quarta-feira, 13 de maio de 2015

Crise na diplomacia moçambicana…Oldemiro Baloi bateu com a porta mas Nyusi recusou



A diplomacia moçambicana eh uma coisa sui generis. Os diplomatas funcionam quase como uma corporação, opaca como aquela prelatura da Opus Dei que, sendo um dedo da igreja católica, eh inacessível a maioria do rebanho. Uma das razoes desse fechamento decorre da ligação umbilical entre a ela e a secreta. Os diplomatas tem esse papel duplo. Mas não sei se isso explica o comportamento corporativista dos embaixadores de Moçambique no exterior. O facto, porem, eh que um Ministro que não tenha carreira na área sofre bastante para chegar ao fim de mandato.

Alcinda Abreu que o diga. Antes dela, Leonardo Simão, um quadro da Saúde, so se aguentou bem porque tinha aquele back-up de Joaquim Chissano, o “fundador” do nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros. A razão deste post eh que agora que temos um Presidente que tem poder mas ainda não mostrou que tem autoridade, os embaixadores decidiram confrontar o seu Ministro, rebelando-se contra uma norma de serviço que lhes obrigava a apresentarem relatórios de atividade mensais. Isso nunca acontecera. Prestação de contas nunca foi cultura na casa. Baloi queria monitorar o value for money de cada embaixada e embaixador mas…dezoito diplomatas, capitaneados pelo Embaixador na China, Inácio Júnior (um guebuzista ferrenho) escreveram a Nyusi a sugerir que Baloi podia arrumar as malas porque não conhecia a casa.

O Ministro reagiu como manda o bom senso. Se não me querem, eu saio, disse ele. Comunicou a Nyusi sua intenção demissionária e, segundo minhas fontes (oh! As minhas fontes!), o PR recusou e terá dito que quem devia sair eram os fulanos. Talvez venham ai mexidas de vulto na nossa diplomacia. Também estou ansioso para ver.



239 people like this.


Pio Cassicasse Esse será um daqueles "dossiers" assunto que vai estacionar nos bastidores. Não haverá fumo neste fogo.

Zenaida Machado Hummm Marcelo... A carta foi escrita para Nyusi mesmo? Vai lá verificar bem tuas fontes...
Já agora - Qual foi o ministro que foi "da casa" e terminou mandato?

Marcelo Mosse Obrigado Zenaida Machado. Fizeste-me um grande favor...de facto desde que ouvi a estoria ando a buscar confirmacoes...por isso, many thanks. E ja que conheces melhor a estoria, podes partilhar mais detalhes? Tou pidir.

Zenaida Machado Não posso partilhar... wink emoticon.

Marcelo Mosse Obrigado mais uma vez pela ajuda...mas agora estou mais seguro. E, como tenho amigos diplomatas espalhados, espero receber deles mais detalhes no meu inbox. Isso permitira que eu va limpando as incorreccoes que meu texto carrega. E ainda bem que o FB da essa chance.

Adrian Magoo Ja nao falta muito para 6 meses. Muitas mexidas vêm pela frente. Os PCA e Directores Nacionais/Gerais que se preparem.

Lucas Arnaldo Mazive Coisas de Moz.

Affonso Guerreiro Brincalhöes!

Nelsoncarlos Tamele E pq nao em alguns ministerios?

Nidas de Oliveira Que venham as mexidas, estamos mesmo a precisar de ar fresco.

Nidas de Oliveira Por exemplo, acho que ficamos muito mal na fotografia de Kwazulu Natal e Gauteng Province. Só acho..

Frederico Pereira Sim..foi dirigida ao pr...por um grupo de embaixadores, foi pedida a decisão do ministro tá confirmado. No ministério isso não é segredo.

Arlindo Cossa Tenho Dito, Nhusy Aida nos vai brindar com muitas surpresas. 
Espero k sejam agradaveis...
Uma Salva de palmas pro #OB.

Óptima notícia, espero que seja mesmo verdadeira. Julio Nhancume, Eude Tsamba, Elísio L Leonardo, Eddy Halla Madrid Lumasai, Marco Patricio Coscione, estão a ver isso? Confusão por não querer elaborar relatórios, hehehehe.

Carlos E. Nazareth Ribeiro Creio que o governante mais pendular, com firmeza de discurso claríssimo, sem tibiezas é o n/MNE. E nesta fase em que várias alterações se esperam que o PR venha a fazer, há uns quantos a posicionarem-se em bicos-de-pés para que o PR os veja...


Wouter Arrazola de Onate Quando era o tempo sem crise?

Luís Loforte Conheço o Oldemiro há muitos anos e acho-o homem suficientemente vertical para ter tomado a atitude que o MM reporta. Então isto é uma República das bananas para alguém se eximir de apresentar contas?

Nilton Mucavel source? 

Carlos E. Nazareth Ribeiro É exactamente isso, LL, vertical como muito poucos, de elevado carácter e sem ambições políticas (creio eu). Mas daria um PR de respeito em todo o Mundo!

Abilio Manel Zenaida Machado, apareceste tiça+subsidio do q sabes venha.

Luís Loforte E também amigo de seu amigo, em todo o lugar e em todas as circunstâncias. Outros patos com penas de pavão só te acenam quando se certificam que ninguém os notará!

Carlos E. Nazareth Ribeiro Desde que o mereçamos, LL, o OB é Amigo em qualquer momento.

Luís Loforte Óbvio, Carlos!

Marcelo Mosse Zenaida Machado ja leu o input do Frederico Pereira? Agradecia que o desmentisse rapidamente.

Zenaida Machado Não sei o Frederico fala na qualidade de quem... Eu, na qualidade de jornalista e com limites que a minha profissão impõe, dei uma dica a um colega de profissão. 
Jogos de desmentidos e confirmação de Facebook não entro por uma questão de princípios mesmo...Sorry, Marcelo.

Marcelo Mosse Nao conheco o Frederico Pereira entao deixemos que haja um desmentido oficial.

Acho por bem usar-se este tipo mecanismo para difundir o que quer que seja..., não segredo nenhum, já foi dito/escrito, agora que apareça alguém com mandato para desmentir ou confirmar. 
Há muita coisa que anda nos bastidores..., acho por bem espalhar-se aos quatro ventos, temos que conhecer o país real tal como o é. E no caso de nossos governantes, temos sim senhores que saber o que andam a fazer com o nosso dinheiro.

Dino Foi Essas fontes!!! Devem ser as mesmas do "O Público ". Muito cuidado com a fiabilidade das tuas fontes mano Marcelo Mosse.

Amavel Speechless A alguns jornalistas interessa vender peixe, peixe podre ou carapau de 3ª isso são outros entretantos.

Filipe Zivane Vou na caruagem Dino Foi. Cuidado com as " fontes" sobretudo quando nao as podes revelar. Em vez de ficares com o louvor da noticia ficas com onus do boato.

Friday Laina Vergonha de casa.

Eu também já ouvi que o ministro dos negócios estrangeiros "não é gostado" por alguns embaixadores. Já ouvi acusações de prepotência e falta de respeito, etc. Já ouvi igualmente de conspirações para o tirar de la. Ora, não é a primeira vez. Vem acontecendo desde os tempos de Guebuza. E acontece em quase todos ministérios, onde intreguistas fazem cartas anônimas e até envia-as pelo correio, para os destinatários. O estranho é que Baloi resistiu em dois momentos. Com Guebuza e agora com Nyusi. Noutros ministérios acontece o mesmo. Os carreiristas detestam os "paraquedistas" termo que usam para adjectivar os dirigentes nomeados por confiança sem o devido conhecimento do sector. Marcelo Mosse, se quisesse iria aperceber-se que em média, em.cada dois meses, um dirigente nomeado pelo PR lamenta em privado ao presidente da República e apresenta a sua disponibilidade de ir embora por causa das intrigas. Até Pedrito Caetano foi dos primeiros a querer ir embora e Guebuza deixou-o sozinho na sala de audiências até ele ser informado que o PR não voltava mais. Era a demonstração de que rejeitou.
Pior, estes boatos podem também ser cabalas internas, acusações para ainda semear intrigas entre os colegas.
De resto, a prestação de contas é mecanismo sério e recomendável. Se estes trabalham, o que lhes custa reportar sobre o seu trabalho? Isto até americanos fazem, e não escrevem para Obama!

Joao Teodosio Tique Governacao facebokiana. A globalizacao reiventa-nos. Todos somos donos da INFORMACAO. Suprasumo de poder.... Acredfitem.... é mesmo poder nos tempos actuais. Vamos exercendo.

Nelsoncarlos Tamele Bando de intriguistas! As pessoas deixam de trabalhar e andam a cutucar os outros! Eu, particularmente sempre apreciei o trabalho do OB, embora na politica ha desconfiar de todos!

Joao Teodosio TiqueBaloi demissionario! Chissanistas assustados! Paraquwedeistas e quejandos na luta....Quem ganha? Fantastico. Bom para mim o tema é a paz. Queremos decisões! Para mim o tema é a economia. Queremos decisões. Mudar governantes.... Tudo bem.... Mudem. A paz e a economia vão trazer a ideia do fututo. ... Apesae de AFRICANOS podemos ainda ser inovadores.... competitivos e construtores do NOSSO FUTURO.... Mas precisamos de Paz. Decidam o camonho0 por favor!

Joao Teodosio TiqueNao estou contra os analistas e monitores permanentes da governacao da coisa publica. Bem vindos ao modelo. Só que temos assuntos urgentes.... O país precisa sair da modorra.... da laxidão.... da incerteza.... do nada! Existem decisões inadiaqveis, corajosas e descrometidas.... aguardamos! Lixem-se os Ministros, chefes e embaixadores. Valem o que? .... Sabem temos que evitar... impedir o ruandismo, o somalismo.... o libianismo.... somos Moçambique, país pobre, digno e equilibrado.

Joao Teodosio Tique Será que tenho razão?

Julião João CumbaneFaz muito tempo que tenho conhecimento do que se diz sobre a liderança do Oldemiro Baloi no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC). Os "donos" da casa—ditos "diplomatas de carreira", incluindo alguns da «secreta»—dizem ter atingido maturidade política e técnica suficientes para dirigirem integralmente os destinos da casa (MINEC). Logo, desde queJoaquim Chissano "reformou", nunca viram com bons olhos um "pára-quedista" colocado à frente deles por quem detém o poder discricionário para nomear ministros e representantes diplomáticos. Que volte para casa quem não quiser prestar contas do que anda a fazer lá fora com o dinheiro do povo! É isso que tenho dito: se Filipe Nyusi quiser um verdadeiro «novo ciclo de governação», tem que se desfazer dos mal-habituados que pululam nas nossas instituições. E não custar ousar quando se detém os múltiplos poderes que Filipe Nyusidetém! Se ele (Filipe Nyusi) não ousar, isso indicia promiscuidade e cumplicidade com as antigas chefaturas. O Oldemiro tens os defeitos que tem como pessoa (e até como chefe), mas tem créditos de ser um bom gestor de coisa pública. Ele quer acabar com os maus hábitos e os "donos da casa" não gostam. O melhor é mesmo eles reformarem. Joaquim Chissano "deixou andar" e Armando Guebuza a uns "deixou falar" e a outros "deixou fazer", desde que ele soubesse e aprovasse. Agora as velhas raposas do MINEC querem dizer ao Filipe Nyusi o que fazer. O mais seguro e melhor é ele (Filipe Nyusi) desfazer-se dessas raposas!

Momade Adamo Estupendo comentario!

Abdul Magide Sidi Hassam Se Baloi ficamos sem um do s Ases do baralho.

Hamilton Baloy Filipe Nyusi deve ser cauteloso. Quando se está a entrar no poder são várias vozés que inventam e criam intigras para beneficiar a um grupinho.

Dino Foi Leiam " O Príncipe" de Maquiavel, irmãos.

Julião João Cumbane Quantas vezes leste "O Principe", Dino Foi? E tu já leste as cinco obras mais vendidas de Robert Greene, (...)?

Dino Foi Nem me lembro das vezes, é que o Príncipe anda comigo, no Kindle.
The 48 laws of power, The 50th Law, Mastery e The 33 strategies of war são os únicos que li e não sei se se enquadram nesses 5 mais vendidos mas eu normalmente compro os livros a medida que saem então se ficam best-sellers ou não isso para mim é o de menos Julião João Cumbane. Portanto, não sei se os 5 mais vendidos.

Jose Alexandre Faia A serem verdadeiras estas noticias, só tenho a dizer , até que enfim temos alguém no des governo com os TOMATES NO DEVIDO LUGAR .

Frederico PereiraSra jornalista zeinada..Obrigado. .pela dica dos desmentidos do face.mas desculpa lá. Quando o mark inventou o fb em 2004.nso disde que era um jornal oficial, rede social. Logo nem td informação vertida cá tem de ser oficial, a camarada devia saber dos blogs tb. Inc . oficial vá ao noticias, nada impede oMarcelo Mosse de opinar. Aqui tá como im internauta tb a penas usa a veia jornalista que tem.k história essa de fonte oficial cá, ? Isto levem as redacções, bota notícia cá e nos escrutinamos..claro no limite. Um abraço.

Alicene Erasmo Epah. A procissão.

Muzila Wagner Nhatsave He he Marcelo Mosse.o de lado nao e o tio Rafa ?inbox.

Marcelo Mosse OK..Muzila Wagner Nhatsave... Thanks pela dica. Vou corrigir...pensei 100 vezes antes de publicar essa foto porque...numas vezes pareceu o novo consul em Macau, aquele do caso Evo Fernandes, mas decidi que nao era porque ele eh menos forte. Abraco.

Vaz de Sousa Força Marcelo!Muitos sabem disto e de muito mais mas não lhes convém concordar contigo.Um forte abraço.Essa de "fontes" nunca agradou a ...todos.



Zenaida Machado Hey Marcelo... Peço desculpas se ofendi. Prometo não fazer mais nenhum comentário parecido. Não foi intenção ofender nem a ti, nem as tuas fontes.

Abilio Manel Eu nao xtou interessado nas fontes do Marcelo+ sim analizar o conteudo.cnheço bem moz.claro nenhum governant ade aparecer em público lavar roupa suja.avante Mosse.

Marcelo Mosse Zenaida Machado dont mention. Minha reaccao aos teus comentarios mostra que acolhi-os abertamente, nao?

Carlos Serra Que aconteçam mesmo.

Ivan Mussungo Sempre vi no Oldemiro um governante cinco estrelas.

PC SocScholar Moçambique, país da Marrabenta, marrabentando. Força ilustre Marcelo Mosse. Parece-me que alguns querem ensinar Pai Nosso ao Vigário ao serem cé(p)tios ou desconfiarem das tuas fontes. Bem haja pela coragem e ousadia contra todos e tudo, principalmente os apologistas do "politicamente corre(c)to"!

Siro SiroMarcelo Mosse. O nosso Embaixador na China hahahhahahahha... Participei num colóquio em Macau - China dos PLPs onde ele esteve presente, e diferente dos outros embaixadores que la estiveram (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Portugal, Brasil) foi o único que não se aproximou aos seus compratiotas Moçambicanos para um briefing ou um aperto de mão... Hahaha Deve-se sim rever não só o papel mas também os critérios de selecção destes nobres representantes do Estado na diáspora... Os nossos irmãos Embaixadores de outros países deram nos aperto de mãos e até perguntaram algo sobre Moz... Vejam se pode... Triste...

É preciso entender política externa e diplomacia. A mania de alguns jornalistas moçambicanos é que são especialistas de tudo. Guerrinhas e insubordinação entre profissionais de carreira e political appointies existem. Num passado recente Pedro Comissário criou maior polémica quando disse claramente que ele é que devia ser ministro dos negócios estrangeiros e era uma afronta não ao nomeado ministro, mas ao próprio presidente Chissano e não foi demitido por isso. Na recomendação de Dino Foi para lermos Machiavel vêm da premissa de que, nenhum estadista governa baseado em sondagem da opinião pública. Quando inventamos expectativas temos que saber que, mesmo uma moeda não tem 2 mas 3 lados, existem três lados com a mesma expectativas, e o presidente Filipe Jacinto Nyusi é autônomo nas suas decisões mas, olhando sempre os interesses nacionais. A leviandade com que se apresenta este assunto por Marcelo Mosse ignora o que norteiam a nomeação dos embaixadores hoje mudou. Se ontem ser embaixadore era valioso estar estacionado em Nova York, London, Paris, Tokyo, hoje ser estacionado em Beijing, Brasília, Dheli ou Pretoria vale muito. Há disputas internas para estas nomeações e ninguém gosta de ser estacionado em Lilongue. Pensar que os nossos diplomatas não elaboram relatórios é no mínimo hilariante. Achar que os diplomatas lá fora não trabalham, é no mínimo ignorância de como as relações internacionais funcionam. Só para dar um exemplo do trabalho das Missões diplomáticas no exterior vejam a adjudicação da migração digital para a China em detrimento do Japão se não houve dedos das respetivas embaixadas? Amigos vamos gerir as nossas espectivas, para evitar decepção e chamar nomes ao Chefe de Estado se não fizer as respectivas remodelações governamentais. Nuysi é somente um, e para gerir o país precisa de conselheiros e ministros e estes têm suas agendas ao lado da agenda Nacional. Especialização precisa-se no jornalismo moçambicano para perceber que desde que ressentimento contra paraquedistas no MNEC começaram quando Pascoal Mucumbi como médico foi nomeado para gerir o ministério dos negócios estrangeiros, quando os médicos conservadores que são, recusam que um não médicos sejam nomeados ministros no MISAU. É uma dinâmica que precisa ser entendida, uma vez que quem nomeia tanto os embaixadores como o ministro dos negócios estrangeiros é o Chefe de Estado. Precisa perceber que um embaixador não é igual a um director nacional! wink emoticon.

Inusso Jamal Caro Gabriel DeBarros, a "migração digital" não teve nada a ver com a nossa representação diplomatica na China, porque este não tinha a capacidade para "agilizar" tamanha "negociata", mas sim, salvaguardar os interesses económicos de quem o nomeou.

Marcelo Mosse Por isso eh que a Hilary Cliton foi Secretaria de Estado...assim como o Paulo Portas foi MNE de Portugal...nao entendo essa sua defesa do corporativismo.

Dino Foi O Inusso Jamal fala com tanta certeza, meu Deus!

Inusso Jamal Nao ha certeza no comentario, Dino Foi, mas somente um "comentario", smile emoticon
, com ou sem o Deus.

Dino Foi Pois saiba que fui em quem montou a Startimes. Talvez assim evitemos falar de coisas que não sabemos.
Voltemos ao assunto do momento: guerrinhas no MINEC.

Inusso Jamal Parabens. Esta "amalgama" toda faz parte das "guerrinhas" no MINEC. Nao me espanta que uma parte dos nossos diplomatas, se recusa a "adaptar-se" as novas directivas no Ministerio.

Dino Foi Oh?! Ok

Dino Foi Não há nenhuma directiva nova, não se mexeu nem um primeiro secretário é muito menos Chefes de Missões desde que Baloi foi nomeado para este mandato! Paremos com contra-inteligência sem fundamentos.

Inusso Jamal Refiro-me a Prestacao de contas, emanada pelo tribunal administrativo, que tem sido o calcanhar de aquiles de muitos dos nossos Embaixadores de carreira, e nao mudanças na direcçao (diferente de directiva) administrativa.

Gabriel DeBarrosA verdade é que ambos os embaixadores, ministros, seus vices e secretarios são nomeados pelo Presidente. Os cargos de Ministros e até de alguns embaixadores são meramente de confiança política, mas a maioria é de carreira profissional. Existem alguns embaixadores que misturam os dois. Agora achar que a moneação de alguém para embaixador em Beijing, Washington, Nova York, Bruxelas ou Londres é feita por acaso é tentar fazer jogo de aveztruzes. Pensar que o embaixador que esta em Dar-Es-Salaam também não quer ou não sonha estar em Nova York ou Beijing, é pensar que os os nossos actuais embaixadores não tenham ambição profissional. Pensar que os segundos ou terceiros secretarios nas embaixadas não sonham um dia ser embaixadores é pensar que eles são uns conformados sem ambição, dái que posso acreditar que neguem fazer relatório. Pensar de quem esta a trabalhar no MINEC na 10 de Novembro, não queria estar nomeado para servir fora, nem que fosse na Zambia, é pensar que alguem não queira evoluir na carreira onde fez... É isto que alimenta as guerras internas dentro do MINEC e isto representa varias voizes e interesses lá dentro e cá fora... Inusso Jamal achar que a Embaixada na China não jogou nenhum papel no assunto da migração digital, é ignorar a mais básica função de uma embaixada, nem que seja a de dar palestras aos homens de negócio para vir investir no país ou dar os vistos para esses empresário. Acredito que para a Qatar ou Tukish airways passarem a voar para Moçambique a embaixada nesses países jogou um papel... essa é a função da diplomacia, mobilizar para que venham investir no país e não ficar passivamente la somente a cossar.

Todas chancelarias prestam as contas, agora cabe ao tribunal administrativo ir buscar a informação que necessita, com a única ressalva de que o relatório de uma missão diplomática não é como o do INAS que depois deve cair naquele jornaleco de meia tigela, há assuntos mais sérios que transcendem as regras e regulamentos que qualquer graduado do Ifapa pensa que aprendeu.
Ademais, se não há relatório de contas os duodécimos não saem. São coisas básicas, senhores.

Inusso JamalAs relações de amizade, cooperação e diplomaticas com a China, são de longa data, e certamente que os nossos embaixadores tem tido um papel catalizador na divulgação das oportunidades de investimento que Moçambique oferece e sempre ofereceu, disso não restam duvidas. Quanto ao processo de adjudicação da transição do sistema analógico para o digital, convenhamos que foi ao alto nivel de estado que foi abordado, DeBarros.

Herculano Cumbi Reco Eu nao sei falar bonito como grandes literarios.pelo que Eu conheco o Baloe ele tem aparecia e presenca ate sabedoria.mas oque lhe estragou foi o sinismo e arogancia perante o pessoal.

Amavel Speechless Jornalista não fofoca é Liberdade de Imprensa, não vasculha assunto alheio é direito à informação eishhh

Abilio Manel Ja deu o qui tinha a dar somos muitos saia metam sangue novo chega d remendos.

Geraldo Mandlate Gostava de perceber os argumentos de mais valor que a medida de Ministro Baloi iria trazer nas embaixadas e o argumento dos CONTRA. Mas como todos (e sempre) os debates, vamos falar de Baloi e embaixador, mais Nyusse para variar. POR QUE HOJE AS EMBAIXADAS TEM QUE PRESTAR CONTAS ao Ministro? Antes Prestavam a quem? Por que é que durante 39 anos a prestacao de contas nunca foi problema para nenhum Ministro?

Marcelo MosseGabriel de Barrros justamente....por isso publiquei a informacao para que pessoas mais especializadas como, por ventura, tu tragam para a opiniao pubica mais informacao e opiniao. Para publcar um texto como este nao precisa de especializacao. Precisaria disso se eu quisesse entrar num debate profundo sobre as dinamicas do mundo da diplomacia. Mas nao era esse o objectivo. Eu so quis partilhar com meus amigos factos recentes que envolvem a nossa diplomacia. Se os facto nao sao verdadeiros, diga. Se tem toda a verdade, entao que diga, incluindo essa dos relatorios.

Amisse Abdula Cassamo Gostei da atitude de Nhusy. O Baloi merece continuar.

Initovitch Gulupov "…dezoito diplomatas, capitaneados pelo Embaixador na China, Inácio Júnior (um guebuzista ferrenho)..." Kakakakakakaka Marcelo Mosse gostei desta!

Mauro ManhicaO Guebuzismo fez tão mal a Moçambique que ainda vamos precisar de algumas décadas para entender a extensão desses danos. Guebuza distribuía ministérios, direcções nacionais, Conselhos de Administração e embaixadas aos seus sequazes e apaniguados como prémio/estímulo pelo seguidismo canino. Estes infelizes, foram devidamente formatados e induzidos a esquecerem o que devia ser a "bússola" de quem é nomeado para cargos de chefia ou de estado: SERVIR O POVO. Mesmo depois de termos "corrido" com Guebuza ainda há gente a fazer eco da sua visão distorcida da governação, quiçá a tentar ver se ficam bem na fotografia para ganhar um tacho qualquer na Administração pública. Para o caso dos pretensos embaixadores indisciplinados, quem tem o remédio é o Presidente Nyusi. Vá-se lá saber se saberá administrar na dose certa ou se morreremos todos dessa cura.



Marcelo Mosse Mauro Manhica nao presica ser assim tao caustico.

Mauro Manhica hehehe. Bati com força? Sorry... É que estive 10 anos com o Guebuza às costas mas mesmo depois dele ter saído, ainda sinto o seu peso.

Raul Chambote A primeira vez que provei um naco regado com mel foi em Londres no natal de 2008. Mas que haja muito piripiri regado com açúcar parece ser a sina cá de Moçambique.

Desidério EC ChamboAcho que houve boa atitude, tanto por parte do ministro, assim como do PR. Ora vejamos. Se alguem nao e' bem vindo num local, o melhor e' se retirar ou nem se quer chegar. Agora, o PR, ao afirmar que quem deve se retirar sao os diplomatas que acham Baloi nao conhecer a casa, devolveu ao ministro a sua autoridade. e' que se o PR tivesse cedido o pedido o ministro, isto seria um demonio sempre s seguir qualquer ministro que viesse ocupar tal pasta. Estes iam sempre abusar.

Egidio Vaz Exactamente. Queremos ver a quem eles irão escrever, hehehhe.

Desidério EC Chambo pois e'. Nao podemos admitir representantes do povo chantagistas.

Desidério EC Chambo E mais, ha mesmo diplomatas que precisam sair, um deles e' o representante de Moc na RSA. Foi uma vergonha o seu perfomance durante a onda de Xenofobia na RSA.


Rob Sau Todo mundo tem que prestar contas! So assim saberemos o que se passa! a Embaixadores que nao sabem o que estao a fazer, foram para la mandados para se acomodarem.

Joacheim TembePelos viatos Guebuza fez tao mal a este povo que as pessoas se cegam nos seus discursos. Quem sabe de Contra Inteligencia deve saber que ela e o garante da nossa soberania e que os seus operativos nao respondem ao ministro de tutela onde estao alojados mesmo que este era capaz de nao perceber is contornos de suas operacoes. Neste caso especifico suponho qye seja mais do que prestacao de contas e financas. Mais ainda a maior parte desse pessoal vem de ha muito mais tempo quw Guebuza no poder.

Faizal Castigo Nyusi deve "varrer" malandros que não querem prestar contas ao povo!

Vasco Acha AMIGOS EU NASCI NAS MATAS DE CABO DELGADO ZONA DE GÁS E LÁ SE DIZ QUE "NAO HA FUMO SM FOGO"

Edson Miranda Eu acho que o posicionamento do Ministro Baloi e correcto a terra e nossa e todos os estrangeiros devem prestar contas de suas actividades dentro do territorio nacional. De igual modo acontece connosco no exterior.

Helder Culumba Esses quadros estao no COMODISMO, estao ambituados a serem a acareciados e apalpados. nao bliscados pois nao profissionais de linha.

Albert Silivis Isto vai dar que falar, os tempos são outros.

Dino Foi É o tio Rafa de Macau sim, Muzila Wagner Nhatsave.

Tomas Mario Sempre notei, curiosissimo, que Marcelo Mosse faz likes aos seus proprios posts! Ehhhh!


Amavel Speechless Boa nota essa.

Vali Abdul Momade Gosta do que ele escrve, ha algo de errado nisso meu caro Tomas Mario ?

Tomas Mario Ele gosta do que escreve?! Ora essa! Se não gostasse não escreveria!

Adelson Rafael Auto estima!

Tomas Mario Tá certo…tá certo!

Marcelo MosseHiii Tomas Mario!!!! Nao eh bem assim...talvez um lapso...mas OK...podes entao partilhar o inventario desses meus likes? Any way...nao me recordo de fazer isso intencionalmente...tenho suficiente humildade. Tambem nao preciso de fazer likes para mostrar que meus posts tem maningue likes. Meus amigos fazem isso. E acho que fazem porque gostam. E ja tive posts com mais de 1000 likes e mais de 50 shares, Tomas Mario. Nao sei se o mecanismo do FB permite que uma so pessoa faca tantos likes assim.Um dia estive a ver o poder que o FB tem na dissemicacao de informacao. Se tens 5000 amigos, 300 fazem likes e 30 fazem partilhas, deves ter uma audiciencia razoavel, nao? Sem contar com os likes de coracao e os os likes de rua, pois ha amigos que nao podem colocar likes aqui na pagina porque o big brother esta monitorando quem anda a seguir os desvarios deste gajo. Oi... quanto vendem nosso jornais de papel? De resto, o que mais me interessa eh que, ao abrir meu FB, estou vibrando com minha participacao na vida publica. Goste-se ou nao, o feedback que recebo eh positivo...obviamente nem todos gostam.. mas tambem ja estou vacinado contra esses desgostos. Mas que ha desgostos isso la ha. Haammm dizem que meus posts tambem andam no Watsapp...na China, em Angola, no Chinde, no Sahara ha malta que vai acompanhando a vida politica e social em Mocambique atraves de minha lupa. Eu com isso vibro maningue. Estou a exercer minha cidadania. Se eu ponho likes? Acho que isso eh um faits divers, um nao assunto quando comparado com o tema do post. Abraco. Vou ligar te. Falei com o Rob hoje.

Vali Abdul Momade Meu caro Tomas, me clarifique se ha algum problema em ele colocar Like no que escreve? O que ha de gritante nisso ? quero aprender para nao cometer o mesmo erro, caso seja algo errado. Pois as vezes ponho Like no que posto, fotos minhas ou algo partilhado.

Jose Fabiao Meus aplausos ao PR. Isto é q é ter tomates.

Muzila Wagner Nhatsave Ok Dino Foi.ja nao lhe a tempos.

Helder Culumba...ha aqui uma mensagem que se pretende deixar com a observacao do TM, nao vamos na minha opiniao entrar em crise de nervos por causa de LIKES e uma palavra exprime um sentimento em lingua Inglesa que traduzindo em lingua portuguesa no contexto socioeplitico-economico de Mocambique pode-se ter diferentes percepcoes. Aqui nos interessa, especialmente, Marcelo Mosse com que os LIKES sejam revistos em cada PLEITO em Mocamquique numa linguagem clara para o pais GOSTO ha mais Agua potavel em Montepuez, ha mais escolas e hospitais em Moamba. Quero lembrar que o pais nao avanca em algum momentos por causa deste tipo observacoes, perde-se tempo com intrigas. Velha filosofia dividir para REINAR. Portanto, somos parte de um grupo menor que quer contribuir positivamente para o pais. ACREDITO NUM BOM DESEMPENHO DOS NOSSOS GOVERNANTES A PATIR DAS DIVERGENCIAS DE OPINIAO!

Etelvino Uassiquete Uassiquete Oh Tomás! Então achas que o Marcelo não gosta do que ele próprio escreve? Rs rs rs

Silvestre Bento Maculuve precisamos de mudancas sim.

Lionel Magul Ai ten gato, sobretudo nos que se recusam a prestar contas.

Helder Culumba...obviamente! Ja somos sufecientimente PRAGMATICOS para definir o valor pratico como criterio da verdade para o desenvolvimento sustentavel de Mocambique REAL sublinho real porque o verdadeiro desenvolvimento deste mocambique CENTRA-SE NA TERRA nos campos de producao por exemplo em Niassa, Cabo Delegado, Tete - ANGONIA SO para citar alguns pontos. O desafio e grande como POR na mentalidade dos jovens de que a TERRA e MAIOR RIQUEZA, sera na minha opiniao um dos maiores desafios do elenco de NYUSI mais para que isso aconteca o PACHECO DEVERA DESCANSAR POR QUE NAO TEM TALENTO POLITICO DE PERSUADIR E MOTIVAR A FORCA MONTRIZ QUE E A JUVENTUDE. COM TODO RESPEITO!

Lourenco Jose Retira o seu like Marcelo, quero ver a diferença.
pois eu dou sempre like aos seus posts porque Adoro a frontalidade e seriedade sua no que publicas.

Marcelo Mosse ...entao vao proibir me de gostar daquilo que eu produzo? Nao estou a ver o Jamie Olivier a degustar de um seu farfalle ao molho de tomate e cottage. Seria ridiculo.

Lourenco Jose Achei interessante o comentário do Tomas Mário, 
de tudo que tinha por comentar só. Viu o like seu! 
esse Tomás as vezes m tira do sério.

Maimuna Abdul Bem haja cda Baloi, bom trabalho.

Ezequiel Mavota Acredito que a diplomacia moçambicana eh capaz de resolver isso, se eh que de facto eh um problema.Por isso forca diplomatas da Pátria Amada.

Domingos Inacio Cheio de lambe botismo na fre marcelo, actualiz o povo e bom trablho.

Eva Sele Nao e novidade para ninguem.

Sem comentários: