sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Frelimo já esta a discutir como evitar que Afonso Dhlakama e a Renamo cheguem ao poder em 2019

6 hrs · Edited · 
Um Presidente desfocado e…a prazo
A Frelimo já esta a discutir como evitar que Afonso Dhlakama e a Renamo cheguem ao poder em 2019. A discussão esta a acontecer num círculo muito restrito e parte de uma constatação: Nyusy foi uma escolha enganosa. Ele não tem tarimba nem génio para aguentar cinco anos em estado de graça. Não tem método e passa boa parte do tempo a tratar de coisas triviais da sua vida privada. Ainda não há nomes: procura-se um visionário, alguém com algum pendor maquiavélico como Guebuza mas também focado em coisas concretas da governação.

Guebuza tinha os seus males e disso ninguém vai esquecer. Mas seu governo estava focado em coisas mais palpáveis como o combate a pobreza, se bem que isso também foi herança de políticas de Bretton Woods. E, em menos de 100 dias, ele retirou da cartola coisas como os 7 milhões, engendrou a ideia do Distrito como polo de desenvolvimento e inventou as presidências aberta para justificar aquelas medidas, cujo impacto ainda esta por analisar. Todos sabemos que os 7 milhões beneficiaram elites locais aliadas ao partido, sedimentando a sua influência em zonas recônditas: e as presidências abertas foram também de duvidosa eficácia. Em suma, o mérito das políticas e ações aqui referidas ainda esta por ser feita de uma forma mais metódica. Mas ninguém duvida desse seu foco, que coexistia com a promoção de oportunidades de acumulação de capital para si e para outros membros das elites.
Agora, Nyusi anda ai a deriva. Suas presidências abertas não tem foco. E o programa quinquenal do Governo, como bem disse o Amad Suca (porta-voz da sociedade civil para a sessão do Observatório de Desenvolvimento) hoje na TVM, esta completamente difusa. Se o inimigo anterior era um problema palpável, a pobreza, agora a tónica central eh a promessa da melhoria das condições de vida. Mas como chegar la, ainda não esta devidamente explicado. No Brasil, para fazer um paralelismo, Lula identificou a fome como o mau da fita e implementou o programa bolsa família para combate-la. Isso permitiu uma mobilidade social e bolsas de geração de riqueza (nao tragam o debate da operação Lava-Jato, que isso eh outra discussão). Mas Nyusi esta ainda ai a deriva. Ele não tem dois dedos de testa, dizem muitos dos seus correlegionarios. Seu governo também não eh nada de jeito e seu discurso inaugural foi uma promessa, caída agora em saco roto. Na Frelimo, a vitória prepara-se, a vitória organiza-se. Nyusi poderá ficar na história de Moçambique como o presidente que menos anos tera governado.
PS : Esta semana o Presidente Nyusi foi com seus carros protocolares conversar com Joaquim Chissano e Armando Guebuza em suas casas. Pensei que havia um protocolo rígido em Moçambique...mas...
  • 100 people like this.
  • Noe Nhantumbo A Frelimo tem dono como diz Marcelino dos Santos...FJN sobreviverá porque representa um dos donos...
    6 hrs · 7
  • Elsa Do Rego Sera q a proxima Presidencia sera Uma Senhora ?
  • Jorge Ferreira Não cariz para PR.Será sempre um homem sem convicções e que irá a reboque do que lhe dizem.Não tem carisma de um líder.
  • Eduardo Sigaúque "Para se mudar as convicções de um homem medíocre, basta mudá-lo de lugar." (Ditado francês)
    6 hrs · 2
  • Edio Matola o quê? foi para casa dos ex-estadistas? Shameful!!!!!
  • Marcela Chivale A cagada está feita.
    6 hrs · 2
  • Gilberto Gomes Dhlakama será Presidente em Moçambique quando Deus se esquecer do que ele fez, deliberadamente, sei lá de 1976 até 1992; e de 2013 a 2014. A vitória do Nyusi foi preparada e previsível. Não obstante aos poréns, que nunca deixaram de existir numa sociedade como esta onde a oportunidade é maior e a oferta menor, Nyusi vai governar o País por 2 Mandatos.
    6 hrs · 5
  • Jose Cossa Vamos confiar nele!
    6 hrs · 4
  • Egidio Vaz Marcelo Mosse, não precisei de terminar a sua lavra para pergunta-lo isto: como você sabe que ele está desfocado e não tem tarimba? Em 100 dias? Haveria outra forma de chamar a este sentimento senão e especulação de má fé? Bem, voltarei a comentar. É possivel que mude de opinião. Se for, voltarei a pedir desculpas.
    6 hrs · 14
  • Alfredo Macuácua A "muralha" do Nyusi é a sua entourage... no dia em que se libertar do colet-de-força, o que é uma miragem, pode fazer história este jovem presidente.
    6 hrs · 6
  • Morais Correia Gilberto Gomes, o silêncio é uma virtude. O teu comentário encaixa-se no que o outro chama de 'cânticos de hossanas'. No teu caso, desfocado da perspectiva em análise, perdeste a oportunidade de colocar 'dois dedos' ou as duas mãos sobre a cabeça e elaborar raciocínio e, por obviedade, perdeste a oportunidade de ficar calado. Enfim, é democracia, não é?
    6 hrs · 1
  • Adelino Branquinho De facto, dirigir uma empresa, `e muito diferente dirigir um Pais, que se pretende que chegue a Nacao. O territorio `e imenso, as vontades de seus habitantes, sao varias, as necessidades do seu povo, diversas; como aglutinar tudo, eis a questao. As vezes, vai ser necessario, ajoelhar, mesmo que seja para rezar e pedir a um Deus qualquer, forcas para poder continuar caminhando por estes caminhos tortuosos e cheio de espinhos. `E agradavel chegar ao fim de uma representacao, e receber os aplausos sinceros e emocionados de uma plateia rigorosamente satisfeita, pela boa actuacao do seu actor predilecto.
    6 hrs · 6
  • Morais Correia Alfredo Macuacua, não tendo o presente resta sonhar com o futuro, não é?
    5 hrs · 1
  • Basilio Muhate Marcelo Mosse ha dias escreveu sobre os 100 dias e agora ja retira o merito todo, na sua argumentacao naquele post apresentou pontos importantes relativos a dossiers da nacao com os quais eu concordei, mas disse que em 100 dias nao era humanamente nem tecnicamente possivel ultrapassar aqueles dossiers. 
    Agora este post de hoje entra muito para o campo da especulacao e é dificil debater nestes termos porque eu nao sei qual é a base que o mano Mosse encontrou para afirmar que a Frelimo ja esta a discutir o tema Dhlakama e eleicoes de 2019. Se ha um circulo muito restrito a discutir algo, será que podemos concluir que a Frelimo esta a discutir o assunto ? Em que contexto? 
    Essa constatacao de que Filipe Nyusi foi uma escolha enganosa , vinda do tal circulo restrito, tambem pode ser uma percepcao enganosa, alias so pode dado o tempo de governacao.
    5 hrs · 6
  • Helder Dos Santos Luis Alguns jornalistas perdem o prestigio por fazer especulacoes e induzirem a opiniao publica a viver de BOATOS PORQUE? analises bastante tendenciosas e desprovidas de seriedade, nao e proibido "NAO TER NADA PARA POSTAR, NOS OS JOSE NINGUEM QUEREMOS APRENDER A FAZER BOAS ANALISES " com os mais experimentados com voce Mosse, Mas estou a ficar frustrado a cada dia que passa. perdoe-me ta!
    5 hrs · 4
  • Gilberto Gomes Um dos direitos consagrado na Constituição da República é este: LIBERDADE DE EXPRESSÂO/ OPINIÃO/ SUGESTÂO... Mas porque nem todos temos o mesmo previlégio... Vou pautar pelo meu silêncio e abandonar a Sala de Conferências FACEBOOK! E tendo dito muito obrigado pela atenção que me foi dada por Vossas Excelências.
  • Yanes Humberto Foi beber um pouco o saber deles!
    5 hrs · 2
  • Edson Chiziane Bem, caro Mosse estou "busy" em perceber que metodologia usou para chegar a estas conclusões tão categóricas. Busy mesmo.
    5 hrs · 2
  • Abdul Magide Sidi Hassam O Governo e FJN perderam ims noa oportunidade de galvanizar a Sociedade agora quando foi fo debate e aprovação do PES e do Orçamento 2015-16. Antes disso do Quinquenal. Seri ai que deveriam sair as grzndes lingas de desenvolvimento. O que o povo precisa é de seguranca e desenvolvimento que se faz com inclusão e ataque cerrado aos nosso males que devem ser escritos sem receios (saude educacao emprego desenvolivimento rural e urbano) . Ha que dar sinais para fora de que se quer pegar o touro pelos cornos. De uma vez por todas: os dossiers Renamo, Desmobilizados, ex RDA, Desvinculados devem ser tratados e encerrados. Transportes na cidade. Vice Ministra foi ver ETMatola. Pars que? Para ver o mesmo. Ela que ja la esteve. Vamos Fungulamasso...e actuar.
  • Moiane Telma da Gloria Concordo com Adelino Branquinho dirigir um em país não é dirigir um pais. Não basta dizer vamos acabar com a fome sem machamba pra produzir comida. Prometer fazer algo que esta acima das capacidades do estado. Ele precisa muito de aprender pra conseguir satisfazer as necessidade dos cidadãos.
  • Buene Boaventura Paulo Ninguém é isento de influências, pior quando se é presidente de um partido como Frelimo, aonde os 2 anteriores ainda vivem . e analogamente para o Presidente da República. Uma saída seria uma rotura com as duas anteriores linhas de governação, o que é muito arriscado, mas vai daí o ditado popular "quem não arrisca não petisca". A pergunta que se faz é qual é a rotura? Ora o fim da despartizacao do Estado é uma das roturas, o que colocaria a Frelimo em igualdade de circunstâncias com outros partidos e nesse contexto apenas os melhores é que vencem. O primeiro sinal da rotura seria a aceitação de debate do projecto de descentralização e de imediato passar a prática com nomeação de governadores apurados pelas Assembleias Provinciais, pois isso não conflitualidade com a CR.
  • Basilio Muhate Eu prefiro pensar que o mano Mosse esta a fazer um ataque para melhor se posicionar, o PQG tem foco sim e as Presidencias abertas (deve estar na primeira ronda) constituem uma actividade por todos nos conhecida. Não creio que o Presidente Nyusi esteja a deriva, porque os esta a usar os instrumentos ao seu dispor, esta a trabalhar e esta a perseguir os seus objectivos. O Governo é aquele que temos que agrada a uns e desagrada a outros mas temos que dar espaco as pessoas para trabalharem. 
    Nyusi podera ficar na historia por varios motivos, mas a pressa que o mano Mosse tem em ver a governacao de Nyusi fracassar (falo com base nestes 2 posts que me referi atras) tambem pode leva-lo a analises não menos emotivas. Eu prefiro o Marcelo Mosse isento e profissional.
    5 hrs · 1
  • Tiago Valoi Marcelo Mosse, respeito muito as suas opiniões, mas acho tarde demais chegar a essas conclusões. Sorry. Não conheço as suas fontes, mas penso que....
  • Noe Nhantumbo Interessante como se encosta e se afasta de uma questão por demais visível...trabalha-se a todo o gás para ganhar protagonismo mediatizado...amanha alguns dirão que foram os descobridores do caminho marítimo para a Índia...O Facebook anima por estas e outras coisas...uma coisa certa o tempo dirá quem tinha razão...
    5 hrs · 1
  • Noe Nhantumbo Interessante como se encosta e se afasta de uma questão por demais visível...trabalha-se a todo o gás para ganhar protagonismo mediatizado...amanha alguns dirão que foram os descobridores do caminho marítimo para a Índia...O Facebook anima por estas e outras coisas...uma coisa certa o tempo dirá quem tinha razão...
  • Gilberto Gomes Presados! Não façam ao outro o que nunca desejariam que vos fossem feitos... Estamos a exceder e exagerar... Sinceramente dizendo não é humano a cada dia que nasce procurar vilimpendiar a alguém... Chissano comeu 18 anos, Guebuza 10 anos e está nos doer tanto assim ver esse jovem enginheiro e a minha conterranea?
  • Egidio Vaz Terminei. Não concordo com tudo o que o Marcelo Mosse escreveu e eu digo porque:
    1-Governo de Guebuza estava focado. Sim, estava. No fortalecimento económico de seus membros. Por isso contraiu dividas avultadas para investir em sectores onde este tirariam proveito. O CIP e você mesmo Marcelo Mossebem documentaram isso. Assim, o tal desenvolvimento económico que Mçambique registou foi uma externalidade positiva e não produto do foco. E ele foi bom em vender chavões. Combate a Pobreza que nao a combateu e distrito como polo de desenvolvimento quando na verdade foi de exclusão política, que dez anos depois, nos levou de volta a guerra. Que foco?
    2- Que coisas triviais sobre as quais Nyusi se atem? Como quantifica este tempo?
    3-As visitas aos distritos estão, quanto a mim, mais humanizadas e horizontais. Mudou-se o paradigma. Não se preparam as pessoas. O discurso é expontâneo mas o programa e a estratégia estão alí: uma combinação de política partidária e administração territorial. É também nestas visitas que Nyusi busca cimentar a sua visão junto dos seus colaboradores.
    4-É verdade que certos sectores deste PQG estão completamente difusos e nao-harmonizados. EU proprio critiquei isso. Porém, esta não é a garantia do insucesso do Programa de Nyusi. Os planos anteriores resultaram em guerra, exclusão social e no enriquecimento de um sector pequenino. Esperemos pelos primeiros resultados das ideias constantes neste plano para podermos ter elementos de comparação.
    Suspeito que Mosse seja vitima de uma onda de fofoqueiros interessados em cedo, desacreditar Nyusi para fragiliza-lo a breve trecho e de facto retira-lo a possibilidade de extensao do seu segundo mandato. É o efeito de termos dois presidentes vivos e com sangue do poder a correr-lhes nas veias. É, acima de tudo, o resultado dos sequazes destes, que estão a correr de um lado para outro buzinando mesquinhices antes de esperar para ver ou ajudar quanto cedo a consertar. Conheço o esquema.
    5 hrs · 13
  • Clayton Johnam Ok. obrigado por partilhar a informacao sobre essa suposta discussao restrita. A ser verdade, esses tais camaradas estao a sofrer de uma OVERDOSE fatal de ansiedade. Chumbar um presidente nos primeiros 100 dias nunca vi! Parvoices de ocasiao!
    5 hrs · 2
  • Tiago Valoi Marcelo Mosse desta vez devo confessar te que, penso eu foste infeliz. O seu post só tem como fundamento a fofoca e promoção de intrigas. Mas acima de tudo denota uma certa incoerência da sua parte.... O resto falamos em off
    5 hrs · Edited · 2
  • Jacinto Magalhães E um ponto de vista em parte certo. O Nyusi nao parece estar enfiar as suas raizes bem fundo ainda. Esta sendo um presidente normal, tipo um funcionario que cumpre a sua rotina casa-job-casa todos dias. E as pessoas estao habituadas a presidentes assim meio enigmaticos, com gente ruminando e cogitando ideias e aliancas. Fente aprontando a serio. Parece-me presidente muito LITE e nao do tipo Guebas, claramente autoritario. Enfim, melhor ele que um tubarao insaciavel! Ajudemo-lo.
    5 hrs · 3
  • Gilberto Gomes Vamos ajudar ao Nyusi com Ideias construtivas...
    5 hrs · 1
  • Helder Culumba ...por vezes os argumentos aqui apresentados fogem da sua LINHA DE CONSISTENCIA, E NORMAL somos HUMANOS. Temos que criticar sim, nao digo que nao, mas temos que dar tempo ao NOVO COMANDO DO presidente Nyusi e NAO podemos aproveitar das suas fragilidades para classificar o seu merito de ser ou nao ser presidente certo nesta fase em que atravessamos. Os mocambicanos so ainda nao se aperceberam que apos a morte de Eduardo C. Mondlane MOCAMBIQUE VIVI DE LIDERANCAS DE EMERGENCIA. COM TODO RESPEITO! MOCAMBIQUE ENCONTRA-SE ATE HOJE NESSE ESTADO DE GOVERNACAO. Portanto, cada mocambicano devera contribuir positivamente para ser parte da evolucao sociopolitico-economico do pais. Todavia, vigiando, atentamente, os avancos porque ha muita falsidade entre nos e isso e historico!...
    5 hrs · 1
  • Gilberto Gomes Deixem lá o outro comer. Nyusi já tem um historial de liderança: foi Director-Executivo dos CFM-Norte e deu o que deu; Nyusi apoiou o Ferroviário de Nampula a atingir o Extremo no Moçambola; e foi Ministro da Defesa Nacional. E Dhlakama que vocês querem liderou oquê? Destruiu os Machimbombos Marcopolos e seus passageiros; Matou em homoine, matou sei lá aonde e transformou a linha-férrea de sena em ponte-cais, e etc...
  • Nkuyengany Produções Você Gomes também pah!
  • Donaldo Chongo Eish, isto ainda vai animar.
  • Sic Spirou Alguém vaticinou (aliás me disse em privado ) que Nyusi ainda vai ter dias de doer. Não acreditei nisso e nem faz um mês que fui dito. Seria Seria a primeira vez que um presidente não renova "automaticamente" o seu mandato.
  • Elidio Cuco Penso que eh preciso dar tempo para o homem trabalhar, neste momento ele precisa de apoio de todos nos. certamento 100 dias sao poucos para comecarmos a fazer as contas.
    4 hrs · 2
  • Maria Margarida Chaves Marques É muito cedo para emitir uma opinião informada. Embora tenha algumas preocupações relativas ao PQG (nomeadamente no que respeita à atribuição de DUATs familiares versus DUATs para as comunidades) considero que este Presidente e o seu governo necessitam de muito mais que 100 dias para podermos chegar a conclusões baseadas em evidências. Vamos ver o que acontece no primeiro ano de governação. A gestão dos recursos naturais, em particular da terra é crucial.
    4 hrs · 2
  • Nkuyengany Produções se o Enginheiro até tem filho Milionàrio là em casa dele là
    4 hrs · 1
  • Nkuyengany Produções e ainda sò tem 100 Dias por aì....
    4 hrs · 1
  • Nkuyengany Produções e se ele não controla filho dele là no quintal dele...imagina a malta que "somos" da Mafalala...O Sapo que o diga pah!
    4 hrs · 3
  • Gilberto Gomes Alguns conheceram Dhlakama em Show-micios, mas eu e alguns conhecemos Dhlakama em matanças e carni-ficinas, pilhagens, sabotagens, destruiçoes, massacres, assassinatos, violaçao de mulheres e crianças, e genocídios.,
    4 hrs · 1
  • Emidio Manjate Tenho admiracao pelo caro MM, se me permite o short form, e muito assustador o que por vezes escreve, a Frelimo e um partido organizado que sendo composto por seres humanos e susceptivel de varias sensibiliades, mas nao faz da Frelimo um partido de deliquentes.
  • Jose Eduardo Recinheco o merito que Mosse tem de levantar assuntos que sobre eles vale a pena debater. Porem, tem o demerito de nao mais aparecer para contra argumentar, ficando a ideia de nao ter mais ideias sobre os assuntos que ele proprio levantou. Se ele reaparecesse, dava mais luz e animaçao ao debate.
  • Jorge Jone Nyusi diferentemente de Guebuza, soube que ia ser candidato a presidente da República escassos meses antes das eleições. Guebuza teve tempo de pensar em como tudo poderia ser durante 2 longos anos. Devemos considerar todo tipo de variáveis quando fazemos comparações, sob pena de sermos injustos. Guebuza não ajudou o seu sucessor ao atrasar a sua indicação de forma quase que inexplicável. Aproveitemos o carácter aberto do Nyusi para ajudá-lo a ser um presidente, que entre para a história, como um dos que mais se preocupou com o bem estar do povo.
  • Marcelo Mosse Jose Eduardo, nao me pede para contra argumentar tudo o que aqui eh dito. Nao tenho estaleca para responder a comentarios como o do Egidio Vaz, que mostra uma leitura preconceituosa do meu texto...e do meu amigo Basilio, que de repente some de circulacao quanto eu comeco a rebater seus comentarios. Era nice se os comentarios se cingissem apenas ao que eu disse e nao aquilo que os amigos imaginam que eu disse.
    3 hrs · Edited · 7
  • Jose Eduardo Mesmo que nao fosse a todos (alguns mal intencionados), poderia pelo menos fazer a escolha dos que merecem resposta. Estamos juntos para o cruzamento de ideias e pensamentos para o bem do nosso Mocambique..
    3 hrs · 1
  • Marcelo Mosse Mas Ok...vamos analisar o Nyusi por outro angulo. Meia duzia de militantes sacrificou suas cabecas naquele domingo sangrento para que ele assumisse a lideranca do Partido. Entao, eu esperava que ele assumisse de facto essa lideranca.Quem assumi novas funcoes numa organizacao tem de impor suas ideais...era urgente que Nyusi convocasse um Comite Central Extraordinario para marcar o inicio de uma nova etapa, fazendo uma especie de corte epistemologico com o anterior regime, removendo a matriz do lambebostismo que caracterizou a lideranca de Guebuza na Frelimo. Ele podia convocar um reuniao de quadros para se discutir abertamente o que a Frelimo pretende fazer do pais, mas uma reuniao de discussao aberta e nao aqueles monologos castrenses do Guebuza...ele podia ter ja mudado as pedras do secretariado do Comite Central para colocar pessoas com base na competencia e no merito e nao esses cultores do viva, viva. Sei que o nome que ja esta decidido para liderar o Secretariado Geral eh nome de uma pessoa competente, experiente e capaz, mas creio que uma ruptura ja devia ter sido feita.
    3 hrs · 3
  • Faruck Jussubo Daudo Marcelo Mosse tu sabes bem mesmo que correr não é chegar,antes de fazeres algo é necessário analisar em todos os ângulos e nada de fazer coisas a correr e por emoção, mudanças cautelosas tem mais efeito prolongado a longo prazo e tbm não podes pensar que ao fazer o que tu gostarias é porque a governação está ser boa, deve sim agradar ao povo, aprende e sei que mudanças de testemunho há muita coisa a organizar,só p citar um exemplo Obama melhorou a economia e desemprego dos EUA neste segundo mandato k está prestes a findar, por isso acho muito cedo avaliar a governação do nhusy, todos estamos atento a verificar porque temos os indicadores, que vamos usar p medir o desempenho da sua governação.
    3 hrs · 3
  • Jonatane Simango Marcelo Mosse, não desista de contra argumentar, ninguém é dono da verdade. O Egidio Vaz levanta aspetos dos quais concordo, penso que ressaltar aspectos positivos da governação de Guebuza para demonstrar o fracasso de Nyusi, uma parodia. Depois de um inicio pragmático, Nyusi deixou-se levar pela linha partidária que ainda tem muito de Guebuza. A lua de mel acabou, tal como nos casamentos, é agora que Nyusi tem de convencer e escolher o seu caminho.
    2 hrs · 1
  • Marcelo Mosse Se ler bem....Jonatane Simango eu nao disse que os 7 milhoes foram um sucesso...nem disse que a pobreza foi reduzida...leia bem...vai ver que eu disse que o Guebuzimo promeveu seus apetites de acumulacao, seus e de algumas minorias. Mas sua governacao tinha uma bandeira...um foco..um inimigo...se bem que isso podia responder ao seu maquiavelismo...agora com Nyusi nao se ve um foco...
    2 hrs · Edited · 2
  • Abdul Magide Sidi Hassam A questao que se coloca nesta conversa toda, conversa extremamente interessante. O que falta sao mudanças relevantes que se podem ver e sentir no modelo e estilo de governação. Por exemplo: como dar continuidade aos 7 milhões? Como acabar com os famosos "My Loves" nas cidades? etc..etc... Da mesma forma que se mudaram os ministros, há que mudar as outras pecas, em particular no Partido. As organzacoes sao pessoas, que asseguram com a sua maneira de ser e interesses um funcionamento mais celere da maquina e um resultado para o interese do povo.
    2 hrs · 1
  • Paulo Besteleve Besteleve Gilberto Gomes diga obrigado Dhalakama pela democracia, divido que terias essa liberdade com regime socialista que a frelimo defendia.
  • Gilberto Gomes Paulo, aprendeste aonde isso? Samora em vida já falava da democracia... Democracia foi uma palavra de ordem que a renamo teve através dos que financiavam a guerrilha para irem falar em roma... Dentro da renamo há democracia? Aquela guerrilha tinha como objectivo destruir o que o colono tinha deixado... A exemplo da linha-férrea de sena e por um tríz a barragem de cahora bassa... Esta não foi porque os interesses eram comuns...
  • Frank Gemo 2019? Porquê é que, nós o povo moçambicano, teríamos que aguentar todo esse tempo?
  • Paulo Besteleve Besteleve Não é verdade destruir em troca dé?.
  • Adrian Magoo Marcelo Mosse, permita-me que eu comente o argumento deGilberto Gomes, antes do teu post: Negar o merito do multipartidarismo e “pluralismo de ideias” à Renamo é o mesmo que negar o merito a Frelimo de ter conquistado a independencia. Se S. Machel ja defendia a Democracia, as Nações Unidas ja defendiam a independencia aos territorios africanos ocupados pelas naçoes europeias muito antes de 1964.
    Essas caracteristicas de Nhusi é tudo e menos nada que Guebuza esperava. Desse jeito, AEG nao será lembrado como o pior chefe de Estado.
  • Carlos Caluma Eu estou preocupado com esta sociedade civil que nao sabe questionar,nem muito menos, se questionar. No mandato de Guebuza, reclamavam dando todos os adjectivos, agora eh Yusi, tambem nao serve, sinceramente, que chamem Deus para governar.
    1 hr · 1
  • Pascoal Isaias Egidio Vaz secundo-o. Mas há vários aspectos a analisar, sendo:

    Nyusi entrou em tempo de conflicto com a Renamo e baixou os ânimos do DHL; teve inundações terríveis e está gerir, teve mortes em Xitima e governou 100 dias sem orçamento.

    Nyusi nas suas poucas presidências abertas está discutir com agricultores e camponeses....E disse: que ninguém se alimenta de carvão e gás. Logo está indicar que a agricultura tem enfoque na sua agenda. Visitou escolas primárias e 20 dias depois pôs 500 carteiras que em 3 turnos tiram 3.000 crianças do chão.

    Marcelo Mosse tenho lido seus post porque é eloquente na sua abordagem, mas este parece que alguem usou a sua mão na sua página
  • Jorge Silva Só deste modo se sairá deste tipo de troca de pontos de vista
  • Gilberto Gomes Que chamem Deus sim. Estou de acordo e voto a favor.
  • Nelsoncarlos Tamele Holalala! Mal comecou ja esta apanhar! A opiniao publica ainda vai governar neste pais!
    1 hr · 1
  • Luís Loforte Meus amigos, em tempo de mudança geracional, 100 dias de graça é pouco. Lutemos todos para que Nyusi consiga, em primeiro lugar, uma autonomia de pensamento e de acção, e só depois disso o julgarmos. Infelizmente, ele está amarrado a muitas teias, a primeira e mais perniciosa das quais a dos "tios" do planalto. Acredito que que Nyusi tem jovens capazes no governo, mas que deverão ter liberdade de opinar e de agir. O dos Transportes e Comunicações, da Educação, das Obras Públicas e do Mar serão, provavelmente, a ponta do iceberg de algumas valências do executivo. Agora, o que ele parece não ter sido sagaz foi na indicação dos seus assessores na presidência, o pior dos quais é periquito que foi da STV.
  • Buene Boaventura Paulo Há pronunciamentos que nos impelem a um choro colectivo; dizer "... O povo não come carvão nem gás" como sinónimo de que a agricultura deve jogar a primasia na nossa economia é no mínimo falta de bom senso. Não devemos banalizar o seu e já temos, pois é um ganho. Quantas vezes compramos o que queremos com o dinheiro que temos no bolso? Mas em nenhuma circunstância as notas no bolso por si só viram pão que precisamos ou outro bem. O gás e o carvão quando bem gerido vai trazer riquezas para todos nós e vamos suprir muitas necessidades, mas não podemos nos agarramos apenas no carvão e gás, negligenciando a agricultura. Quanto às carteiras, ficaria satisfeito saber que o plano do Ministério da Educação é colocar X carteiras ao longo do ano nas províncias X, y, z e não como seguimento da visita do presidente aquela escola, na qual se viu que os alunos sentam no chão. Este é um protagonismo barato e não do nível do Presidente ou Ministro, talvez de uma ONG ou Fundação qualquer.
  • Zekeene Chichava Me desculpe GRANDE Marcelo Mosse, estamos a muito pouco tempo de governaçao e devias esperar um pouco mais para fazer esta observaçao, sou seu seguidor fiel e muitas vezes concordo consigo... Boa noite
  • Nilton Mucavel ha aqui muita mandioca. 
    vou guarda la pra cozer depois
  • Mariaolinda Silva Eu nao vivo em Mocambique mas sou Mocambicana adoro meu pais se esta acontecer isso me intristice e una pena che nosso pais esta assim em baixo

Sem comentários: