sexta-feira, 13 de março de 2015

Que futuro nos espera?

Pela face que mostra, sombrio.
Em uma divagação neste espaço intitulada “ Adeus senhor Dlakama: fiz alusão a pouca probabilidade de quem arrancou a vitória no campo ter que entrega-la no salão onde almejava acomodar-se. Aceito a criticas que me fazem sem que contudo retire o meu ponto de vista: alguém que violentou em âmbito mais perigoso e arriscado vir a ceder com a presa aos dentes? Só em caso de não haver estado faminto e a caça ter sido apenas desportiva, o que não é o caso do que aconteceu apos o 15 de Outubro.
Vim defendendo, noutras ocasiões que nos fizéssemos alguma coisa para ajudar aojusto vencedor das eleições passadas a fazer uma reivindicação adequada ao peso da fraude e isso já esta feito: as massas já manifestaram em quem depositaram sua confiança e deram a cara e manifestaram sua posição quanto ao futuro deste pais.
‘Amanha, amanha, amanha, …aneiro , Fevereiro, Marco, Abril, … 2017, 2019,…, ameaças e reconciliações, elações e contrações’ esta se preparando um retardo muito perigoso para a estabilidade deste pais. Por outro lado so pro-norte frustrados podem sem uma massa que de inofensiva pode passar a explosiva uma vez que a contraparte vai afirmando, sem disfarce seu caracter dominador.
As constantes protelações da promessa, não desprovidazs de algumas ameacas, por parte da RENAMO “facilitam” a FRELIMO a preparar a sua defesa, em tudo quanto possa para manter-se no posto do controle: não poupara nenhum tipo de accao para sua afirmação.e já estyamos vendo novo tipo de equipamento bélico. A RENAMO, a excepcao de “pacíficos” como Afonso Dlakama, quereratambem afirmart-se.
Enquanto uns exibem a sua nova orientação pro-oriente, o ocidente aproveitara um espaco para mostrar que “A salvação vem ainda do ocidente”. E o pais sera um campo de ensaio de novas tecnologias militares. Tal como se fabricavam projetie perfirantes e massas explosivas para encarar os blindados e tanques russos agora se pretendera mostrar que a capacidade de defesa tanto do oriente frente ao acidente e vice versa esta operacional ao mesmo tempo que se tentara corrigir o que não der certo. Tudo isso num campo onde não seremos meros expetadores, sim o alvo do ensaio.
Estou preocupado. Se bem que a provocação vem da FRELIMO a RENAMOM não esta imune de culpa, pois preparou a FRELIMO dando-lhe tempo para ela preparar-se.
É apenas uma divagação comigo mesmo em espaço aberto



11 hrs · 

GILBERTO CORREIA.

Depois do encontro satisfatório entre o Presidente Nyusi e o Líder da Renamo, eis a factologia relevante:
1- Comissão Política da Frelimo envia representantes para as províncias para dizerem ao povo que o projecto das regiões autónomas não deve ser aceite por violar a Constituição e perigar a unidade nacional .
2- Afonso Dhlakama reinicia os seus concorridos comícios no Centro e Norte de Moçambique garantindo que se o projecto não passar no Parlamento vai governar à força.
3- O mais reputado constitucionalista deste pais defende que a proposta da Renamo pode não ser inconstitucional e é assassinado em pleno dia numa das principais avenidas de Maputo.
4- Presidente Nyusi visita o Estado Maior do Exército e avisa que a instituição castrense deve estar alerta para defender a segurança e unidade territorial.
Só eu é que " vejo coisas" nesta cronologia factual ou os meus amigos também percebem que há nuvens negras no horizonte?

27 people like this.

Sergio Serpa Salvador Ha nuvene negras d facto! proximos dias podem ser apocalipticos!

Teles Encarnacao com certeza! ha nuvens bem negras no horizonte.

Filimon Nhamunda Paulo Mocambique esta nas maos de Satanas o guebuza ainda tem vicio de eliminar fisicamente o presidente Dhlakama.

Hadgy Saimone Vislumbra-se dias piores...parece que a próxima semana será bem agitada

عبدالرحمن بن سعيد سعيد Há nuvens negras sem dúvidas.

عبدالرحمن بن سعيد سعيد Há nuvens negras sem dúvidas.

Eusebio Jose Com tanta coisa q vejo a passar nos caros para centro e norte, sim ha nuvens negras

GS Ndlovu parece mi k todos ja estao preparados para dar respostas ou regioes autonimas ou guerra!

10 hrs · 1

Pedro de Sousa boa forma de elencar os factos e em devida ordem de datas...

Augusto Manuel ATE NAO E' NUVEM NEGRA E' PRETA MESMO.

Joaquim Fortunato Jorge Esta tudo virado , a cabeca para baixo e o rabu de Moz para o ar ! Sinturao preto ; Ponto final !

Altino Macauze Macauze Grandes nuvems negras.

Cristina Ussene Deus nos acuda.

Ze Manel Ido Nós Moçambicanx estamos preparados somente pra guerra ,dizia o Reitor do ISPU Lourenço do Rosário.Depois de 22 anos de PAZ ñ conseguimos viver com diferenças partidarias.Pra onde é k vamx gente.Se nas urnas ñ conseguimos revelar kem foi o vencedor então na guerra saira o verdadeiro vencedor.ja falei.

Carlos Mairoce Eu ainda ontem disse a um amigo meu, que o futuro parece não nos reservar bons momentos. E mais Nyusi frisou as forças armadas para defenderem o país contra aqueles que não reconhecem o governo democraticamente eleito. Parecia estar a sonhar quando ouvi isso…

Muchuquetane Guenjere Enquanto Guebuza e Frelimo radicais tiverem ideias de eliminar fisicamente Dlhakama e pensarem em Angolanizar ou Russianizar, nao havera paz em Moz, Ora eis as nuvens negras no horizonte. Enquanto nao tivermos uma inteligencia colectiva de repudiar essas atitudes de um punhado de gente que pensa que els sao donos de Mocambique, estaremos na "merda". Enquanto nao existir um politico que segue os ideiais de Mandela, que disse: "se queres fazer as pazes com o teu inimigo, trabalha com ele e ele se tornara seu parceiro", estaremos a ser conduzidos por politicos sem escrupulos. Dr Gilberto Correia, nao estas a ver "coisas", mas sim um futuro incerto.

Antonio Alfazema Alfazema "se queres fazer as pazes com o teu inimigo, trabalha com ele e ele se tornara seu parceiro" Concordo plenamente com a teoria.

Fernando Pedro Não a sombras de duvidas a vukuvuku aqui.

Saimon Ynhasena Ynhasena grande vucu vucu mesmo estamos entregue mais eu tenho pena dos militares k estaram no norte e centro vao passar mal nao teram apoio de ninguem.

Ze Manel Ido Teram ajuda sim.ha otros soldados k sao d la mesmo e os familiares estao ai mesmo,vao lhes ajudar.Mas ha uma coisa k kero dexar ficar pra todx militares se n caso existir mesmo o vukuvuku fiquem a saber k haod morrer muitos militares,pork vao se trair muito.ESCREVAM ISSO.Traiçao é oki hade acontecer dmais.

Cristiano Manejo Se nao negociares pra evitar uma guerra vais negociar pra acabar com uma.

Saimon Ynhasena Ynhasena aqueles militares provinientes do centro e norte mal consederado k andam a ser malginalizados pensas k teram moral mesmo de matar dlhakama ou fazer uma guerra a serio mesmo,ponto 1 eles sabe k dlhakama e querido la no rte e centro esperam para ver se iniciar guerra nenhuma familia k ira dizer ao filho k vencem a renamo a nao dizer k fogem e arenamo tera muitas armas abandonadas nas matas eu tenho certeza disso so alguns surumaticos e k vao se entregar por troca de soruma na cabeca.

Alvaro Mano Gudidea Shenga O taco da reforma nao e sufficient e? K tal akele organiZou quando era presidente?basta cai fora!

Sem comentários: