sexta-feira, 22 de maio de 2015

As “venturas” da filha do Presidente Nyusi



Não se alarmem. Cláudia Jacinto Nyusi não eh uma empresaria novata. Adolescente, ela já tinha interesses empresariais em 2011, muito antes de Nyusi imaginar que seria ele a solução para o Presidente da Republica da transição geracional. Em Moçambique, figuras publicas escondem seus interesses empresarias nos nomes dos filhos. Esse eh um ardil pouco engenhoso porque vai ficar sempre claro que determinado negocio pertence justamente aos progenitores. Por isso, eh crível concluir-se que os negócios registados em nome de Cláudia ou são, na verdade, de seu pai, Filipe, ou de sua mãe, Isaura.

Nos últimos anos, as elites políticas preferiram esconder seus negócios em Sociedades Anonimas ou registando la fora em paraísos fiscais. Mas também existe a figura dos pactos sociais, em que determinado acionista de uma entidade pode ceder parte de seus interesses a outrem, sem a obrigação de relevar, entre pares, a identidade do beneficiário. Também há o recurso a subconcessões (por exemplo, o consorcio que ganhou a concessão para a gestão da Base Logística de Pemba fez uma subconcessão para uma jovem empresaria que era membro do trono no anterior consulado).
Cláudia Filipe Jacinto Nyusi tem registadas em Moçambique duas sociedades comerciais. A primeira foi registada em 2001 e chama-se a ULANDA, Limitada. Sua parceira eh Nimbuka Lagos Henriques Lidimo. Objecto social: criação, construção, remodelação, gestão e exploração de espaços, equipamentos e infraestruturas de turismo e de lazer, assim como a organização de eventos e atividades nesses espaços, equipamentos e infraestruturas. A outra sociedade chama-se Dambo Investe, Lda e foi constituída em 12 de Fevereiro de 2014. O outro sócio é Hipólito Michel Ribeiro Amad Ussene. O objecto social: a) Prestação de serviços; b) Importação e exportação; c) Hotelaria e turismo; d) Exploração mineira.
O conhecimento desta informação por parte da opinião pública eh fundamental pois permite controlar ate que ponto negócios públicos estão a ser canalizados, sem transparência, para as empresas da filha do Presidente, distorcendo princípios elementares de concorrência livre e drenando dinheiros publicos para bolsos privados sem justificacao aparente. Vale também para aferir da predisposição do PR em promover a transparência e a separação de águas entre política e negócios. Por isso, ao divulgar estes dados, minha intenção eh demonstrar que a opinião publica esta atenta e barricada na defesa da transparência e da boa governação.
  • 135 people like this.
  • Mauro Manhica Não sei se sou invejoso mas sempre perguntei aos meus ascendentes o porquê não haver nenhum Manhiça antigo combatente, Frelimista... ou lambe-botas. Os velhos andaram a ferrar... tsc

    14 · 8 hrs
  • Karalivro Single e eu queria ter sido filha de presidende, pra ser empresaria de sucesso. a mas rica de Africa por exemplo.

    5 · 8 hrs
  • Boa Monjane Mas Marcelo Mosse, ate onde sei a Dambo nao tem assim muita massa. Talvez a Ulanda. Um dos socios da Dambo eh um brada e sei que ali massa que eh boa ainda eh um sonho. Kakakaka

    1 · 8 hrs
  • Karalivro Single vai deixar de ser sonho em breve, 10 anos de governaçao é tempo suficiente pra encher os cofres

    2 · 8 hrs
  • Claudio Monduane Em fim.meu caro amigo. Estas nesta
  • Clara Castelo Ya tamos hipotecados.nos os pobres,vamos ficar cada vez .mais pobre.
  • Adrian Magoo Esta cena está cada vez mais a me surpreender

    2 · 8 hrs
  • Cremildo Nhalungo A outra deve estar feliz no sentido de a imprensa vai virar os canos pra os lados da futura empresária de sucesso.

    2 · 7 hrs
  • Djua Kizomba O grande problema é que as leis não são aplicadas. Precisamos primeiro que haja separação de poderes. Enquanto o PR continuar a nomear pessoas para ocuparem os cargos de justiça nada se vai passar para além de desordem.

    1 · 7 hrs
  • Edumundo Pangara Obrigado. conheço estas empresas a bastante tempo mas não sabia quem eram os outros sócios, estou esclarecido irmão. Agora falta perguntar porque é que a Dambo Investe Lda., quer investir na área agrícola (com 100 milhões de USD) se no seu objecto social isso não consta, ou quer acomodar esta actividade no item exportação e importação?

    3 · 7 hrs
  • Homer Wolf Bem (a)venturada a rapariga...
  • Antonio Pereira Incrível como os filhos dos líderes e presidentes, são sempre tão pró-activos, precoces, competentes, trabalhadores e visionários, pelo que dão sempre em empresários de sucesso e nas pessoas mais ricas dos seus Países. Acredito que seja tudo, apenas uma "feliz coincidência"...

    5 · 6 hrs
  • Mosse obrigado por nos manter informados. Nem imaginas o papel social que desempenhas. Quanto a moça filha do presidente, como humana, cidadã e Moçambicana tem liberdade e direito de usar seu potencial para constituir, multiplicar e manter propriedade independentemente de ser filha de quem é...que não seje crucificada por isso. Agora...estamos de olho, e olho bem grande...se derepente os negocios delas ganharem uma velocidade fantasmagórica inexplicavel (se não pelas variaveis tais como trafico de influencia e acesso a informação previlegiada) e haver indicios de qua tal velocidade não teria sido atingida se não fosse pelo facto de ser filha de chefe....ai ha de haver beefs. A ela desejo sucessos nos negocios, ética muita transparencia para não ser conotada com a estorias habituais de sucesso...

    1 · 6 hrs
  • Nkuyengany Produções N'importe quoi !

    1 · 6 hrs
  • Armindo Manjate (Alguem me empresta esqueiro ou mesmo um fosforo porfavor)!

    2 · 6 hrs
  • Rosario Fome Bem haja a transparencia e a boa governacao.
  • ...é extremo! O empresário não deve ser político, mas a questão cá é ainda profundo os políticos são empresários. Essas empresas não são um exemplo no cumprimento da Legislação Fiscal e muito menos da Lei do Trabalho e os seus gestores não tem espaço para desenvolverem a intelectualidade e nem a pesquisa cientifica no âmbito empresarial. o CONHECIMENTO FICA CONGELADO DENTRO DE FORD RANGER LIMITED PLUS 3.2 TURBO AUTOMÁTICA no ar condicionado duvidoso. Em outras linhas de pensamento, estas empresas é que levam o estado à derrocada. É PREOCUPANTE!
  • Armindo Manjate Li uma vez um livro que ilustrava o fracasso duma politica dirigida por comerciantes ou empresarios. Alias fiquei sabendo que ha paises onde politicos sao proibidos de criar outros enterreses. (nao me perguntem sobre o titulo do livro porfavor)
  • Marcelo Mosse, penso que os jornalistas deram um passo muito grande em abordar essa questão dos interesses empresais e o Mosse foi pioneiro nisso. Depois seguiram-se "estudos" similares, mas sinto que houve uma estaganação neste tipo de análise. Há uma baixa compreensão de como funciona esse mundo empresarial e a dinâmica do rent-seeking. Empresas podem ser criadas para apenas algumas operações, algumas podem existir legalmente sem terem iniciado uma actividade concreta. Uma análise que se deveria fazer é sobre o procurement público e talvez entrar um pouco mais na CGE e ver que padrões de gasto público lá existem. Sobretudo, penso que as análises deveriam passar para operações concretas e não apenas ficar-se no registo das empresas.

    3 · 5 hrs
  • Hoji Papucides outro guebas.não acredito nisso.deve ter arruinado um outro negocio para ter esse.
  • Pois falta mesmo uma dimensao de tracking dos negocios que essas empresas ganham a partir de contratos com o Estado. Mas creio que ja ha algum conhecimento sobre o contexto em que as parcerias publico privadas sao estabelecidas, maioritaritariamente geradas por elites politicas que depois se acoitam nos fundos publicos que vao alimentar tais parceirias com o Estado, sendo essas elites o parceiros privados. A sistematizacao desses aspectos, nomeadamente actores, sectores, montantes, etc eh de facto ainda incipiente. Mas chamo a atencao para um outro debate: ninguem eh proibido de ter empresas mas ao longo deste todos anos as chamadas elites politicas endinheiraram-se no Estado mas nao foram capazes de fazer o take off, para se estabelecerem como empresas produtivas, rentaveis e empregadoras. As poucas que existem subsistem da manipulacao do procurement, e algumas em areas sensiveis como o sector das eleicoes. Ha anos escrevi um paper com o Joe Hanlon sobre alguns sinais desse shift de empresas mamadeiras para empresas robusta, defensoras do interesse nacional e com algumas possibilidades de se internacionalizarem (que eh dai onde vem a verdadeira riqueza); arrolamos alguns exemplos mas, creio eu (nao sei o Joe) que a nossa hipotese foi completamente invalidade pela realidade crua dos factos.

    2 · 4 hrs
  • Marcela Chivale E rico cada 

    vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre estamos lixados.
  • Herculano Cumbi Reco Enfim Eu ainda prefiro dar credito e optimismo a governacao de Nhussy, ate me dar motivos claros da sua incopetencia....por enquanto nao vejo nenhum mal e ser filha do presidente,nem pai da empresaria.parabenizar-te Mano Moss por nos actualizares e nos manter informados.FORCA NHUSSY....
  • Sofia Dos Santos Obrigada por esta informação importante, Marcelo Mosse. O CIP deve actualizar a sua base de dados de interesses empresariais dos dirigentes políticos. Urge também fazer mais e mais a divulgação das ligações empresariais, em diagrama, por exemplo...

    2 · 4 hrs
  • Maria Helena Moura A historia repete se... nada de novo na frente oriental... excepto o balde dd agua fria para quem pensou que er diferente...

    1 · 3 hrs
  • Sofia Dos Santos Para mudar tem de haver muita pressão. E com a credibilidade abalada é um bom momento...

    1 · 3 hrs
  • Eu nem credito, ou descredito dou a governação do Nyusi por ele não ser um Presidente verdadeiramente eleito em Moçambique. Confesso que me custa chamar-lhe de Presidente. O Nyusi foi o meu diretor executivo mas apesar disso nada me contenta em lhe chamar Presidente sabendo que ele não foi eleito mas lhe foi dado o poder pelo CNE e CC. Essa é a minha opinião. Para mim, um Presidente deve ser eleito pelo povo e não pelos orgãos eleitorais imperativos.

    1 · 2 hrs · Edited
    • Desidério EC Chambo Salomao Moyane tambem deu o poder ao Filipe Jacinto Nyusi ao votar as favor dos resultados
    • Nyusi dixit!
      Acabo de ouvir o Presidente Nyusi a elogiar o Banco de Mocambique pela sua cada vez maior "presenca nas zonas rurais", o que era, disse ele, um sinal de que a bancarizacao da economia estava a ser aprofundada, o que significava, frisou ele, bons sinais para o desenvolvimento do pais.
      • 62 people like this.
      • Marcelo Mosse MOZAMBIQUE 
        President Nyusi’s daughter becomes a discreet businesswoman
        The daughter of Mozambican President Filipe Jacinto Nyusi, Claudia Filipe Jacinto Nyusi, is the discreet shareholder (with a 50% share) (...)
        8
         · 20 hrs
      • Sic Spirou Damn it!!
        1
         · 19 hrs
      • Marcelo Mosse Mais detalhes sobre os negocios da menina Claudia nas proximas edicoes...
        10
         · 19 hrs
      • Sic Spirou E os meninos de carros de luxo ?! Eishhh...
        1
         · 19 hrs
      • Ney Markel Os carros de luxo segundo outras fontes sao dos filhos do Guebas e nao do Nyusi
        1
         · 19 hrs
      • Marcelo Mosse Isack Pilonthy Alela vou publicar isso numa versao paga do FB...acabo de receber um go ahead de sillicon valley para cobrar certo tipo de conteudo. Amanha divulgo o novo mecanismo.
        10
         · 19 hrs
      • Isac Sansão Nuvunga Banco de Moc?
      • Isack Pilonthy Alela Ja agora qual o nome que o ilustre dará? "jornal Marcelo Mosse", ou continuará com o mesmo nome (publicações)??? Mas, em todo caso, esperamos que nos esclareça bem. De modo que não venha a criar agitação (imitando MM) noutros internautas.
      • Marcelo Mosse Pois Isac Sancao Nuvunga Banco de Mocambique. Fiquei estarrecido. E obrigado Sancao por alertares para isso...
        2
         · 19 hrs · Edited
      • Jorge Ferreira MM-Banco de Moçambique?Então mas isso não é para a Banca Comercial?
        2
         · 19 hrs
      • Marcelo Mosse Essa foi justamemte a razao do post Jorge Ferreira...mas vejo que o pessoal anda mesmo desatento.
        2
         · 19 hrs
      • Ismael Chutumia Foi uma espécie de lapsotegui...só pode
        3
         · 19 hrs
      • Jorge Ferreira Eu não.Lamento mas demonstra a qualidade de acessoria e dele mesmo.Então não sabe?
        3
         · 19 hrs
      • Paul Fauvet Obviamente, queria dizer "sistema bancario", porque usou o numero de 50 po cento dos distritos - que e' o numero que o BM fornece para os distritos que tem balcoes dos bancos comerciais.
        1
         · 19 hrs
      • Jorge Ferreira Queria....mas disse.E o que conta é o cuidado na comunicação para fora.
        3
         · 19 hrs
      • Marcelo Mosse Ismael Chutumia Pa...so me fazes rir...Ok o Paul Fauvet acaba de corrir, mas eu ouvi o PR falando pna TV e essa parte dos 50% nao estava no discurso...
        3
         · 19 hrs
      • Carolina Hunguana E o cansaco do banquete de estado de ontem...!
        1
         · 19 hrs
      • Celio Mabjaia Ó Paul Fauvet é assessor de Nyusi! ?
        Se é então o assessora tão mal.
        Se é lambibota então tem razão, é trabalho de engraxador esse, de aumentar vírgula onde não tem.
        2
         · 19 hrs
      • Celio Mabjaia, tens certeza que é isso que querias escrever? Gastar teus megas (mb, claro, são teus) para dizer chanfradice. Onde o Paul Fauvet está a engraxar e a quem? Por tentar esclarecer uma posiçao. O proprio Marcelo Mosse ja disse num comentário a razão do post, chamar atencao para o possível lapso nas palavras de Nyusi. Mas nao vi nenhum comentário do dono do post a dizer que fez o post para insultadores de esquina virem passear a sia classe. Respeito é bom.
        6
         · 19 hrs
      • Picial Irm Erro crasso e técnico. Mau aconselhamento.
        1
         · 19 hrs
      • É assustadora a falta de alinhamento do discurso e improvisos do PR. Um cidadão minimamente informado sabe que o Banco de Moçambique não está na a zonas rurais e se não me engano tem por aí 2 delegações por todo o País. Na Beira, em jeito de humor associou o Arsénio Henriques a TV Miramar, enfim está zonza da cadeira grande que ocupa. Sobre a tal filhinha estou já "grávido das últimas" de curiosidade, porque nunca imaginei isso em tempo recorde de menos de 6 meses de governação.
        1
         · 19 hrs
      • Jorge Ferreira Bm,está :Beira,Nampula,Pemba e estava(ou ainda está) em Tete e Quelimane.Quanto á menina e á nova companhia aérea (helis),a ser verdade,começou antes de ser P.R.,penso eu de que...
        1
         · 18 hrs
      • Celio Mabjaia Risos! 
        O mesmo comentário vale para si amigo Ser -Huo.
        Não gasto nada meu amigo,
        1
         · 18 hrs
      • Triste Marcelo Mosse, porque os distritos de Funhalouro, Mabote e Panda na provincia de Inhambane nao tem banco, mas todos funcionarios do Estado recebem seus salarios via banco, para quem conhece estes distritos sabe que distancias as pessoas precisam precorrer para chegar a um banco. Digo mais, para quem se encontra por exemplo em Tsenane em Funhalouro, Jofane e Mabote e Mawaela em Panda precisa dois dias e gasta mais de 500mt para alcancar um banco quel eh o remanescente do seu salario?
        5
         · 18 hrs
      • Manuel J. P. Sumbana Por agora estou na bancada. Mas dos businesses do Nhusy não estou nada surpreendido. Temos um presidente com faro para business...
      • Muhamad Yassine Estou na plateia por enquanto, ver e ouvir para depois gritar
        1
         · 14 hrs
      • Em Lichinga tem BM. No Chimoio estao reabilitar as instalacoes. Tecnicamente falando o Nyusi cometeu um erro. Mas podemos procurar interpreta-lo tal como tentou fezer o Paul Fauvet. A bancarizacao rural nao depende somente dos bancos comerciais. Entenda-se que nem todos os bancos a operarem em Mocambique sao comerciais. Neste caso e responsbilidade de todos actores do sistema financeiro mocambicano abraxarem este objectivo. Entende-se que cabe ao BM a tarefa de regulametar o sistema e criar politicas (na qualidade de entidade estatal, embora teoricamente se observe a sua independencia) favoraveis que possam acelerar o processo da bancarizacao rural.
        1
         · 9 hrs
      • Adelson Rafael O elogio foi na sequencia das palavras do Governador do Banco de Mocambique, que fez mencao da maior "presenca do Banco de Mocambique e Bancos comerciais licenciados proximo do cidadao e nas zonas rurais"
        2
         · 7 hrs
      • Wango Khensani Maculetane Espero não receber o mesmo nome do Paul Fauvet mas duvido que o PR cometeria um erro do género, deve haver sim um incentivo do BM para a existência de Bancos Comerciais. Todos cometemos erros, mas duvido que aquela "malta" toda cometeria erro igual...
      • Acho que o Nyusi deve ler um pouco mais, ou exigir mais trabalho dos seus assessores. Ora, o que dizer de um Banco Central que nao tem autoridades. Ora, ha varios avisos do Banco de Mocambique que literalmente sao ignorados pelos Bancos Comerciais (Porque sera?). Um deles e que nos afecta de forma directa sao as famosas comissoes por transaccoes. Outra questao que nos afecta e que tem impacto na economia, sao as taxas de juro. O Banco de Mocambique alivia para os bancos comerciais e estes se aproveitam do dinheiro publico e continuam a coloca-lo muito caro para o cidadao. O que significa isso? O proprio banco de Mocambique ja reconheceu publicamente que havia condicoes para uma reducao espanencial fda taxa de juro penso que em 2011/2012 para niveis de ate 11% e nada mudou. Claramente, o Nyusi so vem confirmar o que ja desconfiamos: OS DIRIGENTES DESTE PAIS (FINGEM QUE) NAO CONHECEM A REALIDADE DESTE PAIS. Nao adianta nada dar palmadinhas nas costas, com elogios. 'E precisol por o dedo na ferida e exigir resultados e monitora-los.
        5
         · 6 hrs
      • Exacto, do ponto de vista do cidadão, de que serve haver mais bancos nas zonas rurais se não emprestam à agricultura nem com juros altos? O crédito individual só é dado com facilidade a funcionários do estado, que têm o salário garantido por muitos anos, ou a grandes empresários dispostos a pagar juros altos. Pelo que observei em Gaza, tradicionalmente, os pequenas e médias empresas preferem construir a partir de poupanças e reinvestimento de lucro, daí serem de famílias e vários sócios. A expansão da banca numa base individidual, para além do crédito a funcionários públicos, é feita através, por exemplo, da abertura obrigatória de conta. Para um empregado que trabalhe para uma pequena empresa e a ganhar pouco mais do que o salário mínimo, pagar uma taxa de serviço para aceder ao seu salário, ter cartão, etc., a bancarização significa uma dedução salarial compulsiva, não um grande benefício ou sinal de desenvolvimento. Se o PR lesse o trabalho do Prof. Carlos Nuno Castel-Branco saberia que "a bancarizacao da economia" só por si significa o oposto de "bons sinais para o desenvolvimento do pais". Em Moçambique, tem significado um aumento dos níveis de especulação financeira, que em nada servem a "economia real", como os sectores produtivos. Nyussi sabe certamente que, com a bancarização, fica a ganhar quem tenha acções ou cargos nas entidades financeiras, ou seja indivíduos politicamente bem colocados...
        3
         · 4 hrs · Edited
      • Kulemedzana Kulemedzana Concordo plenamente contigo Fatima Mimbire, As taxas de Juro estao sendo caminho para uma vida infernal para os emprestadores. Sempre que desloco a um balcao de muitos banco comerciais, encontro muita pessoas a reclamar descontos nas contas pessoais que nao tem nenhuma explicacao.
        1
         · 4 hrs · Edited
      • Carlos Nuno Castel-Branco Além disso, Sofia Dos Santos, o Banco de Moçambique não tem funções comerciais e não tem representação nos distritos e zonas rurais. É o banco emissor e gestor da política monetária. É, no mínimo, estranho que o PR não saiba isso. Começo a ficar preocupado com o nível básico de conhecimento que ele tem sobre questões tão básicas.
        2
         · 3 hrs
        • Kulemedzana Kulemedzana Carlos Nuno Castel-Branco, no minimo o Gestor Mor de uma nacao devia preparar-se nas nocoes basicas de Economia. Contudo, ainda nao eh tarde pa faze-lo com muita humildade como esta no inico do mandato.
        • Carlos Nuno Castel-Branco Espero que sim, que ele seja humilde suficiente para se dedicar a estudar e aprender.
        • Sofia Dos Santos De facto não entendi porque é que falava do Banco de Moçambique em ligação com a bancarização e comentei apenas esta última
        • Carlos Nuno Castel-Branco Acho que ninguém entendeu, e é um embaraço ver o PR s dizer coisas deste tipo. Mas vai ter que aprender depressa.
      • Donaldo Chongo Espero que o PR não esteja a nos dar motivos para tão já mudar a poderosa canção e passar a "Desconfiar" dele.
        2
         · 2 hrs
      • Raul da Conceicao Esta é certamente a anedota do ano...
        2
         · 2 hrs
      • Francisco Guita Jr Há BM nas províncias?!? Ah, ok, nas zonas rurais!!! Hum! Onde concretamente?!
        (o meu colega Castigo tem razão: a Av. 25 de setembro é a zona rural)
        1 hr · Edited
      • O PR gostou sim eh do Presidente do Banco Central ter omitido a verdade para o Povo sobre as reais razoes da depriciacao do metical face ao Dollar (USD 1.00 = 38.12Mzn Fonte BIM), cuja razao eh a INSTABILIDADE POLITICA. Havendo Estabilidade, o Dollar teria descido muito menos dos USD 30.00 que estava a quando da divulgacao dos resultados eleitorais de 2014 ou se o PR tivesse incluido na sua Governacao alguns quadros da Oposicao em geito a animar o investimento. Tenho dito que se necessario e para salvar a patria, podemos em certos momentos engolir sapos.

Sem comentários: