sexta-feira, 13 de março de 2015

Presidente moçambicano considera tensões políticas ameaça à paz no país


Comments

1
Miguel said in reply to Khanga Hanha Muzai...
“…os discursos de ambos eram divergentes…”
------------------------------------------
Sim, MUZAYA, foi EXACTAMENTE isso que eu também ouvi e percebi naquelas declarações à Imprensa que fizeram após o famoso “ENCONTRO NYUSI DHLAKAMA, que “..,OS DISCURSOS DE AMBOS ERAM DIVERGENTES…” Um falava de o Parlamento só “carimbar o Projecto das Regiões Autónomas como tinha feito com a Lei Eleitoral” enquanto que o outro falava de “respeito à Constituição, à Lei e às Instituições de Soberania…”.

Ficou bem claro naquela conferência de imprensa que cada um (Nyusi e Dhlakama) interpretava o que tinham falado à “SUA MANEIRA”. O que ficou claro é que embora ambos divergissem nesta questão de “REGIÕES AUTÓNOMAS” ambos concordavam que este assunto devia ir ao PARLAMENTO: PARA um devia ir lá “SÓ PARA SER CARIMBADO E PASSAR” e para o outro devia ir lá para ser analisado à luz da “CONSTITUIÇÃO, LEI e em respeito à SOBERANIA INSTITUCIONAL de Estado de Direito”.
Portanto, o único ponto de CONVERGÊNCIA entre os dois interlocutores parece ter sido: “O PROJECTO DAS REGIÕES AUTÓNOMAS DEVE IR AO PARLAMENTO”. Agora, quanto ao que o Parlamento faria com esse Projecto – “carimbar ou não carimbar” – aí parece que não houve CONVERGÊNCIA, pelo menos, é o isso que transpareceu naquela conferência de imprensa.
PORTANTO, CONCORDO CONSIGO MUZAYA se nos cingirmos somente àquilo que foi dito pelos dois naquela conferência de imprensa (agora, se houve um “ACORDO SECRETO” entre os dois esse é outro assunto).
--------------------------------------------
Miguel (o moçambicano indígena
2
Manuel Assane said...
Nao entendi este Presidente que ate agora ia muito bem. Questoes politicas resolvem-se politicamente. Qyuestoes de estatbilidade interna resolvem-se com Policia. O exercito deveria servir para defender a Patria de ataques externos. Sera licito o exercito meter-se a favor de um Partido contra outro em Mocambique?
Manuel
3
Khanga Hanha Muzai said...
Hoi família Moçambicana
Eu julgo que fara sentido concluir que a Bicefalia que tanto foi apregoado até por mim que sou leigo em material de estratégias de políticos se é que existe alguma estratégia, porem este ultimo sinal do Nyusi deixa claro que o Partido e o Presidente da República estão em sintonia e que em nenhum momento houve actos assumidos pelo Partido e que não tenham sido chancelados pelo Máximo de Moçambique.
O Damião José disse num desse discursos de oportunidade que a FRELIMO não estava a fazer nada sem conhecimento do Presidente da República, disse ainda que tal atitude era impensável na FRELIMO.
Os últimos pronunciamentos vem corroborar as minhas presentes deduções que naturalmente podem sim enfermar de substância em virtude de não ter entre os meus relativos alguém do comité central PARA me fofocar sobre o que se está a passar de facto. Confesso que estou curioso.
Khanga Hanha Muzai 
4
Gwenjere Jr. said in reply to Francisco Moises...
O mais Velho acertou bem. O Filipe Nyusi parece um ingénuo, mas por detras da sua ingenuidade, ele é um makonde. Portanto, é muito perigoso. Que Dlahakhama se cuide, nao cante louros e victoria, que nao corra com o sal na mao. Aquele encontro com Nyusi sem agenda e nem um comunicado escrito, poder ser enganador...
Imaginemos uma hipotese de morte de um deles (Afonso Dhlakhama ou Filipe Nhysi), o que ficar como poderá revindicar o acordo do que se disse no tal encontro-conversa?
A Frelimo de Nyusi tem muitos meios ao seu alcance para eliminar fisicamente o seu opositor do que o Dhlakhama (Renamo) eliminar o presidente empossado. Tal como a Frelimo o fez com o Prof. Dr. Gilles Cistac.
Alias, antes da campanha eleitoral o Filipe Nyusi, foi a Angola "aprender truques" do Jose Eduardo dos Santos.
E preciso nao se distrair e que por detras de Nyusi, ha muitos milhafres e hienas. Esses milhafres e Hienas podem fazer serviço a mando deste ou a mando dos que se acham donos da Frelimo (e de Moçambique).
A engenharia de matanças da Frelimo: O prof. Dr. Gilles Cistac morreu a queima-roupa na sua viatura; o puto Mzumbir (ma-sena de mutarara), o boss da contra-inteligencia no reinado de Chissano morreu envenenado; Sebastiao Mabote, morreu afogado na praia de bilene, Samora machel morreu na queda do aviao presidencial. Padre Mateus Pinho Gwenjere morreu torturado na vala comum, Eduardo Mondlane morreu de uma bomba na casa da senhora amiga Bettis.
Qual é o plano que a Frelimo de Nyusi estará a desenhar para acabar com General Dhlakhama? pois, vimos o Nyusi a ficar cada vez mais nervoso ultimamente pelos puxoes de orelhas que recebe: ora pelos aliados naturais makondes, ora pelos guros da Frelimo, ora pelo seu antecessor, ora pela sociedade civil...
5
Khanga Hanha Muzai said in reply to Francisco Moises...
Dr. Moises
Bom dia
Não duvide, o facto é que a RENAMO não precisa de ser iludida ela própria cria suas ilusões e as alimenta de forma desenfreada, depois cai na sarjeta como tem sido até hoje, eu sempre compreendi que depois do papo de Nyusi e Dlakama, os discursos de ambos eram divergentes, lodo deduzi que o cambalacho estava a caminho, quero ver que verga o braço primeiro RENAMO ou a FRELIMO, isso deve acontecer sem envolvimento do povo.
Khanga Hanha Muzai
6
Francisco Moises said...
O Nyusi canta a mesma velha cantiga da Frelimo e demonstra bem que ele quer recorrer a força das armas PARA abafar o projecto do Dhlakama. Sera que o Dhlakama se ilude mais uma vez quando confia neses homens da Frelimo? O cabo de guerra continua e resta ver que lado cedera ou sera que a corda se quebrara e ambos os lados, os hipopotamoes e os rinocerontes, terminarao por terra e cheios de poeira, causando um susto e terror a populaçao?
7
Akamuene Akamuene said...
Nao constitue novidade, durante o turismo eleitoral que fez ele sempre dissia que daria continuidade dos ideiais dos saqueadores de bens do povo mas isso vai dar que falar. Gente sabe que o que fala nao é o que ele pensou/pensa, é dito para falar afim de agradar os seus padroes.

Sem comentários: