quarta-feira, 25 de março de 2015

Projecto de Províncias Autárquicas divide opiniões

Início  Política  Política  Projecto de Províncias Autárquicas divide opiniões



Programa Linha Aberta da STV
O projecto das Províncias Autárquicas submetido pela Renamo à Assembleia da República dividiu as opiniões dos juristas que estiveram no programa Linha Aberta da STV, exibido ontem, terça-feira.
Para o jurista e jornalista Ericino de Salema, o projecto é necessário e oportuno. “O Parlamento deve encontrar meios para que haja uma discussão séria e profunda em torno da questão”, afirmou.
Já o jurista Rodrigo Rocha diz que a provação da lei deve ser acompanhada pela alteração na Constituição da República. Refere ainda que o disposto no projecto da Renamo não colhe fundamento na Lei-Mãe e, por isso, é inconstitucional.
Por seu turno, o analista político Imtiaz Valá olha para o projecto como incompatível com a administração política moçambicana, daí que, a ser aprovado, criará embaraços aos cidadãos, correndo-se o risco de existirem duas administrações paralelas.
A Renamo submeteu o projecto das Províncias Autárquicas no dia de 16 de Março


Nao entendo a posicao de certos dirigentes provinciais a tritulo de exemplo a do ex-ministro do interior, na tentativa de inviabilizar o comicio do lider da Renamo Sr Afonso Marceta Dhlakama em quase todos os cantos que este passou a nivel da provincia de Manica. Num entender politico isso nao passa de um autentico medo do futuro pois quem nada tem nada teme, mas notou-se um desespero na parte de todo elenco directivo desta parte provincial de Mocambique.
Isto que vem contrariando o papel de cada politico no pais pois O pais e um estado de direito em que todo o cidadao tem seus direitos e deveres civicos de modo a coabitar em paz harmonia com o resto da populacao aqui existente.

1. Senhores do governo, nao seria este momento oportuno que deveriam estar nos vossos gabinetes a organizar e cumprir com o vosso juramento de serem bons representantes do povo aquanto a campanha eleitoral?
2. Nao seria este momento em estariam a debater a miseria existente em mocambique?
3. Nao seria este tempo em que cada governador preocuparia-se em justica salarial dos funcionarios da sua provincia?
4. Nao seria este momento em que preocupariamos com o caso de envenenamento de chitima??
5.Nao seria este momento em que o acordo de 5 de setembro entraria em destaque mostrando que somos uma nacao uno com amor e paz no outro??
Sejemos directores do povo capaz de apaziguar as nessecidades do povo e nao oprimir este maravilhoso povo que "votou-vos". Haja seriedade em nosso viver para que possamos garantir o bem estar das geracoes vindouras.
All popular things are not always right but Right things are always popular(Nem toda coisa popular, mas toda coisa certa e sempre popular)
Enquanto os caes ladram, a caravana passa.
AGENTE WITHOUT PROBLEM...

Sem comentários: