segunda-feira, 18 de maio de 2015

Moçambique – país energeticamente rico às escuras: razões e alternativas

Miragens

Comments

1
O Mestre Químico said...
Mosambique precisa do Biogas. A falta de fontes enérgicasPARA fins es como:cozinhar,aquecimento e iluminaçao é um grave problema enfretado pelos resitendes das zonas rurais em Mosambique.
A lenha é a fonte de mais comumPARA uso na cozinha,mas é um recurso escansso e que deve ser preservado.O desmantamento agrava a seca,a perda de solo por erosao e coloca em perigo a flora e a fauna do ecossistema.Alem disso,a queima de lenhaPARA o uso domestigo causa graves problemas de saúde, principalmente em mulheres e crianças,que ficam expostas diariamente à fumaça.
A aquisiçao de gás liquefeito de petróleo (GLP), ou gás de cozinha,representa um item de custo significativo no orçamento familiar.Já o uso de querosene para iluminaçao,além do alto custo,tambem polui o ar dentro de casa,enquando as pilhas usadas para radios e outros fins,teem alto custo e causam poluiçao do solo e água quando sao descartadas.
O manejo inadequado dos dejetos é um problema grave,frequentemente atuando como fator de doenças, contaminando a água e o solo.
Entretanto,com o tratamento adequado,o esterco animal pode trazer importantes benefícios para o produtor.
A biodigestao anaerobia dos dejetos é uma technologia eficiente no aproveitamento de residues agropecuários que contribui no saneamento ambiental, produçao de adubos para a segurança alimentar e geraçao do biogás, usado como fonte energética.Com isso,aumenta a produçao agrícola,agregando valor,organizando a produçao, beneficiando a conservaçao dos produtos e melhorando o meio ambiental,assim deixando o quintal livre de estercos e restos de comidas.
Porque sao estes elementos que servem como material prima para a Biomassa.

Em resumo: A biodigestao anaerobia (sem a presence de oxigenio) permite o aproveitamento de esterco animal para a produçao de biogas e biofertilizante,com beneficios no aumento de produtividade,preservaçao do meio ambiente na humana e animal.
O Equipamentopara a produçao do Biogas
O Biodigestor
Tipos do Biodegestor
O que é um biodigestor?
Biodigestor é uma cámara fechada onde é colocado material orgánico para decomposiçao.Pode ser um tanque revestido e coberto por manta impermeavel de PVC, o qual,com exceçao dos tubos de entrada e saida, é totalmente vedado,criando um ambiente anaeróbio (sem a presença de Oxigenio).
O processo de biodigestao anaeróbia é depende da açao de bactérias e ocorre em tres fases: hidrólise ou reduçao do tamanho de moléculas; produçao de ácidos orgánicos e produçao do metano.
O metano (CH4)é o principal componente do biogas e nao tem cheiro, cor ou sabor,mas os outros gases presentes conferem-lhe ligeiro odor de ovo podre ou alho.O peso do metano é pouco mais que a metade do peso de ar.O poder calorifico do biogas é de 5.000 a 7.000 Kcal/m3. Cada m3 de biogas e equivalente a 0,55litros de oleo diesel,0,45 litros de gas de Gozinha,ou 1,5 kg de lenha.
Apesar de parecer complexo, este processo de fermentaçoa corre naturalmente e continuamente dentro do biodigestor,desde que o sistema seja manejado corretamente.
A formacao do Biogas envolve, em geral tres etapas:Fermentacao,Acetogeneses e a Metanogenese.

A composicao do Biogas

FUNCIONAMENTO


Solos e nutiçao de plantas

O solo consiste de sólidos, de liquido e de uma mistura de gases,numa proporçao de 50,15 e 25% respectivamente .A fase sólida,constituida pelas fraçoes mineral e orgánica do solo, e o reservatório de nutrientsPARA as plantas e regula a concentraçao dos elementos na soluçao do solo.
A adequada nutriçao das plantas melhora a produçao e a qualidade dos produtos agricolas que sao fontes de alimanto.Os alimentos comteem macro e microelementos,proteinas e vitaminas assencias a vida humana e outros componentes funcionais que previnen doenças.

A figura mostra os beneficios de implantacao de um Biodegestor
Na ausencia do elemento assencial, a planta nao complete o seu ciclo de vida.
O Biofertilizante
Após a digestao anaerobia no interior do biodigestor, o material se transforma em biofertilizante,que apresenta alta qualidadePARA uso agrigola, como teores médios de 1,5 a 2,0 % de nitrogenio (N),1,0 a 1,5 % de fósforo (P) e 0,5 a 1,0 % de potássio (K).Trata-se de um adubo organico,isento de agentes causadores de doencas e placas as plantas e contribui de forma extraordinaria no reestabelecimento de teor de humus de solo,funcionando como melhorador de suas propriedades quimicas,fisicas e biológicas,que tem importante papel na sua estruturaçao e fixaçao de nitrogenio atmósferico.
Na agricultura pode ser aplicado direitamente no solo em forma líquida ou seca.Para aplicaçao direta nas plantas, coloca-se 1 litro de biofertilizante para cada 10 litros de água,passa-se mistura por uma paneira fina e realiza-se a aplicaçao.

Aplicaçao do Biofertilizante
Um exemplo do sistema complete de Biogas

Utilizaçap do biogas na Cozinha

Gerador Elétrico

PARAterminar esta minha aprentaçao venho com muito respeito
Agradecer República de Moçambique minha patria mae
Agradecer a República Federal Alema,Instituto de Formaçao Proficional de Berlin (IBB)
e finalmente o meu esforço de estudos.
José Albano
E.mail: Joalbano@outlook.de Berlim aos 06.Fevereiro 2015
Tel.0049 173 6684910
Nota:Este Documento apresentei no Centro de Ciencias e Tecnologia zona Norte-Nampula
E na Embaixada Mosambicana na Alemanha.


CIP detecta inconsistência nas estatísticas de acesso à electricidade apresentadas pelo Governo

Ouvir com webReader
Nivelelectrcidade-18-5-2015
Sector de energia no país

O Centro de Integridade Pública (CIP) acusa o Executivo de apresentar dados estatísticos inconsistentes sobre o sector de energia eléctrica no Programa Quinquenal do Governo 2015-2019. Segundo a organização, os dados não coincidem com os apresentados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
“Há discrepância entre os dados do Governo e os do Instituto Nacional de Estatística (INE), o órgão executivo central do  Sistema Estatístico Nacional, ao qual cabe a produção e difusão de informação estatística oficial de interesse geralPARA o país”, indica um relatório do CIP divulgado ontem.
Investigações do CIP revelam que, no quadro de indicadores de desenvolvimento de infra-estruturas económicas e sociais, o Programa Quinquenal do Governo apresenta o nível de cesso à energia eléctrica, em 2014, como sendo de 45% da população moçambicana.
Entretanto, refere o Centro de Integridade Pública, o INE apresenta números que indicam o acesso populacional à electricidade fixado em pouco mais de 26%, em 2014. Outro facto criticado pelo CIP é que “o PQG não faz referência à fonte dos indicadores de desenvolvimento de infra-estruturas económicas e sociais”.
O PAÍS – 18.05.2015

Sem comentários: