segunda-feira, 2 de março de 2015

Valentina quer morrer e chamou a Presidente do Chile


Aos 14 anos, menina chilena diz não aguentar mais os danos provocados no seu corpo pela fibrose quística.
Foto divulgada pela presidência chilena do encontro AFP PHOTO/PRESIDENCIA/HO
Valentina Maureira tem 14 anos e recentemente chocou o Chile e o mundo ao publicar um vídeo no YouTube a pedir para lhe ser concedido apoio para ser eutanasiada. Sofre de fibrose quística, uma doença genética e hereditária que causa danos em vários órgãos, e ao mundo disse que queria “dormir para sempre” por não aguentar mais as consequências da doença. Fez um apelo directo à Presidente chilena. Michelle Bachelet visitou-a no hospital.
A fibrose quística é uma doença que causa deficiências progressivas e leva à morte prematura. É ao nível dos pulmões e do intestino que a doença se manifesta com mais frequência, interferindo com a respiração e a digestão dos alimentos. Não há números exactos mas estima-se que em todo o mundo sete milhões de pessoas sejam portadoras de fibrose quística e que perto de 60 mil tenham a doença. Em Portugal, segundo a Associação Nacional de Fibrose Quística, calcula-se que nasçam por ano cerca de 30 a 40 crianças com a doença.
Valentina Maureira é portadora da doença e aos seus 14 anos disse num vídeo que não quer viver mais e que gostava de falar directamente com a Presidente do Chile sobre o seu caso. As imagens tornaram-se virais na Internet na última quinta-feira e chegaram ao gabinete de Michelle Bachelet.
Este domingo, o governo chileno emitiu um comunicado onde indica que visitou Valentina no hospital em Santiago onde a jovem está internada e que falou com esta e o seu pai durante mais de uma hora. Fotografias do momento foram também divulgadas pela presidência chilena.
Michelle Bachelet acedeu ao pedido de Valentina para ser ouvida mas negou-lhe o pedido de eutanásia. A legislação chilena não permite a morte medicamente assistida, um argumento que deverá ter sido sublinhado por Bachelet durante o encontro com Valentina.
A jovem tem o apoio da família, que já perdeu o irmão mais velho de Valentina, vítima da mesma doença aos seis anos. À agência Associated Press, o pai da rapariga, Fredy Maureira, disse apoiar a filha no seu pedido, apesar de admitir que ficou devastado quando soube que Valentina queria ter ajuda para morrer.
“Peço urgentemente para falar com a Presidente porque estou cansada de viver com esta doença. Quero a sua aprovação para receber uma injecção que me ponha a dormir para sempre”, disse Valentina no vídeo que emocionou o Chile.

Sem comentários: