sexta-feira, 29 de maio de 2015

NYUSI AFASTA POSSIBILIDADE DE UM “ACORDO” COM AFONSO DHLAKAMA.

PROGRAMAS EM FOCO

Classifique este item
(0 votos)
Nyusi afasta possibilidade de um “acordo” com Afonso Dhlakama.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, desmentiu rumores dando conta que dentro de 45 dias vai assinar um acordo com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que impõe ao Parlamento o reexame e  a aprovação do projecto de criação de autarquias provinciais.
Filipe Nyusi fez esta declaração, esta quinta-feira, em Abidjan, Costa do Marfim, pouco antes de partir com destino à Abuja, na Nigéria onde vai participar na investidura do novo Chefe de Estado daquele País.
Nyusi, que  afastou a possibilidade de um acordo com o líder da Renamo nesse proósito, reiterou a sua disponibilidade em tudo fazer para a manutenção da Paz mas, sem no entanto, interferir no funcionamento dos três poderes constitucionalmente consagrados para acomodar interesse ilegais.
“Não tenciono, nenhum dia, mandar um tribunal julgar a favor ou a desfavor de alguém; por isso, temos que evitar instruir o Parlamento ou temos que tudo fazer, para não sermos instruídos pelo tribunal, como  Executivo, para tomar algumas decisões. A democracia tem que prevalecer; posições políticas sim, mas essas, tem que ser dentro da balizas estabelecidas” -acrescentou Nyusi.  (RM)

Sem comentários: