quarta-feira, 4 de março de 2015

O Silêncio da Frelimo depois do Porta-voz condenar pronunciamentos de Gil Cistac




8 h · 


Porta-voz da Frelimo condena pronunciamentos de Gil Cistac

[...]
“Será que o académico Cistac, se estivesse na Argélia ou na França teria, a coragem de assumir a postura que tem estado a assumir, que é uma ofensa e desafio aberto a vontade do povo moçambicano?” Questiona o porta-voz da Frelimo.


O porta-voz da Frelimo, indaga que, não estará o académico com esta postura a ser “ingrato e mal-agradecido” a hospitalidade e ao acolhimento, que lhe são dispensados pelo povo moçambicano, que quer continuar a consolidar a unidade nacional, preservar a paz e fortalecer o Estado de Direito Democrático, do Rovuma ao Maputo, realizando periodicamente, eleições livres, justas e transparentes.


Se o jornal retirar a noticia, fica a fotografia.

PS: Seria aconselhável que tivessemos também uma palavra de conforto vinda da Frelimo, como partido. É a única das três formações representadas no Parlamento que ainda não apareceu oficialmente a lamentar a morte do Professor Cistac, aproximadamente 24 horas após a sua morte. É mesmo por razões huamnitárias.

O governo o fez, o primeiro-ministro o fez, os partidos da oposicão o fizeram.

PS1: Não estou a a insinuar nada. Estou primeiro a demonstrar que as últimas palavras do Porta-voz de um partido foram estas que, coincidência infeliz, se materializaram. Era portanto imperioso que a mesma pessoa viesse lamentar a morte. Isto mostraria que, mesmo divergindo em ideias, o assassinato é lamentável, abominável e acima de tudo punível nos termos da lei.
Quem interpertar fora do que quis dizer fâ-lo de má fé porque aqui fica o que quis dizer.





8 h · Gosto · 1

Dércio Ernesto Era portanto imperioso que a mesma pessoa viesse lamentar a morte, mas não sei com que cara o faria.
8 h · Gosto · 7
O MEMBRO do Comité Central da Frelimo para a Mobilização e Propaganda e porta-voz do partido, Damião José, condena de forma vigorosa os recentes pronunciamentos do académico Gil Cistac, segundo os quais juridicamente, há espaço para a Renamo governar nas províncias onde ganhou as eleições e sobre a falta de legitimidade da Assembleia da República na ausência dos deputados eleitos pela “perdiz”.
O porta-voz da Frelimo refere que “ é lamentável, triste e condenável a postura que de quando em vez tem sido minuciosamente ensaiada e assumida pelo académico Gil Cistac”.
Cistac veio a público através de certos jornais e estacoes televisivas defender tais posições.
A postura do académico Gil Cistac, é contrária aos valores elementares defendidos em qualquer academia que se resume na busca da verdade e apenas a verdade.
Segundo Damião José quando o académico Cistac, vem a publico defender a tese de haver espaço para a Renamo governar as províncias onde ganhou, bem como a perca de legitimidade da AR na ausência da Renamo, “ele mesmo tem a consciência de que está a faltar a verdade ao povo moçambicano, com a deliberada intenção de criar confusão nas pessoas em defesa de interesses que, só ele sabe que são alheios a vontade do povo moçambicano”.
 Na verdade, avança Damião José, esta é a postura de um hipócrita que diz o que não pensa, e defende causas que ele mesmo não acredita. Não é necessário ser académico para compreender que com esta postura Cistac, está a ser desonesto e ingrato para os moçambicanos. Por isso a sua postura incomoda a todos homens e mulheres de boa-fé e suscita uma serie de dúvidas.
“Será que o académico Cistac, se estivesse na Argélia ou na França teria, a coragem de assumir a postura que tem estado a assumir, que é uma ofensa e desafio aberto a vontade do povo moçambicano?” questiona o porta-voz da Frelimo.
Damião José, questiona igualmente se, “será que, o académico Cistac faz tais pronunciamentos de livre e espontânea vontade ou fá-los em cumprimento e obediência de orientações daqueles que a todo o custo, tudo fazem para desestabilizar o país e retardar o seu desenvolvimento”.
O porta-voz da Frelimo, indaga que, não estará o académico com esta postura a ser “ingrato e mal-agradecido” a hospitalidade e ao acolhimento, que lhe são dispensados pelo povo moçambicano, que quer continuar a consolidar a unidade nacional, preservar a paz e fortalecer o Estado de Direito Democrático, do Rovuma ao Maputo, realizando periodicamente, eleições livres, justas e transparentes.
Este entende que, são muitas as dúvidas que os moçambicanos têm sobre a postura enganosa que tem sido assumida pelo académico Gil Cistac, por isso seria bom se de uma vez por todas ele dissesse aos moçambicanos porque é que tem se esforçado a “lançar areia” aos olhos do povo.
“De hipócritas, aqueles que dizem o que não pensam, defendem causas que eles próprios não acreditam apenas com intenção de desestabilizar o país, os moçambicanos estão cansados”, refere o porta-voz justificando que os moçambicanos lutaram para libertar a terra, e os homens e continuarem viver unidos, do Rovuma ao Maputo, em paz e continuar a consolidar as conquistas colectivas, cada um fazendo a sua parte, para combater a pobreza e desenvolver o país.
“Aqueles que almejam e defendem a divisão do país cumprem, objectivos alheios a vontade do povo moçambicano” salientou.
O porta-voz avisa que aqueles que, se esforçam, sob diversas formas, para desestabilizar o país, um dia a história do povo os levará a compreender que querer desafiar o povo é mesmo que querer “ parar o vento com as mãos”.
 Do ponto de vista do porta-voz, a crítica construtiva é salutar e bem-vinda, o diálogo faz parte da cultura do povo moçambicano. A liberdade de expressão é uma realidade irreversível no país. Mas, em contrapartida “a hipocrisia, não faz parte da cultura dos moçambicanos, povo humilde hospitaleiro, sempre atento e vigilante contra as manobras dilatórias daqueles, visíveis e invisíveis que querem por em causa a unidade nacional a paz e o progresso” conclui.

Inacio Fernando o Camarada Teodoro Waty esteve no HCM e manifestou a lamentação
8 h · Gosto · 3

Egidio Vaz Obrigado Mbuya Adelson por reforçar com a fonte. original.
8 h · Editado · Gosto · 2

8 h · Gosto · 5

Egidio Vaz Waty fê-lo na sua posicao de membro da Ordem dos Advogados e Docente universitário. Eu estava ao lado dele quando fez o pronunciamento caro Inacio Fernando.
8 h · Editado · Gosto · 21

Inacio Fernando O problema é que querem fazer de tudo para imputar a culpa a frelimo mesmo sem provas materiais. Alguns circulos da oposição que querem manchar a boa performance do governo e dividir o país não estariam por detrás? É preciso ver em todos os angulos
8 h · Gosto · 1

Egidio Vaz Ilustre Inacio, pessoalmente jamais gostaria de acusar ninguém. Mas causa-me espanto que um partido com funções importantes ao país pareça estar alheio ao coro de lamentações! E olha que já clarifiquei o objectivo deste post. Circunscreva a nossa conversa aos termos por mim determinado, se quiser me contradizer.
8 h · Editado · Gosto · 11

Pachequito Alberto Damião Jose com palavras desumanas! Simplesmente triste, não esperava uma reação de gênero por parte do maior partido do pais.

Jossias Six me parece que estao ainda chegando as consequências porque matar pensando que é calar a boca isso ja era,mas agora com o nível de educação política matar um é criar mais milhares de revolucionários
8 h · Gosto · 2

Rutuane Valgy caro Inacio Fernando, o angulo bem aberto esta muito visivel

Abilio Abilio Sr Inacio Fernando não acha que não é boa altura para esses tristes argumentos????

Luciano Bernardo Jose O povo moçambicano está cansado......! palavras do portavoz (in jornal noticisa). Ouve uma consulta para se aferir essa conclusão?
8 h · Gosto · 2

Benjamim Muaprato E Mocambique virou Argelia...

Pachequito Alberto Meu caro Inácio Fernando no minimo tenha vergonha na cara!
8 h · Gosto · 3

Teixeira Teté da Silva Damião nunca soube pronunciar se, triste atitude destes politicos.

8 h · Gosto · 3

Eraser Macuacua mamparas

Celso Cortez Lamento profundamente este pronunciamento descontextualizado e insensível.
8 h · Gosto · 1

Armindo Manjate Inacio Fernando, queira porfavor usar-se do silencio pois me parece que o salvaria

Sousa Jamba Triste

Elcidio Daniel Chissano sr. Damião vai estudar por favor, o sr carece das suas declaraçôes uma dose de ciência.
8 h · Gosto · 1

Nacer Choy Meu ilustre #Vaz só quem tenha feito direito ou perceba bem a cadeira em causa poderá saber comentar este poste. 

PS: Tu dizes a alguém tu irás ver; ao lado está um desconhecido e de seguida tira a vida do sujeito passivo que foi prometido ver. A quem é imputado essa responsabilidade. Quid júris.
8 h · Gosto · 1

Nairinho Mabote o melhor é ficarem calados. acho q a família prefere assim




Edmu Joao Panguene Inacio Fernando perdeste a oportunidade de ficar calado viva a liberdade de expresao em Moz viva Dr cistac discanse em paz avante Vaz
8 h · Gosto · 1

Naldo Manhique Lastimável

Amandio Joao Barros Segundo figueiredo Dias não há mentira em que o comportamento não revela. 

Tire a sua conclusão e me abstenho de mais comentários
8 h · Gosto · 2

Mário Suale Pessoas como Damião José, instituições como tvm, jornais Domingo e notícias só servem para tapar os olhos e ouvidos do povo com pano vermelho. Desinformando e descredibilizando opiniões, ideias,pontos de vistas que sejam contrários aos do batuque e "milho".....
8 h · Gosto · 2

Moreirinha Cadu Filho da puta desse tal de Inácio Fernando. poxa pha, nós estamos tristes com o assassinato do Dr Cistac e você nos vem com esse teu discursos protecionistas......

Naldo Manhique Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, Bem-aventurados os que choram porque eles serão consolados, Deus fará justiça e os olhos do homem testemunhara.
8 h · Gosto · 5

Djua Kizomba O Porta voz da Frelimo já está na tvm a falar. Está a lamentar

Mário Suale Vai com calma mano Cadu

Tonycha Massango Ninguém lamenta o que não sente.
8 h · Gosto · 3

Ligia Novele Bernabe Muito triste

Egidio Vaz Djua Kizomba, obrigado pela info. Fe-lo um dia depois. Cistac morreu as 13:05 de ontem
8 h · Gosto · 5

Mae Dos Meninos esse senhor é e sempre foi um conceituado infeliz em todas as suas intervenções. envergonha toda uma nação
8 h · Gosto · 5

Patricio Cuinhane é lamentável o pronunciamento do maior partido de Moz.

Alvaro Guimaraes Este senhor eh grosso e burro
7 h · Gosto · 3

Elcidio Daniel Chissano Quem é decabido de analise politica sobretudo que se limite em por like como sinal de quem quer participar mais esta sem elementos de analise, E. VAZ go ahead.
7 h · Gosto · 1

Langa Hen A frelimo é que faz

Sergio Serpa Salvador De facto esperava que o ilustre porta-voz viesse lamentar em tempo util. E curioso que Calado Kalashinikov desativou sua conta no FB!"
7 h · Gosto · 2

James Njinji Em primeiro lugar quero expressar os meus sentimentos aos Moçambicanos e Franceses, onde o Professor Gilles Cistac nasceu e em particular a sua família. Rogo a Deus o Omnipresente, Omnisciente e Todo Poderoso que console a família. 
Não sou muito de postar mas gosto de ler os postes dos outros e contribuir dentro das minhas capacidades. Hoje decidi postar e espero que não seja mal interpretado, pois, esta é a minha opinião,o meu sentimento e a minha inquietação. 

Dou o presente post o seguinte rótulo: " Se nas profundezas da morte tivesse escutas o morto tomaria conhecimento de quem são cobardos e hipócritas.

Digo isto, porque em vida o Professor Cistac expôs sem nenhum medo o seu saber e conhecimento para ajudar na resolução de assuntos candentes do nosso Moçambique, em particular na área do direito Constitucional.

Os recentes pronuciamentos do Professor Cistac sobre a tomada de posse dos deputados da Renamo na AR e sobre as Províncias Autónomas são associados ao seu assassinato ontem, terça- feira, em plena Av. Eduardo Mondlane, na Cidade de Maputo.

Triste não é apena a perda da vida deste homem não temido em falar a verdade. A minha grande tristeza é de ver o alto nível de hipocrisia e cobardia dos seres humanos quando se trata de um indefeso, de um sem direito a palavra muito menos a pedir ou prestar contas, digo um morto.

Por isso que eu digo: Se nas Profundezas da morte tivesse escutas o morto tomaria conhecimento de quem são os cobardes e hipócritas.

Hoje, o Professor Gilles Cistac, ja não existe como alma vivente, vejo pessoas hipócritas que aquando dos seus pronuciamentos velipendiaram- no, hostilizaram-no e chamaram-lhe varios nomes que não importa repetir. Hoje, essas mesmas pessoas estam a lamentar, a se pronuciarem a favor do ja falecido Cistac, como pessoas que o apoiavam.

Se esse apoio que com tristeza e lágrimas desde ontem estão a prestar pela sua morte, o tivessem dado em vida quem sabe o que teria acontecido? Talvez, penso eu que até o seu assassinato teria sido difícil porque seriam muitos Cistac's para serem assassinados. Sim, seria difícil ao assassino apagar tantos Cistac's que estevessem a defender a mesma causa da justiça, direito constitucional e liberdade expressão, em torno das províncias Autónomas como é o crer de todos, e que isso foi o que lhe custou a vida.

Por que é que as pessoas só vêm o bem dos outros quando eles já não podem se deliciar dos elogios e o apoio que recebem quando mortas?

Por que é que algumas pessoas só se solidarizam com as outras quando sem vida?

Até as pessoas que o vaiaram hoje o apoiam!

Até os que o chamaram de ridículo, uma vergonha, de engano por lhe terem atribuído a cidadania moçambicana, um francês, um equivocado, o bom académico mas mau interpretador da constituição...etc, etc, etc , hoje o apoiam e o chamam de meu professor? porque hoje e não antes da morte?

Que tamanha hipocrisia e cobardia humana, meu Deus!?

Para terminar a minha caminhada tenho a seguinte pergunta: QUEM É QUE MATOU O PROFESSOR CISTAC?

Não vale apena se esconder por detrás da aparente dor e apontar ou incriminar os outros como responsáveis pela morte do Professor Gilles Cistac.

Se realmente todos cremos que este embondeiro do direito constitucional perdeu a vida como consequência da liberdade de expressão e seus pronuciamentos sobre as Províncias Autónomas que são reivindicado pela Renamo, a resposta está aqui:

Reposta: "NA VERDADE OS ASSASSINOS DO PROFESSOR GILLES CISTAC SÃO TODOS AQUELES QUE NÃO CONCORDARAM COM O SEU PENSAMENTO E INTERPRETAÇÃO DA COSTITUIÇÃO". 

É momento de cada um de nós se examinar e sermos verdadeiros ao chorarmos e lamentarmos a morte do professor Gilles Cistac. 
Deus Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo refrigere e console a sua família. 
JAMES NJIJI
7 h · Gosto · 33



Ndoenda Murozi Está aqui uma clara demostração de de força intimidatoria a quém pensou a brir a vista aos Moçambicanos. esta é a prova suficiente o que resta é agora a Justa fazer o seu trabalho. Estamos a espera.
7 h · Gosto · 1

Apolinario Maria Ricardo Bata O Inácio não perde oportunidade de verborreiar... Acha que é este o momento de mostrar os seus amores pelos assassinos? E Esse Damião José, não sabe que já nos cansou com as suas ameaças (que mais tarde se concretizam) e com os seus pronunciamentos sem nexo?
7 h · Gosto · 1

Chico Bonaze Tdo haver
7 h · Gosto · 1

Borges Nhamirre Inacio Fernando, o Professor Waty nem eh membro do comite central do partido. O seu pronunciamento foi na qualidade de colega de faculdade da vitima (ambos leccionaram direito na FADUEM) como bem disse Vaz.
7 h · Gosto · 1

Eddy Marchal Sochangana Palavras profundas e bem sérias do ilustre #James#Djindji

Fábio Pinto Egidio Vaz, Ingratidão tivemos nós ao permitir que uma pessoa que contribuiu com o seu saber para o desenvolvimento deste pais seja morta de forma cobarde!
7 h · Gosto · 9

Benjamim Muaprato Os pronunciamento vem tarde porque, talvez, se aperceberam do triste acontecimento tambem tarde. Nao levemos a mal...
7 h · Gosto · 1

Sonia Muchate Tem que se parar com esta atitude de se pensar que Mocambique esta a fazer um favor aqueles a quem concede a nacionalidade. Fica-se sempre a recorad-los que devem ser gratos bla bla bla...que coisa. Sao naturalizados, sao mocambicanos. Ponto.
7 h · Gosto · 15

Sebastiao Pascoal Tudo dito, kem matou e kem mandou matar
7 h · Gosto · 2

Amuibo Vaggs Triste o que aconteceu com Professor Cistac

Joao Jone Chicote Eles fizeraram e fazem
7 h · Gosto · 1

Imerson Lucas Ha muito que a Frelimo não tem um porta voz a altura....
7 h · Gosto · 1

Inocencio Amade Mas eles sabem que Deus existe e faz Justiça?
7 h · Gosto · 2

Uric Raul CISTAC era em vida Moçambicano e com isso gozava de todos os direitos como tal, apesar de algumas limitações.
7 h · Gosto · 1

Cristina Ussene a aquisiscao de nacionanlidade eh um direito constitucional.
7 h · Gosto · 3

Wak Aly Mohamed Pedimos ajuda à comunidade internacional para intervir o mais rápido possível a este crime bárbaro, uma vez que a nossa procuradoria não esta capacitado em faze-lo. foi morto por motivo de interpretar bem para o povo Moçambicano a Lei mãe... Meus Deus.
7 h · Editado · Gosto · 1

Francisco Junior Verdadeiro bando armado concretizou o seu desejo do momento, calar uma voz que muito deu a este pa'is. Cobardes, camaradas.
7 h · Gosto · 1

Arlete Carlos Tembe Lamentável.

Mário Suale Meus irmãos, em suma: Nos todos temos medo desses " Xituculumukumbas" mas vou dar um exemplo: se tu tiveres um rato podre na sua sala, por mais que compres o perfume mais caro não vais abafar o cheiro que o rato tira, por isso, eles têm dias contados! A não ser que eles mudem do povo
6 h · Gosto · 2

Ibraim Assam O que vem legislado na lei, deve servir para guiar as normas a senda recta, quando isso não acontece e aparece alguem a tentar por os pontos nos issis, ele é morto, então a minha pergunta é para quê que criaram as leis?

Americo Jose Mangane sao vagabundos de verdade

Christianligoer Ernesto Nao tenho comentarios. nao sei nem por onde começar a comentar porque se começar nao paro mais
Orevua cistac

Abdul Latif Mussagi Quando abre os lábios só sai fogo

Egidio Vaz Rito veja a foto

Alcino Rafael Medalha Embora tarde, ja se pronunciaram e dizem lamentar pela morte do Dr. RIP

Mainga Penicela Este sr. porta-voz da Frelimo Damiao Jose, e um autentico fala barato, se formos por ai temos aqui neste pais o sr. Paul Favet que fala o que quiser , pior sem fundamento cientifico, insulta os opositores nao sei se na optica do sr porta voz onde reside a diferenca, alguns podem opinar outros nao...Cistac apenas dava o seu saber baseado em leis mocambicanas nunca insultou a ninguem
6 h · Editado · Gosto · 7

Yussuf Morgado cuidado meus amigos eles estão em todos lados ver e ouvir
6 h · Gosto · 1

Braimo Bush Lembremos todos " a frelimos é que fez a frelimo é que faz."
6 h · Gosto · 1

Paulo Jamela Neste nosso país os bons são eliminados e prevalecem os péssimo, corruptos e bandidos. Não existe interesse dos tubarões em desvendar todos estes acontecimentos. No fundo quem perde com este fuzilamento somos nós Moçambicanos (verdadeiros), Estudantes e o Estado de direito. Agora minha questão é a seguinte: Porque que os grandes tubarões não são abatidos desta forma, nunca são presos e nunca são investigados e colocados a barra dos Tribunais pelas grandes furtunas que lhes envolvem e que não tem justificativos? VIVA ao Prof. Doutor Gilles Cistac. Eterno descanso.
6 h · Gosto · 4

Nuno Pires Discordar dos pronunciamentos será legítimo, apesar dos argumentos balofos apresentados. O que não é legítimo é tentar branquear (justificar) um crime sob pretexto desses pronunciamentos
6 h · Editado · Gosto · 3

Egidio Vaz Rito Dava devia ler o post todo e não saltar para a foto. Se o fizer vai entender do que e trata. Abraços.
5 h · Editado · Gosto · 3

Abdul Latif Mussagi Vêem não vêem, ouvem não ouvem estou me lixando para eles. Não vês que minha foto de perfil é de um morto? Pelo menos eu não vivo a custa deles e nunca bebi nem uma garrafa de meio litro de água deles.
6 h · Gosto · 2

Mainga Penicela Nao perca tempo Egidio Vaz com esse Rito Dava, esta a procura do pao e so ver onde trabalha, essa tactica(desinformacao) que usou e tipica la do seu posto de trabalho
5 h · Editado · Gosto · 4

Arcilia de Valoi Facto. ..Primo. .
5 h · Gosto · 1

Fernando Caetano Mano Egidio, uns aqui na terra nao sao seres humanos, talves dinossauros, isso sim. Fazem-nos voltar a idade da pedra, nunca desenvolveremos. O objectivo ai eh assegurar o pao massudo.
5 h · Gosto · 1

Joaquim Joao Correia DEixem em paz o Camarada Damiao Jose,ele apenas e' um porta-voz
5 h · Gosto · 1

Cristiano Manejo Assim fez se a vontade dos k nao gostam da verdade,+ Sr Damiao Jose fica sabendo k silenciaram lhe sim, + a mensagem ficou e o povo ja acordou. Nao devemos por algemas nas palavras... In C.Cardoso.
1 h · Editado · Gosto · 2

Antonio Teixeira A frelimo é que faz e é que faz, assim diz o slogan deles das campanhas eleitorais
5 h · Gosto · 2

Acrisio Jordao Hlavanguane Mesmo que de um refugiado se trata-se, que o deportassem ou expulsar do país tal como fizeram com o portugues, ex treinador de futebol do clube costa do sol. Agora fuzilar o homem?? É, eu chamo aquilo de fuzilamento. Se fosse um "refugiado", lambe botas de certeza faria parte do governo.
5 h · Gosto · 1

Francisco Tabua Viraram a cidade de Maputo a um autentico matadouro. Destino deles so pode ser inferno.....
5 h · Gosto · 1

Abrantes Wa Ka Mavie Sinto muito, mesmo sem provas, a unica coisa que eu posso dizer eh que a frelimo materializou o assassinato desse grande homem, so nao fizeram o mesmo com Muchanga porque teriam problemas grandes com Dlakhama, mas uma coisa eh seria, essa vossa brincadeira um dia vai acabar, se somos nos os vossos patroes vamos vos escoracar dai. Eh povo mocambicano o recebeu, quem eh voce Damiao-lambe cu pra dizer que ele esta a ser ingrato, sabe que eu me formei vendo livros desse grande homem que voce nem agulha e muito linha ao lado dele...
Entao nao fale do povo, porque esse nao eh o sentimento do povo, MATEM TODOS NOS!
5 h · Editado · Gosto · 2


Acrisio Jordao Hlavanguane Falam em nome do povo... Essa é a vontade do povo... Qual povo? Qual povo? Pergunto, Qual povo? Se povo somos nós, e estamos a repudiar as actitudes dos ditos "G40".
5 h · Gosto · 2

Francisco Tabua Desculpe as expressoes que vou usar companheiros, pisaram no coco, aguentem com o cheiro, se so tivessem o feito, pelo menos nao poderia cheirar muito......Ate quando estas matancas macabras? Foi muito sentimental ouvir o cota Dhlakama a dizer vou me vingar, nao tiro merito a ele, porque qualquer Mocambicano o faria.....
5 h · Gosto · 1

Bety Rodrigues Mataram no sim mas ficou a mensagem e nos tambem estamos atentos a esta sabotagem que nos tem feito.
5 h · Gosto · 1

Majo Joseph agora deve estar feliz porque mataram ele
5 h · Gosto · 1

Acrisio Jordao Hlavanguane A morte do Dr... melhor, o assassinato do Dr Cistac, é uma prova mais que evidente , que as ideias defendidas por ele podem sim ser aplicadas no nosso país. Ele nunca defendeu a divisão do país como tal, mas sim que era possível a criação de regiões autónomas sim. Já agora, sou a favor e faço questão de me transferir do sul de moçambique, mesmo sendo daqui, pra viver numa das provincias que provavelmente nao estará sob tutela dos "G40". Perdão se ofendi alguem, mas precisava desabafar. uufff....
5 h · Gosto · 2

5 h · Gosto · 3

Hobety Luys Portavoz da Frelimo é um individuo sem caracter, sem dignidade defensor dos assassinos
4 h · Gosto · 2

Abel Zico Esse escomalha nao mostrou divergencia de ideias, nao ha ideias diferentes apresentadas aqui, simplemesmente uma mensagem de insulto, intimidacao e xenofoba. Uma atitude de desespero quando nao se consegue contrariar a verdade com argumentos, pois ela esta mais linpida que a agua. Esses senhores sao assim, senhores da matanca....
4 h · Gosto · 3

Cérebro Puro ...e os prováveis suspeitos andam todos caladinhos. O Dr. Cistac perdeu a vida ontem, e nenhum pulha deste bando de assassinos deu a cara. A policia diz estar no encalce dos assassinos. MENTIRA!!! Vão nos apresentar uns coitados dizendo que são os tais para continuar a tapar a cara dos verdadeiros patrões do crime.
4 h · Gosto · 3

Abel Joia “Não se pode dominar o pensamento
humano” By DHL.
4 h · Gosto · 8

Raul da Conceicao Para este porta-voz “povo moçambicano” é só aquele que tem o pensamento alinhado com o do seu partido? O grande hipócrita que eu já é ele mesmo, que muitas vezes nem sabe o que diz…
4 h · Gosto · 1

Leksleong Carlos os suspeitos ja estão a se denuciar...
4 h · Gosto · 1

Mateus Francisco Navaia Muito mal! "Sequestros e Assacinatos" = vergonha Nacional!
4 h · Gosto · 1

Alfiado Zunguza Eu acho que e mais construtivo discutir ideais e pontos de vista do que discutir pessoas, suas nacionalidades, cores da pele e do cabelo. Os sem ideias atacam pessoas e os iluminados contra argumentam posicoes e opinioes..... Mocambique sai a ganhar quando as ideias na mesa sao debatidas com abertura e objectividade cientifica
4 h · Gosto · 3

Augusto Siquice Outra vez este ruido chamado Damião José...
4 h · Gosto · 2

M Gallo Gallo Cobardes..
4 h · Gosto · 2

Kemmbo Mazithemba A FRELIMO e que faz a FRELIMO e que faz, !!!! No comment .
4 h · Gosto · 3

Francisco Maingue Deixa-se o que está nas mãos mas o que está no coração nunca.Sempre mataram e nunca vão deixar de matar são gatunos que mataram.Para eles roubar votos e matar cidadãos são coisas normais.
4 h · Gosto · 1

Luis Veloso E assim se mata um cidadão! Afinal não estamos numa democracia?
4 h · Gosto · 2

Afonso Beula Alfiado Zunguza, é abatendo a tiros aos academicos que se pretende debater ideias? O caso de ontem, não te chama a uma reflexão profunda?
3 h · Gosto · 2

Nilza Ndzilo Socorroooooooooo!!! Aonde vamos com tudo isto???
3 h · Gosto · 1

Alfiado Zunguza Corrento Afonso Beula. O que eu me referia è que nao vamos a nenhum lado com assassinatos sejam eles fisicos, emocionais, de personalidade ou de qualquer outra forma. O que vai fazer Mozambique avançar è o debate de ideias e de pontos de vista. O problema è que se perde tempo na desacreditaçao de uma pessoa e as vezes no assassinato dessa mesma pessoa ao inves de apresentar uma contra-argumentaçao as suas ideias e suas opinioes...
3 h · Gosto · 1

Afonso Beula Nisso concordo com isso. O que não podemos permetir é que isso seja feito com dinheiro dos nossos impostos.
3 h · Gosto · 1

Alfiado Zunguza Creio que se recorda quando criança que quando agente nao era capaz de discutir taco a taco com alguem, pelas nossas proprias incapacidades intelectuais, decidiamos agir fisicamente contra o oponente. A violencia è uma forma de agir de pessoas cuja a criatividade intelectual atingiu os limites e querendo atingir seus objectivos ou manter sua posiçao decide aniquilar o opositor...
3 h · Gosto · 2

Oweni Esmael Afonso Beula Se foi "fisicamente" Gilles Cistac, mas o legado ficou, e se a democracia "GC" for para alem dos ideiais, como estarão os criminosos e G-??.

Os academicos só se combate com cadernos, lapís e borracha, para apagar e/ou corrigir o pensamento. O guerrilheiro abate-se com Ak-??, Granadas e pistolas...!!!!
3 h · Editado · Gosto · 2

Bento Saloy Mazuze Está claro

Vijunior Moises Esta mas do que comprovado o que pairava na minha cabeça, pena que só converso com os botões porque tenho família por criar e não posso dizer que não tenho medo de morrer.....
3 h · Gosto · 2



Claudio Rofino Foi muito infeliz este meu conteraneo Damiao Jose . A frel tende encontrar outro porta voz......
3 h · Gosto · 1

Nelta Abel Isso esta mais do que claro.neste país tudo é possível.
3 h · Gosto · 1

Jorge Garfo Ficou claro que nao se quer pessoas educadas, pessoas formadas neste País. Nao se quer mentes pensantes! Dr. Egidio Vaz, sera que não havia outra forma mesmo de rebater as ideias do Dr Cistac??? É isso que me indigna... Estou chocado! A caneta partiu-se em Moçambique...
3 h · Gosto · 1

Tsuuca Armando Timoteo Para os mandantes e assassinos executores do Prof. Dr Cistac vai o meu apelo, quando se sentirem inútes e incapazes de arquitetar mais assassinatos macabros se confessem diante do povo e Deus para que Esse ultimo possa vos perdoar na hora do ultimo adeus. Digo isso porque estou ciente de que nada será feito de modo a trazer os rostos desses maquiavélicos que de tudo fazem para não se divorciarem do poder e muitos menos seus apitites insaciaveis. Não se confessem se acreditarem que no inferno há conforto e povo distraído para continuar a vos servir. R.I.P Cistac, sua obra esta mais viva do imagina onde quer esteja, é e sempre será sacrossanto.
3 h · Gosto · 4

Carla Mussequesse Sem comentários. ...ora. ..ainda a pessoas em moz que pensam que estão numa sociedade de analfabetos. ..como até hoje pensam que matando calarao a boca das pessoas. ..não estão conscientes de que Moçambique já existe pessoas que sabem fazer análises críticas. ..sem precisarmos de prolongar muito os mandatários de todas mortes ( eduardo mondlane..samora machel...Carlos Cardoso. ..sibasiba macuaca. .e agora gil cistac) acham que nos o povo não estamos a ver...e que nos não sabemos quem manda fazer essa maldade. ..e a pergunta que não quer calar. ...QUEM SERÁ A PROXIMA VÍTIMA?
3 h · Gosto · 1

Carla Mussequesse Egídio váz cuidado. ......tenha cuidado com as suas abordagens. .pois existe corvos em moz que não permitem que as pessoas exprecem o que sentem o que pensam....

Gabriel Vasco Vasco Sabes: não precisa ir a escola para perceber o português do porta-voz da FRELIMO disse. Só para piorar ninguém veio dizer nada sobre o caso. Alias, porta-voz é alguém que dá informações ao público em nome do partido, logo tudo que ele disse saiu da boca do partido FRELIMO. Sendo assim, lamento esse comportamento hipócrita….Isack Pilonthy Alela, Tales Mileto
2 h · Gosto · 5

Herdito Paulino Triste, que Deus lhe de um eterno descanso e seja o melhor conforto da familia, pois so Ele e capaz
2 h · Gosto · 1

Miguel Vitsame Maputo Este Damião José, tem que por na mente que o país não é uma memória de abutres da Frelimo, Moçambique é de todos moçambicanos, não ele e a sua equipa é decidem quem vive em Moçambique e quem não vive!
2 h · Gosto · 2

Miguel Vitsame Maputo Não foi o Dr Cistac que escreveu o livro, ele somente fez o favor de interpretar! Escrevem um livro não lê, quando lê não entendem, quando alguém voz faz entender é um inimigo!
2 h · Gosto · 7

Carlos Carlitos Sitole Mas esse lambebota lhe apanharad aonde??

Euclides Da Flora o partido FRELIMO implementou o seu discurso

Miranda Bauque Essex tipos ja nem sao lambebotas, estao alamber asola
2 h · Gosto · 2



Isak Xavier Jafar Onde passa um francês é guerra se quer confirmar conta os países que falam francês se sobrevivem!!!!!

Marcy Da Conceição Egidio vaz,te admiro muito meu caro amigo.tenha muito cuidado cm esses xituculumucumba.

Miranda Bauque A frelimo e k fez, a frelimo e k faz...pronto
2 h · Gosto · 2

Dinis DImande Fogo esses Frelimistas sao abusados demais. Quer dizer k temos k assistir as merdas k cometem publicamente e ficarmos calados. Fodas pha bando de essenciveis. Esse Damiao e um maluco k nem sabe o que fala
2 h · Gosto · 2

Leo Young Mula Agora faz me intender que esse assassinato tem um mandante ou mandantes. Liberdade de esperçao nao serve a que no paiz dos gorillas
1 h · Gosto · 1

Miranda Bauque Ho Leo Young Mula, tinhas duvidas disso? Entao nao vives em Mozambique, Como foi a morte do machel,? cardoso? Siba-siba? Entre outros agora cistac?

Miranda Bauque Os mandantes ate sao da elite, de tal maneira k nunca os casos sao resolvidos ate hoje
1 h · Gosto · 1

Francisco Sangalaza Sangalaza a frelimo sao criminosos eles vivem com sangue nos olhos, eles para matar nao é nada matam se entre eles q tal para o povo e outros partidos politicos. a filha d malogrado Cistac tem razao por proibir os criminosos d nao participar no falecimento porque matou o pai dele ! o governo d moçambique todos sao criminosos apartir da cabeça ate nas unas.
1 h · Gosto · 1

Jose Pedro Uamba Quem se recorda do director da pic o sr Domingos Maita, o mesmo no passado disse o Estado mocambicano ja ta tomado pelos baroes.



Miranda Bauque No lugar dela EU tambem diria o mesmo porque vao para fazerem de parvos a familia e os amigos, para eles e uma vitoria pk conseguiram tirar uma pedra no sapato deles

Miranda Bauque Os barroes sempre stiveram, so estava na ESC. De 1:100 agora estao na escala de 1:1000, kem nao Concordia andar areboke da frelimo apanha pelas Costa, Tiro e keda

Augusto Guambe Todos moçambicanos sabem k o prof.foi assacinado por defender assuntos Politicos.para exclarecimento deste casa devemos esquecer.como outro caso como:assacinato do Eduardo Mondlane,Samora machel,uria simango,carlos cardoso,Ramaya e muitos mais.paz a sua alma doctor Cistac.

Josefa Nilos Machava Ninguem está a precisar de Unidade Nacional baseada em mentiras. Num momento em que todo o povo se sensibiliza, homenageia, chora pela perda do Prof. Dr. Cistac, o partido no poder se coloca à margem, é lamentável. Descanse em Paz Dr. Gil Cistac.

Angela Abel Abel puerque ek nao condenou antes d ser assacinado?'

Patricio Moises Saimone Será que por comentar seremos mortos a tirrrrroooossss.......

Carlitos Manuel O mesmo volta e meia vem "lamentar" pela morte do "ingrato" que "abusou da hospitalidade do povo mocambicano"

Alberto Felisberto Mondlane Perdemos tempo a escrever o óbvio, FRELIMO, é uma frente de mercenários kem não está com eles ou fica calado ou morre, "as pessoas morrem mas as ideias não "

Nelson Junior Mas quem é porta-voz da frelimo ou quem é a frelimo?...Sao os donos de Moçambique?...Recordem-se de que o nosso amigo Dr.Carlos foi ao tribunal ....so por ter escrito uma carta aberta ao Guebuza...ao fim ao cabo,o Dr.Carlos disse o que a maioria dos Moçambicanos pensava....Esta Frelimo só mudou cosmeticamente: é arrogante,prepotente e hipocrita....nunca vai mudar.....

Sem comentários: