quarta-feira, 20 de maio de 2015

A Makonde Airlines pode não ser uma empresa de Filipe Jacinto Nyusi mas é um empreendimento a ele ligado

    • Vem ai Maconde Airlines
      Ontem, quando o Comandante Joao Abreu, Presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), anunciou a entrada de novos operadores aéreos em Mocambique, nomeadamente a FlyAfrica e a Mais, ele disse que havia um terceiro operador também em fase de licenciamento mas não revelou o nome dessa empresa. Referiu apenas que se tratava de uma empresa que vai operar com helicópteros. Eu estou em condições de dar uma ajudazinha ao Comandante Abreu e revelar o nome dessa empresa: chama-se Makond Airlines. Depois de nossa mudança para economia de mercado, todos os Presidentes da Republica tiveram suas ramificações empresariais. Joaquim Chissano foi muito comedido nisso. Seus filhos, porem, não viram mãos a medir. Armando Guebuza foi mais arrojado.

      Há poucos dias, eu escrevi que no CV de Nyusi não havia bullet point com registo de propriedade mas seus filhos já andavam em carros de luxo ostentando símbolos de riqueza. Pois a Makond pode não ser uma empresa de Filipe Jacinto Nyusi mas eh um empreendimento a ele ligado. E muitos mais projectos com a marca Maconde vem ai. Daqui em diante, da para ficar atento e ver a natureza de contratos que a novel companhia vai ter. Para monitorarmos essas coisas chatas de conflito de interesses. O silencio de Abreu relativamente a esse nome diz muita coisa, não diz?

      • 123 people like this.
      • Rob Sau Makond bem vindo!
      • Jasmin Rodrigues Tenho a impressao de ja ter visto este filme....Mocambique ja parece a Dstv....
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      • Sic Spirou 100 dias passaram de governo e já estão a sair os empreendimentos...heheheh
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      • Mauro Manhica O povo maravilhoso tem os dirigentes que merece.
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      • Remane Abudo A ver vamos
      • Carlos Tchabana Sinceramente...
      • Santos F. Chitsungo Vem ai aquele refrao...
      • Ney Markel Nem 6 meses tem no poder ,shiiii
      • Silfem Mandlate Melhor nem comentar...
      • Buene Boaventura Paulo Ha sawu Mosse, o que dizes é verdade? Bem o contrário desta prática seria anormal em África. Está ser muito difícil desprender mos no sítio aonde está enterrado o nosso rabo
      • Toneco Cabral Essa companhia ja Existia antes do presidente Actual tomar posse, ora...!
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      • Manuel Carlos Zacarias E agora qual é o passo a seguir?
      • Fausto Quinhas So espero q a companhia de nacional de canto e danca nao mude de nome para Maconde dancing. Ja q macondes vao tatuar mocambique em tudo.
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      • Eurico Maoze Makond!
      • Maria Do Carmo Manjate Nada a fazer.....chegou o tempo deles. É so engolir sapos vivos e escorregadios por mais cinco anos!
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      • Celio Nhantumbo E a vida! ...
      • El Patriota Makonde???? Nao havia outro nome???? Este nao me soa bem para uma empresa. Sugere tribalismo... ate parece que foi criada de e para pessoas de Mueda.
      • Damiao Cumbane Makond. .. Um nome em tudo tribal... E são os mesmos que volta e meia apregoam a Unidade Nacional quando eles são tribalistas e promotores de tribalismo. Não basta roubar, até nos dizem em nome de que tribo moçambicana os roubos passarão a ser feitos.... é a vez deles.
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      • Egidio Vaz Makond...estou atento
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      • Maria Do Carmo Manjate A nossa opiniao nao conta El Patriota, ate porque nao fomos e nunca seremos consultados.
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      • Linette Olofsson ainda mais vem por aí! razão das fraudes eleitorais.
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      • Helder Timane Ainda lode vir a seguir a "MakonAir"... Nao me espantaria...
      • Rrg Magaia Eish' isto vai de mal a pior ,,, só credibilidade aos pronunciamentos dum Sr' que terá dito que não devemos nos preocupar com seus enriquecimentos pois libertaram este país ...
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      • Rrg Magaia Quis dizer : só credibilza ...
      • Nico Bernardo Muneme Hummmmm já começaram, por mim digo mais valia para Moçambicanos por a LAM não poderá mais monopolizar o mercado aéreo. Se são ou não de Macondes a Makond airsline isso deixemos de lado porque irá levar-nos a análises tribais como esses do Marcelo Mosse. Mas lembrem-se que durante anos e anos à presidência esteve na zona Sul, agora "chegou tempo deles" como disse Maria Do Carmo Manjate.
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      • Nelson Rede Eu sinceramente e com todo o respeito nao vejo nenhum mal nisso a nao ser que estejam a omitir algum dado novo e turbulento.
      • Eh deveras estranho, subir ao poder um Makonde, testa de ferro de outro Makonde veterano da LALN, e logo a seguir, surgir uma empresa com o nome Makond no ramo do transporte aereo, licenciada sem que fosse revelado o seu nome. O porque de terem escondido o nome? O porque de muita coincidencia, aparecer uma transportadora aerea com o nome Makond, logo quando surge um PR makonde? Acho que o disfarce nao lhes ficava mal. O homem das comissoes ao menos tentava disfarcar os nomes, agora faze-lo desta maneira?? Makond Airlines a mostrar que sao eles eh demais pah.
      • Nico Bernardo Muneme Humildemente vos digo, cada um com seu ponto de vista. Quando era Guebuza também especulações não faltaram. Mesmo se fosse qualquer um isso não iria faltar, até se Dhlakhama ganhasse também surgiriam esse tipo de assuntos. Cada um faz a sua parte. Até se fosse um de nós aqui também iria fazer algo semelhante.
      • Claudio Fernando Matusse Matusse Este país?...eu já não....outras coisas.
      • Lewis Nyar Mamamia
      • Vieira Otílio Otílio A Empresa Makonde, existe muito antes de Nyusi ser Presidente e já está a operar sem restrições.
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      • Octávio Mangalo So para corrigir, é IACM, Instituto de Aviação Civil de Moçambique. A Makond existe antes de se pensar que nhussi seria candidato à presidência da República. Opera em voos turísticos, filmagens, etc ja a bastante tempo. Nao mintamos pelo menos qto a isso.
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        • Homer Wolf Ok, vamos admitir que ja' existe ha' tempos. Mas Nyusi tem efectivamente alguma relacao com ela?
      • Vieira Otílio Otílio Neste aspecto Marcelo Mosse foi infeliz .
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      • Francey Zeúte Este me lembra um improvisado EMATUM....KKKKKK
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      • Stelio Chipasso Desculpa eu conheço o dono desta companhia e já existia a muito mas tempo até ajudou no fornecimento de material de votação nas últimas eleições
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      • Arlindo Cossa Eishhhhh...
      • Armindo Manjate Com nomes como esses Makond Airlines acabas concordando com a divisao disto defenitivament.
      • Amarildo Chale Mais uma vez estamos entregues neste país.
      • Makonde Nangashinu Ntaluma A grandeza do nome não é por causa do Nhyusi, no mundo há empresas com a marca Makonde, Agora a proveniência da mola é outra historia. hixxx minha deusa......
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      • Maya Montanha Bom se ainda existe um nome por anúmciar diferente deste esperamos eu só não quero morrer, mas quero viajar.
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      • Armistício Mulande O processo de licenciamento de uma concessão para o transporte aéreo deve levar muito tempo. Isso quer dizer que o governo anterior já havia começado este processo...há que diz que o governo anterior estava preso à LAM e que não queria liberalizar. Será isso verdade?
        Agora, esta coisa de Makond foi mesmo de mau gosto. Não podiam ter escolhido outro nome?
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      • Jaime Cumbana A Quionga Energy se enquadra nesses projectos com a marca Maconde.
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      A solução para a LAM eh ela ser vendida. Ou optar-se pela via que a angolana TAAG tomou: entregar a gestão a companhias mais robustas como a Emirates. Os angolanos, depois de muitos anos de fingimento, chegaram a conclusão de que sua gestão da TAGG era sofrida. Caótica. Sem rumo, apesar dos petrodólares. 
      No nosso caso, a ideia de que a entrada de novos operadores pode elevar os padrões de qualidade das operações da LAM parece um bluff. Porque, mais uma vez, Moçambique esta a nivelar por baixo. Do pouco que li sobre a Fly Africa, parece que ela não eh daquelas companhias que Moçambique precisa para elevar a qualidade dos serviços oferecidos no transporte de passageiros pelo ar.

      Trata-se de uma low cost que não se importa de arrebanhar passageiros nos seus voos. Vezes sem conta, seus passageiros são confrontados com situações de bilhete pago mas sem garantia de lugar certo. Na Africa do Sul e no Zimbabwe, há relatos de muitas queixas de que seus serviços são maus. Em todo o lado por onde opera, ela eh acusada de dumping de preços. Criou danos a Air Zimbabwe nas rotas JHB Vick Falls e Harare/Bulawayo. Mas há que pense que esse dumping pode ter ajudado a sacudir a letargia da companhia de bandeira zimbabweana. 
      Seja como for, tratando-se de uma low cost, um efeito imediato eh a LAM baixar radicalmente o preço dos seus bilhetes, de modo a se tornar competitiva. A Fly Africa eh uma parceria entre a Fresh Air e Mike Bond, dono da defunta One Time, da Africa do Sul, com fortes conexões politicas na terra do rand. Ainda falta estabelecer quem são as suas testas de ferro em Moçambique.
      • Sic Spirou Não há bela sem senão! Hi dlawile sabe?



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      • Cremildo Nhalungo Cava mais Amosse Macamo queremos ver o fundo desse poço.
      • Hussene Algy Adamo por pouco ate o M de toda LAM se transformaria em Linha Aéreas (Moc) Marlene ainda se recordam do filme?
      • Claudino Goodyfry Alguma relacao com a visita de JZ?



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      • Rrg Magaia Eu já tinha um olhar de desconfiança a entrada destas companhias... Será uma entrada honesta ??? Espero que sim e não para mudar o nome da LAM para uma das companhias em causa ... Privatizar seria melhor .
      • Hussene Algy Adamo tudo serve desde qe operacional



      • Noto aparente contradição no post. Se antes a crítica que infringida a Lamentável, entre outras coisas, era o preço, custa acreditar , que querem alternativas à LAM que tenha preço baixo e qualidade. Vai ser uma tarefa difícil 

        Outro sim, sempre procura se agulha no palheiro, só e só para descredibilizar todo um processo, por lado, fazendo acreditar de que em Moçambique nenhum investimento pode ter sucesso sem intervenção de testa de ferro ou alianças politicas

        Afinal o que pretendemos, qualidade e baixo preço - qual é a fórmula para tal. 

        Mesmo a Europa que é tido como de exemplo de coisas boas, os low cost não tem qualidade, tal sorte que as pessoas acondicionam alguns seus pertences por baixo dos assentos que nem a LAM. Trocam pneus pessoas a espera na sala de embarque etc
      • Alfredo Macuácua Que se privatize a lam... se até a tap está no "business"...
      • El Patriota Seja como for Marcelo. O que nós (cidadãos pacatos) queremos é começar a andar de avião também. Isso de subir Boeing ser luxo tem de acabar... Este país é grande e viajar de Maputo à Lichinga ou Pemba de carro, além de ser impróprio para cardíacos é um calvário terrível! Welcome Fly Africa... We need you.



        7 · 4 h · Editado



      • A ma gestão das empresas publicas é propositada. São sacos azuis para os políticos . 

        Logo que haja vontade política a LAM vai ficar bem e sendo dirigida por moçambicanos.

        Privatizar área dos transportes é um grande risco. O grave problema dos transportes públicos deve-se em parte a "entrega" deste sector a privados. Durante vários anos o governo não investiu nos transportes públicos urbanos deixando os chapeiros fazerem a festa.



        1 · 4 h
      • O problema é depois de os pedradores deixarem cair as empresas públicas durante anos a fio como aconteceu com a TAAG, poucas soluções alternativas existem. Não sou um adepto total da solução da Emirates, mas parece que de propósito se "empurraram " e continuam a empurrar empresas públicas que poderiam ganhar competetividade se não houvesse gestão danosa, sancionada e com a cumplicidade oficial durante muito tempo. Corrupções e saques à parte, é claro que se deve acabar com este tabú do público e do privado ( na propriedade e na gestão) com um debate sério e políticas transparentes de visão....



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      • John Barnes Quem queria assumir as dívidas?



        1 · 4 h
      • Marcelo Mosse Bem visto Mario Paiva. Como angolano, deves certamente estar em condicoes de avaliar sobre se essa solucao Emirates esta a ter resultados.
      • Mahamad Hanif Mussa ...e amanha poderá ser a EDM, depois esta e mais aquela como aquelas outras do tempo das "lojas do povo" vendidas...

      • confused emoticon




      • Fly Africa tem a sua estratégia que significa oferecer um produto .... o mais baixo custo para uma grande margem de clientes. Apresentar um produto cuja característica o diferencie dos
        demais oferecidos pelos seus rivais em sua indústria....está baseada em custo ou em diferenciação, tendo como proposta
        oferecer aos clientes um produto diferenciado de acordo com suas preferências, gostos ou
        necessidades.



        1 · 3 h · Editado
      • Raul Junior no brasil voar é mais barato que viajar de ônibus. permitam mais gente entrar nos aviões, por favor. Muitos morrem de ataques sabem disso? Numca ouviram a expressão Nitafa ningakwhelanga viao/morrerei sem ter entrado/subido no avião!



      • Tema interessante Marcelo Mosse.

        Queiramos ou não, a entrada da nova companhia aérea em Moz sempre vai gerar uma diferença no sistema de transporte local, não devido a qualidade de uma ou doutra companhia mas porque simplesmente abandonamos o antigo sistema de monopólio dos serviços de transporte aéreo de passageiros. Não sou um especialista na matéria mas me parece que o primeiro grande impacto será nos preços. Acontecendo isso, ganhamos nos os utentes desses serviços e a circulação no país pode ganhar uma nova dinâmica. Hoje é um parto sem anestesia sair por exemplo de Maputo - Pemba - viajem, preço próximo ao bilhete para a Europa, consequentemente prefirimos visitar Europa no lugar daquela bela cidade/província. 

        Em relação à qualidade, aí há que se estar claro sobre o que ela é de facto e qual a causa - raiz que afecta negativamente. Provavelmente a falta de qualidade nos serviços prestados pela LAM pode ser gerada por um factor que em nada está relacionado com a competitividade externa. Por exemplo: gestão interna, corrupção, etc.. 

        Quanto a solução: a mudança do modelo de gestão dependerá do resultado do equilíbrio de forças entre o grupo de interesse que se benéficia da ineficiência da LAM, que certamente vai votar pela continuidade, e da intervenção da sociedade civil. Entendo que em representação da SC o Marcelo já deu o primeiro tiro.
      • Kendo Mangulle Marcelo MosseDino Foi... Pessoalmente Prefiro que a análise seja feitas através das 5 forças de Michael Porter...
      • Dino Foi Kikikiki

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      Fly Africa e Mais vao fazer frente a LAM no mercado domestico. Ainda nao ha muitos detalhes sobre esta decisao do Governo. O anterior executivo jurava a pes juntos que nao havia mais nada a liberalizar. Nao esta claro ainda de a fatia de leao do mercado, o eixo dorsal Maputo, Beira, Nampula, Pemba, vao estar disponiveios aos novos operadores. Nem se o monopolio da LAM e da SAA sobre a rota Maputo/JHB sera quebrado, abrindo-se a rota a novos operadores em regime de concorrencia livre. Seja como for, ha quem respire de alivio...outros, mais cepticos, rezam para que nao haja novas Air Corridors na forja. A LAM que se cuide!
      PS: Uma fonte conhecedora dos meandros do sector diz me que o que o novo Governo fez foi apenas autorizar a entrada de novos operadores a luz da legislacao vigente; enfatiza que nao houve nova decisao legal (aprofundamento da liberalizacao) e que o processo de entrada de novos operadores comecou com o anterior executivo.
      • Sic Spirou eh um passo que haja um novo operador.. aos poucos podem liberalizar linhas fixas que talvez deixem a LAM..... uuufa...
      • Filipe Sambo Sim haja concorrência mas que resulte na melhor prestação de serviços aos clientes e que sejam companhias que vem operar com recursos próprios e que paguem impostos ao. País nada de isenção
      • Manish Cantilal Clap clap clap
      • Rob Sau Emfim podemos escolher a companhia em que que temos viajar r oferece os melhores precos !
      • Cossa Dário Sirva-se o Buffet



        1 · 23 h
      • Paulo da Conceição Como diria o R. Kelly numa das passagens duma música sua bastante célebre : Allelluiah!!!!! !!!



        1 · 23 h
      • Cayndo Lopes Cadir Acho que a teoria do uso e desuso irá encaixar perfeitamente à nossa companhia de bandeira (LAM), pois, todos nós iremos aonde houver melhor prestação de serviços a preços favoráveis.



        3 · 23 h
      • John Barnes About time ... but seeing is believing
      • Augusta Macuácua Já estávamos a precisar. Que se concretize logo.
      • Eduardo Mondlane Nao e luxo e necessidade. Agradecer
      • El Patriota Finalmente. Ufff. Deus eh pai
      • Lucrecia Wamba Que seja para o melhor
      • Pai Do Guyson Por mim tinham que banir momentaneamente a LAM... Pessimos serviços....
      • James Nyambe Um sonho de voar.nao voar so por voar começa assim.
      • Raul Junior nossos chapas voadores vão melhorar os serviços, aliás até vao tepeemicizar ou elamicizar os preços. só se viajava via serviços!
      • João Carlos É sempre uma boa nova saber que novos operadores entram no mercado do sector. Mais importante ainda é perceber o que se passou com a Air Corridor para que o filme não se repita. Há relatos que está companhia terá sido sabotado num complot que envolvia também os ADM. Portanto, que lhes sejam dispensadas o tratamento que merecem como operadores do sector sem qualquer espécie de discriminação
      • Jose Neves Ninguem conhece a composicao dos accionistas destas novas companhias?
      • Maria Do Carmo Manjate Finalmente uma luz no fundo do túnel.
      • Vasco Acha Quais sao as rotas dúvido que a Rota Maputo Pemba Mapito seja liberalizada é a mamadeira e a vaca leiteira da LAM
      • Marcelo Mosse Jose Neves estou a procura disso...



        1 · 9 h
      • Joni Schwalbach os passageiros só ganham com isto. mais vale tarde que nunca.
      • O Comandante João Abreu, PCA do IACM indicou que uma das companhias estaria baseada na Beira e outra em Nacala e a voarem para qualquer ponto do país. Quanto á rota Maputo-Jo'burg-Maputo há muito que está liberalizada, tanto é que na mesma já esteve a voar uma companhia sul africana de low-cost, a 1TIME, que desistiu por razões de mercado e recentemente esteve também a voar a British Airways, que também desistiu por falta de rentabilidade da rota!
      • Joni Schwalbach pelo que percebi a 1time tinha limitações na cota/quantidade de lugares que podia vender. Ou não é verdade?
      • Cecinio Sardinha o povo agradece
      • Cecinio Sardinha o povo agradece
      • Cecinio Sardinha o povo agradece
      • Caros, não é fácil falar da liberalização do espaço aéreo em poucas linhas, como também não podemos dizer que o espaço aéreo esta liberalizado quando temos duas companhias com um acordo que as protege. Por outro lado, é preciso também rever as taxas dos aeroportos, porque parte dessa taxa também beneficia a LAM, daí que, mesmo que a LAM não faça voos ela recebe valores provenientes da taça dos aeroportos. Estes assuntos são do conhecimento do IAC, da LAM bem como dos aeroportos mas preferem girar a volta do espaço aéreo porque é um assunto desconhecido por muitos. Podem consultar o documento: Impact of air transport liberalizariam on Tourism and THE wider ecônomy in Mozambique, usaid/ speed



        2 · 7 h
      • Alexandre Barroso Rafael Sério um grande alívio aos moçambicanos! Já é um grande passo para a aviação nacional. Bem haja
      • Raufo Usta Esse é um grande passo, sem dúvida, mas precisa-se mais. E preciso que não haja restrições nas rotas e nos horários e que a competitividade seja justa para todos.
      • Fortunato de Almeida Oxalá não venham as LAM e os ADM assinar outro pacto tal como foi da outra vez contra a Air Corridor, e derrubarem as novas companhias. Afinal, andar de avião não deve ser considerado luxo...
      • Carlos E. Nazareth Ribeiro Não cantemos vitória sem sabermos os curricula dos proprietários das novas operadoras!

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