sexta-feira, 6 de março de 2015

Putin reduz o próprio salário e o de várias autoridades russas


O presidente russo Vladimir Putin anunciou nesta sexta-feira uma redução de seu salário, assim como o de várias autoridades do país, no momento em que o país enfrenta uma grave crise econômica, com a queda dos preços do petróleo e a desvalorização do rublo.
De 1º de março até 31 de dezembro de 2015, os salários do presidente russo, do primeiro-ministro Dmitri Medvedev, do procurador-geral Yuri Chaika e do presidente do Comitê de Investigação Alexander Bastrikin serão reduzidos em 10%, segundo um decreto assinado por Putin.
Um segundo decreto determina o mesmo percentual de redução nos salários dos funcionários da administração presidencial e do gabinete de governo.
Em abril de 2014, um decreto do Kremlin triplicou salário de Putin, que alega ter um modo de vida austero e que em 2013 recebia menos que os ministros.
Há vários meses, a Rússia enfrenta uma grave crise econômica, provocada pelas sanções ocidentais ligadas ao conflito ucraniano e à queda dos preços do petróleo, fatores que provocaram a perda de quase metade do valor da moeda russa desde o ano passado.

Sem comentários: