segunda-feira, 11 de maio de 2015

FILIPE NYUSI FORTIFICA DHLAKAMA - Por Dércio Ernesto


Quando soube que sua Excelência Senhor Presidente da República, FILIPE Nyusi, iria começar a sua presidência aberta levantei dois pontos: (1) Como é que FILIPE Nyusi estará em presidência aberta se não temos orçamento geral do Estado?; (2) O que de novo traria FILIPE Nyusi diferente do seu antecessor neste tipo de governação. Foi-se a província de Gaza, veio a Província de Maputo, a Cidade de Maputo e hoje estamos na Província de Inhambane.
Ora, para quem acompanha essas presidências abertas pode se perguntar que pertinência tem neste momento as realizar, eu em particular fico confuso quando vejo o PR andar de província em província na zona Sul para visitar escolas, dirigir reuniões extraordinárias ou fazer inaugurações por onde passa.
Me é difícil fazer a leitura da mensagem que o PR leva pelas províncias por onde passa, ou seja, em cada lugar ele diz coisas extremamente diferentes, não se vislumbra uma agenda clara sobre o tipo de mensagem que se pretende transmitir a população. Recordemos que o seu antecessor tinha no chavão do "Combate à pobreza" como seu ícone. E o PR Nyusi, o que traz como tónica da sua mensagem?
Essa forma de fazer as presidências abertas não trouxe nada de novo em concreto, o PR continua a ser enganado com os arranjos que são feitos naqueles lugares antes da sua chegada, sem contar nas pessoas pré-seleccionadas que sobem ao palanque.
Ademais, fica aqui claro um contraposto a Unidade Nacional, ora, nos perguntemos por que cargas de água Filipe Nyusi está a visitar somente a zona Sul, pode-se dizer que está a prestar agradecimento pelos votos obtidos durante as eleições de 15 de Outubro (2014), mas, lembremo-nos que em Cabo Delgado também obteve maioria.
Para além de colocar em causa a Unidade Nacional legitima de algum modo os comícios que o líder da Renamo está a fazer pela zona Centro e Norte, pois, Nyusi está a mandar um recado claro no sentido de dizer que realmente a Renamo é forte lá (Centro e Norte).
Ou seja, Filipe Nyusi ao não visitar numa primeira fase províncias como Sofala, Tete, Nampula, Zambézia está a dizer que Dhlakama é mais forte do que ele naquelas províncias, o que é vantajoso para a Renamo porque até segunda ronda de comícios essas províncias já tiveram sem mesmo Nyusi ter passado por lá.
A ESTRATÉGIA DE FAZER PRESIDÊNCIA ABERTA POR PARTE DE FILIPE NYUSI SÓ FORTIFICA CADA VEZ MAIS O LÍDER DA RENAMO.
Se formos a voltar ao passado iremos nos recordar que as visitas de Armando Guebuza eram feitas de "lés-a-lés", ou seja, não eram feitas de forma mecânica ou de região em região.
Para terminar, não é minha intenção descredibilizar essa forma de governação, mas, me preocupa a forma pouco inovadora com isto está a ser feito pela terceira vez em 3 mandatos, aliás, para além de usurpar algumas funções do poder local, podemos estar aqui diante de mais um despesismo desnecessário.
  • Manolo N'kojola Muito bem analisado.
    Gosto · Responder · 2 h
  • Ariel Sonto Campanha permanente.
    Gosto · Responder · 1 · 2 h
  • Ivan Maússe Dércio, Dércio, Dércio, levantando poeira dr.
    Gosto · Responder · 1 · 2 h
  • Silvio Ribeiro E claro uma boa analise para kem precebe.
    Gosto · Responder · 2 h
  • Lindo A. Mondlane "Ademais, fica aqui claro um contraposto a Unidade Nacional, ora, nos perguntemos por que cargas de água Filipe Nyusi está a visitar somente a zona Sul, pode-se dizer que está a prestar agradecimento pelos votos obtidos durante as eleições de 15 de Outubro (2014), mas, lembremo-nos que em Cabo Delgado também obteve maioria". ............um dos nossos grandes males é a falta de paciencia..o querer as coisas para ontem..ora vejamos..esse senhor pelos que sabemos nao pode estar em 2 sitios ao mesmo tempo (uma das leis da fisica nao permite), por algum sitio tinha que começar, e como se pode perceber esta claramente a subir...nao podiamos esperar um pouco mais?.. suponhamos que antes de mais nada necessite saber quais sao os problemas reais do povo, para depois elaborar uma estrategia.. nao seria este um inicio?... emfim
    Gosto · Responder · 4 · 2 h
  • Lindo A. Mondlane estamos contra tudo... nao visita..porque nao visita..visita porque começa por aqui e nao ali... começa por lá, e porque nao começou por acolá?... começa por acolá..e porque faz visitas em blocos? porque nao visita 1 dia maputo e o seguinte cabo delgado e depois desça a gaza e depois vaia a tete no 3º dia... esse senhor é engenheiro e os engenheiros tem uma certa metodologia de organizaçao do trabalho... esperemos por favor..demos um pouco mais de tempo...
    Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado
  • Horacio Cabissira Massiriva Ele mostra claramente k perdeu as eleixoes de 2014 e faz a cedencia da sua oposixao Dhlakama. tambem quem tem olhos veeem; quem tem ouvido oixa e quem tem boca fala. tenho dito bom dia.
    Gosto · Responder · 1 h
  • Dércio Ernesto Lindo A. Mondlane, não foi essa lógica que eu usei, veja que falo também de Armando Emílio Guebuza, como e' que ele fazia as suas presidências abertas? E, essa publicação pode ser vista como critica diante de alguns olhos, mas, chamo atenção a um ponto, da forma como a esta a fazer Filipe Jacinto Nyusi O Filho Do Povo esta' a dar créditos a Afonso Marceta Dhlakama sem se aperceber.
    Gosto · Responder · 1 h · Editado
  • Lindo A. Mondlane ya... mas recalco que ele tinha que começar por algum sitio, quero creer que depois desta primeira ronda, ja tera claro quai sao os prioridades do povo..mas ademais recordemos que uma vez eleito (ou tomada de posse nao recordo bem) a primeira vista que fez foi a Nampula, depois foi pelas a zambezia das cheias... ademais francamente essas zonas lhe votaram massivamente..em gaza nenhum candidato da frelimo tinha tido tantos votos em toda historia da democracia... eu vejo logico..
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
  • Dércio Ernesto Pois, não escuso isso Lindo A. Mondlane, mas, lembre-se que com o nome de presidência aberta foi só na Zona SUL ate ao momento. Da mesma forma que visita onde foi mais votado, Afonso Marceta Dhlakamatambém esta' a fazer o mesmo, mas, não podemos comparar Filipe Jacinto Nyusi O Filho Do Povo a Dhlakama. Ele (Nyusi) tem mais responsabilidades de ir a qualquer parte deste Moçambique do que Dhlakama.
    Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado
  • Lindo A. Mondlane ele esta subir... a fisica nao le permite estar em mais de 1 sitio ao mesmo tempo meu caro Dércio Ernesto... esperemos um pouco... quero creer que vai recorrer as 11 provicias 1 a 1
    Gosto · Responder · 2 · 1 h
  • Sic Spirou Parece que Nyusi já esteve em cabo delgado. Só não sei se em presidência aberta ou fechada. Kkk
    Gosto · Responder · 3 · 1 h
  • Dércio Ernesto Enquanto vai subindo, Dhlakama se fortifica cada vez mais. E, depois a Frelimo vai se queixar de si própria. Em política não vale ser molenga e nem perder tempo, meu caro Lindo A. Mondlane.
    Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado
  • Dércio Ernesto Sic Spirou essa era fechada meu caro. Com titulo de PRESIDÊNCIA ABERTA só foi a Zona Sul (ate ao momento). Em Cabo-Delgado foi para o lançamento do 40 anos da nossa independência e em Nampula e Zambezia no momento das cheias.
    Gosto · Responder · 1 h · Editado
  • Horacio Cabissira Massiriva Pela obrigacao ambos podem fazer ninguem devem ao seu povo.
    Gosto · Responder · 1 h
  • Eusébio A. P. Gwembe Calma, Dércio Ernesto. O PR tem agenda e vamos ver o que se segue, depois de Inhambane.
    Gosto · Responder · 1 h
  • Dércio Ernesto Eusébio A. P. Gwembe disso eu sei, apenas questionei as prioridades dessa agenda. Vamos sim esperar.
    Não gosto · Responder · 1 · 1 h
  • Rodrigues Tembe A minha dúvida é do impacto positivo que estas presidências abertas tem na vida da população onde as mesmas são efectuadas. Entendo que o presidente esteja a fazer uma recolha de dados de modo a desenhar uma estratégia para a sua governação. Tivemos 10anos de presidências abertas e também falou se de continuidade. A minha pergunta : será que não se construiu uma base de dados pelo governo anterior que possa permitir o actual governo entrar logo com acções concretas na resolução dos problemas que inquietam o povo? Vamos recolher dados mais 10 anos de novo? Ou os dados recolhidos pelo governo anterior não são válidos? Concordo com Dércio quando diz que Dlakama sai mais fortificado com estas presidências abertas e digo mais: a tentativa fracassada de eliminar o homen fisicamente em Santugira fez com que este emergisse como um verdadeiro Rambo, representante e portavoz dos oprimidos. Dlakama nunca movimentou tanta gente como agora e o culpado: Frelimo e os seus dirigentes.
    Gosto · Responder · 2 · 1 h
  • Flavio Comole Uma presidéncia aberta inteligente e bem estudada. O presidente da Republica nao esta a desputar nenhuma popularidade c o lider da renamo. Alem de que se tivece que começar do norte teriamos uma situaçao de confrontos entre os simpactisantes o que nao é necessàrio neste momento ate pq o Presidente tras uma menssagem de Paz 
    No momento certo o presidente estara nas zonas onde a oposiçao teve mais votos.
    Gosto · Responder · 1 h
  • Dércio Ernesto Rodrigues Tembe, trazes um ponto interessante: "Será que não se construiu uma base de dados pelo governo anterior que possa permitir o actual governo entrar logo com acções concretas na resolução dos problemas que inquietam o povo? Vamos recolher dados mais 10 anos de novo? Ou os dados recolhidos pelo governo anterior não são válidos?"
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
  • Dércio Ernesto Flavio Comole, percebo o teu ponto. Obviamente que não queremos confrontos entre os dois, mas, chamo atenção em termos estratégicos quem sai mais a ganhar com isso? Filipe Jacinto Nyusi O Filho Do Povo ou Afonso Marceta Dhlakama?
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
  • Flavio Comole Mesmo c base de dados do governo anterior continua sendo imperioso que haja uma governaçao aberta no Primeiro mandato afinal de contas alem de ouvir os problemas do povo é preciso agradecer pela confiança.
    Gosto · Responder · 1 · 58 min
  • Dércio Ernesto Pois, falaste de um bom ponto: "agradecer pela confiança" e e' isso que esta' a fazer Filipe Jacinto Nyusi O Filho Do Povo, mas, eu levanto uma questao, enquanto ele faz isso aqui onde sabe que ganhou e provavelmente a Frelimo Moçambique sempre ganha, porque não captar lá onde sabe que esta' mal e precisa mais e mais de apoio?
    Gosto · Responder · 1 · 53 min
  • Eduardo Domingos Mbuti eh Mbuti, perdiz eh perdiz nao eh Eusébio A. P. Gwembe?
    Gosto · Responder · 1 · 52 min
  • Dércio Ernesto Zona Sul e' e sempre foi da FRELIMO, mas, Centro e Norte não.
    Gosto · Responder · 2 · 52 min
  • Rodrigues Tembe O meu problema Flávio é que o povo continua com os mesmos problemas e tenho certeza de que muita gente sabe quais são. Precisamos de presidência aberta pra saber que as escolas andam se carteiras em muitas províncias? Que há falta de unidades hospitalares? Infrastruturas como estradas, etc? Problemas de emprego? Miséria? Precisamos de presidência aberta pra agir de modo a corrigir isto? Duvido muito. Se for pra agradecer os votos e ganhar mais simpatia com a população ai posso concordar.
    Gosto · Responder · 2 · 50 min
  • Flavio Comole Concordo Rodrigues, de facto os problemas do povo sao bem conhecidos mas é preciso mostrar a cara ao povo, agradecer, recuperar a confiança dos moçambicanos e depois mostrar serviço.
  • Dércio Ernesto zona Sul não é preocupação para Frelimo, Flavio Comolebem sabes disso.
    Gosto · Responder · 1 · 36 min
  • Rodrigues Tembe Agora sim Flávio. Recuperar a confiança dos Moçambicanos que acredito que perdeu se devido algum motivo. Pra mim isto não é imperioso para que se desenhe um "action plan" or estratégia de governação de modo a tirar o pais onde se encontra.
    Gosto · Responder · 2 · 33 min · Editado
  • Flavio Comole E é Urgente meu caro Rodrigues
    Gosto · Responder · 2 · 33 min
  • Ivan Maússe Concordo em pleno com o jovem A. Mondlane. É justamente aí onde eu queria chegar. Obrigado por me emprestar do seu raciocínio amigo A. Mondlane.
  • Ivan Maússe Caro Dércio espere por uma carta aberta dirigida a sua pessoa mais logo.
  • Dércio Ernesto Estimado Ivan Maússe, até logo...e podes também aguardar a minha resposta a altura.
    Gosto · Responder · 14 min · Editado

Sem comentários: