quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ministro britânico para África diz que falta confiança entre a Renamo e Governo



Maputo (Canalmoz) – James Duddridge, ministro britânico para a África, exortou ontem o Governo e Renamo a promoverem a confiança mútua e desenvolverem esforços para manter a paz e a estabilidade do país.
“É preciso que haja sinais de aproximação entre a Frelimo e a Renamo. O Reino Unido encoraja o Governo e a Renamo a aproximarem-se cada vez mais. Devem promover confiança, trabalhar mutuamente e desenvolver esforços para a paz e a estabilidade serem a base para o investimento, crescimento e prosperidade”, disse ontem Duddridge no final duma visita de dois dias a Moçambique.
Ainda ontem, o ministro britânico para a África reuniu-se em separado com representantes do Governo e da Renamo, num esforço do Governo britânico para compreender e aproximar as partes. O conteúdo das conversações não foi revelado. (Cláudio Saúte)


Gervasio Litsur Moçambique precisa promover a recociliaçao primeiro. Sem isso, nada feito.

Eduardo Elias Ministro para a África, não será uma reminiscência ou reedição do Ministro das Colónias? com o prefixo ex, naturalmente!

Mgmagus Magule Por que tudo que ta em Moçambique é da frelimo não é do governo concordo com ele isso pela falta de democracia e pz no país

Andris Govola Haverá paz em Moçambique quando um dia os moçambicanos olharem se como irmãos

Jose Manuel A mama que está no norte e Centro e que é o problema mama

Tomas Humbe O conteudo nao foi revelado pork houve boladas,e isso pode custar caro.esses gajos nao si confia sao camaleao, cuidado vida em jogo

Mahlathine Mkhambane Agora k veio um estrangeiro dar ordens, hás-de ver k tudo vai andar depressa.

Sandra Dos Corações Que os políticos deixem apenas de pensar nas suas jogadas, e considerem os Interesses do Povo, pensem na PAZ!

Thomas Vilanculo Guaza muthine fica de olho ndlakas esse homens sao maus podem te trair pra matar em casa.

Augusto Maguidi Dos Anjos Yuuuu confiar a frelimo é suicidio.

Wilson Junior Mukavely Mukavely O povo quer a paz a frelixo quer a guerra.

Hilario Buque Dont trust anyone..

Alfredo Felix Adei Para voces se aproximarem precisa d um branco estrangeiro vos dizer?,tao habituados palmatoria mesmo..

Regalado Onofre O problema da frelimo é gananciosa ,e igoistas..

Idalencio Chamusse Cargas do mesmo sinal repelem-se, uns são Bandindos outros são assassinos nunca et jamais vão se entender, tenho dito muito obrigado..

Aderito Fuel Na verdade, a Frelimo para alem de gananciosa, nao esta habituada a ser contrariada. O dirigentes da Frelimo sempre fizeram das suas sem qualquer oposicao por parte de quer que fosse. Agora esta muito dificil aceitar a mudanca...Muitos negocios podem cair..

Pedro MufuukulaEsta dificil compreender o que aconteceu para se voltar ao clima de confrontacao verbal. Antes do Presidente Nyusi ascender a Presidencia da FRELIMO falava duma maneira tao sensata e acolhedora que reproduzia uma lufada de ar e gerava confianca geral. Muitas pessoas passaram a ver que afinal quem tinha discurso de confrontacao era o Presidente Guebuza. Foi assim que o povo saudou efusivamente a ascendencia do PR a direccao do Partido. Incrivelmente, depois dessa ascendencia o PR mudou de discurso e de postura, a ponto de dizer que nao esta disposto a ajoelhar perante outro mocambicano, expressao que mesmo sabendo nao precisava de trazer ao publico. So que antes o povo viu o seu PR a ir primeiro num hotel, onde ia se encontrar com o Presidente da Renamo, invertendo o Protocolo. Agindo daquela forma bastante humilde, o PR tinha mostrado o seu interesse em encontrar a PAZ NACIONAL. Depois do encontro, o povo viu tambem, como os dois sairam com CARAS alegres, clima que permitiu certa HARMONIA da sociedade em geral. Afinal o que aconteceu para o PR trocar da sua maneira de proceder? O que FALHOU? Sera que ser Presidente da FRELIMO significa endurecer o discurso? Se as Autarquias Provinciais nao sao possiveis, entao que os dois lideres se encontrem rapidamente para nos trazer um MEIO TERMO, qualquer coisa que deixe o povo SOSSEGADO. Pode parecer estranho porque toda a minha construcao analitica inclina mais para o PR e nao para a Renamo, porque, na verdade cabe ao PR encontrar formas de modificar o cenario, porque ele eh que dirige o Pais..

Mahlathine MkhambaneGostaria de saber qual foi a posição do Sr. Pedro quando depois desse encontro o Dhlakama voltou para as Províncias dizer que iria tomar o poder à força, que ia expulsar os administradores, que podia amarrar os governadores, que ia invadir a capital, que ia disparar para o sul do país e outra interminável lista de ameaças. Será que foi isso o k combinou com o Nyusi no tal encontro? Para o Sr. Pedro esse discurso do Dhlakama não é duro e fica surpreendido quando recebe uma resposta à altura. Quem deve endurecer o discurso e que devem aceitar tudo passivamente?.

Pedro MufuukulaNa verdade é inadmissível o discurso de Dhlakama e condenável a toda a linha, trata-se de uma figura conhecida pela incoerência. Toda gente sabe disso, incluindo o PR. Infelizmente há um provérbio que diz que se um maluco pôr-se a falar de forma desparafusada do outro lado deve imperar a sensatez, ou seja um discurso diferente, para que não se confunda o nível de lucidez de ambos. Não deve, por isso, o PR alinhar na incoerência renamista, porque tem responsabilidades para trazer a PAZ, contra a vontade belicista. Por essa razão, meu comentário fiz questão de especificar porque minha análise pendia simplesmente por um lado, acreditando que só desse lado é onde há esperança de vir o SOSSEGO GERAL..

Prince AbrahamAtencao anotem isto: ja mais out em nenhum moment havera confianca e/out aproximacao entre a frelimo e a Renamo. E que alguns de Nos ja estudamos a fisica ou quimica e devemos recordar das suas leis natural. Falo da reacao de atomos ou neutroes negativos e posetivos. Frelimo e comunista, arrogant, ladrao, autoritaria, etc. Ao la do est a a Renamo e Democrata, sensivel pela causa do povo, moderada, livre expressao, etc. Sendo assim como pode se aproximarem e confiarem?! Em outro exemplo e resumir o motivo qui leva a divorcio o casal human; e pura simplismente a INCOMPATIBILIDADE. Em vertude disso a Amos que ja nao ha outro remedio p curar este cancro que enferma deste 1976 , senao divorcio alias separacao de areas de territorios por administrar. Home is so pode ser tab out inconstituicional NA optic a de alguns mas trade out cedo acontecera. Anotem isto

Sem comentários: