quinta-feira, 19 de março de 2015

Proposta da Renamo: Ficam na autarquia 50% das receitas dos recursos minerais


7 hrs · 

ASSIM SERAO AS PROVINCIAS AUTONOMAS, NAO VEJO MOTIVO PARA TANTO BARULHO E NERVOSISMO
Afinal, nao se trata de dividir o pais e tambem nao entendo onde entra a conversa sobre "ameaca" a unidade nacional aqui. A "gloriosa" frelimo nao pode deixar se afundar para satisfazer os intetesses da Comissao Politica controlada pelo presidente do partido. Um conselho para os deputados da frelimo: abstenham se no dia da votacao. Simples. Fica mal humilharem o eng. Nuysi. E com riscos serios de serem "corridos como ratos".


10 hrs · 


Segundo o projecto-de-lei
Autarquia provincial será dirigida pelo Presidente do Conselho Provincial (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – O projecto-de-lei da Renamo para a criação das autarquias provinciais já está na Assembleia da República. Uma cópia na posse do “Canalmoz” indica que o projecto pretende autonomia administrativa, financeira e patrimonial para as províncias de Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Sofala, nas quais a Renamo ganhou eleições. O projecto deverá ser debatido nos próximos dias. Caso seja aprovado, a Renamo quer que as autarquias venham a ter órgãos próprios e orçamento próprio. Pretende-se que seja a autarquia a colectar receitas, incluindo as provenientes dos recursos naturais. As autarquias provinciais têm como órgãos a Assembleia de Província, o Conselho Provincial e o Presidente do Conselho Provincial. Segundo a proposta, as acções da autarquia provincial serão em conformidade com a Constituição da República e com a lei, respeitando o princípio da unidade do Estado
“As autarquias são pessoas colectivas de direito público, de população e território, dotadas de órgãos representativos e executivos, que visem, de modo autónomo, prosseguirem interesses próprios das correspondentes comunidades”, lê-se no número 1 do Artigo 3 do projecto, que está na posse do “Canalmoz”.
Segundo o projecto, o território da “autarquia coincide com a área da circunscrição com categoria de província”. À luz do mesmo, “os distritos, postos administrativos, localidades e povoações constituem unidades orgânicas das respectivas províncias”. A Renamo explica que as autarquias exercem as suas atribuições respeitando a Constituição e a lei e o princípio da unidade do Estado. O número 1 do Artigo 4 indica são atribuições das autarquias promover o desenvolvimento, a educação, o ensino e formação profissional, os investimentos, a saúde e a habitação e “lutar contra a pobreza absoluta”.
A Renamo quer que a autarquia goze de poderes de “auto organização, planificação, poder tributário e financeiro”. Quer também que tenha “poder de participação nas decisões do Estado que lhes disserem directamente respeito”. O projecto atribui à autarquia a competência para “adquirir, administrar, onerar e alienar património próprio”. No seu projecto-de-lei, a Renamo fala de autarquias que tenham o “poder de praticar actos administrativos, assinados por privilégio de execução prévia; poder de execução forçada; poder de contratar livremente entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras e o poder de litigantes judicialmente”.

Ficam na autarquia 50% das receitas dos recursos minerais

O número 1 do Artigo 57 do projecto-de-lei indica que as autarquias “beneficiam de regime financeiro e patrimonial próprio”. O número 2 do mesmo Artigo determina que “As autarquias provinciais têm orçamento próprio”.
A autarquia tem receitas próprias e correntes. Entre as receitas próprias, o projecto inclui as receitas provenientes dos recursos naturais. O número 5 do Artigo 58 refere que são parte das receitas próprias “50 % das receitas geradas na extracção mineira na autarquia local onde se localizam os respectivos projectos mineiros”. São igualmente receitas próprias “50 % das receitas geradas na actividade petrolífera na autarquia onde se localizam os respectivos recursos”.
O número 5 do Artigo 61 diz que “as autarquias provinciais harmonizam o seu regime financeiro com princípios financeiros e patrimoniais vigentes para o Orçamento do Estado, de modo a facilitar a contabilidade nacional”. O controlo da gestão financeira da autarquia será feito pela Inspecção-Geral das Finanças e pelo Tribunal Administrativo.

Órgãos das autarquias provinciais

A Assembleia de Província é o órgão representativo e deliberativo da autarquia provincial. Os órgãos executivos das autarquias provinciais são o Conselho Provincial e o Presidente do Conselho Provincial.
Segundo a Renamo, a implantação das autarquias provinciais “irá aproximar o cidadão das entidades que profundamente conhecem os seus problemas e com potencial de os resolver”. A Renamo considera que a criação das autarquias provinciais é uma forma de consolidação do Estado de Direito. O projecto-de-lei tem 73 artigos e estabelece o quadro institucional sobre as autarquias provinciais. O projecto é corolário dos entendimentos entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama. A decisão sobre se o projecto passa ou não está nas mãos da bancada parlamentar da Frelimo, que detém a maioria. O presidente da Renamo disse que espera que prevaleça um acordo de cavalheiros, ou seja, quer que seja dado ao projecto o mesmo tratamento que foi dado à Lei Eleitoral. E avisou que, se isso não acontecer, “Nyusi vai ter problemas”. O projecto é parte das 25 matérias da agenda de trabalhos aprovada pela Comissão Permanente da Assembleia da República. (André Mulungo)


Like · · Share


98 people like this.


Adrian Magoo Prontos. E onde é que os Senhores que correm pelas provincias viram o artigo que fala da divisão do país?
Like · Reply · 23 · 9 hrs

Francisco Maingue Jose Este projecto de lei vai trazr uma mais valia na vida do cidadao. Parabenx a renamo pela brilhante e louvavel iniciativa.
Like · Reply · 14 · 9 hrs

Bernardino Macome Antonio Esta brincadeira so vai trazer o divisionismo, tribalismo, regionalismo e odio entre os mocambicanos. Dai o povo pede aos mandatariios do povo para nao legitimarem esta inconstitucionalidade.

Francisco Maingue Jose Esta iniciativa tem uma cobertura constitucional sim,, quem fica preocupado com a emplementaçao é apenas aquele cidadao q pertence a ala da elite da frelimo q seguramente tira proveitos de forma isolada deste actual modelo que à décadas nao nos traz avanços no crescimento da economia. Veja so irmao ate hj vivemos num acentuado e demasiado estado de pobreza( nivel abaixo da linha). Constamos na lista dos 10 paises mais pobres do mundo. Vamos sim dar espaço para outros modelos porq este actual é um fracasso.
Like · 2 · 3 hrs · Edited

Jeremias Macamo Meu Deus! O projecto é logicamente concebível. Não exigiram autonomia militar como esperava, e os princípios da constituição d um estado não foram violados. Esses gajos da Renamo são inteligentes!
Like · Reply · 11 · 7 hrs

Alvaro Frank Poyo grande progeto. E algo d dizer que existem mocambicanos com vontade de trabalhar e ver as coiss a funcionar!!
Like · Reply · 7 · 9 hrs

GS Ndlovu ASSINO mas gostaria k fosse 70% da colecta p beneficiar a provincia
Like · Reply · 7 · 9 hrs · Edited

Armando Tomas Fernando Fernando Hove as eleicoes dhlacama ganhou nessas provincias ,se nao hovesse fraude ele seria presidente da republica .esse progecto Uma saida para o povo do Norte nao seja governado com radroes de voto.
Like · Reply · 5 · 9 hrs

Hermenegildo Elias Cambula O k é radrao? Só pode ser você k vive caluniando aos outros

Jusubo Abdullah De Armando ladrões são todos aqueles que se furtam do algo alheio sem permicção e afrelimo é a grande ladroa de todos os tempos.
Like · 1 · 7 hrs


Emanuel Anti-Heroi O que sempre sonhei 50% para a provincia.
Like · Reply · 2 · 9 hrs

Matias Magoado Achas que caso a Frelimo aceite essa merda,vais ganhar alguma parte nessa percentagem?
Like · 1 · 5 hrs

Emanuel Anti-Heroi Sim. Felicio Zacarias, Awade (ex e governador) tambem compartilham a mesma ideia, isto é para a efetividade de certos projectos.

Belino Nhalungo Penso que antes de levar o ante projecto para debate, seria importante aferir-se a sanidade mental das pessoas que o elaboraram, bem como das de mais pessoas a volta do mesmo. Embora tenha uma iluminação pouca fraca, o documento não esconde a fervorosa intenção da divisão do país, com ares tribais não confessadas, que há muito é pretendida pela RENAMO.
Like · Reply · 2 · 3 hrs

Joaquim Armando Sambo haver vamos se será aprovado pela bancada maioritaria. o k keremos é a PAZ.
Like · Reply · 2 · 9 hrs

Sangue Azul Ioc temos k ter nosso presidente sim,esses gajux da frel so olham pra zona sul e nós xtamox sempre xkcidos por isso é urgente k haja um governo do centro e norte,força renamo viva Dlhakhama
Like · Reply · 2 · 4 hrs

Jose Salvador Sono Esta bem dito, nao se pretende dividir o pais, so k alguns ficaram impedido de fazer cabritismo, e por isso k pensam k djaka pretende dividir o pais e boato. eu nao sou renamo e nem da frelimo e nunca ouvi em nenhum dia, + ha pessoas preocupadas nesta materia pk ja nao vao comer molho grosso, o povo ja esta habituado viver na miseria!!
Like · Reply · 2 · 8 hrs

Matias Magoado Quem estará impedido de fazer cabritismo?

Jose Salvador Sono Poe a tua imagem depois vou te responder, sera k vc nao sabe e pk e ek estas preocupado?

Edson Cossa Regionalismo!
Like · Reply · 2 · 6 hrs

Sergio Agostinho A frelimo foi apanhado desta vez, isso nao fere a constituicao e pelos visto vai dar um salto galopante no desenvolvimento das provincias que vive de moedas vindas de maputo.
Like · Reply · 3 · 6 hrs

Tinga Mbata Força Renamo! Mas preparem-se porque sem deramar sangue nao será facil, temos exemplos da guerra dos 16anos e 2013.
Like · Reply · 2 · 8 hrs

Dércio Ernesto E, já retirou Cabo-Delgado, afinal não disse que também ia governar lá? Dhlakama é um assunto.
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Tomas Humbe Desta vez e tudo ou nada povo nu poder os donos do pais vao governar
Like · Reply · 1 · 7 hrs

Francisco Alexandre AMO ESTE SENHOR...DJAKAMA...INTELIGENTE. ESTE PROJETO JA ESTAVA ELABORADO A MUITO TEMPO....OS ASSACINOS DO SISTAC ESTAO COM TEXTICULOS NAS MAOS
Like · Reply · 2 · 3 hrs

Idalino Uache Depois ainda aparecem as mas linguas acusando a Renamo de belicistas kuando a ideias e lutar pelo bem do povo.....vivaaaa Renamo
Like · Reply · 1 · 5 hrs

De Barros Massikine Alo familia, o projecto eh lindo nao estou contra ou a favor e o projecto eh lindo de verdade desculpa pela redundanciamas vamos ser sinceiros que o nosso pais nao esta preparado para uma gestao desse nivel e a Renamo nao esta preparada para nos servir o molho que tanto agente deseja. Vejamos o historial da propria Renamos na gestao das autarquia onde tinha vencido nas lesgislativas passadas onde em Municipios muito pequenos como Nacala e Angoche como foi??? Nao nos deixamos levar pelas emocoes, Politica eh uma coisa e Realidade eh a autra. Desculpa pelos erros autograficos que meu celular tem problemas de acentuacao
Like · Reply · 1 · 5 hrs

Belino Nhalungo Acho que o tal projecto de lei está manifestar interesse de devisão do país. Autonomia administrativa, financeira e patrimonial significa o quê? Antes de se falar de recursos naturais nas regiões centro e norte, os proponentes nuncam tiveram tal ideia, porém a constituição que "prevê" autarquias provinciais já existia. Ganância nem!
Like · Reply · 1 · 3 hrs

Calisto Joaquim Mabutana chumbarem essa merda para haver guerra para ter oportunidade de ser rico como otros que lutaram
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Gilda Alberto Ôhooooo..."Autonomia Administrativa"!!?? Moçambique é uma Republica indivisivel, democratica e social. E não é um Estado Federal!!!
Like · Reply · 1 · 2 hrs

Sangue Azul Ioc viva Dlhakhama
Like · Reply · 1 · 4 hrs

Salomao Xerinda Li na íntegra. Bonito! Devia ser extensiva a todas provincias.
Like · Reply · 1 · 6 hrs

Nico Voabil viva. isso é o k eu chamo de rigor, competencia e profissionalismo, n há duvidas k a renamo é a democracia, aprovar ou n desta vez é pegar ou largar xtamos posicionados atras da casa do sr. tubarão se n ker surpresas ja sabe o k deve mandar se fazr ja k tdo agora depende do Sr.
Like · Reply · 1 · 7 hrs

David Comala Simplesmente direi nota 10.
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Xanndy Neves Se a autonomia é pra onde a renamo venceu e pra as que não venceu? Esse projeto lei é na generalidade ou não? E se nas próximas eleições vencer numa das províncias que perdeu voltará a propor outro projeto lei?
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Hermenegildo Elias Cambula isso tudo é palhaçada, começaram com histórias de lei eleitoral agora regiões autonomas

Hassan Osman Infelizmente este conceito de que tudo que vem doutro lado "não faz sentido" é que criou esta dolorosa situação!
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Fato Albino Boa ideia,as provincias pelomeno tera de alimentar do seu bolço. Nao sö para frelimo com seu gebuza.
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Maldonado Pedro Januario autarquias provinciais é uma piada nem um municipio consegue sobreviver como uma provincia vai viver com orçamento propio

Hermenegildo Elias Cambula E se for implementado como vão ficar os municípios que já existem, esse anteprojecto deve também explicar bem isso pork esses têm mandato de 5 anos segundo a lei.
Like · 1 · 8 hrs

Edgar Cardoso Artigo 4....................
3. A prossecução das atribuições das autarquias provinciais obedece ao princípio de subsidiariedade e respeita a autonomia das autarquias locais de categorias inferiores. 
�����:i���~R
Like · 1 · 6 hrs

Sergio Agostinho voce pensa quadrado. este pais nao pode mudar com pessoas como voce Maldonado o nome ja diz mal. coitado do Hermenegildo cego com olhos aberto.


Imtiaz Vala Compartilhem esse Anteprojecto com o povo moçambicano,por favor.

Armando Tomas Fernando Fernando Vilanculos o quem que nao tem sentido nesse progecto?

Sergio Fernando Cebola Seja bem vindo.......

AG Fortes Se aprovarem será o início de uma nova era para Moçambique

Artur Pinho Vilanculo desculpe mas voce precisa formatar a sua caixamunia e nao sabe pensar entao colabora tas imfectado.

Naira H Matine eish vcs nos cansam pah

Xigue Bradao Manos a renamo pensa sempre pensou vamos ver se as boas ideias que nao venham da frelimo passa ou nao??????

Tommy Do Lapis tinha que ser 95% de receitas

Gildo Antonio xtam com ganancia de novos recursos naturais descobertos

Felix Alexandre Raposo O ante projecto foi bem elaborado so peca por não incluir cabodelegado.espero k a bancada maioritariamente fraudulenta respeite a vontade do povo se não os filhos do Ze ninguem seram sacrificados a sua propria sorte.

David Chifeche Assim as províncias abrangidas por este projecto sairão da pobreza absoluta e a RENAMO está de parabéns pela louvada iniciativa.
Like · Reply · 1 hr

David Chifeche E assim as províncias visadas por este projecto sairão do saque directo para um desenvolvimento robusto. Louvada a iniciativa da RENAMO.
Like · Reply · 1 hr

Neves Massunguine prontos, está tudo escrito

Maulana Domingos Maulana Tambem comeco a disconfiar os que andam a desinformar pessoas alegando que esta proposta e' divisao do pais. Ou estas pessoas e' que sao inimigas do desenvolvimento.

Manuel Jose Dique os meus parabens a Renamo pela sabia.

Joäo Jone o Ante projecto esta muito bem e, bem laborado. quem comenta contra è o inimigo do desenvolvimento equitativo do país é são ladrões do povo.agora vamos analisar o carácter de cada comentador face o antiprojecto: se é moçambicano de coração ou sem coração. mbora lá...

Salimo Luis Forca renamo

Sergio Baloi Sergio meus manos nao esquesemos q o regime esta na maioria no parlamento e ja vimos menbros da comicasao politica do regime andar pelas provincias a diser q nao a provar etao nao vamos ficar nesta espectativa pk amanha si nao coremos risco de sermos frustrdos

Sergio Baloi Sergio nao com isso diser q tiu contra com a ideia.

Danilo Junior Esses dizem k o pais eh indivisivel mas eles dividem o pais.....a Frelimo de ser liquidada

Danilo Junior Devem chumbar pra pederem todo pais

Danilo Junior Este projecto vai criar condicoes pra boa governaxao pra todo pais

Helder Mabota Esse projecto é bandidos esta chumbado

Helder Mabota Está chumbado esse projecto

Roger Bongani Nkosi Unemos contra os ladroes nao aprovar esta belissima iniciativa e o orgulho do povo depositou o seu voto no partido do povo para povo. 

Roger Bongani Nkosi Tribalistas sao os do sul que cham os do norte e centro de chingondos parasitAndo do sangue deles,olha en1 a qual traz a economia para os parasitas nem merece uma estrada nacional mas a katembe vai arastar bilhoes e bilhoes de dolares.q vergonha! Viva a renamo
Like · Reply · 1 hr

Wilson Junior Mukavely Mukavely Afinal o kota dhlaka e mto inteligente!,pelo visto este projecto esta bem vinda.onde k vao os lambebotas da frelim?n entanto tdu tem seu tmpo,e a hra xegou mesmo.viva renamo....

Pina Chaleca Paz,paz,paz!

Custòdio Miguel Inácio o paìs ta doente disse o lider

Felix V. Mondlane Sem comentario

Mussa Osman Madan Rasak Se nao aprovarem esse projecto, k inicie a guerra.

Like · Reply · 1 hr

Gabrielsucessor Gabriel A Democracia deve ser uma esfera geratória e dinamica, julgo ser funcional num período aceitavel

Joaquim Alage o povo só ker a paz neste país.

Samuel Tembo Nyusi tera problema se o projecto das autarquias nao seja aprovado in Dhlakama.Pergunto, que tipo de problema?

Alberto Homwana Vamos ver, pork na verdade ha mta injustica neste pais. Tomara k seja aprovado pa vermos qual sera o beneficio pa as populacoes + vulneraveis destas zonas.

Nelsn Elias E os governadores impossados pelo PR?

Pedro Fabiao Kiuanrene A implantação das autarquias provinciais “irá aproximar o cidadão das entidades que profundamente conhecem os seus problemas e com potencial de os resolver”

Rogerio Justino -bernardino,danilo,mundefa... Eu nao queria ver que voces pensam rigido no meio de 100 leitorex , voces sao maiores inimigos de pensar para saber. Ou seja sao inteligentes mas nao controlam as tranxformacoes dos tempos por ixxo xquecem q no meio d psicologo e analistas nao d psicanalias


Laurinda Guambe Irmao Nelson Elias, os governadores empossados pelo PR,só vao servir para cortar as fitas e mais nada.Disse o Dhakama no seu discurso.
Like · Reply · 1 · 4 hrs

Ezequiel Uamusse Porque é que o presidente do conselho provincial deve ser indicado pelo dirigente da Renamo???? Isso é uma aberração... Que esperem pelas próximas eleições.

Felix Alexandre Raposo Pork é que a frelimo k é o legítimo derrotado não esperou proximas eleiçoões?

Ezequiel Uamusse Só vc é que diz isso porque os orgãos competentes já anuciaram os resultados ... E os vencidores estão no poder em todo país ... Inclusive a própria Renamo está no poder em algumas assembléias provínciais.

Anisio Mathe Mathe Bom trabalho .
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Mundefa Augusto Mundefa vamos do mal para o pior. uma autentica batota... isso o povo nao pode acreditar! porque ambos foram as eleicoes... sem este proposito, agora que alguns perderam vem ao publico incitar o divisionalismo? regionalismo... Localismo? para mim todos deviam ir nas urnas sabendo este proposito.

Francisco Maingue Jose quando o povo foi as urnas sera q o propisito era de ver situacoes fraudulentas? Sera q era mesmo para assistir de câmara lenta aquelas vergonhices do STAE e CC em validar e proclamar resultados sem editais originais??
Like · 2 · 7 hrs · Edited

Nando Conceicao Meu caro uma so pergunta,onde esta a batota? Eu nasci e cresci numa dessas provincias,nestes 40 anos (repara em 75 eu ja tinha 11anos),nao vi dedesemvolver nada,vejo ser construida uma ponte milhonaria para Catembe,circular do Maputo etc,etc. Na EN1 a ponte em Mocuba cai liga o pais do norte ao sul e fazem reparacoes pontuais e tu pensas que e batota 50% das riquezas beneficiarem a provincia

Bernardino Macome Antonio Nando, nao se esqueca da guerra destruidora de 16 anos que o seu partido a renamo provocou, mais os dois anos de Muchungue. E depois subtraia nos tais 40. O que sobra???

Bernardino Macome Antonio OU que se convoquem eleicoes das tais autarquias provincias. Nao se pode aproveitar resultados de 15 d Outubro, porque estas foram Gerais. Se a renamo negar isto. Convido aos ilustres mandatarios, a reprovacao deste projecto de lei.

Fernando Pedro Quem planta vento colhe tempestade! A batota ainda xta por iniçiar aguardem.
Like · 4 hrs.

Herculano Machegane Machegane Vamos esperar pela resposta da assembleia da republica,que é a casa do povo.

Eddy Marchal Sochangana Onde eles afinal emcontraram o artigo k fala da divisão?? Woou woou, k k k k k chumbem agora emtão o projecto pa todos nós testemunhar k estão mesmo enlokecidos!

Bernardino Macome Antonio O pais nao se pode dividir. Srs deputados, por favor chumbem esta palhacada o povo nao quer.

Tomas Pedro Carvalho Por lado faz sentido assim nem todo investimento virá a Maputo e ajuda que o desenvolvimento seja igual para todos, agora a sua execução se afiguram de difícil, eu olho para Maputo que quase nada produz, não sei como sobreviverá mas vamos ver cada vai cuidar do seu cural

Samuel Artur Força papa Afonso, o povo xta cntgo. Acabar coruptox em mcanbq.

Antonio Bawaze The Project is Well come.

Jorge Reis Poderia se estender para todas as providências.a ideal é bem vinda.

Hebenizario Bachita As provincias que nao estao integradas "regioes autonomas" como vao se regular? Mocambique sendo um pais unitario deve ser claro como as demais provincias fora deste quando que preve-se que seja implementado ficarao? Outrossim, se a consignacao vs arrecadacao das receitas nao 'e directamente proporcinal a dispesa de uma unidade adminsitrativa...as provincias que tem projectos de vulto...como os cidadaos da mesmo pai"Mocambique viverao"?

Victor Lima Matsumane É tribalismo e regionalismo patentes aqui. E veja o mais caricato é que o projecto só fala do poder e receitas. Hum é sintomático.

Constantino Alberto Machava facam o ki krem dsde ki nao nao pertbm o fturo dos inocentes.

Ze Manel Ido Algumas coisas podm ser retificadas ,mas dizer muita coisa nao tem sentido xtara a ezagerar.Oque vem esplicado aki tem sentido pork todos eces artigos estao alinhados com a Constituiçao,excepto um e otro k anteormente disse k havera necessidade d ratificar.DESCENTRALIZAÇAO do poder é isso AUTONOMIA.

Hermenegildo Elias Cambula E se for implementado como vão ficar os municípios que já existem, esse anteprojecto deve também explicar bem isso pork esses têm mandato de 5 anos segundo a lei.

Bernardino Macome Antonio Onde vamos chegar com esta palhacada, inventar coisas porque querem governar mesmo depois de terem perdido as eleicoes. Apelo ao parlamento a REPROVACAO ou que se convoquem eleicoes das autarquias provinciais.

Meck Jose Meu deus afinal e isso? Yuuuu kkkkk eu só olho de longe

Lizele Isaque Isaque sem comentario.que fez esse projecto?

Dny Moz Foi o perecido> paz a sua alma

Lizele Isaque Isaque me parece esta bem elamborada o projecto

Unay Cambuma O mes de Abril sera muito dificil para o pais.
7 hrs · Like · 3

Cristiano Manejo Se for pra o bem da maioria "povo" prk nao aprovar o projecto...

Joaquim Bedi Uny Unay Cambumacamburão to agramar d ouvir isto.

Nelson Joaquim Magava Estao mal esses mafiosos da flm,cuidado sair a correl como macaco esta a ser afugentado n machamba d dono.
6 hrs · Like · 1

Jamal Machane Eiii xii.

Tomas Humbe Muito simples e benefico.talvez dessa vez vou sentir mocambicano
5 hrs · Like · 1

Fato Albino Este projecto libertara as provincias que dez de 1975 nunca tiveram posiblidade de constuirem fabricas ,assim é avez de faze-lo
5 hrs · Like · 1

Kemmbo Mazithemba Eu li o projecto e nao tem nada de divisao do pais. E hora de mudar o modelo de governacao. Isso de dizer "do rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Indico" (...) "somos uno e indivisivais" (...) "unidade nacional" ... de boca para fora, ja esta mas que claro que nao da certo. Vamos esperimentar outros modelos de governacao.
5 hrs · Like · 1

Pedro Filipe Filipe Povo vai divir

Jose Augusto Simango Nao xperava exa d renamo e dhlakama cm exa ideia vamx desenvolver muit rapido

Florêncio Dos Anjos António Ia, mano Unay Cambuma, esse assunto de regiões autónomas está expulsar sono de alguns moçambicanos. Algumas unidades sanitárias do país estão a registar aumento de casos de AVC.

Shelton Joao Esse projecto de facto esta para salvar o povo do sofrimento,visto que o povo e que estara em benifeciencia de acordo com a letra do ante-projecto,boa tarde.

Antonio Louçao Jorge Loução Eu recordo o dr.Gilles Cistac que deu alma a todo este embroglio

Rufino Araújo Dos Santos Quanto às autarquias províncias, alguns piriquitos da frelimo dizem k caso o parlamento aprove esse projecto da Renamo, será implementado nas próximas eleiços de 2019. Será k vamos aguentar até lá?

Raiva Ernesto Raiva Raiva Projecto inteligente.

Chuva da Chuva Realmente este projecto vai fazer com cada provincia usufrua das suas riquezas nao permitira que cada provincia evide esforços para promover as suas potencialidades em suma o poder sera destralizado. Nao tem nada de anormal neste projecto

Xavier Antonio Foi sempre assim. Toda a iniciativa que não fosse dos "deuses" é diabolizada e o seu ou os seus autores reputados reaccionários (obrigados a lerem confissões que não fizeram) e mortos. É isso que nos fez manter nas trevas durante muito tempo porque ninguem neste país tem direito de pensar. Todo o pensamento que não vem dos "deuses", "detentores da sabedoria" não é valido.
Ao difundirem falsas informações de que o projecto visa dividir o país estão a diabolizarem essa ideia e tentar colocar o povo contra os seus autores (Renamo e seu líder), lamentavelmente, esses "deuses" não conseguem ler o tempo. Enquanto no passado todo cidadão dependia de pensamento exclusivo desses faraós, hoje, o cidadão consome a informação directamente, compara as fontes e faz critica. 
Aqueles compratiotas que foram reputados contra revolução, contra independência e foram mortos, é porque apresentavam melhores iniciativas que esses "deuses".
Uma das estrategias que vincou desde os primordios, é eliminar os visionários e deturpar a informação sobre os seus propositos, usando para isso a imprensa dotada de pessoas preparadas para enganar o povo, com g40, que sobrevive dos restos dos "deuses".
A corrente das águas é forte e g40 corre risco de neufragar, se eu fizesse parte começava agora abandonar a embarcação porque como se costuma dizer, se o pobre come feijão nhemba com o rico, empantora o pobre.

Ernesto Zembro E por isso que mataram o Proffesor Cistac ora esperar para que isso torne realidade um 2019 seria aceitar a Amagedonia!

Alide Jose Alide Alide bom projecto.bravo

Jose Anibal Nao precisamos falar de forma emocional de facto Moçambique é grande até quer da dividir a cada Moçambicano o seu territorio e mandar se calhar no mato onde tem animais manda-os, se calhar no oceano manda os tubaroes por ai em diante mas façam de tudo nao se esqueçam no Niassa queremos asfalto

Aiubasaide Aiubasaide Ora aprovar esse antprojecto seria valorizar o povo Moçabicano

Mauro Armando Adelino Manhanguele tomara que Dlakama cumpra tudo que prometeu como estradas, hospitais, igualdade pq se nao cumprir significa que ele e igual a eles!!!!

Nito Americano Bem dito seja o projeto embora tardia ela nasce duma democracia q custou a vida de grands herois moc hoje demos gloria esta patria q era patria do sul mocambic epotecando o pleno desenvolviment de todos pra fins obscuro hoje grito bem alto fredoom of dja people

Sem comentários: