quinta-feira, 30 de abril de 2015

Excertos da entrevista concedida por Felício Zacarias (FZ) ao jornal "Debate", na sua edição de 27 de Abril de 2015.

Felício Zacarias, quem não o conhece o «Velho Leão»?



«O Governo abdicou da sua função de prover bens e serviços para a população e limitou-se a obedecer o seu líder, e o resultado disto é que houve recrudescimento da insatisfação popular porque as promessas prometidas não eram implementadas, com enfoque para os sectores dos transportes, água, infra-estruturas, alimentar, educação e saúde, que não registaram melhorias.»
«Nyusi está a renovar o partido com vista a fazer dele mais dialogante e desta forma criar alicerces para o fortalecimento da democracia.»
«[…]é preciso que haja uma renovação ideológica para eliminar o medo que ainda persiste em alguns membros.»
«Volvidos mais de 100 dias de governação, há sinais de melhorias e funcionalidade das instituições políticas e públicas, porque há uma cedência e acomodação de algumas exigências da oposição e da sociedade civil, o que anteriormente era impensável.»
«Na altura que havia liberdade de expressão, poder e autonomia, os governantes tomavam decisões e não esperavam pela ordem central para elaborar, implementar e ou buscar par­cerias para colmatar o défice financeiro para a materialização de qualquer projecto de de­senvolvimento no nosso território.»
Dediquei um tempinho à estas passagens dos ditos do FZ ao "Debate". Esta mesma entrevista já foi objecto de outros comentários ou "análises". Eu não vou analisar. Vou comentar, com o foco nas passagens aqui citadas.
O FZ foi Governador na administração de Joaquim Chissano e Ministro na administração de Armando Guebuza. Quando ele diz «[N]a altura que havia liberdade de expressão, poder e autonomia, os governantes tomavam decisões…», a que altura se refere? Quando é que na Frelimo não houve «liberdade de expressão»? Na Frelimo, o FZ nunca foi coibido por ninguém a exprimir o seu pensamento. Ele está claramente a mentir, como todos os outros que se expressam no mesmo diapasão! A percepção de que Armando Guebuza coarctou a liberdade de expressão dos seus camaradas não passa disso: percepção. Realidade nunca foi. Aliás, como poderiam essas pessoas falarem da "falta de liberdade de expressão" se não houvesse liberdade para falarem? O que não verdade ocorreu foi que Guebuza não acomodou os seus críticos internos do jeito que eles desejavam serem acomodados. Deixar-os falar, ele (Guebuza) sempre deixou; e acatou, quando considerou útil o que diziam.
«[…]houve recrudescimento da insatisfação popular porque as promessas prometidas não eram implementadas, com enfoque para os sectores dos transportes, água, infra-estruturas, alimentar, educação e saúde, que não registaram melhorias.» Aqui, o FZ está a denunciar-se a si próprio como alguém que conspirou silenciosamente contra Armando Guebuza. Com efeito, na altura a que ele se refere nesta passagem, ele era Ministro de Obras Públicas e Habitação, que era a entidade do Governo responsável pela formulação, implementação e direcção das políticas de habitação, infra-estruturas e abastecimento da água. Como Ministro do pelouro, ele era não apenas gestor, mas antes de mais um conselheiro do Presidente da República em assuntos ligados à habitação, infra-estruturas e abastecimento da água. Ele (FZ) não desempenhou este papel e agora aparece em público a justificar o seu próprio fracasso. Os fracassos não para serem justificados, mas sim reconhecidos e assumidos com responsabilidade. Quando o FZ se distancia dos fracassos registados no tempo quando ele era governante, atirando covardemente culpas dos erros cometidos aos outros, ele está denunciar o seu alto grau de desonestidade. Ajudou a estragar, deixando estragar. Quedou-se simplesmente pelo aproveitamento das facilidades que os cargos que ocupou lhe proporcionaram—de modo que hoje ele é "empresário"*—e mandou passear todo o mundo, incluindo aqueles que lhe convidaram para fazer parte das suas equipas governamentai, nomeadamente Joaquim Chissano e Armando Guebuza.
É muito arrepiante saber que uma pessoa que alguma vez confiamos pode virar tão covarde e ingrato assim! E o Guebuza aprendeu a lição, e a passou ao Filipe Nyusi, mesmo publicamente, quando na decurso da IV Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo disse:
«[…]quando nos elogiam, é porque querem que continuemos a errar.»
«Nyusi está a renovar o partido com vista a fazer dele mais dialogante e desta forma criar alicerces para o fortalecimento da democracia… é preciso que haja uma renovação ideológica para eliminar o medo que ainda persiste em alguns membros… Volvidos mais de 100 dias de governação, há sinais de melhorias e funcionalidade das instituições políticas e públicas, porque há uma cedência e acomodação de algumas exigências da oposição e da sociedade civil, o que anteriormente era impensável». Isto denuncia que o FZ quer fazer uma nova vítima emFilipe Nyusi. Trata-se de uma atitude de busca de aproximação com o actual líder da Frelimo, para repetir com este o ciclo de traições que FZ perpetrou contra os anteriores líderes. Gente como este "camarada" não merece confiança de ninguém. É só deixar falar e olhar, no respeito pelos seus direitos constitucionais. Levar a sério um indivíduo como FZ é equivalente a suicidar-se!
Na Frelimo, feliz ou infelizmente, há outras pessoas como FZ (e.g. Sérgio Vieira, Jorge Rebelo—este considerado por alguns de nós como «reserva moral da Frelimo»—Óscar Monteiro, Teodato Hunguana, entre outros). Se o Filipe Nyusi cometer a asneiras de confiar nestas e outras pessoas assim para a dita «renovação ideológica» da Frelimo, aposto que não terá sorte diferente dos seus antecessores, a saber: Samora Machel era teimoso e até «morreu por causa da sua teimosia»; Joaquim Chissano «deixou andar» e foi afastado da liderança da Frelimo por causa disso; Armando Guebuza «não deixou falar, reprimiu e isolou» militantes proeminentes e foi obrigado a renunciar por causa disso. Não é exercício difícil adivinhar o que Filipe Nyusi ser, principalmente se não «acomodar» estas pessoas e as suas ideias sempre melhores e actuais para todas as situações.
Mas atenção: a crítica que estas pessoas fazem não deixa de ter mérito por vir delas; uma coisa é a opinião das pessoas, outra coisa são as próprias pessoas. Num debate de ideias que se quer profícuo, é preciso separar as pessoas das suas ideias e avaliar a validade dessas ideias com o cuidado necessário para avaliação não fique contaminada pelo sentimento que se tem sobre as pessoas. Por isso eu tenho dito: há sempre sempre boas coisas escondidas entre as coisas que detestamos.
---
Ps: "empresário"* = na realidade FZ não é um verdadeiro empresário. Ele tem participações em empresas de capitais estrangeiros que operam em Moçambique, na área de mineração de carvão, bauxite e gemas (pedras preciosas). Neste tipo de empresas, os moçambicanos não passam de mero facilitadores da pilhagem dos nossos recursos por empresas estrangeira. Pouco ou nada entendem os nossos compatriotas sobre as operações reais das empresas de que são "accionistas", de modo que se quedam por satisfeitos com as migalhas que são passadas no acto da "distribuição" de lucros. É um cenário triste, este! Ainda temos muito caminho para andar até sabermos tomar bem conta dos negócios chorudos que se f azem com custa dos nossos recursos. Até lá, o país pouco ou nada ganhará com exploração dos nossos recursos naturais por outrem. Sermos accionistas em empresas de capitais estrangeiros que operam no nosso país não é garantia de que obtenção de algum ganho para nós. Ter conhecimento do que se faz, como para quê e porquê, isto é, ter o "know-how" e o "know-why", é que é fundamental para assegurarmos ganhos com a exploração dos nossos recursos.

  • Neves Mabote Desapareceram com o tipo pah. saudades do velhote...
    3 h · Gosto · 1
  • Neves Mabote Devia estar no governo de Nyusi.
    3 h · Gosto · 1
  • Alberto Macome Presidente Samora,cantava(kumbula,aloko unga kumbuli mina na kumbula,etc.) obgdo Nhecuta Phambany Khossa eJuliao Joao Cumbane.
    3 h · Gosto · 1
  • Papak KC Saudades do Tio ZACA
    2 h · Gosto
  • Filimao Suaze Amigo Juliao, obrigado por me integrar. Eu tenho ouvido com muito cuidado e atenção os meus antigos governantes E alguns ate se referindo aos pelouros que dirigiam. Muitas vezes me pergunto se constitui ética ou não criticar o que os governantes seguintes fizeram sem começarem por nos dizer em que estagio eles deixaram as mesmas coisas. Por exemplo Ja ouvi coisas que me assustaram ditas por uma ex governante da área da educação. Nao comentarei o Felicio Zacarias pois li a emtrevista dele e a enquadrarei nas tantas dos ex governantes que, como referi, pecam por nao começarem com um relato do tipo eu encontrei as coisas aqui, levei-as ate ali mas alguem chegou e as recuou para aqui. Enquanto a abordagem nao for completa desta forma, continuarei lendo estas entrevistas ensaiando silencio e tenho me dado bem nisso. Comentar governação depois de se ter sido governante não deve ser tarefa fácil e sobretudo quando não ha registo de termos abandonado certo cargo ou função por não concordamos com alguma coisa, Havendo casos ate dos que foram exonerados por algum desafinamento. Cumprimos o mandato ou os mandatos e no fim, ja ca de fora, lançamos farpas...!. Grande abraço mais velho e bom fim de semana longo.
    2 h · Gosto · 6
  • Azarias Felisberto Nos meus tempos a adulaçao , lambibotismo ou beijamao eram excepção mas agora é moda .
    2 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Filimao Suaze, obrigado pela intervenção e por não reprimires a minha invasão do "teu espaço". Criticar não é mau. Desreponsabilizar.se e diabolizar outrem é que é mau. Nesta entrevista, o nosso camarada FZ desresponsabiliza e diaboliza Armando Guebuza. Não ético, nem mesmo em política. O que ele pensa que o Filipe Nyusi vai pensar dele? O que é que o FZ pretende ao falar como o fez de processos em que ele participou directamente. Por que não se demitiu, se é que se entiu tão incomodo com o modo de ser e estar das coisas no tempo é que ele foi governante. Tal como dizes, ele que nos diga a todos o que foi que ele fez ou não conseguiu fazer, porque alguém não lhe deixou fazer. Não é a crítica que eu questiono, mas sim o seu mérito. Infelizmente, é comum vermos ex-governantes a desresponsabilizarem-se dos erros cometidos no tempo quando estiveram no poleiro. Talvez eles nem saibam, mas se descredibilizam publicamente. É triste ter "camaradas" assim!
    2 h · Gosto
  • Elvino Dias O mano Suaze tem o seu quinhão de culpa no retrocesso do nosso País
    2 h · Gosto · 1
  • Nhecuta Phambany Khossa Prefiro olhar. Sou um tipo muito informado e não quero entrar neste debate.
    1 h · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Elvino Dias, eu gostaria que tu discutisses os assuntos e não as pessoas. Pedi-te isto inúmeras vezes. Tens grande dificuldade em debater o mérito dos assuntos. No lugar disso, procuras sempre alguém para responsabilizares. Esse teu comportamento é exactamente o que motivou a reflexão exposta neste 'post'. Não fica bem a ti, como jurista, não debater assuntos e atacar pessoas. Que culpa vês noFilimao Suaze, que nunca foi governante deste país, para justificar o ataque que diriges a ele a partir desta plataforma? São pessoas com comportamento como o teu, que vêem culpas só nos actos dos outros, desresponsabilizando-se a si próprias, que causam maior dano a este país. Já que estás a pedir isso aqui, deixa-me dizer-te, Elvino Dias, que tu não és diferente, em termos de comportamento no debate de ideias, do FZ e dos demais mencionados junto com ele (FZ) neste 'post'! Isto já é um ataque contra ti, Elvino Dias, porque estás a quebrar a regra básica de debate: discutir o mérito dos assuntos trazidos ao debate e não as pessoas que trazem esses assuntos!
    1 h · Gosto · 1
  • Elvino Dias Obrigado pela critica irmao. Prometo mudar
    1 h · Gosto · 1
  • Julião João Cumbane Nhecuta Phambany Khossa, abstenha-te do debate, se não te interessa. As razãos são só tuas. Agora, insinuares que as pessoas que estão a participar trocando opiniões aqui são pouco informadas, é no mínmo pedantesco! Será que tens mais informação do que qualquer uma das pessoas que verteram o seu pensamento aqui?!...
    1 h · Gosto · 2
  • Joaquim Joao Correia nao comento
    1 h · Gosto
  • Nhecuta Phambany Khossa Julião João Cumbane, não vou comentar. Mantenho a minha posição.
    1 h · Gosto
  • Julião João Cumbane Sim, Nhecuta Phambany Khossa, não comenta, não querendo. Porém, não desqualifica que comenta! Isso mata a "conversa". E já agora, que utilidade achas que tem um conhecimento que não é partilhado, quando é necessário? Ser privilegiado na obtenção da «muita informação» ajuda a fazer melhor Moçambique?...
    1 h · Gosto · 1
  • Nhecuta Phambany Khossa Julião João Cumbane, não confunda conhecimento com posse de informação. Eu apenas disse que sou um tipo bem informado.
    1 h · Gosto
  • Nhecuta Phambany Khossa E nada mais tenho a dizer.
    1 h · Gosto
  • Julião João Cumbane E assim vai o nosso Moçambique, caro Nhecuta Phambany Khossa! De "Phambany" não há sinal nítido neste Moçambique! E os culpados não são os chefes. Somo nós todos. Aliás, os chefes saiem dentre nós todos! Então por que reclamamos?!...
  • Antonio Martins Tudo jogo sujo.
  • Chillmak Holding O poder Corrompe.... O puder absoulto, corrompe absolutamente.... digo nas entrelinhas!!!!

Sem comentários: