Apesar de literalmente dezenas de milhares de pessoas nomeados pela Renamno, ainda ha acusacoes de "fraude generalizada". O que estavam a fazer toda essa gente. Estavam a dormir? A fraude tinha de ser potestado aos tribunais distritais. Em todo o pais so havia 24 recursos aos tribunais distritais - um da Frelimo, meia duzia do MDM, e menos de 20 da Renamo. Nao e' suficiente gritar "fraude!" cada vez que Dhlakama perde uma eleicao. Tem de ser provado, usando os mecanismos na lei eleitoral, uma lei que Renamo votou unanimamente em favor no parlamento.

Thaulany Farias Mapsanganhe Bolentins de votos pre-assinalados a favor do vencedor, a chefe das operações do STAE que viciou editais a favor do vencedor, número de votos do vencedor superior ao número de eleitores inscritos, em democracias sérias isto ja é suficiente para anular o processo Doca Manhiça. Então, se a nossa democracia não foi capaz de agir assim, que arquemos com as consequências da nossa arrogância e ignorância.

Fernando Striker Mana Zenaida Machado, existe algo que em Direito chama-se "EFEITO RETROACTIVO DA LEI", significando que a própria lei pode muito bem abarcar os factos passados, neste caso os resultados eleitorais queAfonso Dhlakama reivindica. E a ser verdade, as províncias terão governadores ou presidentes de conselho provincial eleitos...porem se a própria lei não se referir dos efeitos retroactivos (abrangir os resultados eleitorais de 2014), então, ela só disporá para o futuro, como principio geral da aplicação das leis no tempo (artigo 12 do Código Civil de Moçambique) significando que terá o Partido Renamo esperar pelo escrutínio de 2018e 2019, respectivamente. Agora saber se 'e viável ou não a proposta, eu, sinceramente, não tenho argumentos de ponto de vista político.

Thaulany Farias Mapsanganhe Paul Fauvet, desde 1998 até cá, sempre fiz parte do processo eleitoral através do STAE em todas fazes do mesmo, o senhor é apenas um jornalista que recebe informação dos "quadros" do STAE onde sempre fiz parte, portanto, o senhor não sabe como é engendrada a fraude, ou se ja sabe, de certeza que alguma coisa recebeu pra ficar calado como tantos outros, por isso tenho dito que Moçambique está inundado de jornalistas fantoches que publicam inverdades por causa da bariga.

Lindo A. Mondlane zenaida 'e increivel a sua lucidez aqui... oxala muitos tivessemos um 10 por cento, o pais seria melhor... continue

Doca Manhiça Thaulany Farias Mapsanganhe, isso todos nós vimos mas eu espero provas tuas pois como bem disse Paul Fauvet, nao basta gritar fraude a cada vez que se perde algo. Provas...

José de Matos "se a autonomia das provincias e' tao importante, porque nao foi mencionada por Dhlakama durante a campagna eleitoral?"


Paul Fauvet, essa pergunta ja foi respondida por alguns: fraude!
A Renamo nao falou deste projecto na campanha eleitoral porque nao estava nas previsoes de ninguem a magnitiude da Fraude!

Lindo A. Mondlane Thaulany Farias Mapsanganhe, embora este post nao 'e sobre alegados fraudes..pode fazer um post a parte, ou um livro, ou uma denuncia no tribunal, ou o que seja explicando com dados, passo a passo os mecanismos do tal fraude??? se escreves um livro e resulta coherente te posso ajudar e editar atraves da universidade aqui... espero esta lancado o desafio, farias um grande favor ao pais.. espero

Lindo A. Mondlane nao ha evidencias de fraudes massivas jose de matos.. deixa esse argumento e voltemos ao post q esta interessante, responda as peguntas da zenaida machado q estao muito claras... deixa esse disco raiado

José de Matos Quanto ao tema da postagem, o Projecto levanta algumas questoes, sem duvida, e Namburete ja tentou responder na Noite Informativa do dia 18 a algumas dessas preocupaçoes!
Todas as duvidas e questoes sao legitimas e ha espaço para o projecto ser melhorado! Entretanto, temos de ter sempre em conta o contexto: esta é uma resposta a fraude as outras propostas que foram apresentadas e rejeitadas!
Com todas as duvidas e lacunas, a questao so pode ser esta: qual a alternativa?

Geraldo Mandlate Mas o bom moçambicano! NAO EXIGE INSTITUICOES DE ESTADO PARA PROVAR O RESULTADO OFICIAL DO VENCEDORATRAVES DE EDITAIS? , Mas querem provas da reivindicacao da fraude a um amigo virtual? E infelizmente essa é a estrategia.As instutuicoes obstrui tudo eninguem deve questionar por que voce nao tem prova. Todos confiamos no STAE/CNE/CC para organizar , controlar e validar com transpatencia. estas instituicoes devia ou devem DECLARAR SEJA O QUE FOR COM PROVAS/EVIDENCIAS: eleicoes 2015 nao há provas de vencedor.

Elvino Dias Zenaida, a soberania reside no Povo. Pronto falei

El Patriota Dinis Chembene, meu irmão nós já abrimos precedentes com consequências inimagináveis há anos. Quando enchemos urnas, quando mandámos a polícia espancar cidadãos em províncias dominadas pela oposição. Já criamos precedentes com consequências inimagináveis quando criamos células de partidos nas instituições de Estado, quando as oportunidades de singrar no teu país passam pela aquisição de um cartão vermelho. Sem falar quando matamos o Cistac ou quando somos alérgicos a opinião contrária. Portanto não será a lei da Renamo, que vai nos levar ao abismo, irmão. Nós já estamos lá. E tem mais: Dhlakama é resultado da nossa ganância, da nossa hipocrisia, corrupção, exclusão social, arrogância, falta de patriotismo e esse crónico síndrome de Deus, que nos faz pensar que eu sou mais moçambicano do que tu.

José de Matos Lindo A. Mondlane, eu estava a responder ao Paul Fauvet. era uma questao pontual!
Eu estou na postagem, fica tambem na postagem! Eu nao estou minimamente interessadio na tua opiniao sobre as fraudes! O que te estou a dizer é que se nao apostassem nos ilicitos hoje nao estariamos aqui a falar deste projecto!

Zenaida Machado José de Matos está a dizer que se não tivesse havido a fraude, os moçambicanos não haviam de querer autonomia das províncias? É isso? Tem a certeza que se a Renamo tivesse vencido eleições, os mocambicanos não apoiantes da Renamo ficaram satisfeitos com os resultados?

Elvino Dias Infelzmente a Zenaida Machado, vive em Inglaterra; nao vive o dia a dia de Mocambiqe. Quem vive em Mocambique e viveu a vergonha do dia 15 de Outubro, urnas a passear no carro da Fir, todas elas cheias de voto a favor do "candidato vencedor" nao tem como opor-se a lei da autonomia daquele povo Sofredor. O povo votou em massa na liberdade, infelizmente a CNE e o CC negou-lhes tal liberdade. A lei deve ajustar-se a vontade do Povo num dado momento e nao o inverso

Geraldo Mandlate Zenaida, se NAO TIVESSE HAVIDO FRAUDE é o necessario. é o ideal. é o que se pretende em mundo civilizado. é o melhor para todos: NAO HAVER FRAUDES. Mas ja começo a disconfiar, mana!

Zenaida Machado Elvino Dias No dia 15 de Outubro, eu estive em mais postos de votação do que você. E não foi via Facebook ; -) . Vamos discutir o meu post. A minha localização geográfica é irrelevante para oobtenção das respostas para as minhas perguntas.

José de Matos Zenaida, nao sou so eu a dizer isso! ja se falou muitas vezes em federalismo, autonomia, etc. e nem era a Renamo a abordar esses temas! A autonomia e federalismo nao sao temas novos! A Renamo deu agora um sentido de urgencia a esse ponto devido ao que se passou nas eleiçoes e todas as outras hipoteses terem sido rejeitadas! So como exemplo, alguem parou para reflectir sobre um Governo de Gestao? Alguem apresentou mais alguma sugestao, para alem da aceitaçao do" status quo"?
Se o processo eleitoral for limpo, nao é uma questao de ficar satisfeito, tem de se aceitar o resultado e nao criar campo para a contestaçao dos rezsultados! E eu dou sempre o exemplo da Africa do Sul, o ANC vence sempre com grande maioria, alguns ficam trisdtes mas ninguem contesta! A proposito, a AS tem um sistema parecido nas provincias, fruto de acordo negociado!

Elvino Dias Sei disso, alias vi-lhe numa foto aqui no FB. Eu vi,na escola do coalane em QUelimane, urnas cheias de voto a favor do candidato vencedor, alias, tirei foto e publiquei na minha pag do fb. Por isso, no meu enetender, nao se pode debater o seu post, ignorando factos relevantes como os de enchimento de urnas. Aquele Povo tem razao exigir autonomia, seja com que lei for. Alias, sou Jurista de formacao; e desde o primeiro ano aprendemos que a lei, deve ajustar-se a vontade do Povo, que facam leis, ou revejam a constituicao, desde que a vontade do povo seja respeitada.

Geraldo Mandlate Zenaida quais sao as vantagens e desvantagens de AUTARCIZACAO AO NIVEL PROVINCIAL? Se disser que as eleicoes nao foramm de autarquias provinciais, vamos voltar a falar de FRAUDE. Entao evite buscar exactamente o que nao queres falar.

Jorge Jone É muito difícil este debate porque partimos de premissas diferentes. Para quem não admite a possibilidade de ter havido fraude, a proposta da Renamo é uma tentativa de golpe de estado. Para quem vê as eleições como tendo sido fraudulentas, então faz todo o sentido a busca de uma solução que não seja simplesmente aceitar os factos eleitorais. A questão é, qual seria a tal solução? A Renamo argumenta a sua proposta a volta de uma presumível fraude e não vejo porque é que o proponente teria falado disso antes das eleições como alega o Paul Fauvet, tão pouco vejo como se pode discutir regiões autónomas dissociado do cenário da fraude como pretende a Zenaida Machado. Foi a forma como a Renamo viu as eleições que despoletou tudo isso. Seria mais produtivo para este debate se apontassemos caminhos sem esvazia-las do contexto em que tudo surge. Que caminhos temos meus senhores e minhas senhoras?

Elvino Dias Concordo Jorge Jone. NAo se pode discutir partindo de premissas diferentes

Ismael Chutumia Bem colocado Jorge Jone

Geraldo Mandlate Certo Jorge Jone. Gente como amiga virtual zenaida finge nao saber de nada. De onde tudo começa nao quer saber. Dizem que temos que apresentar provas de fraude, mas nao exigem provas (editais) de vencedor nas instituicoes do estado. É simplesmente fuga para frente. Mas isso nao resolve o problema.

Paul Fauvet Como e' que a questao de fraude e' resolvido atraves da autonomizacao das provincias? Isso nao tem logica nenhuma! Quando a Renamo pensava que iria ganhar as eleicoes, nao mostrava interesse nenhum em "provincias autonomas". So quando perdeu as eleicoes. a Renamo inventou "autarquias provincias", um conceito que nunca foi discutido com o eleitorado, mas que a Renamo quer impor agora, com ameacas de retormo a guerra se a Assembleia rejeita o seu ante-projecto.

Lindo A. Mondlane Doca Manhiça, ninguem consegue provar nada...nada mesmo o Paul Fauvet, foi claro..estas foram as eleiçoes mais vigiadas de todas..e ninguem viu nada... desculpas de mau perdedor.. o projecto tal como li sera chumbado, nao me imagino outra coisa..é questao de sobrevivencia...depois do dia 31, veremos...

Elvino Dias Lindo Mondlane, que eleicoes mais vigiadas, se stae, deliberadamente entregou credenciais aos membros da oposicao as 11h? Isso ca em Maputo. Tenha vergonha dos seus escritos. Eu disse que vi urnas cheias de voto, apreendidas por populares em Coalane, Quelimane, todas elas a favor do "candidato vencedor". Eh dessas eleicoes qe esta falando ou doutras? E os editais que nao apareceram? E a senhora flagrada a faslsifcar editais? Eh dessas eleicoes que esta falando? ?

Rutuane Valgy Zenaida machado, eu penso que tens todas respostas as suas perguntas, por isso nao nos faca d parvo. feliz 7 de abril\

Octávio Zimbico Cadê os editais?

Jerry Revelador Fonseca Ninguém viu nada? Téns certeza Lindo A. Mondlane? Ou não estiveste por aqui?

Zenaida Machado Para aqueles que lêem com pressa ou gostam de ler os seus pensamentos e não o que está escrito...
Eu não disse em momento algum que não houve fraude... Limitei-me a fazer perguntas e não obtive respostas. Alguns aqui estão mais preocupados com aquilo que eu penso, do que com o conteúdo do meu post . Estão ai perguntas... respondam se quiserem contribuir...

Narcísio José Mula A terceira pergunta da Zeinada é o mesmo se alguem em 1981 perguntasse: "E se Samora morrer agora, o que faremos"?

Jorge Jone Paul Fauvet para si não houve fraude. É natural que nenhuma destas propostas da Renamo façam sentido para si. Mas há um grande segmento da população que não pensa assim, incluindo a Renamo. Como se resolve isto então se autonomização não pode ser a solução?

Zenaida Machado Aí é , @Narcisio. Porquê?

Lindo A. Mondlane pois que apresentem Jerry Revelador Fonseca, eu lanço aqui um desafio, se alguem recopila de forma coherente num livro.. tenho bons amigos aqui que ajudaria a editar... continuo a espera..em todo caso nao nos desviemos do post

Doca Manhiça Pois é Lino Lindo A. Mondlane, sou leiga em alguns assuntos mas chego a conclusao que muitos querem guerra ao invés de Paz.

Octávio Zimbico Pergunta sem sentido essa porque as pessoas morreram e as instituições ficam. E se Mondlane morresse a bomba? E se Matsangaissa morresse em combate? São perguntas que não fazem menor sentido.

Paul Fauvet Jorge Jone, eu nao disse que nao havia fraude! Ja escrevi sobre, por exemplo, o distrito de Massangena com a participacao ridicula de 97 por cento. O pior fraude nessas eleicoes aconteceu em Gaza, mas Gaza nao e' uma dos provincias reclamadas por Dhlakama. Nos, jornalistas, escrevemos sobre as fraudes verdadeiras, nao as invencoes de "fraude generalizada" de Dhlakama. Mas a questao de fraude eleitoral nao tem nenhuma conexao logica com a nova exigencia da Renamo para "provincias autonomas". E como e' que um partido politico pode exigir uma revolucao na governacao das provincias sem nenhuma discussao publica previa? Como e que a Renamo sabe que as milhoes dos habitantes desses 6 provincias querem "autonomia"? So porque muita gente vai aos comicios de Dhlakama e batem palmas? Vamos ter o pais governado na base de comicios em vez de eleicoes?

Octávio Zimbico Zenaida Machado amarelou? Kkkkkkkkk

Octávio Zimbico Perante uma situação em que Paul Fauvet reconhece ter havido fraude em Gaza, qual na sua opinião, devia ser o posicionamento da Renamo?

Narcísio José Mula Ilustre Paul Fauvet, qual seria a solução ideal para a fraude? Deixar as coisas como estão nem? Tal como em 1994, 1999, 2004 e 2009? É que com isto quem anda frustrado são as pessoas que votam. Dhlakama pode até desistir de reivindicar autónomas. Mas...E aquelas pessoas todas, como ficam?



Zenaida Machado Rutuane Valgy Eu não lhe chamei aqui. Você veio de livre vontade. Se sentiu um parvo, excusava de comentar. Há um botão que permite apagar os posts que você não quer vêRr

Ismael Chutumia 1. Segundo a Renamo, o País está mergulhado numa crise política alegadamente devido ao facto dos resultados eleitorais de Outubro não serem reais. Justificam a proposta de autonomizacao de regioes como forma de tirar o Pais da crise.

Jorge Jone Paul Fauvet penso que um diálogo franco e sério entre as partes pode permitir melhorar a proposta ou mesmo trazer outras soluções. O fim último da Renamo é a partilha do poder. A Frelimo tem 3 opções: dizer não; aceitar o projecto com ou sem modificações; trazer contra-proposta. O país não está preso à proposta da Renamo mas sim à um entendimento entre as partes. O que eu não vejo a acontecer é o cenário em que a Renamo saia de mãos vazias e ao mesmo tempo não haja guerra. É por isso que digo que deve haver uma solução ainda que não agrade a todos. A guerra é que não pode nunca ser a alternativa.

Octávio Zimbico Em Moçambique só vemos jornalistas, analistas políticos, etc., afirmando repetidas vezes que a Renamo faz isto, mas que não devia, ora porque não há evidências de ter havido fraude, entre outras coisas. O problema dessas pessoas é não sugerir mecanismos capazes de provar que as nossas eleições têm sido livres, justas e transparentes. Ora, é muito cinismo e hipocrisia considerar que não tem havido problemas nas nossas eleições. Entendo que alguns defendem isso em função das suas paixões partidárias mas há que pôr a mão na consciência e fazer uma reflexão a sério sobre isso porque quem perpetua as inverdades acaba por aceita-las como normais. E me parece ser esta a tentativa de muitos: transformar o errado em certo. Outra prática que tem conhecido uma crescente tendência de oficialização é a proibição das manifestações pela PRM.

Jorge Jone O nosso problema é que queremos andar aos círculos à volta da mesma montanha. Autonomização não foi a primeira proposta da Renamo. Tudo é dinâmico, podemos amanhã ver um entendimento para um governo de gestão ou qualquer outra coisa. O importante é discutirmos os diferentes cenários possíveis.

Octávio Zimbico Paul Fauvet, infelizmente pode eclodir a guerra a qualquer momento. Tudo indica que a Frelimo vai chumbar o projeto. Muitas vezes criticamos somente a Renamo e nos esquecemos a Frelimo também tem sido muito intransigente. Aliás, já foi dito que a Frelimo vai chumbar esse instrumento. Sendo assim, não vejo outra via senão a guerra porque as manifestações também seriam violentamente reprimidas pela Polícia.

Narcísio José Mula Se a proposta da Renamo contém imperfeições porque é que não podemos pega-la com o intuíto de melhora-la?

Thaulany Farias Mapsanganhe Paul Fauvet, qual é a fraude verdadeira pra ti?

Armistício Mulande Você Zenaida Machado, com suas perguntas muito pertinentes que não conseguem obter respostas....
As respostas a essas perguntas, na minha óptica, são as seguintes:
1. Porque a proposta não tem nenhuma base de sustentação lógica. Só alguém ou uma organização sem nenhuma consideração pela lógica legal e democrática pode avançar uma proposta nesse sentido para um parlamento. Uma proposta dessas pode ser feita para negociações políticas, tipo no CCIJC; mas nunca para o parlamento. A Renamo ou Dhlakama estão simplesmente a ridicularizar a instituição AR.
2. Que eu conheça, não. As autonomias que conheço foram processos dolorosos de lutas políticas, sociais e étnicas, tribais que, em alguns casos, duram gerações. Mas é bem provável que existam casos; eu não os conheço. 
3. Isso tem a ver com a lógica da proposta. Como não tem nenhuma lógica legal nem democrática, a maior parte das suas disposições é completamente despida de lógica; passem as repetições;
4. A Renamo tem legitimidade de apresentar à AR as propostas que quiser a favor do seu líder, mesmo ele não sendo deputado. A segunda parte da sua pergunta é pertinente; não tenho nenhuma resposta. Tudo indica que a Renamo é Dhlakama e Dhlakama é a Renamo. Parece que tudo gravita à volta dele; todos os outros são uns miúdos que o acompanham...isso dito por ele...
5. Deve estar a propor qualquer coisa, muito menos a divisão do território entre Dhlakama e Nyusi. Nunca ouvi Nyusi reivindicar nenhum território para si. Sempre disse que Moçambique é uno e indivisível e deve sser gerido com base em ditames constitucionais. E, aliás, Nyusi só está neste barulho porque foi proclamado vencedor das eleições presidenciais de 15 de outubro e investido no cargo de PR. Não fosse isso, tenho certeza que estaria num outro lugar a fazer outras coisas...

Narcísio José Mula Sabem, eu cheguei a conclusão de que em Moçambique as eleições só podem ser justas (ou proximas disso) se for a ONU a organizar. É que a CNE já tem lá mais membros do partido no poder, o STAE idem, o CC idem. O material eleitoral é produzidas por empresas cujos proprietários são figuras proeminentes do partido no poder, daí que esse material aparece nas mãos das pessoas antes das eleições.

Zivanai Macocove 1. Porque a Frelimo e seu candidato governam com base nos resultados das eleições de Outubro e como não foram nem de longe transparente, livres e isentas e as pessoas foram votar para decidir que vai governar e no fim saiu que saiu... vale tudo.
2. Existirá um e outro talvez, mas de certo não haverá alguém popular que reivindique algo que sem margens para dúvidas perdeu eleições. 
3.Afinal quando presidente morre não é substituído segundo o ordenamento legal... que se inclua uma cláusula para sustentar. 
4. Independentemente da proposta, se tiver que ser estendida às outras províncias não fica mal.... que comece o debate.

Octávio Zimbico Eu acho que da mesma forma que a Frelimo considerou que não havia outra forma de lidar com o colonialismo senão através das armas, a Renamo poderá também considerar a mesma via caso o parlamento chumbe o seu projeto.

José de Matos Lindo A. Mondlane, nao percas o teu tempo a defender as fraudes, mesmo o Paul Fauvet, sem reconhecer a dimensap da fraude, ao longo dos anos tem erscrito sobre ilicitos Nao vas por ai!
O Jorge Jone ja explicou brilhantemente que se partimos de premissas diferenteas, entao nao vamos discutir nada!
O facto é que se nao fossem os ilicitos ninguem estaria aqui hoje a falar do projecto da Renamo!

José de Matos Paul Fauvet, se a proposta da Renamo nao é boa, se o Governo de gestao e outras propostas tambem nao prestam, entao qual a soluçao? Certamente que o presente "status quo" nao pode ser a unica soluçao!

Paul Fauvet Jose de Matos, estou plenamente em favor de mais descentralizacao, mas nao a nivel provincial. Deve haver mais municipios, gradualmente transformando todos as vilas em municipios. E tambem deve haver o segundo nivel de autarguia local previsto na Constiuicao, que e' a "povoacao" (sede do posto administrativo). Criar autarquias desse tipo pode trazer muito mais impacto nas vidas dos cidadaos que os gigantescos "autarquias provinciais" da Renamo.

Thaulany Farias Mapsanganhe Zenaida Machado, a resposta do seu post ja foi dada ha bastante tempo, o problema reside em não ser o que você queria ouvir (ver). Zenaida Machado, todo este episódio é consequência da fraude, que até alguns dizem que ela foi de menor dimensão e pra tal não deve ser considerada. Agora pergunto as tais pessoas: existe crime grande e pequeno em que o pequeno não é punível? Existe doença e doencinha? Existe pecado e pecadinho? Vocês pah...kkkkkkkk porquê não vão a Companhia de Teatro Gungu meter vossos CV's porque de jornalismo nada tem.

José de Matos Paul, certo, thanks for the input, mas nao sei se responde ao que estamos a questionar agora! Alguns estao a dizer ( e eu concordo) que esta proposta term a ver com as eleiçoes fraudulentas! Governo de gestao, etc., foram propostas rejeitadas!
Esta pro...See More

Mouzinho Zacarias Eu quero autonomia para minha província Sofala chega as nossas madeiras serem roubadas para china.Temos milhares de crianças a sentarem no chão.

Thaulany Farias Mapsanganhe Paul Fauvet, lembra-se que o sr dizia serem inconstitucionais as exigências da Renamo? Hoje ja apoia e diz que não deve ser a nivel provincial, novamente está andar a reboque duma elite politica e não á luz do Direito Público! Isso é papagaísse mesmo. Paul Fauvet, você é um papagaio mesmo.

Armistício Mulande Prontos, como sempre, perdeu-se mais uma vez uma oportunidade de discutir questões pertinentes e foi se logo ao supérfulo. De qualquer forma, obrigado Zenaida Machado pelas questões pertinentes colocadas.

Paul Fauvet Sr Thaulany, citar a constituicao e' ser papagaio?.

José de Matos Armisticio Mulande, por favor nao decidas o que é superfluo, guarda essa definiçao para ti, deixa as pessoas conversarem!

Fernando Striker Paul Fauvet, meu pai. Um dos carácteres ou umas das características do jornalismo é a imparcialidade. Não sou jornalista mas estou a par. Porque un jornalista de uma instituição estatal como AIM tem comentado tendiciosamente violando o preceituado na ética jornalística? AIM é uma instituição gigante na área de jornalismo. Por favor, sô Paul veja lá se seja transparente. 
O sô Paul tem direito de expor seus pensamentos, um direito fundamental, porém existe outro lado da norma especial que o vincula a abster-se de juízos de valor: deontologia profissional. Evitar tendências, dr Paul. O senhor não é mais um cidadão médio, é informador do povo.

Elsa Do Rego Sr Paul im in favor de descentralizacao em tds as direcoes Reg. Prov.n e Distrital automaticamente mais control n eficient management of everything

Elsa Do Rego Agora se o povo esta preparado pra tanta mudanca so Deus sabe

Jose Cossa As regras de qualquer jogo sao definidas antes do jogo começar! mais não disse...

Lindo A. Mondlane a minha proposta continua em p'e e vai para ti tambem jose de matos... e vai em serio..

José de Matos Lindo, proposta tua? Onde? Quando? So pode ser brincadeira quando falas de propostas tuas!!
O Jorge Jone ja te res[ondeu la em cima! Tu continuas na rotunda, outros ja avançaram! Lindo, eu nao te vou responder mais, nao me chames, gosto de seriedade nas conversas!

Lindo A. Mondlane nao 'e brincadeira.. se podes recopilar as provas de fraude, e queres publicar num livro, a editorial da universidade de alicante, pode fazer esse trabalho... voltemos pois ao post q esta interensantissimo

José de Matos Lindo A. Mondlane, nao sei se reparaste, mas estamos no mural da Zenaida, nao no teu mural, e ja é a segunda vez que me chamas para lero-lero que nao tem nada a ver! Eu estou no tema da Zenaida, nao nos teus temas, no teu mural! Toma nota!

Lindo A. Mondlane ok matos..

José Francisco Narciso Lindo A. Mondlane, esquece a esse velho cascarrabias, esté está no seu rollo de desestabilização. Se não fosse tão velho seguramente golpeiaria o próprio Dhlakama ao mando do terror em Moçambique, até alcançar os seus objectivos escuros, que só ele e alguns mais conhecem. Não perca o teu tempo com este.

José Francisco Narciso O Dhlakama está já faz muito tempo, que está buscando pretextos, para reanudar as suas actividades terrorista.

Sidonio Bras Zenaida Machado, Dhlakama simplesmente nos está propondo um modelo de governação. Analisemos o alcance da proposta de autonomia. Espero que haja oportunidade de todos podermos integrar nossas ideias nela. Para mim a proposta devia ir mais fundo solicitando o Federalismo. O País precisa ser bem governado daí que é preciso arrumar a casa. Eu gostaria de saber da Zenaida o que acha da Autonomização como modelo de governação para Moçambique.

José de Matos Jose Franciscio, Narciso, ate aqui me vens insultar ?
Eu quero ser bem claro: eu venho a casa da Zenaida Machado, conversar com a Zenaida Machado, nao posso ser insultado por alguem que eventualmente tambem esteja no mural da Zenaida!

José de Matos Pra evitar mais estas situaçoes, o Jose Francisco fica bloqueado , por ser malcriado! e nao rwpeitar ninguem!

Une Mozambique Melhor seria nos atermos as questões principais levantadas por Zenaida Machado. Doutro modo, se fizermos conexação com a suposta fraude, logo podemos estar numa situação em que a composição actual da AR não tenha legitimidade para aprovar documento algum. Então estamos a debater o quê? Toda gente sabe que as preocupações actuais da Renamo são as do povo, mas os procedimentos que opta não são dos melhores. Está a faltar um bom TPC.

Salvado Novela Zenaida Machado Quais os benefícios e vantagens que está lei poderá trazer para nos o povo???? Eu acho que estes seriam os pontos mais importantes a debater. Ao invés de estarmos a pensar na possibilidade do falecimento ou assassinato de outrem ... o nosso problema é de não aceitarmos tudo que vem da oposição e como se não bastasse, ridiculariza mos os opositores ou todos que trazem a superfície ideias contrárias as da posição!

Messias Uaissone A lei e' a condicao de fechar o dossier fraudulento...

Sem comentários: