sexta-feira, 20 de março de 2015

Registados 18 novos casos de cólera em menos de cinco dias (‪#‎canalmoz‬)

2 h · 
Beira
Beira (Canalmoz) – A propagação do surto de cólera que se faz sentir na província de Sofala continua a preocupar. A cidade da Beira registou 18 novos casos da doença em menos de cinco dias, em comparação com 15 casos nos primeiros sete dias do mês de Março.
Segundo a médica chefe distrital da Beira, Graciane de Jesus, os casos foram registados nos bairros da Munhava, Manga e Chingussura. Destes bairros, 18 pessoas deram entrada esta semana no Centro de Saúde da Munhava.
Dos quatro dias considerados como o pico de diagnóstico da doença naquela região, o dia 15 de Março foi aquele em que se registou a entrada de mais pacientes naquela unidade de tratamento, com oito entradas. A maior parte dos doentes veio do bairro da Munhava.
Para além da cidade da Beira, os distritos de Caia, Marromeu e Búzi também estão sob alerta da cólera, com registo de casos de diarreia.
Recentemente, o sector da Saúde em Sofala anunciou que três distritos do Norte da província de Sofala, nomeadamente, Chemba, Marromeu e Caia, eram considerados como os que tinham maior número de pessoas afectadas. Nas primeiras seis semanas de 2015, pelo menos 12.000 pacientes procuraram os serviços da Saúde para tratamento, naquelas regiões.
Em igual período do ano passado, em toda a província foi registado um total de 1370 casos de diarreia. Em 2013, foram registados 5831 casos, e em 2012 foram 4567 casos.
As autoridades sanitárias têm realizado um trabalho de sensibilização da população e estão a multiplicar esforços para estancarem rapidamente a propagação de casos de diarreia e de cólera na província de Sofala. Técnicos, agentes polivalentes, agentes comunitários e religiosos encontram-se a trabalhar em todos os distritos. Para além de sensibilizarem a população, orientam as pessoas para utilizarem o cloro para o tratamento da água, e educam-nas para a necessidade da higiene individual e colectiva. (José Jeco)

Sem comentários: