quarta-feira, 4 de março de 2015

Um TPC para Buchili /// Por Fernando Lima

5 h · Editado · 

Ainda não tinham passado 24 horas sobre as palavras bonitas da procuradora Buchili em torno do Estado de Direito, várias balas disparadas à queima-roupa questionavam, uma vez mais, a fragilidade das instituições moçambicanas, a democracia suis generis que temos. Um atentado a sangue frio, numa das ruas mais movimentadas de Maputo, pôs fim à vida do jurista Gilles Cistac, ele que teve a veleidade de argumentar em favor da constitucionalidade de uma hipotética gestão descentralizada do Estado moçambicano.

Enquanto a vida de Cistac se esvaía num bloco operatório do principal hospital público de Maputo, o novo Presidente da República, um potencial dano colateral deste bárbaro assassinato, através do seu porta-voz, pedia acção e eficácia à polícia na perseguição e captura dos autores do crime. Como estou convicto que neste crime há autores materiais e morais, gostaria de sugerir à procuradora Buchili um TPC elementar. Que chamasse com carácter de urgência à Procuradoria, os cidadãos Edson Macuácua e Gabriel Muthisse, alegados mentores do grupo de choque que leva o nome de G-40, conotados com o assassinato de carácter de que foi vítima o professor Gilles Cistac nas últimas semanas.

Aliás, ele próprio declarou que denunciou à Procuradoria os ataques de que estava a ser alvo, dado o carácter sórdido e perverso de grande parte das calúnias contra si desferidas. Não se trata de responder à demonização de Cistac com a demonização do G-40. Mas é importante. Para efeitos de investigação criminal e para responder ao nexo de causalidade entre os ataques verbais (e por escrito) através dos media e o assassinato de que foi vítima. É preciso determinar as verdadeiras motivações para que ataques sistemáticos tivessem sido desencadeados nos últimos dois anos contra outras personalidades da vida moçambicana, incluindo figuras proa do movimento de libertação e do próprio regime.

Por menos evidências e sem sangue vertido, dois editores da nossa casa editorial foram chamados nos últimos meses à PGR (Procuradoria Geral da República) e ao permanente moribundo CSCS(Conselho Superior da Comunicação Social), para “darem explicações” sobre conteúdos editoriais inseridos nas nossas publicações. Buchili, que certamente leu o discurso de investidura do novo presidente, terá notado o ênfase colocado no princípio de que não deve haver cidadãos acima da lei. Ao chamar os dois referenciados cidadãos às instalações da PGR, prestaria um serviço importante à Democracia e ao Estado de Direito. E, como também fica bem nestas ocasiões e é da praxis do regime, estaria a cumprir com zelo as orientações do novo Presidente da República.

PS: Depois de escrever nesta mesma publicação, a 27.09.2002, o artigo “Um frango chamado Nyimpine” a propósito do assassinato de Carlos Cardoso, recebi, conjuntamente com os jornalistas Marcelo Mosse e Kok Nam, a oferta compulsiva de 343 galinhas e 3 cabritos. Não aceitámos a oferta e apresentámos queixa na polícia. Sem resultados, indicámos as matrículas das carrinhas que trouxeram os frangos e o endereço do aviário na Matola, na zona das “Quatro Cantinas”. Espero que não repitam a dose.





Inacio Arnaldo Arnaldo Qual é a culpa do Edson Macuacua e o Gabriel Muthisse? Para mim quem devia ser intimado é o Dhlakama porque disse em comicio popular que começaria com disparos em Maputo e vimos isso ontem.

Buene Boaventura Paulo Apelo oportuno, espero que a visada não seja "uma prisioneira" do sistema e tudo cai abaixo quando é assim. Estamos expectantes.

Lourenco Jose Não basta saber ler e preciso perceber também, ou então dedique seu tempo noutros a fazeres( palhaço) IAA.

Fortunato de Almeida Marcelo Mosse, fez-me recordar o episódio das galinhas que se espalharam pela Amílcar Cabral e a Agostinho Neto...

Sefo Assane Boa observacao Dr Marcelo Mosse, mas falta algo como esse likn http://www.jornalnoticias.co.mz/.../31768-ainda-os... so pra observar


JORNALNOTICIAS.CO.MZ

Messias Sitoe oh inacio, nao queira tapar o sol com peneira que em nada te servira a mesma pra esse efeito, se estas a favor dos crimes encomendados em mocambique so lamento mas as evidencias estao bem claras... ha momentos em que se deve parar de encobertar certos actos e cairmos na realidade, ha pessoas que pensam que sao donos deste pais e por isso podem tirar a vida das pessoas quando bem entenderem, isso e inaceitavel
5 h · Gosto · 18

Eddy Marchal Sochangana O snhor #Inacio Arnaldo, dveria ter gozado da opção like, n lugar d emtrar neste mural do ilustre #M.Mosse peidar e deixar um cheiro bastante nocivo a saude dos cidadãos conscientes!
5 h · Gosto · 19

Clara Castelo Esse INACIÖ ARNALDO Porkê n ficou calado em vez d nos irritar.?.nem eu k na foi a faculdade sei d longe k este país estahipotecado.com gentinha k naö kerem ouvir a verdade .criminosos sem escrupúlos.larapios.e ele vem aki escrever coisas.BANAIS.


Domain hipotecado.com is for sell on 7080.00 euros on our website.
HIPOTECADO.COM
5 h · Gosto · 2

Naya Adamo Inacio Arnaldo Arnaldo perdeste uma boa oportunidade de ficar calado
5 h · Gosto · 11

Nini Satar Felizmente nao estou em maputo.
Se nao o meu aparecia mais uma vez 
Como mandante.
Esta frelimo de alguns esta podre.
5 h · Gosto · 22

Nairinho Mabote Marcelo, peço o texto “Um
frango chamado Nyimpine”

Evaristo Cumbane o IAA so pode estar fora de si
5 h · Gosto · 1

GS Ndlovu Invetiguem bem esse caracol Inacio A està metido
5 h · Gosto · 2

Idrisse Saiad Há com cada comentários imbecis que fartam. Óh Inácio? Porra pá.
5 h · Gosto · 2

pasmo ao ver este camarada a dar condolências antes da morte do GC

Constantino Joao Há uma passagem da Biblia que diz: "Mesmo um Tolo quando está calado faz-se passar por sábio" Inácio se estivesse calado podia fazer-se passar por isso.
5 h · Gosto · 5

João Carlos Se fosse um artefacto tradicional como azagaia ou outros de género criaria a mesma inquietação?? Dúvida apenas. De resto uma AK 47 na bandeira é no mínimo embaraçoso, no meu ponto de vista
5 h · Gosto · 2

Edson Miranda A verdade e a ética têm um tom ameaçador para todos aqueles que em surdina e em ignorância própria de sua própria ignorância se sentem em surdina conhecedores da ignorância ao seu mais alto nível confundindo-se com diplomatas e senhores da democracia surda e muda! .
4 h · Gosto · 2

Edson Miranda Deste modo usam métodos menos convencionais para ultrapassar aqueles que alto e em bom tom expelem e espalham a verdade àqueles que dela pouco ou nada sabem
4 h · Gosto · 1

Sanchito Navesse Ainda há gente que prefere permanecer na escuridão, que procura camuflar a verdade sobre factos como este com idiotices. Inácio Arnaldo Arnaldo, vá afiar a tua escova noutros fóruns, porque este não é para ti. Ao Dr Marcelo Mosse, vão os meus parabéns pelo "serviço público".
4 h · Editado · Gosto · 6

Regalado Onofre Inácio Arnaldo Arnaldo,o Dhlakama não tem interesses um homem da democracia, e lutador pela democracia, e humanista de Moçambique, patriota e filho de Povo.. São esses criminosos, infiltrados, que promovem intimidades, nos seios da sociedade civil. Além disso às províncias ou zonas autónomas serão no programa da Renamo e do povo, de Nortenha e Centrinha.
4 h · Gosto · 1


Oweni Esmael Nini Satar, penso que Deus deu-te uma sorte, ate nem se para FABRICAREM seu envolvimento penso que não há espaço kkkkk..!!!!

Boas ferias, abraço a familia ..!! Aqui a voz do silêncio soa + ...!!!

Ze Abacar O Dr. Marcelo Mosse levantou pontos primordiais e importantes para a investigacao face aos sequencia dos ultimos debates e este assassinato do Prof. Cistac. Qto ao cidadao Inacio A A, se nao compreende um assunto deste e' melhor dedicar-se a pesca familiar, isso pode ser o teu forte.
4 h · Gosto · 1

Cellass Roses Inacio Arnaldo Arnaldo peça desculpas a todos, pelo menos isso, para mostrar que tens alguma sensibilidade como humano, se tiveres.

Manasseis Nhachungue IAA apenas veio neste post mostrar que nao vive aqui em Moçambique, ou se esta aqui, esta numa zona vedada a muro com altura de 25 metros e so consegue ver o sol. Me parece um deprimido que se esqueceu de tomar medicamento e que esta em fuga de algum hospital. O seu comentario por sinal o primeiro, desviou-nos do alcanse do debate que se pretendia neste post. Vamos perdoa-lo, nao sabe o que fala!
4 h · Gosto · 2

Fofa Santos Sr. Inacio Arnaldo Arnaldo, perdeste uma grande oportunidade de te manteres "calado", poupavas os teclados que usaste, e principalmente, poupavas a nossa vista de ler absurdos...!

Cardoso Machai KKKK voces todos ao inves de condenar o assassina limitam-se a indicar os culpados sem minima prova. Deixem Inacio expressar se livremente
4 h · Gosto · 1

جمعت ابن موس Para chegarmos aos reais mandantes era importante começarmos pelas cabeças do G40 que deram sinais claros do que ia acontecer...
4 h · Gosto · 1

Teixeira Teté da Silva Este IAA deve saber muita coisa esta em todos posts comentando tolices investiguem no.
4 h · Gosto · 1

Cellass Roses Defacto o Sr. IAA, pode estar envolvido neste barbaro crime, convido a todos a ver as publicações que ele posta na sua linha de tempo altamente desumanas e revelam o quão insencivel ele é. Pelo menos disse que nao gostava do GC e outros quatro quadros por serem agitadores. O problema do IAA eh muito sério, e castigar ele com criticas do fb nao se difere com jogar água sobre o pato, ainda bem que nao passa de um lambe bota porque se fosse um presidente conseguiria ser pior que GB.

3 h · Gosto · 3

جمعت ابن موس Cardoso Machai,seguindo o seu raciocínio era importante que aconcelhasses o seu par a respeitar o sentimento de dor e pesar que os internautas estão a expressar. Os indivíduos aqui mencionados se estivéssemos num país democrático onde se respeitam os direitos e liberdades dos homens certamente que seriam chamados a depor porque abertamente diabolizaram este grande professor. Nos o povo é que não tivemos a profecia suficiente para descobrir que havia um plano obscuro de assassinar um inocente so porque pensou diferente.
3 h · Editado · Gosto · 1

Lourenco Jose Apareceu mas um, poxaaaa e pelo sinal este parece integrante dos Boko Haram. CM.

Kemmbo Mazithemba Sr. IAA nos respeitamos a tua posicao e ideias. Nao somos como os teus patroes que quando alguem pensa diferente mandam mater, mas da proxima ve se bota um like no comentario dos outros se te convem claro, ou entao vai ver se a panela de batata doce ja cozeu la na cozinha, ok? Te queremos, bem aqui perto de nos e bem vivinho da silva para debatermos ideias.

Kemmbo Mazithemba Fernado Lima, penso que desta vez irao mandar patos na vez de frangos. Mas mesmo assim a procuradora devera mostrar servico desta vez.

Stelio Chipasso cala boca o inacio armando

Stelio Chipasso Se eu apanharte o IAA darei-te um bom tabefe

Stelio Chipasso Vamo nos concentrar e rezas e forcas para a familia cistac, ao invés de lançar culpas e procurar culpados lol

Rosy Issá Duarte O sr IAA tá demente? Mortes d Siba Siba, Cardoso, o tal juiz n me lembro d nome tbm foi DLAKHAMA? Camon haja PACIENCIA.


Cellass Roses eles usam o dinheiro para se defender

Carlos Dick Pascoal Vamos dizer chega de impunidade nesse pais, abrindo nova era com a punição desses malfeitores que se acham donos dos destinos do nosso povo, não devemos permitir que os autores materiais e morais desse crime bárbaro e hediondo saiam impunes dessa covar...Ver mais

Inacio Arnaldo Arnaldo Lourenço Jose,tu és filho da puta malandro.

Mayd I. Jumanar Nao se vive bem num paiis onde se morre mal!

Mavuto Cachingamba Viola Para mim e prematuro acusar partido x. Julgo eu que não faria sentido usar essa medida(matar) sabendo que tratava de contra versos publico. Penso eu que alguem aproveitou se desta situação de debate politico assassinar o GC para noduar o governo.

Inacio Arnaldo Arnaldo Todos aqueles que me atacaram sao tagarelas .apóstolos de desgraça e pessoas que habitualmente poem gravata sem camisa.

Douglas Harris As tantas o IAA conhece os criminosos...

Americo Jose Mangane Vavuto governo e uma coisa e partido e outra. Se foxe governo nao haveria posicoes em prol do axaxinato do malogrado max ainda vivo era uma posicao partidaria contra.

Inacio Arnaldo Arnaldo O unico criminoso que o conheço és tu.

Lourenco Jose Vejam só até onde vai a baixaria desse Verme (IAA) ignorância no auge

Inacio Arnaldo Arnaldo Quem semeia pedra colhe pedregulhos.

Tarik Issuf Uma coisa tá clara o cidadão morto ontem sempre este na activa dos direitos e deveres da constituição nacional agora depois das entrevistas dada aos órgãos de informação a dizer k a possibilidade de haver regiões autónomas em Moçambique e acontece isso ao dr.cistac a que vocês acham k isso interessa ao povo e a oposição k não é!

39 min · Gosto · 2

Lourenco Jose Inácio Arnaldo saia da selva

Celso Mapsanganhe Há gente que é estrangeira no seu próprio País ( Talvez seja o caso do IAA e os seus colaboradores ). É triste, quando tens uma deficiência visul e psiquica de confundir o torto com o recto e vice versa.

Tavares Augusto Inácio Arnaldo Arnaldo, tenho acompanhado seus comentários com muito interesse. Mas este seu post que alega Dhlakama... Me frustrou. O Silica foi Dhlakjama? O das operações Alfândegas foi Dhlakama? Ele disse que ia disparar para alguém que comungava com suas ideias? Came on!

Sem comentários: