quarta-feira, 13 de maio de 2015

Advinha: quem quer tomar o Parque dos Continuadores?


Ontem, o Joao de Sousa, nosso veterano jornalista da Radio Moçambique (os mais velhos recordam- se dele pelos relatos de futebol e basquete nos anos 80 quando nosso desporto ainda cativava multidões; e de suas parelhas com o Leite de Vasconcelos no Sabadar e no Volta a Moçambique, programas que misturavam diversão com erudição) publicou no seu mural uma foto de um velocista moçambicano dos tempos do antanho, o Jose Magalhães, a propósito de uma homenagem a este senhor. Quem lhe viu correr diz que era o nosso Carl Lewis, imbatível. Naqueles tempos, antes de 1975 e anos depois, nosso atletismo era saudável, respirava entusiasmo e o Parque dos Continuadores (ex-Parque Jose Cabral) era uma Meca sempre repleta de fiéis. Nos últimos anos, safou-nos aquela estratosférica figura que se chama Maria Mutola.

Hoje aquele Parque eh uma vergonha degradada. Dói-me descrever seu estado de saude. Por isso, vou-me demitir de revolver nessa ferida. Mas não vou deixar de partilhar convosco uma estória tao quente como o pão das 12 da Lafões. Pois, o Parque esta a ser retalhado. Quando a Embaixada da Espanha financiou a construção da Feima, eu aplaudi bastante. Foi uma obra de belo efeito. Onde era capim de pasto, tem gastronomia, artesanato e um mercado flores. Não quero falar das nuances criminosas dalgum artesanato que se alimenta da destruição da nossa biodiversidade, mas quando o Standard Bank decidiu erguer la um edifício, eu duvidei se era isso que precisamos para aquele lugar.
Não tenho nada contra este banco, até porque deu-me um premio de jornalismo o ano passado e agora vai levar me a Nacala para um Forum de Medias, mas isso não me impede de duvidar do processo menos transparente daquela concessão, enquadrada nessas parcerias-publicas que hoje encobrem muitas investidas contra nosso património comum.
Pois o Parque esta a ser retalhado. Uns investidores do Dubai, associados a dois políticos locais, já tem projecto para a construção de prédios de rendimento. Será a forma ideal para devolver o brilho perdido? Duvido. Duvido porque tudo esta a ser em segredo. Ninguém eh consultado. Nem a Assembleia Municipal, nem os moradores da zona, que eu acho tem sempre uma palavra a dizer. Um projecto anterior, também de imobiliária (foto neste post), foi chumbado no Conselho de Ministros do anterior governo central. Se o novo projecto se concretizar, será mais um golpe contra as infraestruturas desportivas de Maputo. E a cidade esta ficando fantasma nesse aspecto. Depois dos campos da baixa, o Parque esta em vias de ir-se pelos ares. Património público vai virar propriedade privada, adquirida sem nenhum suor. Advinha: quem são os dois governantes que querem tomar de assalto o recinto?
  • 14 people like this.
  • José Magalhães é, de facto, uma lenda do alteletismo moçambicano. Foi o atleta que acendeu a pira olímpica no acto inaugural do Estádio Salazar, baptizado Estadio da Machava no período pós-independência. Tive a honra de visitá-lo, recentemente, em Nampula. Ainda conserva aquele aspecto jovial, atletico e é um verdadeiro pote de piadas. Passei uma manhã a conversar com ele e a família: mostrou-me várias fotografias dos seus aureos tempos de atleta. É muito triste que pessoas como ele, autenticas lendas vivas no nosso desporto, da nossa história colectiva, não sejam notícia nem referência nos actuais mass media. Será por desconhecimento? Ignorância ou falta de um bom faro?
    1
     · 18 mins · Edited
  • Jeck Alcolete Sem palpite!
    1
     · 16 mins
  • Mocambique precisa de jonalistas, nao de fofoqueiros. O projecto do parque dos continuadores para alem de ser uma PPP nao esteve e nunca estara na alxada de um politico Mocambicano, sao iniciativas empresarias privadas que gostariam de ver algo de bom neste pais pobre. O Conselho de Ministros na sua ultima seccao de 2014 chumbou este projecto porque nao havia clareza sobre a conducao da criacao da PPP, mas o projecto nao inclui a parte da FEIMA, e o master plan do projecto chumbado inclui uma pista de desporto aerea, que continuaria a dar uma boa visao a cidade das acacias, como tambem serviria como cartao de visita nas infra-estruturas do pais Edumundo Pangara a partir de KYUSHU-JAPAN.
    4
     · 11 mins · Edited

Sem comentários: