domingo, 10 de maio de 2015

CCIAS ELEIÇÕES/RESULTADOS PROVISÓRIOS DÃO VITÓRIA ESMAGADORA AO CANDIDATO BRAIMA CAMARA

domingo, 10 de maio de 2015

CCIAS ELEIÇÕES/RESULTADOS PROVISÓRIOS DÃO VITÓRIA ESMAGADORA AO CANDIDATO BRAIMA CAMARA


Braima Camara = 1278 votos - 92,2%
Braima Canté = 109 votos - 7,8%


CCIAS ELEIÇÕES: Cerca de cinco pessoas foram detidas hoje, no acto da eleição para presidente da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau. Jorge Mandinga foi detido e posteriormente libertado (depois do fecho das urnas, e Mamadu Saliu Lamba foi agredido e encontra-se a caminho de Dakar para receber tratamento médico. Um seu cunhado também apanhou da polícia. Ao DC, uma testemunha contou que a avenida junto da UDIB parecia a faixa de Gaza nos dias de intifada...Mamadu Saliu Lamba, apurou o DC, terá agredido um polícia à pedrada, tendo depois sido violentamente agredido na cabeça por um agente da PIR. AAS

ELEIÇÕES CCIAS: Resultados provisórios serão conhecidos ainda hoje. Entretanto, Jorge Mandinga já foi libertado. AAS. AAA

ELEIÇÕES CCIAS: Jorge Mandinga foi detido e encontra-se sob custódia do ministério do Interior. AAS

Disco pedido


"A pedido da minha mãe, gostaria que publicasses isto no blogue por favor.

Caro Aly,

A internet wi-fi da MTN também é uma autêntica porcaria, pelo menos aqui na minha casa. Vivo em Lala-Quema e todos os dias é a mesma história: em 24h, só funciona bem em 8h! E quando funciona, está em constante "up down". Já fartei-me de reclamar e eles simplesmente não fazem nada, estão-se nas tintas para a satisfação do cliente. Ncansa dja!

Atenciosamente, uma cidadã guineense.

D. M."

AMEAÇADO II - 'A força e as ameaças resolvem tudo'


"Caro Aly, abraços.

Eu só não compreendo uma coisa: porque é que os guineenses, generalizando, até, hoje, acham o uso de força e ameaças como melhor forma de resolução dos conflitos? Até quando? Sem querer por em causa esta sua situação, eu reconheço uma capacidade tremenda do actual executivo, na implementação de espírito de irmandade no nosso país.

Pelo que esses actos individuais, constituem muitas das vezes pedras do tropeço para o efeito! E, isto, é grave, tendo em conta a edificação de uma imagem de confiança mútua entre a autoridade e a população.

Se eu fosse esse Ministro X, a minha abordagem, mesmo no estado de ódio, seria: "caro Aly, tu és persistente demais que me deixas as vezes chateado com a tua perseguição de querer justiça! Eu não fiz nada do que estás-me a acusar, mas continua a tua investigação, pois, isso é muito bom para construção de um Estado de Direito Democrático! Toma um chá comigo, não peço que não fales de mim no teu blog, mas faça tudo com isenção e na busca da verdade, unicamente, para a prossecução do interesse público".

Espero que esse ministro tenha consciência de que, com esse comportamento de arrogância e ameaça, não será capaz de resolver nenhum problema, senão piorar, pois, devido a sua personalidade pública, está em causa o país. Que mude de método!

De um leitor assíduo!,

A. D."

AMEAÇADO I - "Logo agora"...


"Caro Amigo,

Li o seu "alerta vermelho". Será que, teimosa, a história repete-se? Logo agora em que se reconstrói a confiança na Guiné-Bissau?

Mantenhas amigas para Z. e M.

Fica aqui meu fraterno e solidário abraço.

Filinto"

sábado, 9 de maio de 2015

ALERTA VERMELHO: JORNALISTA ANTÓNIO ALY SILVA AMEAÇADO POR UM MINISTRO


Hoje, por volta das 19:50h, fui ao Papa Loca comprar um chawarma. Para minha surpresa, ao virar para me ir embora, vejo o ministro X (en passant...) a encarar-me com, mais do que cara de poucos amigos, propensão para a violência. Mesmo. Estava escrito no seu olhar.

Ministro X: "Abó bu kunsin men?, bu kunsin men?".

- "Depende" - respondi, e completei: "Uma coisa não invalida a outra."

Ministro X: "Bu kunsin men", a lenga-lenga do costume, voltou. "Abó bu kunsin men?"...

Ainda perguntei-lhe com toda a calma - e há testemunhas - se ali "era o sítio ideal para 'aquela' conversa", ao que uma testemunha respondeu com "sr. Ministro, o Aly tem razão, este não é o lugar ideal." A mulher entrou por três vezes, para o levar, puxando-o pelo braço, até clientes e um ou dois empregados, tentaram evitá-lo, em vão.

No fim, eu disse-lhe "dê-me o seu número que eu na 2ª feira contacto."

"Vais telefonar na 2ª feira?"
- Garanti que sim.

Depois de me perguntar onde morava, disse-me que já sabia que eu estava cá, que sabia tudo (estou cá há 37 dias, e o ministro X, que tinha tanta, mas tanta vontade de me falar nunca me procurou, ou mandou sequer procurar-me...).

Deu-me o número, quase ameaçando que se eu não telefonasse ele mesmo me encontraria, pois sabe onde eu moro. "Moro na rua de Angola", disse em tom calmo. "Toda a gente em Bissau sabe onde eu moro", reforcei.

Pois bem, tenho o número mas NÃO vou telefonar ao ministro X, e não vou telefonar apenas porque, primeiro, não admito que me falem daquela maneira, tentando meter-me medo (isso é o que mais faltava!). Não vou telefonar e ficarei tranquilamente à espera que o ministro X venha ao meu encontro, como ele mesmo disse, e bem que pode trazer a cavalaria.

Ministro X: O ANTÓNIO ALY SILVA NÃO VAI TELEFONAR-LHE NA 2ª FEIRA. Bom fim de semana a todos. Falei já com as autoridades competentes, pondo-lhes a par da situação, que considero de gravíssima! Se o ministro X fosse minimamente inteligente, nem sequer me abordaria daquela maneira...António Aly Silva

Rekadu pa Orange:




Dia 16, a não perder: lançamento do livro Lebeden na Tempo, do ex-jogador da UDIB, Maio Verissimo Baldé



António Aly Silva, Maio Verissimo Baldé e Idelfrides Gomes Fernandes, Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades

NOTÍCIA DC: Carlos 'Cadu' Lobo de Pina, nomeado chefe de gabinete do Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira. AAS



Uma nomeação que se aplaude. Os melhores devem trabalhar juntos. AAS

Rei de Marrocos já não visita Bissau, pelo menos na data inicialmente acordada. A visita poderá ter lugar nos dias 23 e 24 do corrente. AAS

Guiné-Bissau/Cabo Verde: Reposta normalidade nas relações


O primeiro-ministro guineense afirmou hoje, na Cidade da Praia, que a normalidade das relações entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau "está reposta" e revelou que o seu homólogo cabo-verdiano visitará Bissau em breve.

Pereira, que se encontra desde hoje à tarde na capital cabo-verdiana, falava aos jornalistas após ter efetuado uma visita de cortesia ao Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, personalidade que, destacou, "muito tem apoiado" o processo de normalização institucional na Guiné-Bissau.

Para Simões Pereira, que participa sábado de manhã no II Fórum de Diálogo Estratégico, promovido pelo Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPPL), afastados que estão os obstáculos surgidos após o golpe de Estado de abril de 2012, que levou a Cidade da Praia a cortar as relações diplomáticas com Bissau, o que importa é "olhar para a frente".

"A normalidade (das relações) está reposta e agora temos é de olhar para as oportunidades e sermos capazes de criar as condições para que as oportunidades possam ser apresentadas aos homens de negócios, para que possam transformá-las em ganhos reais", salientou o chefe do executivo guineense.

Simões Pereira lembrou que, na sequência da visita oficial que fez a Cabo Verde, em janeiro deste ano, uma "extensa" delegação empresarial esteve em Bissau, tendo sido identificado um conjunto de ações, a que falta o aval político.

"Agora tivemos a indicação de que o primeiro-ministro de Cabo Verde deverá deslocar-se à Guiné-Bissau e acreditamos que, nessa altura, poderemos já entrar nos detalhes e começar o estabelecimento de ações muito concretas", sublinhou, deixando para José Maria Neves o anúncio da data.

Reiterando que há vários domínios em que a cooperação económica e empresarial bilateral pode ser desenvolvida, Simões Pereira destacou, porém, as áreas do agronegócio e dos transportes aéreos e marítimos como prioritárias.

Sobre a participação no Fórum - fará uma intervenção sobre o tema central do encontro, "Inovação na Gestão do Desenvolvimento" -, Simões Pereira, indicou que, por um lado, vai partilhar a sua visão sobre um assunto "atual", mas que, por outro, vem sobretudo "aprender".

"Tive a atenção de verificar a lista dos participantes, que são eminentes pensadores dessa área. A minha ambição é aprender com gente que tem outros pergaminhos e valências", afirmou.

No Fórum estarão presentes os académicos português, Boaventura Sousa Santos, e moçambicano, Óscar Monteiro, o senador brasileiro Cristóvão Buarque, o economista e ex-governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Carlos Burgo, o professor francês Claude Rochet, da Universidade de Marselha, e o investigador português Luís Barros, ligado ao MIT Portugal Program Venture. Lusa

Madeireiros criticam decisão do Governo guineense


Os madeireiros deram conta da sua oposição à decisão governamental de parar o abate de árvores na floresta do país pelo menos nos próximos cinco anos.

Dois elementos da associação que junta 12 empresas madeireiras, afirmaram em conferência de imprensa, que a decisão do Governo apenas se deveria aplicar a uma espécie de árvores, o pau sangue, que dizem ter sido dizimada nos últimos dois anos e não a todas as espécies.

Os madeireiros também criticam o Governo quando manda confiscar toda madeira cortada na floresta do país nos últimos dois anos, salientando que tal medida afecta os exploradores legalmente estabelecidos.

Dizem que deve haver uma destrinça entre madeireiros que chamam de aventureiros, aqueles que cortaram as árvores de forma abusiva sem pagar os impostos ao Estado, e os proprietários de empresas que dão emprego à população e ainda pagam os impostos.

Lembramos que além da moratória de corte de árvores durante cinco anos o Governo decidiu confiscar a favor do Estado mais de 140 mil toros de madeira cortada de forma ilegal na floresta do país entre 2012 e 2014. RFI

CCIAS: Limpinho, limpinho, limpinho...


Vai haver ELEIÇÃO, sim. Não há nada em contrário.





"Só outra decisão judicial de GRAU SUPERIOR pode anular aquela", diz o Advogado Carlos Pinto Pereira

sexta-feira, 8 de maio de 2015

E agora algo completamente diferente



CONSIMIDORA. Nha mamé ku padin matchu dunu! AAS

TORANJA


"Olá amigo Aly,

Tenho acompanhado através do Blog a tua guerra, justa, sobre a Orange, e quero aqui deixar o meu testemunho. É verdade que muitas e muitas vezes ligo de Portugal para Bissau, não sinto qualquer sinal a não ser quando desisto, recebo a mensagem de custo dessa chamada.

Muitas vezes, só ao fim de quatro ou cinco tentativas é que consigo a chamada, mas de todas elas, sem resultado, pago. Isto não acontece quando ligo para números da MTN. Por isso, e mais uma vez, esta tua luta é mais do que justa.

Abraço,
J. Dias"

Nô bai na ORANGE malgós


"A Orange anda a roubar os clientes. Acabo de fazer um carregamento diário, e 42 minutos depois já não tengo saldo de internet 3G. Está tudo registado. A ver vamos. Aly Silva tene rosson.

M. M."

Orange ROUBA e ESFOLA (até agora...)




Nô bai son...

Mente brilhante ou cabecinha pensadora?


Não sei de quem foi a ideia, mas essa de estender um tapete floral na entrada do Palácio para receber hóspedes, é uma má onda, para além de revelar um mau gosto tamanho e de nem lembrar ao diabo....

Aquele tapete estendido na rua, até ao Palácio, é normalmente usado nos corredores das casas. "Estender o tapete vermelho" é isso mesmo: o tapete deve ser VERMELHO, sem motivos florais...AAS



<<<<< Exprima aquilo que sente: VOTE na sondagem DC

Então, e a moratória de 5 anos, hein? ;)




Ala bô na korta madera na matu dé? Nbom...AAS

Kuma punta ka ta paga npustu:


ORANGE? Na Guiné-Bissau, son MTN...


"Mbom.... junto a minha voz a este protesto. Ainda ontem estive a ligar para um número da Orange ... começaram a descontar assim que acabava de marcar o número e não seria a primeira vez que isso estava a acontecer...

Eu estive no Senegal e usei Orange e fiquei muito satisfeita com eles, mas quando cheguei a Bissau deram-me um conselho: usa MTN si bu ka misti dismaia. Afinal kuma MTN i pa bo (lembrem-me o slogan please, mas é algo assim). Fiquei muito satisfeita com a MTN - e não é publicidade, é mesmo feedback de quem usou, abusou e gostou...na Guiné-Bissau, son MTN dé!"

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Chefias militares da CPLP pedem "mão firme"


As chefias das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que estão reunidas em Luanda, exortaram à «mão firme» dos militares da Guiné-Bissau na reforma do setor, depois do golpe de Estado de abril de 2014.

Esta mesma posição foi transmitida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da República de Angola, Sachipengo Nunda, que agora assume a presidência rotativa do órgão das chefias militares da CPLP.

«Formulo votos de que as suas Forças Armadas tenham, na pessoa do seu Chefe do Estado-Maior General, a mão firme que conduzirá às reformas preconizadas para o setor militar», disse Sachipengo Nunda, no discurso de abertura da sétima Reunião de Chefes Militares da CPLP, que já voltou a contar com a presença da Guiné-Bissau.

A representação guineense em Luanda é liderada pelo Chefe do Estado-Maior General, Biagué Na N`Tan, escolhido pelas novas autoridades de Bissau para liderar os militares, depois do Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, ter exonerado, em setembro de 2014, o general António Indjai.

Por seu lado, o general Pina Monteiro, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, garantiu a continuidade do «apoio» e «solidariedade» dos países lusófonos «ao povo e militares da Guiné-Bissau».

«Como todos sabemos, a Guiné-Bissau passou por um período de turbulência mas, neste momento, tem uma estabilidade que desejamos seja sustentada e continuada. Tenho, pois, a convicção de que as Forças Armadas da Guiné-Bissau estão empenhadas num futuro melhor», assinalou o general Pina Monteiro.

Este encontro decorre em Luanda até sexta-feira e vai analisar a atual situação político-militar e questões internacionais de defesa e segurança, nomeadamente eventuais implicações para os países lusófonos.

ORANGE: Fama kanba frontera


"Estimado António Aly Silva

Sou leitor do teu blog desde o principio naquele tempo anunciavas de viva voz que havia novidades para nos irmos ler, mas vamos ao que interessa. A roubalheira da Orange não se passa só na Internet mas tambem nas chamadas internacionais, e é um escândalo.

Quando ligamos de Portugal ou da Alemanha (Onde vivo) para Bissau, o telefone da Orange em Bissau dá sinal de chamada e está a contar para efeitos de taxação por vezes nem sinal dá e está a taxar. Se não estivermos atentos é uma conta calada.
Já reclamei na PT e o que eles me dizem é que o problema está no destino.

Grande abraço

Carlos Leal"

3 em 1


Pedi a foto do chefe da ARN, e recebi uma...com dois chefes do chefe. Ora bem. Sr. Primeiro-Ministro DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, Sr. JOÃO BERNARDO VIEIRA, DUTUR DJIBRIL MANÉ:


JBV, DSP e, CLARO!, DJIBRIL MANÉ

Acham justo a ORANGE COBRAR 15.000 FCFA por 3 dias de internet? Onde está a justiça? Onde estão as praças com internet gratuito?


DJIBRIL MANÉ: Na Guiné-Bissau, o NÃO SABER ocupa todos os lugares

Nô para brinkadera...estou a encher.

Se a Orange quer reaver o que vos pagou de licença, através dos seus parcos clientes (só assim se justifica o preço aplicado e a afirmação do director de marketing "se o vosso Estado não investe pagam vocês"...) então o problema é da Orange. Que arrumem a trouxa e desamparem a loja. Que voltem para o Senegal caso contrário terão perdas dificilmente recuperáveis...

Regulem o preço que é cobrado pelo uso da internet. AJUDEM este povo, não o espezinhem. AAS

QUERIDA MTN: Vocês são a 4ª maior empresa de África, carago! Como podem chegar esses senefrancius e fazerem gato-sapato de vocês? Onde está a África do Sul - a potência africana? Nbé, bô fiu manha...AAS

RECADO E PROTESTO: Sr. Presidente da República, se quer mesmo ajudar este Povo, então deixe a Bissau Link fazer o seu trabalho, e pergunte ao Governo isto: o que se passa com o PREÇO que é cobrado aos guineenses pelas operadoras senegalesa e sul-africana (ORANGE, MTN) que operam no nosso País. NÃO é JUSTO, não é SÉRIO, é um ROUBO aquilo que fazem aos que não roubam este Estado idiota, pagar 25 € para ter internet...3 dias! Sr. Presidente da República, hoje, no mundo todo, o desenvolvimento, quase toda a economia faz-se através da internet. Punta bu chefi di gabinete...Ou se, como disse o outro, o Governo anda a financiar-se com o dinheiro cobrado às operadoras...EU ESTOU A FARTAR-ME DESTA PASSIVIDADE DO GOVERNO, DO PRESIDENTE, DOS DEPUTADOS E VOU ABRIR O MEU ARQUIVO NÃO TARDA NADA. QUEM AVISA...AAS


URGENTE: O mês de abril foi de tolerância! Vou rebentar não tarda. AAS



URGENTE: Se alguém tiver a fotografia do presidente da ARN - Autoridade Reguladora Nacional, DJIBRIL MANÉ, faça o favor de ma enviar. Email: aaly.silva@gmail.com

Sem comentários: