sexta-feira, 20 de março de 2015

Opinião: aumento acentuado do dólar é agonia mortal

Notas


© Sputnik/ Vladimir Trefilov
OPINIÃO
(atualizado 06:33 20.03.2015)
614150
O dólar enfrenta a ameaça iminente da queda e o seu aumento acentuado é o seu “chocalho de morte”, opina o famoso economista norte-americano e o apresentador do canal de TV russo RT em Londres, Max Keiser.
O economista Keiser, em entrevista à publicação chinesa Epoch Times, expressou aopinião de que daqui em breve o domínio de dólar será substituído por um novo sistema financeiro, sem a chefia norte-americana.
“Quando tudo isso acabar, a China, a Rússia, o Irã e outros países vão realizar comércio sem usar a moeda norte-americana. Desta maneira, vamos viver em um mundo onde o dólar não será a moeda de reserva mundial. O mundo monetário será multipolar”, declarou Keiser.
Segundo nota o economista, o colapso do dólar não significará que o dólar será substituído pelo yuan chinês como a moeda de reserva mundial.
Ele está convencido de que o líder mundial financeiro será o país que o mais rápido irá garantir a sua moeda com o ouro porque o ouro, em sua opinião, é o meio seguro de preservar a sua riqueza:
“Caso a Rússia introduzir um rublo de ouro, ele certamente vai dominar o mundo. Caso o Irã de repente, será capaz de vender os seus ativos de energia não por dólares, mas por alguma outra moeda, a situação política no mundo será totalmente diferente. Quer dizer, tudo mais uma vez retorna ao ouro.”
Ao que diz respeito à perspectiva do mercado mundial de longo prazo, Max Keiser não fez comentários mas predisse a queda dos maiores bancos europeus e o próximo confisco de depósitos bancários semelhante a que aconteceu em Chipre. Segundo Keiser, Bruxelas já aprovou uma série de leis para pavimentar o caminho para estas medidas.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/opiniao/20150320/497467.html#ixzz3UvcA5OXQ

Sem comentários: