domingo, 17 de maio de 2015

Populares tentam linchar cidadão em Nampula

Populares tentam linchar cidadão em Nampula
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  em 15 Maio 2015


Um cidadão, cujo identidade não foi possível apurar, foi brutalmente espancado por populares, por alegada tentativa de roubo numa residência, e escapou do linchamento na noite da última quarta-feira (13), na zona da Subestação, na cidade de Nampula.

O acto aconteceu dias depois de três cidadãos que que cumpriam penas no Estabelecimento Penitenciário de Itoculo, outrora Centro de Reeducação, no posto administrativo de Itoculo, no distrito de Monapo, província de Nampula, terem sido linchados até à morte por populares, supostamente porque estavam envolvidos no assassinato de uma pessoa na sua própria habitação.

Consta que por volta das 19h00 daquela quarta-feira (13), horas depois de se registar um corte do fornecimento de energia elétrica na zona, o suposto ladrão aproveitou-se da escuridão e introduziu-se numa casa, onde foi surpreendido pelos proprietários a tentar saquear bens.

Os donos da casa gritaram por socorro e os vizinhos, que pareciam estar atentos à situação, não se fizeram de rogados e ocorreram para acudir. Volvidos alguns minutos de perseguição, o presumível larápio caiu nas mãos de populares, tendo sido agredido fisicamente.

À semelhança do que acontece em todos os crimes em que as multidões fazem justiça pelas próprias mãos, alguém que integrava o grupo de pessoas que espancavam o indivíduo a que nos referimos pediu combustível e tentou incendiar a vítima. A acção foi frustrada quando os líderes locais intervieram para evitar o pior.

Os cidadãos que protagonizaram tal situação justificaram o seu comportamento com a alegada onda de criminalidade que assola o seu bairro e linchando o indivíduo estariam a desencorajar as outras gangues de assaltar os seus domicílios.

A justiça pelas próprias mãos tem vindo a ganhar terreno naquela cidade nortenha, pese embora os apelos das autoridades policiais para que, em caso de algum roubo, por exemplo, os lesados se dirijam à esquadra e quando conseguem deter os ladrões estes devem ser entregues à Polícia.

Este não é o primeiro linchamento frustrado que acontece em Nampula. A 22 de Abril um cidadão, de aparentemente 24 anos de idade, escapou ao mesmo acto no bairro de Mutauanha, alegadamente porque foi surpreendido a assaltar numa residência, numa altura em que todos os membros da família se encontravam a dormir.

No mesmo mês, naquele bairro, um jovem de 25 anos de idade, acusado de roubo, foi agredido fisicamente a ponto de estar em coma no Hospital Central de Nampula (HCN).

Sem comentários: