domingo, 3 de maio de 2015

Dhlakama na Zambézia (Video) 03.05.15





Egidio Vaz
1 h ·

Desde quando um Estado fecha negócios oralmente com um cidadão ou grupo de cidadãos?



Frank Cachiz nao percebemos.


José Belmiro calma....demos mais um prazo de 2 meses kkkkk.


Egidio Vaz José Belmiro, esta generosidade será infintamente elástica. Começou bem forte, com a promessa da divisão do país, depois vieram províncias autónomas, depois as autarquias provinciais, coisas ouvidas na rua. E depois de gorado o assunto, agora segue a promessa de dois meses. Eu já tinha apontado o caminho. A Renamo deve parar de enganar o povo. Os radicais da Renamo não estão ajudar o velho a sair do embaraço que o consome e atrpalha o juízo.


Tomas Humbe Eish, so pa os fortes entenderam.


José Belmiro hehehehehehe.


Ivano Chissengue Desde de sempre, isso nao eh novidade por aqui.


Egidio Vaz Ivano Chissengue é de lei que os negócios do Estado devem se basear na lei e na evivdência material. Nunca isto aconteceu, pelo menos ao olho público.


Rogerio Antonio Nao se pode menosprezar a capacidade do lider da renamo, tudo comecou como se fosse uma brincadeira em 2013, a quando dos conflitos entre as tropas governamentais e da Perdiz, todavia nao sou a favor da guerra, mas penso que a frelimo quer perpetuar-se no poder sem merito para continuar a roubar, na minha opiniao o FJN enganou o DLH e ate agora estamos a viver indecisoes nada esta ganho, nada esta perdido..


Wango Khensani Maculetane A vergonha manifesta de formas diferentes, gostaria eu que a multidão que assisti seus comícios lhe perguntasse o porque de tanta mentira e falsidade, se a memória não trai-me, recordo-me ter visto ele dizer que iria Governar em Maio. Em que mês estamos mesmo?


Egidio Vaz Estamos em Maio. Ele alargou o prazo. Diz que da mais dois meses para a Frelimo mudar de ideias, kikik.


Milagre Pahuwa Egidio Vaz só falta prolongar até próximo ano.
Começo a dar razão as pessoas k diziam k ele "come" com a Frelimo.


Egidio Vaz Rogerio, nós queremos viver em Paz okay? Se e;e tem ideias então que resolva as coiss em Paz. Não devemos sempre viver com medo de dizer-lhe de caras que errou e está a por pessoas em perigo. Isto é mau. Istonão lhe vai ajudar. É importante lançar um sinal vibrante que tecnicamente mo projecto não tinha pernas para andar porque foi mediocre, cheio de incongruências e ilegalidade. E com arrogância nao conseguiu. Então é preciso a Renamo repensar o que deve fazer a partir de agora: ou volta com outra proposta, séria e concebível enqaunto negoceia com a sua contraparte da Frelimo, ou negoceia com a propria Frelimo para uma proposta conjunta. O certo é que não houve debate sobre a ideia das autarquias provinciais. Mesmo que a constituição assim o permitisse, era necessário que todos tivessem sido ouvidos como sempre. E, com tantas clausulas a chocarem-se, era o cúmulo que a Frelimo aceitasse. E mais, uma lição para um partido minoritário: aprendam a negocear e a superar barreiras.


José de Matos O Editorial da Verdade foi contundente e aponta-nos o caminho;
"O pluralismo político e a democracia não podem prostrar já, porém, urge encontrarmos outras formas de entendimento com vista a ultrapassarmos esses pomos de discórdia sem sermos reféns do legalismo de que a Frelimo se vale para desacreditar a oposição. O problema entre a Renamo e o Governo da Frelimo é político e não constitucional ".


Rogerio Antonio Eu tambem nao sou a favor da guerra, quero a paz a paz, portanto meu caro Egidio Vaz, eu lhe pergunto nao houve debate porque? As incongruencias e ilegalidades que mencionas, nao podiam ser melhoradas porque? Este assunto eh politico e nao juridico.......Ademais qual eh a legitimidade que a frelimo tem, sabendo que a validacao das eleicoes foi mediante um CD audio, ate hoje nao se sabe onde estao os editais, portanto neste assunto deve haver meio termo, penso eu que a solucao avancada pelo MDM, de nomeiar-se governadores seria a mais viavel.


Manuel Mageta Taque Pela primeira vez ouvi esse acordo verbal com o lider RENAMO. Mas estes políticos pah.... só queremos paz.


Egidio Vaz Rogerio, pergunte a Renamo porque não deioxou as outras bancadas que ajudassem. Porque exigiu o debate mais urgente possível da proposta sem que os outros fossem ouvidos? Porque se insurgiu contra os pareceres da sociedade civil e da Ordem dos Advogados de Moçambique? Porque insistiam a dizer que a proposta é fruto do acordo entre a Dhlakama e Nyusi? Desde quando o Estado faz negócios de forma oral em nome do povo? Se compulsar sobre estas perguntas todas, verás que a Renamo apenas estava a procura de um motivo para fazer a guerra. Doutra maneira, tinha que ter a sensibilidade. Afinal, se é o "povo"que manda, porque ele não pode reafirmar este mandato pronunciando-se?
Dhlakama não pode e não deve continuar famoso sempre que suas intentontas falharem. Sempre que as coisas correm mal para a Renamo os moçambicanos esperam uma reacção armada da parte dela. Porque deve continuar assim? Porque a capacidade de um home em idade avançada deve ser avaliada em função das suas acções subversivas? Não pode ele ser arauto da reconciliação, ouvindo as vozes moderadas do proprio partido? Não pode ele ser a fonte da sabedoria para a reconciliação e paz, adiantando-se aos processos? Ideias e iniciativa snão lhe faltam. Mas porque ele opta pelo radicalismo?


Celso Guirimone Porque a Frelimo só toma decisões contrarias a sua vontade (arogante) com cheiro da pólvora. De lembrar que a Frelimo nunca quiz a democracia, só aceitou depois do braço armado. Não quero a guerra, mas com este partido, só assim. Outra solução, talvez depois dos velhotes radicais da Frelimo morrerem.



Carlos Jonaasse Meu filho (6anos) perguntou-me:"Pai, afinal porque aquele vovo de oculos(referindo-se ao lider da Renamo) anda sempre zangado, grita, onde esta tem muita gente"......e disse mais..."Um dia vi-lhe com vovo Guebuza a rir e agora zanga sempre"....e rematou dizendo.."Pai, afinal ele quer o que bem bem".Amigos....eu respondi...Filho...,quando tu fores "grande" vais entender melhor a historia de Mocambique!


Lenon Arnaldo Se é político que os políticos tentem encontrarem saídas política. Agora, pensar que aqueles papeis sem algum cunho jurídico e nem" fisico", mesmo emendados nao deviam ser aprovados, isso é desespero; Pior, quando tentam condicionarem a sua não aprovação o retorno a guerra ou a ingovernávelidade do estado, estamos cansados desse disco obsoleto.

Se perguntar não ofende, se acaso, eclodir a tal apetecida guerra ou insubordinação "popular" de que lado os que defende essa teoria estarão, na legalidade ou ilegalidade.

Eu, não tenho dúvidas estarei sempre do lado da legalidade, até porque, não tenho dois passaportes e, do lado do arruaceirismo certamente não estarei.

Que houve problemas nas eleições , sim os houve; A Renamo perdeu por causa desses problemas - claro que não. Ela (Renamo ) tem responsabilidades em parte dos problemas verficado, sim tem.

Desespero e a pressa podem criar precedentes piores que os 39 anos de governação da frelimo.


Rafael Ricardo Dias Machalela Eu acho que acordo oral pode ou escrito pode servir desde que ideia seja a paz!
PS: Mesmo o escrito foi violado por ambas partes. hehehehe


Ventura Nemba Massingue Oralmente ou Verbalmente?


Felizmente Dzowo A proposta nao foi debatida por portar Irregularidades INSANAVEIS - que não se podem corrigir. Incongruencias. O mais incronguente ainda é a proposta de nomear membros da renamo para governadores: ora, reprovaram o PQG, PES e o OGE, por nao se rever com os mesmos: Como é que os governadores executar planos e comandos de instrumentos com os quais definitivamente Discorda?


Rogerio Antonio Queremos eleições transparentes, Justas e livres, coisas que até hoje não existem, o povo quer ser governado pelo justo VENCEDOR…… Me parece estranho e conflituoso pedir a renamo que tenha um projecto legal e sem incongruências, sabendo que o próprio processo eleitoral não foi LEGAL, cheio de incongruências…….Cade os editais, para melhor debatermos este assunto.


José de Matos ." O problema entre a Renamo e o Governo da Frelimo é político e não constitucional. E o maior desentendimento resulta do facto de o partido no poder pretender resolver um diferendo político com base no legalismo.:"
Cristalino !


Mahamad Hanif Mussa Pois, foi nesse "negócio" que o líder da Renamo se deixou enganar ao permitir tomada de assentos na AR. Fintado uma vez, outra vez foi.


Felizmente Dzowo "legalismo
(legal + -ismo)
s. m.
1. Respeito à legalidade.
2. Império da lei." Dicionario Priberam online. Opoe-se ao "ilegalismo". Nao entendo porque para alguns esta palavra é tao ferenha como uma flecha no coraçao.


Egidio Vaz Há coisas que nós podemos fazer quando estamos no poder. E há coisas que não podemos ter quando não temos poder.


José de Matos Ha um outro aspecto; os negocios nao sao feitos oralmente, é por escrito,e em publico, mas a ser verdade que houve um compromisso verbal, repito, a ser verdade, significa que mais uma vez Dhlakama foi ingenuo e nganado e Nyusi tem tendencia camaleonica!


Cristina Ussene Quando para isso estiver em jogo a paz de um povo inteiro.


Egidio Vaz Afinal estamos a negociar a Paz? Tinhamos que aceitar a proposta da Renamo porque era para comprarmos a paz? Assim que a Frelimo a negou não teremos a paz? Estou a tentar simplificar o que está sendo dito aqui.


Raul Alfredo Nhagumbe A RENAMO TAMBEM PODE NESSES TAIS REMODELAR OU APRESENTAR OITRA PROPOSTA MELHOR. POR EXEMPLO A REVISAO CONSTITUCIONAL DE MODE QUE NAS PROXIMAS ELEICOES ELEGEMOS OS NOSSOS GOVERNADORES A NIVEL NACIONAL.


Egidio Vaz Raul Alfredo Nhagumbe, a Renamo se quiser pode voltar a submeter a mesma proposta com as devidas remodelações, fazer corredores junto da bancada da Frelimo para alcançar consensos etc. A verdade é que a ter que entrar em vigor, deverá ser nas proximas eleições. E não agora, neste mandato. Na pior das hipoteses, então que surjam novas eleições.


Mateus Torres a proposta da renamo, visa ultrapassar a crise pôs eleitoral, e o que tenho visto no discurso da renamo.


Egidio Vaz Mateus Torres, a crise pós-eleitoral ultrapassa-se com boas ideias. Não é entregar qualquer coisa.


Mateus Torres certo! mas a qualidade dos nossos políticos deixamos a desejar.



Jorge Ferreira Sr.Egídio,com respeito pela sua(s)opiniões,não concordo com muitas delas,por tendenciosas e contraditórias.Cpmts.


Egidio Vaz Quem alega, prova senhor Jorge Ferreira. Prove o que diz. Estamos em sede de expressão livre de opiniões.


Raul Alfredo Nhagumbe Eu ñ porque ñ usa a massa cinzenta que o pais dispõe. Afinal reuniu com academicos para qué? Não para colher subsidios?


Egidio Vaz E acha que colheu os tais subsidios?


Raul Alfredo Nhagumbe Pelo que acompanhei pela tv duvido. Esteve a falar sozinho. Dogmatico o tipo.


Jorge Sebas Boladas.


Jorge Ferreira O senhor diz,e muitos dizem que o documento é Inconstitucional.Ora bem,se é,então me diga qual destes que vou apontar é:Venda de Terra,Ministros ou pessoas ligadas a Ministérios formam empresas para a exploração de riquezas com informação previligiada,adjudicações de negócios directos e sem concursos a empresas onde pontificam interesses de governantes,incluindo ex-PR,decidir eleições sem provas de quem ganhou,contratar empresa que ninguém sabe de quem é para filmar a sessão do dia 30,etc,etc,...tenho muito mais exemplos.(uma nota para si,para não fazer confusão-sou simpatizante desde 68,em Liboa)Cpmts.


Jorge Ferreira ***...qual destes não é.


José de Matos a proposta da Renamo, mesmo com possiveis lacunas, nasce no contexto de fraudes e da exclusao! Antes desta proposta a Frelimo teve oportunidade de sanar, de algum modo, o problema das fraudes eleitorais! Nao o fez, continua a negar as fraudes e nao tentou nenhuma outra alternativa, por exemplo, Governo de Gestao, etc. O argumento de que o projecto nao presta nao é suficientemente razoavel, a Frelimo ja tina chumbado o Projecto ainda antes de o conhecer, e as opinioes nao sao unanimes, Cistac e outos acreditavam que a Proposta tinha pernas para andar! Mas mesmo que a Proposta nao tenha merito, a Frelimo tinha obrigaçao de apresentar melhorias e alternativas! Lourenço do Rosario afirmou nas vesperas de o Projecto ser discutido:

""Tem que haver contribuições e é preciso este papel do Presidente (Filipe) Nyusi de convencer (Afonso) Dhlakama (líder da Renamo) de que, sim senhor, o documento está lá, mas nós vamos contribuir e vamos juntos construir um outro documento sobre a descentralização no país, e não dizer 'este documento não serve para nada e vamos chumbá-lo', acho que isso não", defendeu o académico.
" o Projecto deve ser encarado pela sociedade moçambicana como uma questão política real e não meramente constitucional.
"Não se deve considerar o projeto que a Renamo introduziu no parlamento como um problema meramente constitucional. Não é um problema de legalidade, é um problema político real, que pode trazer-nos, pela primeira vez, para um espaço de grande debate sobre o ordenamento territorial nacional",

De qualquer modo, esta discussao é meramente academica, independentemente das alegadas lacunas, o facto é que se trata de um problema politico que tem de ser resolvido com soluçoes politicas!


Rogerio Antonio O Sr Egidio Vaz esta a contradizer-se, fala de legalismos, mas esquece-se que, os que estao no poder, estao la por via fraudulenta, Sr Egidio Vaz cade os Editais, sera que isso nao te preocupa como um cidadao, ver um partido a governar legitimado pelo complot da CNE e CC, na base de um CD audio.... A que legalismos refere-se exactamente, pra ti os tais legalismos pk sao levantados hoje, pk razao nao faz um paralelismo desses legalismos com o pleito eleitoral?


Egidio Vaz Senhor Rogerio Antonio, não se trata de legalismo. Trata-se sim de poder apresentar um documento bem escrito, que faça sentido. Também trata-se de saber negociar. O senhor ainda não entendeu meu ponto? O que estou a dizer aqui é simples. A pressão que se colocou as bancadas e a Frelimo não deixou outra saída senão chumbar. O tempo foi tão curto que nem deu para apreciar as incongruências e mandar corrigir; nem deu para reaproximar o espirito de reconciliação entre as bancadas. Queriam fazer passar tudo, tal como está. INSTULTANDO A CIÊNCIA e a constituição. Mesmo que o parlamento passasse, aquilo chumbava no conselho constitucional. Ainda bem que se cortou o mal pela raíz.


Benjamim Crenisio Gostei dessa.


Rogerio Antonio Tenho muito respeito consigo mano Egidio Vaz, mas penso que continua a contradizer-se nos seus posicionamentos, senao vejamos, as comissoes de trabalho da AR tiveram tempo suficiente para apreciar e em caso de necessidade recomendar a bancada da renamo a reformular as tais incongruencias...... Porque a frelimo nao fez isso?


Vitor Constantino A Renamo defendia a nomeação por Afonso Dhlakama de presidentes de conselhos provinciais com funções executivas em seis províncias do país, a canalização de 50% das receitas geradas pela extracção mineira e dos valores gerados pelo sector petrolífero, 1% de alguns impostos cobrados pelo Estado nas autarquias locais, impostos de natureza provincial, bem como impostos autárquicos. Será assim dão difícil a Frelimo reconhecer que a Renamo tem direito ...pois ganhou as eleições nessas Provincias..e quem não reconheçe a vitoria da Renamo nas dits regiões ..não é intelectualmente honesto..nem merece conversa .


Jasmin Rodrigues Qual a sua cor partidaria Edigio Vaz! Esta a parecer me um camaleao... Muda de cor consoante a estacao...estou perplexa!


Lourenco Jose Em qué adiantaria a Renamo avançar com essas propostas se a Frelimo chumbaria na mesma.


Jorge Ferreira Documento esteve lá 60 dias,para apreciação.


Lourenco Jose Concordo consigo Rogério.


Egidio Vaz Jasmin Rodrigues, eu não tenho partido. Estou cansado de dizer isso.


Laura Souto Obrigada Egidio Vaz pela coerrencia e clarividencia na forma como abordas o Assunto. Gostei a Imparcialidade com que trataste o assunto.

Sem comentários: