segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ministro da Defesa moçambicano em feira de armamento na Turquia


O ministro da Defesa de Moçambique, Atanásio Salvador M'tumuke, participa a partir de terça-feira numa feira internacional de armamento em Istambul, na sua segunda deslocação à Turquia em duas semanas.
Atanásio Salvador M'tumuke viaja a convite do seu homólogo turco, Ismet Yilmaz, acompanhado de altos quadros do Ministério da Defesa moçambicano, segundo um comunicado enviado hoje à Lusa pelo seu gabinete.
"A Feira Internacional da Indústria da Defesa é um evento que reúne companhias internacionais da indústria de defesa, onde delegações de diferentes países inteiram-se de avanços tecnológicos do setor e interagem entre si para o reforço das relações de amizade e cooperação", descreve o comunicado.
M'tumuke esteve a 23 e 24 de abril passado na Turquia, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi, nas comemorações do centésimo aniversário da batalha de Çanakkale, que há cem anos opôs tropas aliadas às forças otomanas.
Moçambique e Turquia têm vindo a estreitar as relações. Logo após a posse do novo Governo moçambicano, o vice-ministro da Economia turco visitou Maputo em fevereiro.
As autoridades moçambicanas esperam também, até outubro, o início de uma ligação aérea direta da Turkish Airlines entre Maputo e Istambul.
HB // ARA
Lusa – 04.05.2015

Sem comentários: